Tópico Oficial MEO Fibra Optica

Sim consegues colocar o router no quadro de comunicações.
Pode ter é duas desvantagens em relação a deixar o aparelho exposto, que são um maior aquecimento e uma atenuação no sinal do Wi-Fi.

Dependendo do número de fichas RJ45 que pretendes alimentar podes também precisar de colocar um switch no quadro.

Caso só pretendas alimentar as portas RJ45 no quadro um switch resolve a questão.
Desde já obrigado.

A parte do switch vai ter que levar quase de certeza e já estou a contar com isso.

A parte do Wi-FI depois em principio será para colocar um ou dois extensores pela casa, ela não é grande mas irá fazer falta.

A do aquecimento é que não tinha pensado nisso. Tenho que colocar essa questão ao eletricista quando o apanhar lá.

Cumprimentos e obrigado
 
Desde já obrigado.

A parte do switch vai ter que levar quase de certeza e já estou a contar com isso.

A parte do Wi-FI depois em principio será para colocar um ou dois extensores pela casa, ela não é grande mas irá fazer falta.

A do aquecimento é que não tinha pensado nisso. Tenho que colocar essa questão ao eletricista quando o apanhar lá.

Cumprimentos e obrigado
Solução fazes uns furos na porta do quadro de comunicações e colocas uma ventoinha ligada ao USB do router para remover calor do interior.
 
Isso não é assim que funciona, tem de haver circulação de ar (entrar ar frio e sair ar quente)
Usas 2 ventoinhas uma entrar ar outra sair se queres um esquema tbm te posso fazer.
64u0G4l.jpg
 
Última edição:
Bom dia companheiros.

Não sei se já foi colocada aqui esta questão mas cá vai. Na duvida de me repetir peço já desculpa.

Estou a construir uma casa e está nos finalmente. Mandei colocar fichas RJ45 nas divisões e tal, quadro de telecomunicações e tudo mais. A minha questão é, eu consigo deixar o router dentro do quadro de telecomunicações? Pergunto isto porque nao gosto de ver o cabo da fibra na sala (o meu robot de limpeza já arrancou um ou outro, erro meu confesso).

A ideia seria alimentar todas as saídas RJ45 no quadro de telecomunicações.

Não sei se me faço entender pois sou leigo nesta área

Não tenho nada a acrescentar, face ao que já te disseram, mas eu desaconselhava colocares o router dentro da caixa ATI. Tudo bem que depois vais usares extensores mas se calhar poupas uns dinheiros tendo o router numa zona central da casa, não?

Percebo a questão dos fios, mas não dá para colocares o router de cima de algum móvel (hoje em dia a estética dos routers quase que já da para usá-los como "peça de decoração"), que fique a meia altura da parede com os fios tapados numa zona central da casa para fazer propagação do sinal numa vertente 360º? Há casas T3, T4, etc, que com esta pequena solução nem precisam de extensor. Não sei como será a tua casa, atenção, se é moradia de rés-do chão, se é c/ 2 pisos, etc, mas o manual do FGW do MEO desaconselha colocar o router dentro das caixas ATI, independentemente da entrada e/ou saída de ar. A sua performance pode ficar comprometida.
 
Última edição:
Não tenho nada a acrescentar, face ao que já te disseram, mas eu desaconselhava colocares o router dentro da caixa ATI. Tudo bem que depois vais usares extensores mas se calhar poupas uns dinheiros tendo o router numa zona central da casa, não?

Percebo a questão dos fios, mas não dá para colocares o router de cima de algum móvel (hoje em dia a estética dos routers quase que já da para usá-los como "peço de decoração"), que fique a meia altura da parede com os fios tapados numa zona central da casa para fazer propagação do sinal numa vertente 360º? Há casas T3, T4, etc, que com esta pequena solução nem precisam de extensor. Não sei como será a tua casa, atenção, se é moradia de rés-do chão, se é c/ 2 pisos, etc, mas o manual do FGW do MEO desaconselha colocar o router dentro das caixas ATI, independentemente da entrada e/ou saída de ar. A sua performance pode ficar comprometida.

Bom dia.

Penso que vai dar, pois eu não sabia mas o eletricista colocou duas saidas RJ45 na sala, juntas (e ainda outra ao lado que não sei propriamente o que é).

Sendo assim se calhar vou utilizar uma para alimentar o router e a outra alimento o ATI com um switch no próprio.

Penso que assim não exista problema certo?

Entretanto reparei que ele já deixou um cabo pendurado no quadro ATI igual a esses da fibra optica. É normal ou o rapaz já se esta a prevenir para todas as operadoras?

Edit: Descobri agora, pela planta do ITED, que deverá ser uma tomada de fibra optica.
 
Última edição:
Penso que vai dar, pois eu não sabia mas o eletricista colocou duas saidas RJ45 na sala, juntas (e ainda outra ao lado que não sei propriamente o que é).

Sendo assim se calhar vou utilizar uma para alimentar o router e a outra alimento o ATI com um switch no próprio.
Se a outra for para passar fibra consegues colocar o FGW na sala, mas ele tem de ser alimentado por fibra e não por cabo de rede.

Aqui em casa está no ATI há 7 anos e zero problemas.
 
Boa tarde, uma pergunta muito simples para quem basicamente aderiu à meo:

Quero colocar cabo de rede no escritório, no dia da instalação não conseguiram (por minha culpa) portanto vêm cá amanhã colocar. A minha questão: eles trazem o cabo de rede para fazer depois a puxada da sala para o quarto? Ou serei eu a fornecer o dito cabo?

Obrigado :)

Edit: pelo que andei a ver noutro tópico, fazem mas não percebi se o cabo de rede é bom ou se deva comprar um cat6
 
Boa tarde, uma pergunta muito simples para quem basicamente aderiu à meo:

Quero colocar cabo de rede no escritório, no dia da instalação não conseguiram (por minha culpa) portanto vêm cá amanhã colocar. A minha questão: eles trazem o cabo de rede para fazer depois a puxada da sala para o quarto? Ou serei eu a fornecer o dito cabo?

Obrigado :)

Edit: pelo que andei a ver noutro tópico, fazem mas não percebi se o cabo de rede é bom ou se deva comprar um cat6

Eles oferecem o cabo. Ás vezes um técnico mais simpático até deixa comprimento a mais. Vão fazer uma puxada desde o router até ao escritório. Se tiveres tubagens interiores podem passar por aí até ao escritório, em última instância colam o cabo pelo rodapé das paredes.

O cabo que costumam colocar é um CAT5e, que dá para velocidades até 1GB.
 
Hoje, por algumas horas, o Discord esteve down em Portugal. Não sei se isto foi exclusivo da MEO ou não.


Durante o problema, reparei que as rotas paravam em 100.127.0.1 e aí ficavam sem resposta.
O unico resultado relevante para este IP no google foi esta thread, visto que o mesmo IP foi visto nas rotas o ano passado, quando a Twitch foi bloqueada [neste post].


O Discord começou a ter problemas por volta das 8h30, e voltou às ~10h15, horários estranhamente coincidente com o jogo de hoje. Cada vez ha mais streams de jogos no Discord.

🤔
 
Por acaso falaram-me disso mas nem liguei porque como não utilizo o discord passou-me completamente*. Mas curiosamente entre as 20 e as 22h estava com a net bem lenta e até a jogar estava com um lag terrível. Agora faz sentido.

* Pelos vistos foi geral e não exclusivamente da MEO.
 
Voltamos a treta do costume, é simplesmente absurdo. Só mesmo em Portugal é que se bloqueia uma plataforma de comunicação por causa de jogos de futebol. E vai acontecer novamente para a semana, de certeza absoluta.
 
Uma cena que me esqueci de referir no post:
Em momento algum o looking glass da altice mostrou problemas em acessar nenhum dos IPs do Discord que não funcionavam.
BGP e rotas lá estava tudo certinho.
 
Back
Topo