total home made waterchiller

ja agora a malta do chiller's k se pronunciem em termos de temperatura que conseguem e se o tamanho do reservatório interessa assim tanto

tenho o meu a dar -40º com 25L....
qt mais Litros melhor, demora mais a bater na temp maxima (negativa), mas consegue mante-la mt mais tempo com o chiller desligado...
o meu so necessita de ligar 2 ou 3horas por dia para manter uns confortaveis -30º no deposito...
 
|RickY|, faz-me um pequeno favor, podes dizer onde posso comprar o gaz (r22), o tubo capilar, o dryer, termostato, and so on.... Tenho aqui 5 compressores (2x r22 +2x r12 + 1 desconhecido :D de 1/2hp) a arriscarem-se a ir parar ao monte da sucata. Isto porque quando arranjar tempo (quando..... >( ) vou ver se meto mãos á obra até pk soldadura pra mim ñ tem muito que saber ( MIG, TGI, electrodo revestido, tocha de acetileno) e devo conseguir fazer uma coisinha dessas com relativa facilidade.
 
Originally posted by NeoToPower
|RickY|, faz-me um pequeno favor, podes dizer onde posso comprar o gaz (r22), o tubo capilar, o dryer, termostato, and so on.... Tenho aqui 5 compressores (2x r22 +2x r12 + 1 desconhecido :D de 1/2hp) a arriscarem-se a ir parar ao monte da sucata. Isto porque quando arranjar tempo (quando..... >( ) vou ver se meto mãos á obra até pk soldadura pra mim ñ tem muito que saber ( MIG, TGI, electrodo revestido, tocha de acetileno) e devo conseguir fazer uma coisinha dessas com relativa facilidade.


NeoToPower, eu trabalho em ar condicionado e já fiz um phase-change pró pc e posso-te dizer que facilidades é coisa que não encontras. Ou tens tudo espalhado pelo quarto o que facilita alguma coisa ou então se quiseres uma coisa minimamente arrumada e com relativo bom aspecto, é algo que te vai dar muito trabalho.
Na altura que fiz o meu não tinha internet, o que é sempre bom para um gajo consultar para tirar dúvidas e obter ideias. Teve ser tudo home made.
quando montei aquilo já tinha posto o gás (r22) no dia anterior e de um dia para o outro perdeu gás o que veio a condicionar o funcionamento mas mesmo assim ainda chegou a tar em -10ºc, só que o meu medo da condensação, para não falar de outros prob's e o facto de já tar farto daquilo fez com que eu desistisse.


PS: não quero com isto desmotivar-te, e minha intenção dar-te a conhecer o real trabalho necessário :)
 
Ricky, tencionas fazer um cascade?

Isso é k rendia m8! :D

Ainda tenho aki um compressor k nem faço a mínima kual é, mas ainda me dá na tola e faço um waterchiller como esse com R22! :D

Serve perfeitamente para chillar o peltier ;)

Vai dando noticias disso! :)
 
Joni, acredita que ñ me desmotivas em nada. E sim, pretendo fazer uma coissa que fique arrumadinha debaixo da secretária, coisa que ñ vou ter problemas em conceber e fabricar (acredita.... estruturas em ferro/alumineo são o prato do dia a dia :P ).
O meu principal problema vai ser mesmo arranjar o gas (r22 em principio --- r104 tb é uma opção segundo o que eu tenho lido-- ), um dryer novo, tubo capilar e por tudo em vacuo.
Pra por em vacuo penso já ter o prob resolvido.... acho :P .

Agora, essas latas de gas, já trazem o lubrificante integrado ou tem de ser adicionado á parte?
Esse cumutador que usas-te quando carregaste o compressor. Onde arranjar?
Como fazer pra por o sistema em vacuo?
and son on......
 
-para soldar precisas de acetileno e oxigenio
-o "comutador" são os manómetros
-como tens outros compressores podes usar a linha de aspiração desse outro compressor para fazer vácuo, aqui tb precisas dos manómetros



:) ........:::::::::::Boa Sorte::::::::::.............:)


Edit:Os compressores têm oleo lá dentro, em principio não precisas pôr, agora se um compressor é de r12 não convem por outro gás, porque o oleo e as valvulas estão mais preparados para esse gás. Isto não fiz, o meu era r12 e eu pus r22 e funciona na boa, não há prob.
Essas latas, que eu tenha conhecimento não se vendem em latas, há bilhas de fréon e isso é caro, agora eu não sei se dá para "alugar" uma bilha e depois pagares só o gás que usaste.
Essas bilhas não trazem óleo lá dentro.
 
Última edição:
Ok, obg
Relaitvamente a por em vacuo... era mesmo essa a minha solução :P
Já agora, quanto custa um manometro desses?
Os compressores r22 são compativeis com propano (ou será butano) sem mudar o oleo? isto pk estar a abrir o compressor para mudar o oleo é uma beca chato.
Acetileno e oxigénio... sim.... acho que andam algures por aqui na firma duas bilhas de 50kg de cada um deles :D Argon e co2 tb se arranja embora façam falta na semi-automática :D E se ñ der com nada disto tb se arranja propano pra desenrascar no maçarico :D :D
Preciso de recarregar o compressor com oleo pk perdeu algum quando o saquei. Como posso fazer?
As latas que utilizaste já tem o oleo em conjunto com o gas?

eu sei que sou chato, mas antes de meter maõs á obra convem ter tudo planeado de modo a evitar supresas.
 
- os manómetros são caros, mas os mais rascas não sei

- os compressores compativeis com propano, ou butano???para que te serve isso?
Abrir um compressor desses? isso está hermeticamente fechado, isso não se abre. Se quiseres viras-o ao contrário e deixas escorrer o oleo todo pra fora, depois metes oleo novo (um pouco mais daquilo que sair) e deixas-o de pé para escorrer todo para o fundo (o oleo tens de comprar para o efeito, não ponhas Fula:P ).
- já te disse no meu post anterior que essas latas são bilhas e que não trazem oleo lá dentro (graças a deus).
 
Propano aka R239 (salvo erro) parece que é uma alternativa + barata em relação ao r22 e segundo me parece usa o mesmo oleo de poleyster.
Agora a proxima pergunta.... onde compro o oleo?
Btw.. latas.... bilhas.... seja lá aquilo que for, onde arranjo?


edit:
já te disse no meu post anterior que essas latas são bilhas e que não trazem oleo lá dentro (graças a deus)
ha pois :D
 
fdx o propano é inflamável, não te metas nisso. Já viste se ficas com uma fuga!!!

para comprar isso vai a uma casa que esteja relacionada com material de ar condicionado ou "frio", em lisboa não sei.


Edit: procura nas pág's amarelas por refrigeração comercial para ver o que dá!?!
 
Última edição:
Originally posted by joni
fdx o propano é inflamável, não te metas nisso. Já viste se ficas com uma fuga!!!

para comprar isso vai a uma casa que esteja relacionada com material de ar condicionado ou "frio", em lisboa não sei.
Pois, pois.... inflamavel mas poderá a vir a ser a unica solução. A ñ ser que alguem me diga onde comprar dessas bilhas pequenas com r22.
 
quem brinca com metanol no deposito (inflamavel, chama invisivel, causa cegueira, e morte...), nao se vai preocupar com o propano...

ha anti-congelantes -40º em soluções 50/50, para mim 50% de 25Litros fica-me em 9contos de anticongelante -40º

mt mais seguro....
 
há bilhas de fréon e isso é caro, agora eu não sei se dá para "alugar" uma bilha e depois pagares só o gás que usaste.


Disse-te isto num post anterior, pode ser que seja possivel. Podes sempre tentar negociar com os gajos da loja, tu nem de 1/2 kilo precisas para isso, e se pagares fixe esse 1/2 kilo pode ser que te safes.
Agora se calhar terias de deixar uma garantia, não fosses tu pirar-te com a bilha :D
 
Originally posted by |Oc|CRASH_OVer
quem brinca com metanol no deposito (inflamavel, chama invisivel, causa cegueira, e morte...), nao se vai preocupar com o propano...

ha anti-congelantes -40º em soluções 50/50, para mim 50% de 25Litros fica-me em 9contos de anticongelante -40º

mt mais seguro....


|Oc|CRASH_OVer isso que tás a falar é whaterchiller, certo? mas apesar da thread ser sobre isso, eu estou a falar de phase-change directamente ao cpu (se é que se pode dizer assim).


quem brinca com metanol no deposito (inflamavel, chama invisivel, causa cegueira, e morte...), nao se vai preocupar com o propano...


Cabe ao NeoToPower de fazer as escolhas que achar melhor
:rolleyes:
 
tou a usar 50% de metanol para testar, depois o gajo mete anti-congelante... embora ja brinke com metanol ha um tempo (fazer combustivel para os aviões/carros telecomandados :P)

agora tou numa de afinar isto, que com umas dicas preciosas do |Oc|CRASH_OVer a coisa vai rular :P
 
Back
Topo