Transferência Linha Telefónica e Problemas na Linha (Central de Tomar para o Pintado)

albus19892003

Power Member
Olá,

Mudei-me de casa, pedi a transferência de morada duma linha que dava para 20Mb, para uma que nem aos 4Mb chega...

Fiquei estupefacto quando o técnico pôs a minha telefónica a debitar em downstream a 4096Kbps...

O problema é que parece que a qualidade do cobre daqui não é muito boa, e a minha linha está de 2h em 2h a cair, com um SNR de 5.0...

Estava o técnico em minha casa, e ele estava a verificar os valores da minha ligação... Quando ele vê os valores da linha com 0 de SNR downstream e síncrono a 4096Kbps disse que era impossível e que nunca tinha visto nada daquilo (o que eu realmente também fiquei estupefacto xD).... A verdade é que a ligação ficou estável durante quase 10minutos, depois desliguei-a porque quis, mais tarde voltei a ligar e agora os valores do SNR andam sempre entre os 4.5 a 6.5, com valores entre os 3,1Mb, 3,2Mb ou 3,3Mb de sincronismo...

O problema é que eu tinha-lhe pedido para me pôr num porto ADSL2+, vira-se ele e diz:
"Ah a central de Tomar tem Dslam's mais poderosos que aqui a do Pintado... Aqui não dá ADSL Mais Dois ou Dois não sei das quantas ou sei lá (ele disse mesmo isto:eek:)... Aqui as Dslam's não são tão potentes..."

Mas eu sinceramente duvido do homem, porque eu percebia muito mais do que ele do assunto...

No PDF que consta no site da PT Wholesale, indica-me que a central do Pintado, com o indicativo 249 30, dispõe de cobertura ADSL2+ e ADSL2+ Annex M desde Novembro de 2006...

Para mim aquilo foi desculpa, porque parece que existiu um problema em Tomar, que umas zonas ficaram sem rede, e ele teve que ir lá rápido... Era um homem da Telcabo que não percebia muito do assunto, desculpem a sinceridade...

O problema, é que gostava de ser migrado para um porto ADSL2+, para que a linha se sincronizasse com mais estabilidade...

Será que alguma pessoa bem colocada na Portugal Telecom me poderia encaminhar a situação? Eu sei que pareco um bocado interesseiro ao pedir isto, mas como o 707 do SAPO não vale a pena, com o e-mail muito menos, e no 16200 dizem-me para telefonar para o 707 do SAPO...

Os valores da minha linha actualmente são os seguintes:

Informações sobre a ligação

spacer.gif
Tempo de funcionamento:0 dias, 0:22:16
spacer.gif

Modulação:G.992.1 Annex A
spacer.gif

Largura de banda (cima/Baixo) [kbps/kbps]:256 / 3.264
spacer.gif
Dados transferidos (enviados/recebidos) [KB/KB]:0,00 / 0,00
spacer.gif

Alimentação de saída (cima/baixo) [dBm]:11,0 / 18,0
spacer.gif

Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]:28,0 / 44,0
spacer.gif

Margem SN (cima/baixo) [dB]:23,0 / 6,5

Será possível alguma pessoa na PT, que me trate da situação e me desbloquei a classe técnica do Upstream de 256Kbps para 1024Kbps?

Pelo que o DMT diz a linha suporta quase 1Mb de Upstream (ao menos isso...):




Será possível alguém colocado na PT, transferir a minha linha telefónica do actual porto ADSL, para um porto que suporte ADSL2+, para tentar melhorar o sincronismo da minha ligação, e quem sabe, chegar também aos 4Mb estáveis...?

Thanks ;)
 
Última edição:
Desculpem lá, mas conheço situações de 2 amigos meus (é verdade) que ao passarem para ADSL2+ melhoraram... A minha podia também melhorar... (Estou a 2,3KM da central por cobre, em linha recta ficava a 1KM)).

Mas tenho boas notícias (para mim)... o SNR hoje está entre os 9,5dB e os 10dB e a ligação está síncrona a 4096Kbps/256Kbps...

Parece que tinham ligado um fio qualquer mal na central (eu bem tinha dito anteriormente que o técnico não percebia quase nada do que fazia...)...

Hoje o telefone já dá para fazer chamadas correctamente, ontem não dava, comuniquei logo a avaria à PT Comunicações...

Falta-me agora o meu número antigo, pois pedi portabilidade...

O DMT actualmente acusa que a minha linha suporta 5,3Mb no máximo de Downstream e 1Mb no Upstream...

O problema é que a porcaria do fio de cobre, passa pelo meio duma serra e montes cheio de árvores... Porque segundo o técnico encontro-me a 2300metros da central por fio de cobre (ele fez as medições, tinha lá registado)...

Deveriam de pôr aqui um PicoDslam... Afinal para que é que eles servem?? Aqui há bastantes casas perto da minha...

Thanks...
 
Última edição:
o PicoDslam é muito fraco
so suporta 4Mb (ou 2Mb?) a dividir por 8clientes

quanto ao upload, se tiveres a Classe 12 (4/256) nada a fazer.
 
Última edição:
colocariam se nao tivesses os 4mb :P

Na central de Tomar, eu estava num porto ADSL2+ com o serviço de 4Mb...

E eles deveriam de colocar um cliente num porto ADSL2+, para tentar estabilizar a linha ao máximo, efectuar os testes necessários, a ver em que modulação a linha estabilizasse mais... Coisa que o técnico que me veio cá instalar isto, não efectou...
 
o PicoDslam é muito fraco
so suporta 4Mb (ou 2Mb?) a dividir por 8clientes

quanto ao upload, se tiveres a Classe 12 (4/256) nada a fazer.

Mesmo este?::confused:

:arrow: ÞDSLAM8

pdslam3.JPG


Código de Linha: TC-DMT
Débito (Upstrm / Dnstrm): 1 Mb/s / 8 Mb/s
ITU-T Rec.: G.992.1.
Modos de Funcionamento: G.DMT, ANSI T1.413
Tipos de Teste: Digital Loop, Analog Loop, ATM Loop
Anexos Suportados: Annex A (POTS), Annex B (ISDN)


Em relação à classe técnica de 4096Kbps/256Kbps, pelo que ouvi dizer, deveria de ser alterada no sistema informático para a classe 4096Kbps/1024Kbps, que neste caso seria a correcta...
 
Última edição:
o Pico permite 8/1 entre ele e o cliente, mas so recebe 2xE1
so precisas de saber quantos mbps é uma E1
(posso estar errado, mas penso que so usam o picodslam para dar acessos a quem nao tem adsl
e a velocidades 256/128)

e tu nao precisas de uma dslam
precisas que encontrem o problema na tua linha

eu tenho 2Mb a 6km sem problemas

se instalaçao em casa nao é nova podes começar por aí
se é nova, o problema é fora de casa o que vai ser complicado...

quanto ao adsl2+, se so tens 4Mb nao precisas.
a partir de uma certa distancia o adsl2+ nao tem qualquer vantagem.


por fim nao tenho nada a ver com a dita cuja :)

edit:
mudar de adsl para adsl2+ é feito na central e nao remotamente
é preciso mudar o cabo de um placa ADSL para outro placa ADSL2+

pelas vias normais a unica coisa que tens de fazer, é queixar-te no sapo, devido à quedas.
ou queixar-te na PT, se tiveres ruido na linha, caso seja dificil fazer chamadas.
 
Última edição:
se instalaçao em casa nao é nova podes começar por aí
se é nova, o problema é fora de casa o que vai ser complicado...

A instalação foi feita em 1999, em Janeiro, logo tem 9anos.

O técnico encontrou um fusível queimado numa placa que estava dentro do quadro da linha telefónica da parede ao pé da entrada da porta da minha casa, depois alterou essa placa por uma simples peçazita pequena... Ele disse que servia também...

quanto ao adsl2+, se so tens 4Mb nao precisas.
a partir de uma certa distancia o adsl2+ nao tem qualquer vantagem.

Como já tinha referido anteriormente, o técnico disse que eu estava a 2300metros por fios de cobre da central...

Segundo um post do Fórum do Clix a 2500metros daria:

ADSL ADSL2 ADSL2+ TotalMax
----------------------------------------------
8Mbps +1Mbps +3Mbps 12Mbps

E isto:
adslsw6.gif



Segundo esta imagem, com 44dB, ainda conseguiria ter um ganho com o ADSL2+:
ADSL_Line_Rate_Attenuation.gif


Algo de errado de passa...

Desconfio que seja no quadro da linha telefónica em que o técnico esteve a mexer...
 
Última edição:
Segundo esta imagem, com 44dB, ainda conseguiria ter um ganho com o ADSL2+:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/6/65/ADSL_Line_Rate_Attenuation.gif

Algo de errado de passa...

Desconfio que seja no quadro da linha telefónica em que o técnico esteve a mexer...

podias ganhar alguma coisa com adsl2+
pode é nao ser o suficiente para deixares de cair.

se estas a 2300m devias ter muito menos atenuação.
a distancia so é importamente para "ver" se há problemas na linha
"comparando" os 2300m com os 44dB.

se nao resolvem os problemas, a distancia deixa de interessar
e o mais importante é a attenuaçao.

44dB sao 44dB estejas a 1km da central ou a 5km da central.
 
Aqui só estão a falar de teoria, mas eskecem-se que na prática, os valores nem sempre correspondem à teoria. Sim, com 44 dB, se mudasses para ADSL2+, conseguias um ligeiro ganho de velocidade, mas o gráfico tb diz que, com 44dB em ADSL conseguias 6-7 Mbps, e isso não se verifica, pois não?
Além disso, aquele gráfico não contempla a estabilidade da linha, se calhar, mesmo que aumentasse, ficava muito instável... Existem estas variáveis reais a ser consideradas...
O DMT diz que consegues mais Mbps. Pois, e a avaliar pela atenuação consegues, mas o nível de degradação das ligações/linha (SNR) diz que não consegues ter. A não ser que substituas tudo desde dentro de casa até à central, não vais conseguir melhorias...

Cumps
 
Esses graficos são mais teoricos que outra coisa.

44db de atenuação down são mais ou menos 3000metros. Para esta distancia, a sincronização com snr 10dB anda entre os 6 e 8M.

Depois há os factores que reduzem a capacidade da linha, não apenas a distancia mas, por exemplo, emissores de radio AM. Dependendo da potencia de emissão das radios, topologia da linha, pode-se chegar a perder 4megas. Utilizando o dmt tool é possivel verificar a existencia dos mesmo pela ausencia de portadoras com vale em V com valor mais baixo numa dada frequencia, que é a da rádio.

Com essa atenuação os 4M deviam dar, portanto, ou a linha está muito degradada, ou há problemas nas pontas (central ou a seguir ao PD).

Outra nota: para atenuações acima dos 40, por vezes o ADSL2 permite melhorias. Tudo depende da quantidade de portadoras utilizadas acima dos 1.1kHz.
 
Última edição:
Aqui só estão a falar de teoria, mas eskecem-se que na prática, os valores nem sempre correspondem à teoria. Sim, com 44 dB, se mudasses para ADSL2+, conseguias um ligeiro ganho de velocidade, mas o gráfico tb diz que, com 44dB em ADSL conseguias 6-7 Mbps, e isso não se verifica, pois não?
Além disso, aquele gráfico não contempla a estabilidade da linha, se calhar, mesmo que aumentasse, ficava muito instável... Existem estas variáveis reais a ser consideradas...
O DMT diz que consegues mais Mbps. Pois, e a avaliar pela atenuação consegues, mas o nível de degradação das ligações/linha (SNR) diz que não consegues ter. A não ser que substituas tudo desde dentro de casa até à central, não vais conseguir melhorias...

Cumps

Ninguém falou eu aumentar velocidade... Apenas para estabilizar a linha... Bastavam-me por num porto ADSL2+, que eu depois faria a transferência para a modulação ADSL2, para me permitir mais estabilidade.
Pelas experiências que tive, sei que o ADSL2 é bom em situações destas...
 
Última edição:
Esses graficos são mais teoricos que outra coisa.

44db de atenuação down são mais ou menos 3000metros. Para esta distancia, a sincronização com snr 10dB anda entre os 6 e 8M.

Depois há os factores que reduzem a capacidade da linha, não apenas a distancia mas, por exemplo, emissores de radio AM. Dependendo da potencia de emissão das radios, topologia da linha, pode-se chegar a perder 4megas. Utilizando o dmt tool é possivel verificar a existencia dos mesmo pela ausencia de portadoras com vale em V com valor mais baixo numa dada frequencia, que é a da rádio.

Com essa atenuação os 4M deviam dar, portanto, ou a linha está muito degradada, ou há problemas nas pontas (central ou a seguir ao PD).

Outra nota: para atenuações acima dos 40, por vezes o ADSL2 permite melhorias. Tudo depende da quantidade de portadoras utilizadas acima dos 1.1kHz.

Eu sei qual é o problema... Como tinha dito anteriormente, os postes por onde passam os fios de cobre até à central, estão numa zona completamente inadequada... Passam por um pinhal, uma serra, e vê lá tu que chega a um ponto que passa por entre árvores, que nem sequer dá para ver os fios... Ninguém corta aquelas ervas selvagens que passam por lá...

EDIT: A atenuação está alta por este factor que disse anteriormente, porque encontro-me mesmo a 2,3KM da central por fios de cobre, sendo que em linha recta encontro-me a 1KM ou talvez nem chegue a isso...
 
Última edição:
Ninguém falou eu aumentar velocidade... Apenas para estabilizar a linha... Bastavam-me por num porto ADSL2+, que eu depois faria a transferência para a modulação ADSL2, para me permitir mais estabilidade.
Pelas experiências que tive, sei que o ADSL2 é bom em situações destas...

Epá, se tens experiências tudo bem, la saberás...
Mas por aquilo que tenhos Visto, ADSL parece ser mais estável..

Cumps
 
Ninguém falou eu aumentar velocidade... Apenas para estabilizar a linha... Bastavam-me por num porto ADSL2+, que eu depois faria a transferência para a modulação ADSL2, para me permitir mais estabilidade.
Pelas experiências que tive, sei que o ADSL2 é bom em situações destas...

Eu sei qual é o problema... Como tinha dito anteriormente, os postes por onde passam os fios de cobre até à central, estão numa zona completamente inadequada... Passam por um pinhal, uma serra, e vê lá tu que chega a um ponto que passa por entre árvores, que nem sequer dá para ver os fios... Ninguém corta aquelas ervas selvagens que passam por lá...

EDIT: A atenuação está alta por este factor que disse anteriormente, porque encontro-me mesmo a 2,3KM da central por fios de cobre, sendo que em linha recta encontro-me a 1KM ou talvez nem chegue a isso...

Não é um porto ADSL2+ que vai trazer estabilidade.
Essas ervas selvagens, sempre a provocar interferencias no ADSL (not)... :004:

Participa avaria.
 
Back
Topo