• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

USB 3.1 em vez de 3.2, PCIE 3.0 em vez de 4.0.

Mas tendo em conta o budget e o objectivo, eu preferia uma B450 e um processador melhor

20 ou 30€ de diferença não são assunto. Eu não encontrei nada pouco mais caro para CPU com ganhos de desempenho relevantes. Estou neste momento com preços de 130€ a 160€ para o 3800x, mas aberto a sugestões.

No campo das B550 vi a Gigabyte B550M Aorus Pro-P. É mais barata que a ASRock. Algum feedback de inferior qualidade?

 
pois, essa mais barata não é ITX.

por um diferença de 20€/30€ preferia comprar a B550 da Asrock a uma outra usada b450
nem que seja apenas pela diferença de que uma tem 2 anos de garantia e a outra não
 
pois, essa mais barata não é ITX.

por um diferença de 20€/30€ preferia comprar a B550 da Asrock a uma outra usada b450
nem que seja apenas pela diferença de que uma tem 2 anos de garantia e a outra não
A diferenca para o que vi anda a rondar os 40 a 50€... 90€->140€... Já é metade do preço de um SSD de 1TB...
 
Eu não tenho problema em comprar material usado desde que conheça a proveniência ou locais como aqui o forum e de malta com bom feedback.
Comprar no olx para mim nem por metade do preço, prefiro comprar novo.
 
Eu não tenho problema em comprar material usado desde que conheça a proveniência ou locais como aqui o forum e de malta com bom feedback.
Comprar no olx para mim nem por metade do preço, prefiro comprar novo.

Eu compro ou no eBay ou num marketplace tipo OLX mas com um sistema de feedback geral sobre os vendedores (só compro a vendedores com bom feedback). Como é na Alemanha, em geral há muito menos pessoal aldrabão.

O meu uso é demasiado pontual para me justificar comprar novo. Há vários anos que compro gráficas e ram usadas. Discos e fontes compro sempre novos. Motherboard e CPU acho que é a primeira vez que compro usado.
 
Se não for para fazer upgrades, dependendo do preço/estado/etc, uma B450 pode ser uma boa opção, porque faz praticamente o mesmo.

Se fosse novo era B550 sem pensar duas vezes.
 
A diferença de preço talvez seja difícil de justificar dessas B450 para B550. Mas gostaria de acrescentar que CPUs basicamente não morrem quando comparados com a vida útil de MB.

Se o sistema é para manter, preferia gastar um pouco mais na MB e ter algo mais recente com garantia. O mesmo se aplica a fontes de alimentação e discos para material importante.
 
A diferença de preço talvez seja difícil de justificar dessas B450 para B550. Mas gostaria de acrescentar que CPUs basicamente não morrem quando comparados com a vida útil de MB.

Se o sistema é para manter, preferia gastar um pouco mais na MB e ter algo mais recente com garantia. O mesmo se aplica a fontes de alimentação e discos para material importante.
Ando a ponderar poder gastar um pouco mais na MB precisamente por ser um componente que não se troca tantas vezes e do qual outros componentes dependem. Ou seja, tal como a fonte, um componente que pode fritar os restantes....
 
Boas, estou a pensar em converter o meu atual setup numa coisa mais compacta.
Queria manter a minha Corsair vengence 650m e queria adicionar uma grafica aceitavel para jogos esporadicos (talvez uma 970/1060 ou 1070 usada ou algo do genero)
Preciso de ajuda na escolha da caixa. A NR200P não pode ser porque não suporta fontes ATX, certo?
Com um orçamento até 110€ para caixas estou a ver:
O que acham destas opções? ou existe algo melhor que me está a escapar?
 
Última edição:
Eu já há 2 meses que tenho a minha build ITX e estou bastante satisfeito com ela.
Desde 2007 que não tinha desktop e agora, como o meu portátil de 2014 já me andava a dar cabo dos nervos, queria um pc decente mas sem ter um mamarracho a ocupar espaço.
Deu mais trabalho a esconder os cabos do que me lembrava mas ter fonte modular é incrível.

A NR200 não estorva(é do comprimento perfeito para ficar arrumada no fundo do bloco ALEX do IKEA), a nível de temperaturas, o CPU mesmo nestes dias infernais não passava dos 35º/40º a puxar(o normal é não passar dos 30º) e a gráfica também pouco passou dos 60º(50º habitual).

Por cerca de 1200€, para ir de vez em quando ao Valorant e uns jogos aleatórios do game pass, chega-me perfeitamente.


E727-A9-EA-24-AA-4-B01-9492-CFC277727385.jpg

FE11-FE07-0-D99-487-D-98-A5-B12-A0621-C34-D.jpg

E57-CF088-183-E-4456-8267-DE933-CA6-FB05.jpg
Pequena mod que fiz: o branco da proteção da fonte dava demasiado “brilho” então pintei-a de preto com spray Plastidip (para ser mais fácil anular).

10-BE04-D2-6-F4-E-42-C0-A22-F-19-E80-C58-A0-ED.jpg

8-F4091-BD-0-B58-4-CF4-B099-6-E2-BE2-C1-A913.jpg
 
Estou a acabar a minha montagem e até tenho vergonha de partilhar fotos quando vejos as vossas montagens. Como conseguem arrumar tão bem os kilometros de cabos dentro da caixa?
 
Back
Topo