Toshiba L40 (aquele das escolas...) + ubuntu

Boas Salvador_! O problema que tu tens/tinhas com o Mint em que ele só mostrava o wallpaper depois de carregar o gnome não acontece só contigo. Esse problema tem acontecido a muita gente, incluindo a mim. Eu já tenho o Mint instalado há umas semanas no meu laptop, mas quando instalei também tive esse problema, o qual foi resolvido com restarts sucessivos do laptop até funcionar :p. Se bem me lembro também podes tentar fazer Ctrl+ALt+Backspace para reiniciar o X Server e depos disso o desktop costuma carregar sem problemas. No que toca ao particionador de disco não te posso ajudar pois não tive problemas. Estás a tentar particionar o disco ou vais usar o disco todo na instalação? Eu usei o disco todo e não tive problemas com isso.

o particionador estou a tentar faze-lo com o windows tambem la dentro dai dar jeitooo ...e isso foi apenas no ubuntu porque no mint nem sequer tive oportunidade de entrar...fiz para ai uns 3 restarts e nada...
so mesmo fazendo restart ??? eh que cada restart leva para ai uns bons 3 minutos a fazer o load para o live CD quase... essa do particionador tambem n percebo bem... este caso eh apenas referente ao MINT q acontece ? depois de instalares tens tudo a correr bem ?
 
Convém fazeres as partições antes de ires para o live cd.

No xp uso o Partition Magic, contudo para o Vista ainda não encontrei nenhum decente.

Cumpz jpsfs
 
Convém fazeres as partições antes de ires para o live cd.

No xp uso o Partition Magic, contudo para o Vista ainda não encontrei nenhum decente.

Cumpz jpsfs

nunca tive problemas em fazer o particionamento na instalacao do CD tudo bem q n seja por isso...uso o CD do GParted q eh mt bom... vou tentar isso.
 
Placa de rede no Toshiba L40

Olá ppl...

Alguem conseguiu instalar a placa de rede wireless que vem neste tutorial?
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=E-iniciativas#Toshiba_Satellite_L40-12K

Faço tal e qual e surge-me este erro:
cp: missing destination file operand after `ieee80211-rtl.ko'
Try `cp --help' for more information.
cp: missing destination file operand after `ieee80211_crypt-rtl.ko'
Try `cp --help' for more information.
cp: missing destination file operand after `ieee80211_crypt_ccmp-rtl.ko'
Try `cp --help' for more information.
cp: missing destination file operand after `ieee80211_crypt_tkip-rtl.ko'
Try `cp --help' for more information.
cp: missing destination file operand after `ieee80211_crypt_wep-rtl.ko'
Try `cp --help' for more information.
cp: missing destination file operand after `r8187.ko'
Try `cp --help' for more information.

Obrigado pela ajuda...
 
ha por ai um user q o fez e tem a funcioanr o unico problema eh q sempre que inicia o ubuntu tem q fazer ./wlan0up e depois ligar... axo que ainda n ha maneira de o fazer automatico...como tou sem ubuntu ainda n tentei.... mas penso q adicionar esse comando talvez a' sessao talvez de...
 
slideshow, isso acontece-te em que passo, exactamente?
O que ele te está a dizer aí é que tu tens o comando cp mal formulado, não tens o destino. Vê se executaste bem o comando.
 
slideshow, isso acontece-te em que passo, exactamente?

isso acontece quando eu escrevo:
sudo ./install

Outra questão: Como sabem que se trata da 8187b?

Quando escrevo $ lshw -C network não aparece nenhuma referencia ao modelo.

*-network
description: Ethernet interface
product: RTL-8139/8139C/8139C+
vendor: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
physical id: 7
bus info: pci@0000:05:07.0
logical name: eth0
version: 10
serial: 00:1a:92:fd:2b:42
size: 100MB/s
capacity: 100MB/s
width: 32 bits
clock: 33MHz
capabilities: pm bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd autonegotiation
configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=8139too driverversion=0.9.28 duplex=full ip=192.168.1.100 latency=64 link=yes maxlatency=64 mingnt=32 module=8139too multicast=yes port=MII speed=100MB/s
*-network
description: Wireless interface
physical id: 1
logical name: wlan0
serial: 00:16:44:11:89:8a
capabilities: ethernet physical wireless
configuration: broadcast=yes multicast=yes wireless=802.11b/g
 
Última edição:
sim é isso mesmo, mas aparece 8197 e não 8187b.
Bus 006 Device 002: ID 0bda:8197 Realtek Semiconductor Corp.

Outra coisa curiosa é que ao utilizar o ndiswrapper e depois de instalar o net8187b.inf aparece: Hardware Present NO dai eu duvidar se é mesmo o 8187b


mas tu já tens a placa a funcionar?
 
Última edição:
Ok antes havia um passo que era ./install mas agora esse passo já não existe por isso é que dava erro ao tentar o correr.

é so :
Compilar o driver:
./makedrv
Activar o módulo:
sudo ./wlan0up
 
Sim sem dúvida que já não aparece os erros, mesmo assim continua sem funcionar... Nem sequer aparece o icone do wireless...

Se alguem já consegui instalar agradecia a ajudar... Se os portáteis são iguais logo basta o 1º conseguir!
 
FINALLY!!!!!!!

ACHO QUE VOU TER UMA COISA MÁ!!!!!


Nem acredito que consegui.... só que surgiu um pequeno problemazinho, fiz milhares configs, as do guiaubuntupt, e de mais uns sites, não faço a mínima como isto resolveu... claro que vos vou dizer passo a passo como fazer para surgir um guia definitivo sem mais alterações!

Vou de proposito formatar o ubuntu e depois posto aki o tutorial final!!!

ps.apenas algo que vos posso já adiantar, toda a ligação é feita pela consola, gostava que surgisse o icone com as barras verdes do sinal, akele icone que aparece ao lado da data no ubuntu, mas pronto o que interessa é que finalmente consegui...


ppl, a ultima barreira foi ultrapassada, não há razão para utilizar o windows neste portatil... :p
 
ppl, a ultima barreira foi ultrapassada, não há razão para utilizar o windows neste portatil... :p

LOL nem nunca houve :P Eu sempre tive wireless com ubuntu nesse portatil a unica chatice era ter k fazer ./wlan0up cada vez que ligava o pc, mas ja estou tao habituado que nem 5segundos demoro a ligar a placa :P

[[]]
 
hm parece q ja encontrei uma forma de o fazer automaticamente... encontrei este post num outro forum esta em ingles e aqui vai... vejam la'

That said, I did actually find a way to get wlan0up automatically (someone posted a solution on the same site as the modified driver)

Edit /etc/network/interfaces and add:
Code:

pre-up wlan0up


Assuming that wlan0up is in your path, otherwise provide the full path on that line.
Here's what my /etc/network/interfaces looks like, if anyone wants to scope it:
Code:

auto lo
iface lo inet loopback

auto eth0
iface eth0 inet dhcp

pre-up wlan0up

auto wlan0
iface wlan0 inet dhcp



Also, it might be worth mentioning that I've given up on nm-applet. Why? I never could get connected to an encrypted network using it with the modified drivers. I'm sure I was doing something wrong, however I'm back onto WICD and having no problems getting on the WEP 64bit encryption at my Parent's house. I'll try later on my own, slightly different setup when I'm back home.

Thanks again -- to everyone.
 
Existe algum driver para instalar a gráfica deste portátil? Estou farto de procurar e não encontro nenhum para linux :(. É o que me falta configurar, mas se tambem não houver fica em VESA. AH, já configurei o wireless na boa, sem complicações. Obrigado a quem disponibilizou informações sobre a instalação do wireless.
 
driver gráfico?

pois... o linux diz que ele nao precisa de nada.

mas certo é que o toshiba nem o compiz corre. muito muito mau..

desconheço quaisquer drivers gráficos para ele em linux.
 
Salvador,

O que adicionaste em cima ao /etc/network/interfaces simplesmente não funciona.

Ainda está para ser criada a configuração para esta placa se ligar automaticamente no arranque do pc.

Até lá e como diz o outro: "Já nem me lembro de liga-la na consola, já faz parte!"
 
boas ppl

acabo de instalar o Ubuntu no portatil!
já há algum guia pra instalar a placa wireless correctamente? tou farto de ler este topico e ainda nao percebi bem.
se puderem ajudar agradeço.

obrigado
abraço
 
Back
Topo