• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

boas!
obg!
qual foi a mod que fizeste na tua MB?

Muito simples, cortei um pedaço de acrilico à medida, pintei-o de preto e coloquei por cima do heatsink e apertei o parafuso.

Está aqui uma foto antiga.

iLKYjf7.jpg
 
entendi! a alteração foi para tirar aqueles "racing logos"

tb preferia sem, ficava mais discreto, mas não me faz grande confusão...não devo alterar.
tb não gosto de ver o logo "Phanteks" ali no meio da caixa, se podesse e fosse fácil...tb tirava-o.
 
Acrilico é teu amigo, quando fazes 1 fazes o outro, isto demora menos de 30 minutos para essas 2 alterações. Para o logo pegas numa folha branca normal, fazes um decal com o teu nick, ou o que quiseres colocar, e colocas por cima.
 
Boas, gostaria de saber a vossa opinião xD

Neste momento acham que vale a pena fazer algum upgrade ao meu computador, tipo vender a gráfica e comprar a nova geração, mudar para o 9700k, vender tudo e comprar novo ou deixo-me estar assim e espero pelas próximas gerações ice lake, ddr5 e gpu?

Tenho andado a pensar em mudar a case para a Phanteks Enthoo Evolv Shift mas teria de mudar a fonte para a SF600 e talvez o Kraken por isso não deve compensar.

Specs: ( pc comprado em 2016 )
Fractal Nano S
Asus Z170i Pro Gaming
i7 6700k
Kraken x42
Asus Strix 1080 OC
2x8GB Corsair LPX 3200Mhz
EVO M.2 960 500GB
Seagate 1TB 7200
RM650x
Corsair Strafe RGB
Razer Mamba
Asus VX239H
LG 24MP59G-P
( o mercado de monitores 27" ips 144hz 4ms 1440p ainda não me convenceu, muito blb, a lotaria que me tem calhado não tem sido nada boa, já tentei 2x o PG279Q.. não quero investir +600€ num monitor sem qualidade, estou à espera do LG 27GL850 pode ser que me convença, não sou player competitivo de jogos fps por isso os tn não me interessam e os va pelo que tenho visto estão cheios de ghosting e tearing )

IMG-0284.jpg

IMG-0287.jpg

IMG-0286.jpg
 
Essa Nano S continua a ser a minha caixa predileta, adoro a simplicidade e o formato. Se estás aborrecido da caixa podes sempre fazer um mod e meter vidro temperado com uns leds simples iria dar outra vida à caixa

Esse i7 ainda é muito capaz, espera mais um tempo para pensar no upgrade

Sinceramente apenas investia num monitor

Como andam as temps dessa GTX 1080 ?
 
Eu também gosto muito da caixa mas já me estou a fartar, anda a fazer um barulho de vibração irritante que ainda não consegui descobrir de onde é, acho que é da fan do kraken, o barulho é constante quando a fan do kraken está a 800rps, quando tiver tempo tenho que ver.

O vidro temperado sabes se há algum sitio de venda? Já andei à procura para esta caixa mas não encontrei.

Quero comprar o monitor desde 2017 mas nenhum me convenceu pelo preço/qualidade.

Eu sempre fui muito picuinhas com as temps, para não diminuir a vida útil dos componentes, o cpu resolvi logo com o kraken, quanto à gráfica quando a comprei no modo oc subia para os ~81graus, comecei a preocupar-me mas assim que coloquei duas fans da corsair ( ML140 Pro / ML120 Pro ) a mandar-lhe ar e um boostzinho nas ventoinhas da gráfica agora ronda os ~70graus, faz um bocado mais de barulho mas pelo menos não sobreaquece.

Estou a pensar em fazer uma limpeza e colocar a kryonaut no cpu e abrir a gráfica pela primeira vez e substituir a pasta térmica, pelo que dizem a kryonaut é a melhor, eu troquei a do cpu à cerca de 1 ano, coloquei a MX-4.
 
Procura pela vibração, se for de alguma ventoinha muitas vezes é dar um jeito, caso contrário tens rubber pads para ventoinhas

Vidro temperado podes ir a uma Leroy Merlin e pedir para cortar. Eu colocaria na totalidade da tampa, apenas fazia 4 furos na caixa para encaixar o vidro e pedir para fazer 4 furos no vidro e comprar uns parafusos bonitos. Apenas uma ideia

Se a gráfica está fora da garantia só ganhas em trocar a pasta térmica e dar uma limpeza
 
Eu não mexia à parte de monitor e talvez gráfica, mas aos preços que estão terias de desembolsar um balúrdio para valer a diferença. No meu ponto de vista não se justifica.

Estou na mesma situação que tu, e vou ficar quieto. No meu caso também gostaria de trocar de caixa, mas não existe melhor que a minha para airflow no mercado após estes anos todos...

É disfrutar sabendo que o sistema que temos é ainda muito capaz. Poupa-se!
 
Última edição:
O melhor se calhar a nível de upgrades é deixar como está, vou verificar se consigo resolver o problema da vibração e os preços para colocar o vidro temperado e mudar a pasta térmica da gráfica.

Andei a pesquisar por cases mini itx para mudar também, a NCASE M1 não se encontra à venda e parece-me demasiado pequena.

Entretanto encontrei uma case que me chamou muito a atenção, alguém já tinha visto a Metallic Gear Neo G Mini?
É um pouco mais pequena que a Fractal Nano S, só tem mais 25cm de altura e tem muita pinta xD umas fans rgb na parte frontal fica top.
Ronda os 70€ o que acham?

71co-PLNVUo-L-SL1500.jpg


71k-K1-Kuy-BTL-SL1500.jpg
 
Última edição:
Olha esta caixa parece mesmo interessante, era só arranjar uma board jeitosa ITX pro R5 3600
- Sem baias externas ou internas a ocupar espaço
- Permite por 2x 2.5 ou 1x 3.5" de lado
- Fonte ATX normal
- Cabe AIO 240/280 e coolers grandes
- Grafica grande
- Ventilada
- Design sóbrio
- Não é muito cara

Porque estas coisas não vendem no Brasil :005: Vou ter que arriscar alfandega se quiser uma coisa destas.

Aquela frontal que parece ter um vidro ou metal na frente, dará para tirar? quero que as fans RESPIREM livremente.
 
Sim @JPgod dá para tirar, tanto a caixa com vidro temperado como a de alumínio/plástico.
Mesmo com a parte da frente colocada acho que respira bem, tem os buracos de lado e na parte inferior também deve ser aberta, eu tenho a Fractal Nano S que também só tem pequenas aberturas de lado de cima a baixo e respira muito bem.
 
A Phanteks Enthoo EvolV ITX tem sido uma espécie de patinho feio mas com a ventoinha frontal enorme parece-me uma excelente opção em termos de refrigeração. Falta-lhe uma ventoinha atrás que pode ser adicionada mas acaa por encarecer a solução de facto. De qualquer forma a Mettalic Gear acima não dá.
Acabamos sempre na mesma discussão. Por um lado queremos uma caixa muito pequena mas para isso acaba por ter que se fazer compromissos a mais...
 
A ideia que vejo é ganhar espaço devido o menor footprint da board e também a não necessidade de baias de 3.5 e 5", mas sem comprometer o airflow e possibilidade de usar gráfica dedicada boa.

Aquela caixa ai em cima parece ter excelente airflow, se bem que aquela frente fechada é logo para saltar fora. Merecia um painel em "grelha/mesh" full cover, só com o espaço para botões e portas USB.

Menor que isso já tem que ter compromissos, fontes SFX, gráficas menores, CPUs com menor TDP, etc) que é o caso da NCASE M1. Esta case seria para CPUs de 65w em default ou UV e gráficas tipo GTX 1660(ti).
 
Última edição:
O melhor se calhar a nível de upgrades é deixar como está, vou verificar se consigo resolver o problema da vibração e os preços para colocar o vidro temperado e mudar a pasta térmica da gráfica.

Andei a pesquisar por cases mini itx para mudar também, a NCASE M1 não se encontra à venda e parece-me demasiado pequena.

Entretanto encontrei uma case que me chamou muito a atenção, alguém já tinha visto a Metallic Gear Neo G Mini?
É um pouco mais pequena que a Fractal Nano S, só tem mais 25cm de altura e tem muita pinta xD umas fans rgb na parte frontal fica top.
Ronda os 70€ o que acham?

71co-PLNVUo-L-SL1500.jpg


71k-K1-Kuy-BTL-SL1500.jpg
Bem bonita a caixa, assim como o preço.
 
Eu olho para a caixa e não vejo assim tão boa ventilação. Só o facto da frente ser fechada com aquelas grelhas laterais...

A "moda" do vidro temperado e ainda menos do RGB não me dizem nada, e faz-me confusão prejudicar a performance e capacidade de uma caixa em favor desses factores. Hoje em dia só vejo disso e deixa-me sem grandes alternativas. Deve ser porque estou a ficar mais velho.
 
Eu também não consigo perceber a moda do vidro temperado. É muito bonito quando se tira a película protetora mas depois disso nunca mais fica sem dedadas e limpo.
 
O vidro temperado até passa, mas preferia uma lateral de acrílico simples... Eles deviam dar esta opção, alem da lateral metálica simples...

Já a frente fechada, era a primeira coisa a tratar mal a retirasse da embalagem. E se tivesse fan com RGB também ia junto embora.
 
A Phanteks Evolv Shift é uma caixa muito "delicada" e com "manias"

Eu tive que adaptar quase todo o meu sistema para ter temperaturas razoáveis.
Devido ao layout único dos componentes...é complicado mesmo para alguém que vem de um sistema ITX e quer apenas mudar para esta caixa...há coisas que muito provavelmente vai ter que alterar e uma ou outra coisa que vai ter que comprometer.
Por exemplo a fonte, mesmo uma sfx Corsair, fica bastante apertada na caixa.

Gosto muito da caixa, é bonita e em pé não ocupa espaço nenhum...mas compromete em bastantes aspectos.
 
Pois, estou na tua situação, mas com um Ryzen 2200G e queria uma caixa compacta, mas com suporte microATX e fonte ATX, mas dispenso drivers opticas e discos 3,5".

É que olhas para est board com cpu e ram montados e de facto é compacto, o cooler intel (e o do ryzen 2200g também) tem um perfil baixo.

Idealmente era uma caixa com 2 "andares": embaixo ficava a PSU e uns 2-3 slots para 2,5" e em cima só o espaço para a board, passar os cabos com uns 5 cm de clearance :D

(Desenterranço! :D)

Ando na mesma guerra. Queria aproveitar o meu i5 2500k + motherboard mATX mas está muito dificil encontrar 1) caixas mATX (RIP mATX) 2) caixas pequenas para sistemas sem gráfica (como o meu) e 3) e das existentes, caixas baratas.

Do que tenho visto, a Jonsbo U3 é a que se enquadra mais do que pretendo mas esta caixa saiu antes do tempo certo e agora é uma raridade. Logo a seguir vem a carissima Cerberus.

E de resto, pouco me agrada. Talvez este monstro (Kolink Sanctuary)? Ou uma In Win 301? Ou uma Raijintek Styx?

Não está fácil...
 
Back
Topo