Ubuntu 9.10 - Apresentação > Já Disponível <

Não fiz uma fresh install, actualizei do 9.04 para 9.10 continuando com a formatação em ext3.

Para já, como upgrade estou arrependido. À primeira vista não vejo nada de novo, mas ok, eu sei que as verdadeiras melhorias de SO mtas vezes são aquelas que os users menos sentem. Mas em termos práticos, para já, ficou bastante mais lento a entrar.

Além disso, fiquei com 3 versões de kernel no GRUB.

Obviamente, vou formatar em breve em ext4 e meter uma fresh install, pq isto como upgrade ficou aquém :S Espero que com fresh install o arranque volte a ser pelo menos tão rápido como era no 9.04. A médio prazo espero sentir algumas melhorias que justifiquem esta mudança...
 
Tenho tido esta release numa VM desde a Beta e funciona muito bem.

O Ubuntu tem pouco a pouco tornado-se um sistema completo, capaz e bastante agradável. Considero-o hoje em dia capaz de competir com o Windows e Mac OS X na maioria das situações. O suporte 3rd Party é sempre o calcanhar de aquiles mas já estamos muito melhor servidos do que há uns anos. Esperemos que a tendência se mantenha.

Se não fossem algumas tecnologias que necessito que apenas estão disponíveis para Windows já andava todo contente de Ubuntu 9.10 :P
 
Para os utilizadores do vlc já devem ter reparado que não desactiva o gnome-screensaver, ou seja, se estiverem a ver um filme, em determinada altura o filme começa a desaparecer lentamente :P
Ontem estava eu descançado a ver uma série quando me aconteceu, o bug já está reportado.
 
Agora sim, fiz fresh install e a coisa está a correr bastante bem :) Está mais rápido, e a ligeira optimização visual, nomeadamente os icones lol, ficou ligeiramente mais agradável à vista.

O gajo não está é a conseguir ir buscar packages para mp3, etc...automáticamente :S

Edit: Dps de fazer os primeiros updates automáticos, já está a ir a buscar todos os plugins/packages automáticamente :P

O sistema está mais estável e fluido que o anterior, fixe :)
 
Última edição:
Early adopters bloodied by Ubuntu's Karmic Koala

Smooth Windows upgrade it ain't
By Gavin Clarke in San Francisco • Get more from this author


Ubuntu 9.10 is causing outrage and frustration, with early adopters wishing they'd stuck with previous versions of the Linux distro.

Blank and flickering screens, failure to recognize hard drives, defaulting to the old 2.6.28 Linux kernel, and failure to get encryption running are taking their toll, as early adopters turn to the web for answers and log fresh bug reports in Ubuntu forums.

Reg reader motoh delivered a warning on moving to Ubuntu 9.10 from version 9.04 - Jaunty Jackalope - in comments on our review of the new OS here. "If you upgrade from Jaunty beware. You may have a rough ride. I made my mistake by trying too soon. Wait the usual month," motoh wrote. Angus77 at Ubuntuforums.org agreed: "This is so frustrating! Jaunty was a snap to install."

They're in good company, as more than a fifth of people upgrading to Ubuntu 9.10 have reported issues they can't fix, according to an Ubuntuforums.org poll here. Only around 10 per cent of those upgrading or installing reported a completely flawless experience.

Overall, those installing Ubuntu 9.10 on a clean machine are having a slightly easier time than those making the upgrade. Users installing Ubuntu 9.10 were able to solve more of the niggling problems than those trying to upgrade from an older version.

Canonical and Ubuntu should be worried. Typically, it's the more technical users overall who install Ubuntu - and early adopters tend to be the most technical of the technical.

If these people are experiencing problems they cannot solve, then the outlook for Ubuntu among a broader, less technical consumer base - especially on prized netbooks against Windows 7 - is not great.

And that's a sentiment already being voiced in the Ubuntu forums. Ubuntu 9.10 upgrader graydo64 posted: "Wish I'd done a clean install. Appreciate that as an existing and generally content Ubuntu user I'm not Joe Public but if I were I'd have dropped Ubuntu at about 9.30 last night and toddled off to find a copy of Windows 7."

The problems causing the biggest headaches are in graphics, with reports of flickering or dead screens. Adopters have re-downloaded and re-installed Ubuntu 9.10, and people have scoured the web for answers only to hit the same issues.

A bug has now being filed in Ubuntu forums on how Ubuntu 9.10 breaks graphics drivers and X, preventing log in or startx.

Motoh wrote in our comments section: "A wealth of X server issues have cropped up, causing black screens with hard to trace causes. Proprietary driver activation has become buggy, and program crashes are routine instead of rare."

Motoh called Ubuntu 9.10 "a huge disappointment", writing "All in all, a very underwhelming release. You can do better, Canonical."

A conflict with graphics cards from Nvidia and ATI seems to be the issue, but there's no answer "why" or obvious fix.

Other problems: Ubuntu 9.10 is installing the old Linux kernel - 2.6.28 - not the new, 2.6.31 kernel released in September, with Ubuntu 9.10 also failing to see hard drives on certain machines.

Encryption proved a hurdle for Ubuntu forum member w00ly, who decried the lack of automation on encrypting his home partition.

"I had chosen to encrypt the home partition when installing 9.04 and then wasn't able to get the passphrase command to complete the encryption process to work properly," w00ly wrote.

Finally, after a late night and getting some advice online, w00ly wrote: "I certainly wish the encryption mounting process was more automated like everything else is!!"

The best you can say of this situation is that the problems aren't universal. Ubuntu and Reg readers together report installing Ubuntu 9.10 on Acer Aspire A150s, Hewlett Packard 2133, IBM T60, ThinkPad T42, and EEE PC netbooks, and laptops either flawlessly or with minor issues. Still, that proves that Ubuntu has a long road to haul before installing even this popular Linux distro is the no-brainer that helps makes Windows the success it is among regular PC users.

Canonical was unable to comment on the problems at press time. ®

In The Register
 
Nunca tive uma instalação de uma distro em tão pouco tempo, como este Karmic Koala.
Não tive problemas com a distro em si, mas quero "agradecer" à Canonical por ter posto uma versão beta do GRUB na instalação, que me deixou sem bootloader ao fim de 5 dias....só com linha de comandos e sem qualquer possibilidade de conseguir fazer boot da minha partição.

E até ontem estava satisfeito com esta versão, dado que já não usava uma distro de Ubuntu à muito tempo.
 
Fazer upgrade dá mau resultado, pelo menos a mim deu. Já que o 9.10 está optimizado para ext4, e a minha instalação do 9.04 está em ext3. Eu fiz o upgrade e ficou tudo uma bosta. O boot ficou muito lento, o grub ficou com 3 versões diferentes de boot, para 3 kernels diferentes, etc...

Formatei e fiz fresh install em ext4 e não tem nada a ver. Ficou muito mais rápido e fluido. No geral não tenho tido problemas, está estável e reconheceu tudo o que tinha que reconhecer. Estou a usá-lo na boa.

A única cena que me está a dar alguma dor de cabeça, é a configuração dos sons do SO. No 9.04 era facílimo, porque tinha opções expecificas para isso. Agora no 9.10 tiraram essas opções (não sei porquê). Básicamente tens que ir às pastas substituir os sons, mas deu bronca. Fiz backup do desktop-login.ogg e meti lá um personalizado por mim. Não funcionou. Voltei a por o de origem e tb não mais funcionou. Estou sem som de login desde então. E o mais parvo, é que a pasta é partilhada e com outra conta diferente já tenho login sound. Não faço ideia o que esteja a fazer a diferença, já que a única coisa alterada foi simplesmente os ficheiros de som, que logo a seguir foram repostos. Nos foruns do Ubuntu tb há mta gente a queixar-se de problemas semelhantes.

De resto, está tudo impecável. Mas a avaliar pelas restrições e problemas na configuração dos sons, acredito que o sistema reserve algumas surpresas menos boas noutras matérias que a mim não me tocam :|
 
A Canonical devia eliminar a opção de actualizar a versão, dá sempre problemas...

De qualquer das formas, estou muito desiludido com este lançamento. O público em geral tem mais que razões para se virar para o Windows 7.
 
O que eu não percebo é este ritmo de lançamentos. Tratando-se de algo tão complexo como um Sistema Operativo, o Ubuntu anda a ser lançado a um ritmo mais rápido que os Fifas/PES lol. E dps é claro que o user comum não sente grande evolução, até porque muitas vezes, essa evolução não se traduz na utilização prática do utilizador e por isso muitas vezes o user nem sente onde está a mudança.

Bom, também é verdade que as pessoas por outro lado tendem a desesperar fácilmente por coisas radicalmente novas. Estão mal habituadas lol. Acham que o que é bom, são cenas totalmente novas e ligam mais ao visual das coisas do que à perfomance que está por detrás delas.

Seja como for, em geral estou satisfeito com o Ubuntu 9.10 ainda para mais sendo gratuito (como a maior parte das distro linux). Mas pelo que disse no 1º parágrafo, a mim não me faria a minima diferença que eles perdessem mais tempo a trabalhar antes de lançar uma nova versão. Se bem que visto por outra prespectiva, o Ubuntu é um projecto em desenvolvimento permanente e talvez isso justifique a forma com que eles disponibilizam de forma sistemática, novas actualizações e novas versões.

Enfim, as coisas são como são, cabe às pessoas serem um pouco mais realistas e não fantasiarem tanto com tudo o que tem a ver com tecnologia.
 
Última edição:
boas pessoal
sou utilizador do Ubuntu à sensivelmente 3 anos e ao fim deste tempo esboço a minha opinião.
primeiro quero dizer que apesar de tudo acho que evoluiu bastante ao longo deste tempo. Em concreto nesta ultima gosto muito do aspecto das janelas, a performance para inicio das ligações wireless parecem-me bastante melhor. muitas vezes ao ligar a placa wireless depois do sistema ter arrancado não era logo detectada a existência de uma rede já usada. gosto também da maneira simples como os icones de notificação se apresentam (sem cores -> discreto). Acho que a parte de adicionar/remover programas está melhor, apesar de continuar a usar a shell.

Agora há uma coisa que ainda não mudei e que leva a mostrar o desagrado
Quando apareceu o primeiro Ubuntu onde as partições podiam ser ext4 ouvi muitas pessoas dizerem que ainda era instável, que foi um bocado apressado usarem logo esse sistema e que era mais seguro usar o ext3 para não ter problemas, e assim o fiz e continuo por ter algum receio que esse problema não esteja resolvido.
O que me leva a dizer que a cada distribuição fico sempre com receio com o que pode trazer de mau (instável)
E isto por ter tão pouco espaço entre lançamentos

Confesso ter alguma culpa por querer sempre usar a ultima release, e por isso pensar em mudar

Com tudo penso que apesar disto o balanço é positivo
 
Pois eu sou ultilizador linux há 6 anos... e uso ubuntu desde a mais estável release que fizeram a 6.10. A 1ª LTS! E posso dizer que a actual é em minha opinião a pior e mais instável de todas. Má mesmo! Talvez só ao nível mau da 7.04 que se seguiu à 6.10.

No meu pc tem mais bugs que todas as outras juntas: 1º- não tinha som (depois consegui colocar), mas sempre que suspende deixo de ter som (para não falar que se desligo o portatil da luz lá vai o som outra vez e só recupera com restart; 2º o meu disco externo só monta 1hora depois do pc iniciar (lá arranjei solução para o montar, mas com usb 1 e não 2.0 como devia - o que o torna lento como tudo.

Isto entre bugs mais pequenos como o facto de desligar o portatil da luz e os videos passarem a estar transparentes (sim transparentes) e só se reiniciar o video posso ver o filme descansado!

Acho que foi das releases em que mais tentaram inovar dai os bugs aparecerem como nunca!

Sincerante Grub 2 para quê?


Esta é a minha opinião! Podem discurdar mas está fundamentada. Ando com pouco tempo, mas dentro de 2 semanas vou mudar para OpenSuse ou Mandriva, ou voltar ao Jaunty!

Quando cheguei ao IRC para ter ajuda em alguns bugs, mal os comecei a descrever recebi a resposta: "Bem vindo ao Karmic!" Acho que está frase diz tudo!
 
Bem, acho que me posso considerar um afortunado :P

Fiz update num portátil acer com alguns aninhos (gráfica intel 950, CPU T2300, etc) e num netbook EeePC 904 (sim, o com o celeron M) para a alpha 2 ou 3 (já não me lembro) e foi sem problemas. É óbvio que tive algumas lutas devido ao facto de andar com versões de desenvolvimento mas nada de muito grave e consegui sempre resolver rapidamente os problemas.

Actualmente estão os dois actualizados e super rápidos e estáveis... No portátil acer que tenho usado sempre só tenho mesmo usado ubuntu e até agora o único glitch que me queixo é com o hibernar que atrofia o X...
 
Estou a usar o Kubuntu 9.10 desde o lançamento e até agora 5*, super rápido, estável e bonito. Estou já a usar mais o Linux que o windows devido a estar tudo a funcionar bem sem grandes problemas.
Estão no bom caminho.
 
Pois eu sou ultilizador linux há 6 anos... e uso ubuntu desde a mais estável release que fizeram a 6.10. A 1ª LTS! E posso dizer que a actual é em minha opinião a pior e mais instável de todas. Má mesmo! Talvez só ao nível mau da 7.04 que se seguiu à 6.10.

No meu pc tem mais bugs que todas as outras juntas: 1º- não tinha som (depois consegui colocar), mas sempre que suspende deixo de ter som (para não falar que se desligo o portatil da luz lá vai o som outra vez e só recupera com restart; 2º o meu disco externo só monta 1hora depois do pc iniciar (lá arranjei solução para o montar, mas com usb 1 e não 2.0 como devia - o que o torna lento como tudo.

Isto entre bugs mais pequenos como o facto de desligar o portatil da luz e os videos passarem a estar transparentes (sim transparentes) e só se reiniciar o video posso ver o filme descansado!

Acho que foi das releases em que mais tentaram inovar dai os bugs aparecerem como nunca!

Sincerante Grub 2 para quê?


Esta é a minha opinião! Podem discurdar mas está fundamentada. Ando com pouco tempo, mas dentro de 2 semanas vou mudar para OpenSuse ou Mandriva, ou voltar ao Jaunty!

Quando cheguei ao IRC para ter ajuda em alguns bugs, mal os comecei a descrever recebi a resposta: "Bem vindo ao Karmic!" Acho que está frase diz tudo!
O pessoal que experimentou o 9.10, não gostou e vai mudar o que vai fazer? voltar a uma versão anterior? escolher outra distro? e se sim qual?
 
Back
Topo