Trocar desktop por iBook ou Powerbook. Dúvida existencial...

cantara

Power Member
Viva! Aviso desde já que este pensamento (que por enquanto não passa disso mesmo) deve-se ao facto de estar literalmente apaixonado pela Apple... 8o

Eu cada vez mais necessito de um portátil, e prevejo que a medio prazo ainda precise mais dele. E o que utilizo neste momento é dos meus pais, e sinceramente é pesado. Se não venho de carro, é um peso que em pouco tempo se torna pesado! ah! e é feio! :007:
Portanto, a única maneira de conseguir um portátil neste momento seria vender o meu desktop. E pela minha estimativa só daria para comprar o iBook de 12" (preferia um Powebook). :'(

Neste momento as minhas dúvidas são bastantes, e a ver se as consigo colocar aqui com algum sentido e organização.

- Se mudasse para um Apple, os jogos iriam à vida. É uma parte que me custa como tudo, mas também seria uma forma de perder tempo nisso. Nunca fui um gajo de consolas, e tudo o que jogo é em PC. Será que sobreviveria sem jogos num pc? :sad: À partida diria que não. Mas poderia ser tipo uma cura de desintoxicação... e depois tentava dar-me com uma consola...

- Apple, numa frase, vale a pena? Onde quer que leia, só ouço bem do Mac OSX. Nunca li nada de mau. E a verdade é que eu já experimentei e fiquei babado. Seja ao nível da funcionalidade, do ambiente gráfico, etc etc... A verdade é que não tive muito tempo para experimentar (dei só umas voltitas num powerbook e portanto preciso de mais tempo para ter uma boa noção do que é um Mac), mas do que vi, convenceu-me. Gostava era de saber se compensa mesmo esta migração para quem quer um portátil unicamente para trabalho - processamento de texto, bases de dados (sei que existe o SPSS para Mac, mas penso que menos desenvolvido), - e algum lazer - internet, edição de fotografia e alguns filmes ou séries.

- Duração de vida. Um Powerbook por exemplo, qual seria o tempo de vida dele até ficar completamente desactualizado? Existe alguma facilidade de upgrades ao longo do tempo?

- Assistência técnica. É boa? Ou é como nos PC's, e portanto depende de revendedor para revendedor?

- Já li que a compra :D de software para Apple também é relativamente fácil... confirma-se? Eu neste moment estou a comprar o Mac OSX para experimentar com o Pearpc ou Cherry OS...

- Finalmente, e provavelmente a mais importante. Estou a pensar bem nisto tudo? Será que seria uma mudança inteligente? Depois iria sentir-me realmente grato por ter feito a mundança? Ou pelo contrário, estou simplesmente com uma febre bastante grave de 'Applemania'? :roll:

Agradeço desde já a todos pela paciência de terem lido, e peço mais alguma para responderem... :)

ps- já agora, ninguém tem um Mac antigo que dê para usar o Mac OSX e que já não dê uso, para que eu que possa brincar uns diazitos? :007:
 
Última edição:
ehehehe! que parvoíce! já está emendado! :rolleyes:

Quanto aos jogos, bem eu sei que os há, mas a variedade nunca será (pelo menos tão cedo) tão grande como nos PC. Para além de que num iBook nunca iria dar para jogar as novidades todas XPTO... :sad:
 
Ora bem:

1. se queres um portátil e não precisas de trabalhar em software muito específico, posso-te dizer que podes migrar para um apple sem problemas.
Há algum software que apenas existe para win e portanto convém veres se aquele software mais "sensível" que precisas de usar, existe para osx.

2. quanto aos jogos, eu vivo bem sem jogos, apesar de ter pcs, mas agora isso depende de cada um. Se gostas mm de jogos e achas que são importantes para te ajudar a descontraír, etc, vais notar a falta, apesar de cada x mais haver a conversão de jogos para mac ... e vão ser cada x mais

3. um powerbook desactualizado?? conheço gente que anda com pbs 400 e inda bulem, mais lento é certo, mas inda servem para trabalhar e correm tudo.
Depende da ram que tiveres e do tipo de software que vais correr (maya ou photoshop, imovie, final cut pro, etc com processadores abaixo de 800 é um suicídio).
Mas a verdade é que andas 4/5 anos e n desactualiza.

4. quanto aos updates .. em termos de powerbook/ibook apenas podes adicionar ram e disco e superdrive ... de resto é mentira
Nos desktops, se optares por um powermac podes mexer em proc (trocar de single para dual sem mexeres na board ... só com umas placas próprias feitas por várias empresas, etc .. claro que tb depende do modelo de powermac, principalmente se for g4, uma vez que há várias séries), ram, disco, placa gráfica, etc.
É como se fosse um pc, mas com o pormenor dos processadores.

Resumindo, pondera bem as questões ... se achas que compensa trocar, se podes usar todo o software que precisas, se achas que podes passar sem jogos ...
Eu, na minha opinião pessoal, acho que compensa para quem n trabalha com software específico, sinceramente, tlvz compense mais em casa, caso tenhas um laptop onde possas trabalhar (assim ficaria o mac para pc de lazer e aí podes fazer o que quiseres e o lappy para trabalhar).
Já tive a opinião contrária, achava que era melhor um portátil mac, mas agora acho melhor ter um desktop, para lazer, mac e um x86 portátil para trabalho.
Se não tiveres portátil, tens de pensar muito bem para dps n ficares limitado, mas digo-te já que eu tive um pb 15'' e tive de o vender por questões de trabalho.
Agora vou ver se arranjo um mac para casa, para navegar na net, ver filmes, ouvir música, etc e tenho um x86 portátil para trabalhar.

Bem é a minha opinião ... se alguma coisa te confundiu na minha resposta, diz que eu explico melhor ;)

Cumps e boa sorte
 
São opiniões, mas garanto-te que há progs específicos dependendo da área em que estás, que precisas usar e n consegues no mac.
Eu como só trabalho no portátil e nunca no desktop prefiro ao contrário, principalmente pq havia coisas que me davam mais problemas ou n conseguia usar no powerbook.
Mas lá está, se é só para bater texto, navegar na net, e pouco mais, o mac chega perfeitamente, agora para outras coisas ....
Mais uma x, são opiniões ;)
 
Se há algo onde temn que se dar crédito ao pessoal que desenvolve o OS X é que em cada release a nova versão é mais rápida do que a versão anterior. Isso é algo que nunca se viu em Windows e que penso que é pouco valorizado.
Este ponto responde à desactualização.

Falas-te em bases de dados tens uma de trazer por casa. (Se o Tafinho lê isto vai logo dizer que não é uma base de dados:) ) que é o FileMaker Pro que existe para Mac e Windows.

Umas coisas para te enterteres se ainda não viste.
http://www.anandtech.com/mac/showdoc.aspx?i=2404 - e sim o Anand aponta alguns aspectos negativo:)

http://arstechnica.com/reviews/os/macosx-10.4.ars

Este artigo deve ser à tua medida.
Vê a segunda página:D
http://arstechnica.com/reviews/hardware/pbg4.ars/1

A opção para mim seria um Mac Mini com uma grafica que fosse 100% compativel com todas as features do Tiger (penso que não estou a dizer nenhuma asneira.
Um aparte. Nunca tive um Mac OS mas percebo o teu encanto.
 
Desde já obrigado pelas respostas!

Quanto à base de dados, preciso origatoriamente do SPSS para construção de bases de dados de inquéritos para posterior análise estatística com o mesmo programa. Sei que exsite uma versão para o Mac, mas não sei até que ponto terá todas as opções que necessito. É uma questão de perguntar a alguém que use. Se não der, então a migração para Mac estará fora de questão.

Quanto ao iBook, penso que será um pouco para esquecer. Isto porque o novo OSX Tiger usa e abusa de gráficos, e não sei até que ponto a gráfica dos iBooks aguenta tanta 'mariquice', podendo ficar relativamente lento o uso do osx com tudo ligado.

A minha questão é mesmo ter que largar o pc desktop para ir para um powerbook... aqui é que me está a doer... vou ler os links que o Metro arranjou! :x2:
 
Pq não pensas no Mac Mini.
É o melhor de dois mundos e muito mais barato.
Ficares so com o Mac é capaz de dar algum problema principalemnete para quem está a entrar.
A minha recomendação era um portatil com windows e um Mac Mini para veres se realmente gostas e depois mudar de vez se for o caso.
Imagino que um Mac mini se consiga vender bem qd o decidires fazer.
O problema é mais arranjar um:)
 
Pois... essa do mac mini não é má ideia. Para já, para já, vou experimentar o Panther no CherryOS ou no Pearpc (não sei qual é que será o melhor emulador) para dar uma olhadela, e experimentar algum software (a ver se consigo arranjar o SPSS para Mac). Sei que vai ser algo lento, mas já é um principio.

CA3iRO, ainda estive hoje na ***** do colombo e tinham lá. Mas aqueles Powerbooks.... :wow:

Tks a todos! Pelo menos já deu para abrir horizontes e refrear a febre que me assolou durante umas horas! :x2:
 
Usa o pearpc, mas aviso-te: abaixo de 2500Mhz, esquece. Não corre nada de jeito.
Som, esquece.
USB, esquece.
Net, esquece.

Se fôr só mesmo pra experimentar como eu fiz, força! Dá pra aprender a mexer no OSX num PC na boa. Mas não fiques com falsas esperanças!


PS: Recomendo-te comprar uma pasta zipada que anda na loja "RazorBack2", já com o OSX pronto a usar.
É só deszipar e correr.

Instalar com o emulador é uma dôr de cabeça.
 
cantara disse:
Ainda bem que avisas, que ia instalar o Panther. Tks! :001:

Pelo que tenho visto aqui no forum conseguir instalar isso é uma sorte.
Não esperes mesmo nada de jeito.
A emulação é uma treta.
 
Metro disse:
Se há algo onde temn que se dar crédito ao pessoal que desenvolve o OS X é que em cada release a nova versão é mais rápida do que a versão anterior. Isso é algo que nunca se viu em Windows e que penso que é pouco valorizado.
Este ponto responde à desactualização.

Falas-te em bases de dados tens uma de trazer por casa. (Se o Tafinho lê isto vai logo dizer que não é uma base de dados:) ) que é o FileMaker Pro que existe para Mac e Windows.

Umas coisas para te enterteres se ainda não viste.
http://www.anandtech.com/mac/showdoc.aspx?i=2404 - e sim o Anand aponta alguns aspectos negativo:)

http://arstechnica.com/reviews/os/macosx-10.4.ars

Este artigo deve ser à tua medida.
Vê a segunda página:D
http://arstechnica.com/reviews/hardware/pbg4.ars/1

A opção para mim seria um Mac Mini com uma grafica que fosse 100% compativel com todas as features do Tiger (penso que não estou a dizer nenhuma asneira.
Um aparte. Nunca tive um Mac OS mas percebo o teu encanto.

O Mac Mini n tem uma gráfica q suporte pixel shaders, logo n é compatível com o core image do Tiger.
 
johncool disse:
O Mac Mini n tem uma gráfica q suporte pixel shaders, logo n é compatível com o core image do Tiger.

Certo. Mas nada que atrapalhe a instalação e o uso do Tiger no dia a dia.
O Anand instalou o Tiger num Mac Mini e não disse nada de especial sobre este assunto.
De qq forma só me dá razão para pedir um upgrade ao Mac Mini.
Suporte para 2 dimms, disco de 3,5 e uma grafica que suporte o Tiger a 100%.

Podia ter mais 5 cms que eu não me importava:)
 
kidloco disse:
Meio gay esta frase nao ? :joker:

Sua, sua , sua:D

Tu percebeste o que eu queria dizer.
O teu Steve Jobs tb faz asneiras e não são poucas.
Lançar o Mac Mini tão pouco tempo antes do Tiger e fazer esta burrada ainda é maior do que a de mandar só 256MB de RAM com os PCs. Essa ainda dá para resolver agora esta do Mac Mini be my guest:)
 
Pra k keres tu o Core Image no Mini ? :P

Este mini foi feito pro Panther...a próxima revisão já será a pensar no Tiger (se existir essa revisão). Qtos aos 256 de ram, todo e klk mac vai passar a trazer 512...as revisões estão a ser feitas gradualmente.
 
kidloco:
É isso que me custa. O pessoal que gosta de Macs não vê mal nenhum em nada.
Eu não preciso do Core Image para nada mas se lançaram o Mac Mini e tão pouco tempo depois lançam o Tiger podiam ter pensado nisso.
O pessoal é mais que obvio que vai passar para o Tiger.
Para mim faz todo o sentido que o Mac Mini suportasse a 100% o Tiger. Não é isso que acontece.
Quanto à RAM essa desculpa não serve. Os gaijos não viram que com 256MB de RAM não dá para ter mais do que um programa aberto (opinião do anand não é minha) e que com 512MB de RAM o Mac fica com um desempenho completamente diferente...

Até fiquei com vontade de defender o Bill Gates :lol:
 
Back
Topo