• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

mandei vir o pack dos três tophats
Já montaste algum? Tenho visto que nem sempre ficam completamente alinhados. Mas também é tão pouco que nem se nota sem estar a procurar por isso.
H100i v2 mas os tubos não são nada flexíveis
Era o que me tinha lembrado mais tarde. Já vi algumas fotos dessa caixa com AIO sem o painel lateral pois os tubos acabam por não permitir instalar o painel.
Vou colocar duas noctua NF-A12x15 no topo com um small tophat
Já tens as ventoinhas? Não sei se o medium tophat e umas ventoinhas de 25mm não seria mais eficaz tendo em conta que não deve ser fácil puxar o ar.
Platinum? Tenho essa também e os meus cabos da fonte são diferentes dos teus.
 
Já montaste algum? Tenho visto que nem sempre ficam completamente alinhados. Mas também é tão pouco que nem se nota sem estar a procurar por isso.
Experimentei o small e o large e basicamente é isso, os meus paineis até que nem vinham muito tortos, um 1mm ou assim, nem se nota. Ainda assim deveriam vir perfeitos pelo preço da caixa.

Já tens as ventoinhas? Não sei se o medium tophat e umas ventoinhas de 25mm não seria mais eficaz tendo em conta que não deve ser fácil puxar o ar.
Ainda não as tenho. Pois, é bem provável mas esteticamente preferia colocar o small tophat. Tenho de pensar melhor nisso.

Platinum? Tenho essa também e os meus cabos da fonte são diferentes dos teus.
Sim é a platinum, esta traz os cabos sleeved que a corsair vende à parte.
 
Tenho de pensar melhor nisso.
Se puderes, é uma questão de experimentar. Podes também tentar passar em sítios como Reddit e outros fóruns e procurar pessoas com essa caixa e hardware semelhante.
Mesmo a malta que fez a caixa deve ter alguns gráficos com várias configs a mostrar temperaturas e isso.
Sim é a platinum, esta traz os cabos sleeved que a corsair vende à parte.
Sendo assim já é normal. A Platinum vem com cabos diferentes da Gold (a que eu tenho).
 
Voltam a lembrar-me que devia comprar um serviço de sleeving para os meus da SF600 Gold... Tinha esperanças de melhorar o flow da minha caixa dessa forma também, e trocar um par de coisas, mas não me anda nada a apetecer mexer mais do que o necessário na caixa... Sigh.

Sork, eu tenho um 4670k com AiO, e é o que me safa. Tambem tive temperaturas dessas a ar, e o AiO mantém-me isto a pouco mais de 60ºC.
 
Difícil não é mas dá bastante trabalho. Para fazer 4/5 cabos (depende de quantos a gráfica leva) ainda levas bastantes horas, mais ainda para quem não tem experiência.
E depois há a questão do material. Tens de comprar 2 ou 3 ferramentas próprias para fazer os cabos mais o material dos cabos (sleeving, conectores, fio, terminais, borracha/isolamento).
Não é que não se faça, eu próprio pensei em ser eu fazê-los também mas achei que não ia compensar tendo em conta o que paguei.
 
Pois, é que só o custo de preparar já vai ser elevado, acrescentando ainda as horas e inexperiência... Não sei. Mas definitivamente é um skill interessante para quem gosta de customização.
 
@Sork só não gosto de ver a caixa à frente do monitor, de resto está muito bom. Eu tentaria encontrar a frequência mínima que o processador necessita nos jogos/tarefas que executas e para o refresh rate que precisas, verificando que não existem bottlenecks e deixá-lo assim.
 
@DVD @miguelbazil paguei 78,50 (portes incluídos) pelos cabos que se vê neste post. De notar que o comprimento dos cabos tem alguma influência no preço, penso eu, mesmo que seja pouca.
Desde aí já mudei a gráfica (reference 980 Ti para Gigabyte 1080 Ti Gaming) e vi que pedi os cabos PCI-e curtos. Estavam bons para a 980 Ti mas para a 1080 ti, por esta ter o clip que prende do outro lado do conector, acabam por ficar curtos. Dá para ligar mas os cabos ficam no limite e assim prefiro os não usar.
 
@Sork só não gosto de ver a caixa à frente do monitor, de resto está muito bom.
Obrigado! Não vou deixar ali a caixa, vai ficar ao lado só preciso de arranjar uma base.

Eu tentaria encontrar a frequência mínima que o processador necessita nos jogos/tarefas que executas e para o refresh rate que precisas, verificando que não existem bottlenecks e deixá-lo assim.
Provavelmente é o que vou fazer também, obrigado pela dica
 
Olá
Vou efetuar um upgrade ao meu atual sistema.

906398_875127399171744_8887820169852151870_o.jpg


10712457_875127635838387_4718789083109727184_o.jpg


Atualmente tenho esta configuração:
Intel i5 4690k; 8Gb DDR Corsair; Asus H87I Plus.

48419064_518834865264145_5818033849589825536_n.jpg


48372921_2225435694336982_272145843887276032_n.jpg


Agora irei passar para:

Ryzen 2600x; 16Gb DDR4 G Skill, Asus Rog Strix B-450I
 
Tenho um PC que configurei há uns anos e fui atualizando, com a seguinte configuração:

CPU: Intel Core i5 4460 @ 3.20 Ghz
RAM: 8 GB Dual Channel DDR3 @ 798Mhz (4+4GB)
Motherboard: ASUS Vanguard B85 (socket 1150)
Gráfica: Sapphire AMD Radeon RX480 4GB ligada a um monitor LG 4K
Armazenamento: 1 TB Western Digital Blue + SSD Samsung Evo 850 256GB

Isto está dentro de uma caixa Bitfenix Phenom Micro-ATX

A minha questão é:
Esta gráfica tem-me dado alguns problemas, alguns glitches ocasionais em jogos, e problemas a acordar depois do computador adormecer (o monitor fica todo preto). No fundo a fiabilidade deixou algo a desejar. Além disso gostava de ter uma caixa Mini-ITX, prezo bastante o minimalismo e o espaço na minha secretária, e gosto do aspecto compacto, nem que para isso tivesse de trocar a MB e a gráfica por uma mais compacta (e de preferência mais poderosa). Isto é fazível? O que posso aproveitar desta config? Teria de mudar de processador no processo também?

Obrigado!
 
Como sabes que a parte de acordar o PC vem da gráfica? Eu tenho um 4670k com uma 480 e não tenho nenhum dos problemas que mencionas, podes até ter tido algum azar...

Quanto a passar isso para ITX, vais ter que mudar de plataforma, se não achares uma motherboard ITX dessa geração (que já são bastante raras mesmo em segunda mão). Terias que basicamente trocar a tua base toda, e terias de re-pensar o arrefecimento todo. Dependendo da caixa, podes ter que trocar de fonte, trocar a motherboard é essencial, e se actualizares a plataforma para algo mais recente, então tens que trocar motherboard, cpu e RAM, pelo menos.

Na parte da gráfica, não és forçado a trocá-la. Como disse, tenho a 480 metida numa caixa ITX. O teu problema maior, a meu ver, é estares a jogar 4K com 4GB de VRAM, é claramente pouco. O tamanho das mesh e assim em 4K consomem muita VRAM.
 
Como sabes que a parte de acordar o PC vem da gráfica? Eu tenho um 4670k com uma 480 e não tenho nenhum dos problemas que mencionas, podes até ter tido algum azar...

Quanto a passar isso para ITX, vais ter que mudar de plataforma, se não achares uma motherboard ITX dessa geração (que já são bastante raras mesmo em segunda mão). Terias que basicamente trocar a tua base toda, e terias de re-pensar o arrefecimento todo. Dependendo da caixa, podes ter que trocar de fonte, trocar a motherboard é essencial, e se actualizares a plataforma para algo mais recente, então tens que trocar motherboard, cpu e RAM, pelo menos.

Na parte da gráfica, não és forçado a trocá-la. Como disse, tenho a 480 metida numa caixa ITX. O teu problema maior, a meu ver, é estares a jogar 4K com 4GB de VRAM, é claramente pouco. O tamanho das mesh e assim em 4K consomem muita VRAM.
Obrigado pela resposta! Não tenho a certeza que seja da gráfica, assumi que era porque só começou a acontecer desde que tive este monitor, assumi que tinha a ver com isso de alguma forma. Na verdade eu não jogo a 4K, até agora jogava num 1080p, entretanto comprei este monitor para trabalho (ligado a um Macbook Pro em simultâneo) mas jogo nele a 1080p também (não é o ideal mas é melhor que nada) :)
 
boas @zeer

se encontrares uma MB itx 1150 a bom preço, eu tb mudaria para itx

não sei que fonte tens, mas há algumas caixas itx que suportam PSUs ATX, é uma questão de quando tiveres a escolher a caixa teres isso em atenção. Mas se prezas o espaço e a compactibilidade do sistema, talvez fosse melhor pensares em mudar de fonte para uma SFX, algo que tb fique para uma futura plataforma.

mas como o miguelbazil referiu, boards ITX 1150 não são faceis de encontrar, mesmo em 2ª mão, e não são baratas....pelo mesmo preço de uma 1150 usada, compras uma 1151 nova, p.e.

tens que ver se compensa estares a investir na socket 1150....MB+caixa+fonte nova...mesmo que depois consigas vender os componentes que vais trocar...se bem que, uma caixa+fonte nova, podes um dia aproveitar numa nova build...só perdes mesmo o "investimento" da MB

tb não vejo razão para trocares de GPU, pelo que descreves parece-me mais ser problema de configuração do teu PC Vs display 4K
e claro, se arranjares uma MB itx 1150, não precisas de trocar a RAM+CPU.

tb estares a investir numa nova plataforma, em que tens que trocar tudo, só para ter itx, não sei se vale a pena...
 
Back
Topo