Transição Windows - Mac (MacBook)

No caso do Windows, uma aplicação tem de ser instalada. Ao sê-lo, faz update ao Registry e, normalmente, instala os DLL's necessários.
Quando desinstalas, no Windows, o Registry é novamente updated e, normalmente, os DLL's têm de lá ficar. Porquê? Porque os DLL's (Dynamic Link Libraries) são pedaços de código que pode ser usado por várias aplicações (normalmente da mesma companhia, mas não necessariamente). Assim, não é preciso "re-inventar a roda". Ou seja, imagina que instalas o Creative Suite da Adobe. São instalados vários DLL's. Imaginemos que um deles é um set de código para gerir as novas paletes. Claro que esse DLL será utilizado pelo Photoshop, pelo Illustrator, pelo inDesign, etc. Portanto, se se desinstalar o Photoshop, por exemplo, não se podem apagar DLL's porque então o Illustrator ou o inDesign deixariam de funcionar.
No Mac não funciona assim. Cada aplicação é uma entidade independente. Há as que também instalam DLLs (ou o equivalente no Mac) mas isso são as mais complexas ou menos bem-comportadas. Mesmo assim, a dependência de ficheiros externos não é tão grande.
Outra coisa que não existe no Mac é o Registry. Por isso é que se pode "instalar" uma aplicação simplesmente copiando-a de um disco/pasta para outro disco/pasta. Ou mesmo mudar a aplicação de um sítio para outro ou mesmo "desinstalar" a aplicação mandando-a para o lixo.
No Mac, ao contrário do que dizem (os Windows users, claro), podes fazer muito mais e do modo que te bem apeteça, que o que podes fazer no Windows ;)

Rui Batista
 
[PT]latrine;2041793 disse:
Não precisas de formatar....a "instalação por cima" é suficiente, com a vantagem de te guardar todos os dados de utilizador intocados, inclusivamente alguns programas (aqueles bem comportados que não espalham lixo pelo sistema todo => para instalar fazes drag and drop de uma pasta para outra e já está...

Só isso? Isso é óptimo, vai poupar-me imenso trabalho!
 
A maioria dos programas que instalas são compostos por um ficheiro único que deslocas para onde te apetecer sem afectar a instalação. Com a maioria das aplicações é assim. Existe software de desinstalação que supostamente elimina os lixos que os programas possam deixar... Podes ir lendo as threads de software, baste leres o post inicial para perceberes o que cada programa faz.

Se fizeres pesquisa no fórum com as palavras chave de algumas dessas tuas dúvidas e limitares a pesquisa ao fórum do software, ou das dúvidas, dependendo do caso, vais encontrar muitas das tuas dúvidas bem explicadinhas.


No caso do Windows, uma aplicação tem de ser instalada. Ao sê-lo, faz update ao Registry e, normalmente, instala os DLL's necessários.
Quando desinstalas, no Windows, o Registry é novamente updated e, normalmente, os DLL's têm de lá ficar. Porquê? Porque os DLL's (Dynamic Link Libraries) são pedaços de código que pode ser usado por várias aplicações (normalmente da mesma companhia, mas não necessariamente). Assim, não é preciso "re-inventar a roda". Ou seja, imagina que instalas o Creative Suite da Adobe. São instalados vários DLL's. Imaginemos que um deles é um set de código para gerir as novas paletes. Claro que esse DLL será utilizado pelo Photoshop, pelo Illustrator, pelo inDesign, etc. Portanto, se se desinstalar o Photoshop, por exemplo, não se podem apagar DLL's porque então o Illustrator ou o inDesign deixariam de funcionar.
No Mac não funciona assim. Cada aplicação é uma entidade independente. Há as que também instalam DLLs (ou o equivalente no Mac) mas isso são as mais complexas ou menos bem-comportadas. Mesmo assim, a dependência de ficheiros externos não é tão grande.
Outra coisa que não existe no Mac é o Registry. Por isso é que se pode "instalar" uma aplicação simplesmente copiando-a de um disco/pasta para outro disco/pasta. Ou mesmo mudar a aplicação de um sítio para outro ou mesmo "desinstalar" a aplicação mandando-a para o lixo.
No Mac, ao contrário do que dizem (os Windows users, claro), podes fazer muito mais e do modo que te bem apeteça, que o que podes fazer no Windows ;)

Rui Batista

Sim, estou a ver que sim. Agora já percebo porque é que o Windows fica tão lento, com essas coisas todas das DLLs e o raio!
Já percebi o funcionamento das aplicações em Mac, é tipo as do meu telemóvel Nokia, não tenho que instalar nada, basta mudas as aplicações para a pasta que me apetecer e fica automaticamente funcional. Muito mais prático!

Mac rula cada vez mais! Porque é que eu nunca me questionei (anteriormente e mais cedo) de comprar um Mac?! oO OMG!!
Os utilizadores Windows (falo por experiência própria) pensam que o que é bom é Windows porque é o mais usado e é melhor em tudo. Mas falam de "boca cheia" porque muitos nem nunca utilizaram um Mac ou Linux... Eu pelo menos era assim... Mas as coisas um dia têm que mudar, e MUDAM! xD
 
Ah, e mais! Já andei a dizer a alguns amigos, que usam Windows, que vou comprar um Mac e até já lhes dei (boas) razões para também mudarem. Mas a mentalidade deles ainda é outra e dizem que Mac é uma porcaria, que não dá para fazer nada e isto e aquilo... blá blá blá!

Dizem-me que eu faço mal e que isto são manias, que depois passa, mas eu acho que não! Já me decidi e Windows, só se tiver que usar um dia obrigatoriamente, mas continuarei a ter o meu default OS - Macintosh!
 
Já agora, começa a fazer merge (ou edit) dos posts porque não é necessário escreveres dois ou três posts (alguns deles para dizer a mesma coisa que tinhas dito no anterior).

Isso poderia ser considerado SPAM ou Post Count.

Cumps.
 
Ah, e mais! Já andei a dizer a alguns amigos, que usam Windows, que vou comprar um Mac e até já lhes dei (boas) razões para também mudarem. Mas a mentalidade deles ainda é outra e dizem que Mac é uma porcaria, que não dá para fazer nada e isto e aquilo... blá blá blá!

Dizem-me que eu faço mal e que isto são manias, que depois passa, mas eu acho que não! Já me decidi e Windows, só se tiver que usar um dia obrigatoriamente, mas continuarei a ter o meu default OS - Macintosh!

Infelizmente assim é. A maioria dos utilizadores de Windows que falam mal do Mac, nunca o usaram.
E têm é "miáufa" de usar um sistema de jeito e terem de dar o braço a torcer e depois não quererem voltar a trás ;)
O que eu digo sempre é: experimentem!! Normalmente não querem voltar ao Windows e, quando o têm de fazer (por obrigações profissionais) ficam bem lixados por ter de usar o Windows, depois de terem experimentado o MacOS.

Rui Batista
 
Infelizmente assim é. A maioria dos utilizadores de Windows que falam mal do Mac, nunca o usaram.
E têm é "miáufa" de usar um sistema de jeito e terem de dar o braço a torcer e depois não quererem voltar a trás ;)
O que eu digo sempre é: experimentem!! Normalmente não querem voltar ao Windows e, quando o têm de fazer (por obrigações profissionais) ficam bem lixados por ter de usar o Windows, depois de terem experimentado o MacOS.

Rui Batista

É isso mesmo, concordo plenamente. Eu antes também era assim.
Mas não sei o que me deu passei a "odiar" Windows. Mas é que nem sequer usei Mac, nunca! Não tenho grandes razões para mudar, apenas coisas REAIS que ouvi e me fizeram mudar de ideias. Acho que é só isso e chega, de certo que não me arrependerei! ;)
 
Já alguém sabe novidades do Leopard? Pensa-se que sai a 5 de Outubro e até faz sentido, ora vejam:

05/10/2007

ou, como se escreve nos EUA

10/05/2007

10.5

O Win Vista foi falado que farta na TV quando saiu, vai acontecer o mesmo para o Leopard?, irão falar dele na TV no dia do seu lançamento? Tenho receio de não chegar a saber da notícia em cima do acontecimento. :D
 
Se andares pelo fórum a notici não te irá passar despercebida.

Quanto ao que os teus amigos disseram do OS X. É verdade que ficarás limitado, em termos de jogos e em termos de compatibilidades de programas e software. Não te esqueças que a esmagadora maioria das pessoas usa windows. Se um dia precisares de trabalhar em grupo, ou trabalhar com um software mais especifico, é bastante provável que tenhas de usar windows.
 
Se andares pelo fórum a notici não te irá passar despercebida.

Quanto ao que os teus amigos disseram do OS X. É verdade que ficarás limitado, em termos de jogos e em termos de compatibilidades de programas e software. Não te esqueças que a esmagadora maioria das pessoas usa windows. Se um dia precisares de trabalhar em grupo, ou trabalhar com um software mais especifico, é bastante provável que tenhas de usar windows.

Sim, mas eu não jogo muito, pelo menos em PC. Para jogar uso PS2.
Quanto ao software, sim, sei que vou ficar mais limitado mas tudo (ou quase tudo) o que faço diariamente no Windows também posso fazer no Mac e os programas que mais preciso também estão disponíveis para Mac. ;)
Conclusão, o Mac servir-me-á perfeitamente. Se precisar de alguma coisa que só haja para PC, muito bem, ligo este PC. De resto uso o Mac.
 
Ou usas o parallels ou o bootcamp para correr o windows, algo que precisei de fazer muitas vezes...

Sim, é verdade, também posso fazer isso, mas não acho necessário. Se precisar de usar Windows uso este PC. Aquele é suposto ser o meu Mac pessoal. Para estar na net, ouvir música, editar imagens e fazer trabalhos. É basicamente para isso que eu quero o Mac.
 
Desculpem a ignorância, mas ouso perguntar: qual a configuração mínima do MacBook que permite instalar o winXP e o Vista?
Obrigado

Só tens de ir consultar os requisitos do Vista e as specs dos MacBooks disponíveis (3). O XP todos correm. A questão não é tão linear já que existem os requisitos mínimos e os recomendados...
 
Obrigado.
De qualquer modo, caso avance, instalarei apenas o xp, que é mais maduro. Já agora, como estou a tentar aprender alguma coisa de um mundo que para mim é diferente,(embora tenha estagiado com o zx, o spectrum, o fantástico Commodore Amiga), por quanto fica aumentar a memória ram de um MacBook?
 
Obrigado.
De qualquer modo, caso avance, instalarei apenas o xp, que é mais maduro. Já agora, como estou a tentar aprender alguma coisa de um mundo que para mim é diferente,(embora tenha estagiado com o zx, o spectrum, o fantástico Commodore Amiga), por quanto fica aumentar a memória ram de um MacBook?
Depende da quantidade de RAM que quiseres por, mas RAM é barata e colocá-la também.
 
Back
Topo