• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Tópico Oficial Mini-ITX | Dúvidas, Novidades, etc

@estrangeiro14 esta era perfeita para ti :)
Sei que fica um pouco fora do tópico da review, mas como é que foram as temperaturas no cpu? Não li a review toda ainda, passei as páginas rapidamente, mas não me pareceu ver informação relativa a isso. E mesmo tendo sido numa open case gostava de saber isso.
É que o único problema no meu sistema é mesmo esse, temperaturas no cpu (e depois o ar quente que fica na caixa e afeta as temperaturas da gráfica). O 5820K gera bastante calor e nem mesmo com o melhor cooler a ar que a caixa consegue levar consigo ter temperaturas razoáveis (abaixo dos 80ºC).
Se com Ryzen isso melhorar, então era gajo para fazer a troca :P é isso ou investir num custom loop para o cpu lol
 
@Ouroboros confesso que não dei muita atenção à regulação da voltagem em stock, porque nem me ocorreu que tal coisa pudesse acontecer. Os picos de que ele fala estão longe do ideal, realmente, mas posso dizer, pelo menos, que não tive qualquer problema de estabilidade ou temperatura do CPU, em stock. Em overclock manteve os ~1,4V relativamente estáveis.
As temperaturas dos VRMs também só tenho a experiência empírica de "encostar o dedo" e não os senti mais quentes que o normal. Isto numa benchtable aberta, com uma ventoinha de lado. E o 1700 é um CPU de 65W, enquanto os X que ele usou são todos SKUs de 95W, pode fazer alguma diferença, também.

@estrangeiro14 60s baixos em stock e 80s altos a 3,95GHz, com um Noctua NH-L9x65. Como já referi, numa benchtable.
 
Em caixas mais pequenas, com ventoinhas mais pequenas e pouco espaço para o ar escapar acaba por funcionar mais como câmara hermética do que quando há espaço.
Tive oportunidade de dizer isso ao @estrangeiro14 a propósito da fantástica NCASE M1. De qualquer forma há uma enorme diferença entre o 5820K que tem um TDP de 140W contra o AMD Ryzen 7 1700 que é de 65W. É menos de metade... Numa caixa como a M1 e num país com o nosso clima não colocaria um processador com mais de 90W e pela performance do 1700 ficava nos 65W.
 
@Metro eu sei e se fosse a fazer este sistema agora, acho que o mais provável era ter ido por Ryzen. No entanto, ainda se sabia muito pouco do Ryzen quando comecei a planear esta build. Ter de esperar para ter todos os componentes disponíveis (caso da board ser o pior) e ainda ter de pagar por material novo, simplesmente não me compensava.
Eu ainda quero testar a ventoinha do cooler e as laterais (tenho duas) a enviar o ar para fora pela lateral. Agora está a puxar e acaba por prender o ar quente lá dentro. Da outra forma penso que pode melhorar algo as temperaturas.

@Polarity eu sei que fica :) já vi uns quantos sistemas com 1 ou 2 rads e com blocos no cpu ou cpu + gpu e fica mesmo uma coisa linda. Especialmente com hard tubing.
 
A Jonsbo VR1 do meu irmão também tem um airflow mauzinho. Apenas 1 ventoinha intake e 1 exhaust, ambas de 120 mm.
Em dias de calor a gráfica (Nitro RX-480) atinge os 80º com a ventoinha a rodar quase ao máximo. O 6600K a 4 GHz anda pelos 65ºC.

Não sei se vou aguentar esta build por muito mais tempo. Parece um aspirador.
 
Não falemos de calor porque onde estou está tão mau que a minha Nitro+ crashou ontem 3 vezes devido à temperatura nos VRMs lol.. (isto numa 600T com ventoinhas a criar o melhor airflow possível).

@estrangeiro14 Quero tanto, mas é uma loucura tão grande... :/
 
Eu juro que não entendo porque é que ainda puxam tudo ao máximo nas vossas ITX... A minha nitro+ levou um undervolt e deixei de a ouvir a bufar, bastou isso. Como o CPU tem um AiO e está sem OC, também anda sempre abaixo dos 60ºC. Se tivessem um pouco de cuidado... @Polarity estás com OC nela? De qualquer forma, tudo o que seja custom vai-te sair do bolso à grande, por alguma razão não comprei ainda cabos novos para a fonte... Mas ficaria brutal um custom WC.

@estrangeiro14 sim, tendo em conta que foste de X99 que tem o defeito do TDP, passar a Ryzen podia ser bom. Por outro lado, com a minha experiência, digo-te já, mete um AiO nisso. Foi o que salvou o meu processador de sofrer de calor também. A caixa suporta AiO's de 120, e é mais que suficiente. E sai-ta mais barato que passar a Ryzen.
 
A caixa suporta AiO's de 120
Eu sei e alguns de 240 também são compatíveis. No entanto, não é apenas o tamanho do radiador que tenho de ter atenção. A montagem no socket também conta pois o socket da minha board não é o 2011 normal (square). É o narrow ILM e aí o bloco do radiador tem de ser compatível com o bracket que a board trás como acessório. É uma opção viável passar para um AIO mas acho que até prefiro ir para custom pois mais tarde podia adicionar a gráfica no loop.
 
Quem daqui tem uma Corsair Air 240? Que feedback me dão?

Visto que a Lian-Li PC-Q37 é muito cara, ando a pensar comprar esta caixa.

Do que li, tem um bom fluxo de ar (algo que procuro pois o meu quarto torna-se algo quente nos dias de mais calor [vivo no distrito de Santarém e por vezes parece que estou no deserto]) e o facto de conseguir colocar com o vidro para cima, pareceu-me interessante em termos estéticos :)
 
Quem daqui tem uma Corsair Air 240? Que feedback me dão?

Visto que a Lian-Li PC-Q37 é muito cara, ando a pensar comprar esta caixa.

Do que li, tem um bom fluxo de ar (algo que procuro pois o meu quarto torna-se algo quente nos dias de mais calor [vivo no distrito de Santarém e por vezes parece que estou no deserto]) e o facto de conseguir colocar com o vidro para cima, pareceu-me interessante em termos estéticos :)
Já tive uma CM 130 e aquilo era mau em temperatura, ja pensaste numa IN WIN 301 ?
 
Eu juro que não entendo porque é que ainda puxam tudo ao máximo nas vossas ITX... A minha nitro+ levou um undervolt e deixei de a ouvir a bufar, bastou isso. Como o CPU tem um AiO e está sem OC, também anda sempre abaixo dos 60ºC. Se tivessem um pouco de cuidado... @Polarity estás com OC nela? .

Sem OC e com undervolt.. É a primeira gráfica que me fez isto, a minha rica 780 (que ainda está a uso noutra máquina) nunca passava os 70ºC quanto mais os 80ºC desta... (nem quero imaginar a que temp estavam os VRMs para me crashar o sistema..). //ot
 
Última edição:
Também é bastante interessante...

Em termos de Air Flow é melhor que a Corsair?

Sim, a minha CM130 foi comprada só para desenrascar. Quanto comprar uma nova, será metida à venda :)
Pelo que li em reviews acho que não deve ser muito quente. Apesar de ser microATX, tem o tamanho de algumas ITX.
E tem um design para mim bem linda.
 
Boas. Há uma semana a minha mb AM3 foi à vida e finalmente mudei para mITX, algo que já contemplava há uns anos mas que o orçamento impedia por ter de mudar muitos componentes, apesar da portabilidade da build ser algo importante para mim. O ideal seria conseguir meter a build numa mochila (nem que fosse maiorzita).
Tenho acompanhado este nicho de perto e conheço algumas alternativas. No entanto as alternativas mais compactas ou são muito caras, ou fazem com que tenha de despachar a minha PSU (CX430M).
Cheguei à conclusão que deveria juntar dinheiro para uma SG13... É uma conclusão correta? Há mais opções acerca das quais não estou informado?
 
Na sg13 podes manter a cx430

Depois o resto dependerá do teu orçamento... E sim cabe bem numa mala a caixa.

Nessa caixa sugiro um sistema que não seja pensado para OC, com uns 65w de tdp em cooler estilo o noctua nh-l9 que servirá bem e é silencioso... Gráfica tens boas opções na ordem dos 22cm de comprimento para por na caixa... Mas tb podes manter a tua mais uns tempos provavelmente
 
Back
Topo