Avaria Toshiba A300 substituir nec tokin 907

Boas a todos, sou novo por aqui, tenho um problema com um toshiba a300, aconteceu-me o problema do costume com estes modelos , quando ligo o pc ao carregador ele atrofia e bloqueia.
Pesquisei pela net e encontrei a solução, substituir o nec tokin 907 por 4 condensadores de 330uf 2,5v, até aqui tudo bem.
Comprei os condensadores e fiz a reparação sem problemas, acontece que quando montei o portátil ele simplesmente não inicia.
Liga a luz de on, vejo e ouço o cooler a trabalhar mas nada de imagem...O ecrã nem acende.
Já experimentei funcionar só com a bateria,só com o carregador,as duas coisas juntas mas népia...nem a luz de leitura do disco acende...

Resumindo: Preciso de ajuda... :/

Cumprimentos Ricardo
 
acho que podes começar por onde começaste (reverter as alterações que fizeste).

Não tenho o portátil, mas se tivesse feito isso ao meu era isso que fazia.
E ja agora, se é problema que afecta uma boa parte desse modelo devias era ir à marca, mas agora nada feito.
 
Boas. Realmente é mais facil se trocares por um nec novo. Ja o fiz no portatil da patroa e ficou bem. E é mais seguro que os condensadores
 
Pois realmente arrisquei um bocado ao fazer a alteração mas como li em vários fóruns que optando pelos condensadores seria resolver o problema em definitivo optei por fazer isto mas realmente vou reverter as alterações e ver no que dá. Já agora conheçem algum sítio que venda o nec? È que também por esta razão optei pelos condensadores,comprei-os na sonigate em leiria.
 
Boas caros



Meu toshiba reiniciava constantemente com a alimentação ligada e em modo normal e no modo bateria ele não reiniciava, por isso cheguei a conclusão do problema do condensador

Fiz a troca do NEC tokin no meu conforme instruções da lizbit, depois da troca o portatil ficou 5 estrelas, mas:

agora ele bloqueia no windows ao fim de uns minutos. A instalação, updates e drivers correram bem, mas ele "freeza" em ambiente windows.

falta testa-lo em modo bateria...

O que acham?
 
Bem parece que sou mais um a ter de trocar o dito NEC Tokin. Será que arranjarei algum sítio que me ressolde o dito? É que desmontar tudo ok. Soldar o básico sei, agora não tenho cá IRDAs.
 
Nao troco os NEC por NEC! Meto os 4 condensadores que "nunca mais" dá problemas (comparando com o NEC).
Provavelmente nao meteste ou soldaste bem, pois resulta sempre.
Deixei de trocar os NEC pois ficavam sempre com o mesmo problema passado algum tempo! Meto os condesadores e nunca mais nenhum voltou.
E tenho uma boa média para provar! Mudo uns 4/5 Nec por semana :/

Cumps.
 
Também faço com condensadores, a alguns que não ficam bons, mas la está é um produto feito em serie saem muitos com defeito pois, são feitos muitos e de seguida, tenho apenas um caso que ainda dá problemas, todos os restantes que já fiz nunca mais voltaram e sempre estiverão bem, tenham cuidado é para não arrancar aquelas cenas a volta do nec tokin,
 
Aquelas "cenas" á volta, são condensadores, eu nunca tive insucesso nesta troca deste componente, mas tenho ferramenta muito cara. Esse que tu tens q esta a voltar, não deve ser o componente, provavelmente será mesmo o chispet, e isso é mais complicado. É normal "confundir" o diagnostico, os 2 controlam a mesma função, por isso só com um osciloscópio podes ter a certeza.

Cumps.
 
Boas, sou novo no forum e descobri-os depois de horas de pesquisa sobre este problema dos Toshibas A300. Acabei por arranjar um Nec Tokin, para substituir o que tinha no meu portátil mas infelizmente não o consegui remover com um ferro de soldar. =\ Alguém poderá dar-me uma dica de como e que faço para o remover ou mesmo arranjar me umas fotos ou algo de género para ver se o consigo fazer sozinho? Obrigado desde já pela vossa ajuda. Fico a espera de um Reply.

P.S. : Já agora eu não comprei pela Lizbit logo não tenho as instruções deles, se alguém me pudesse arranjar a instruções fornecidas pela Lizbit já seria algo awesome =)
 
Última edição:
oi, eu também tentei resolver substituir o Nec por 4 consensadores e o sintoma continua o mesmo, liga só com a bateria chega ao ambiente de trabalho e vai ao fundo...não sei o que fazer!!!
 
tenho um portatil de uma amiga cá em casa, é um toshiba a300 e aquilo não quer funcionar. ligo o carregador e aparece a luz do carregador ligado, mas ao carregar no botão on, as luzes desligam-se todas e o portatil não arranca. se lhe meter a bateria e o deixar carregar por umas horas, ao tentar ligar com ele ligado à corrente ele liga, mas passado uns segundos desliga-se novamente. é o chip NEC que precisa ser trocado?
 
à partida sim... podes fazer duas coisas, a substituição do chip...ou então na bios colocas só um core e colocas a utilização do mesmo em "allways low".

deste modo o processador não vai necessitar muita voltagem e não se irá desligar, já que ele desliga-se porque o regulador de voltagem do processador está atrofiado e não aguenta os loadings.

não te metas a trocar o chip se não sabes o que estás a fazer, pois é mesmo por trás do processador, e um pouco de calor a mais, pode estragar tudo...

cumps
 
Bom dia caros furistas...
Tenho estado a trocar os tais condensadores do A300 e até ver tudo bem...
Mas tenho aqui um que o gaijo faz-me curto no + com - no sitio dos condensadores quando coloco o processador... Tiro o CPU deixa de fazer curto. É normal??

Cumps
 
Boas pessoal.
Acabaram de me entregar um portatil (Toshiba A300-276 pc do e-escolas) que já nao liga sequer...não sei se será do tal NEC/TOKIN. Ele antes de deixar de ligar, bloqueava no arranque do windows...depois começou a bloquear na bios...e depois deixou mesmo de ligar. Mas memorias não é...pelo que me parece ser do NEC/TOKIN.

Será que utilizando uma pistola de ar quente no chip (protegento o resto com folha de aluminio) e uma pinça consigo remove-lo? Tenho pasta de soldar...posso por um pouco para ajudar a derreter a solda.
 
Back
Topo