1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ubuntu 9.10: Karmic Koala

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por VuDu, 20 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 172; Visualizações: 38415)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. VuDu

    VuDu Power Member

    Ubuntu 9.10 Is The Karmic Koala





    EDIT:
    Ubuntu 9.04 - "Jaunty Jackalope"
     
    Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  2. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

    Mark Shuttleworth, anuncia as novidades previstas para o UBUNTU 9.10.

    Segue a carta traduzida do anuncio:

    “Senhores e senhoras, deixem-me apresentar-vos o Karmic Koala, o novo membro da nossa menagerie aliterativa. Quando estão à procura de inspiração além do da estagnação de funcionalidades do Jaunty, espero que pensem no Koala, a nossa mascote oficial do Ubuntu 9.10. E se me derem um minuto, mostrarei todos os objectivos a que nos propomos até ao seu lançamento.
    Versão servidor
    Um bom coala sabe como ver o que é importante sem se perder com muitos pormenores (“see the wood for the trees”), mesmo que a sua cabeça esteja nas nuvens.
    O Ubuntu pretende manter o software livre a par do cloud computing (computação em nuvem) incluindo APIs do Amazon EC2, e tornando mais fácil para qualquer um, configurar a sua própria “nuvem” utilizando inteiramente ferramentas livres. Estamos ainda em fase Beta com a AMI base do Ubuntu a ser usada no Amazon EC2.
    Durante o ciclo Karmic queremos que a submissão de aplicações para a cloud seja fácil, com aplicativos simples prontos a usar ou simplesmente adicionando uma imagem personalizada. O Ubuntu-vmbuilder torna fácil a criação de uma AMI personalizada, mas um portfólio de perfis de imagem standards permitirá uma colaboração mais simples entre pessoas que estejam a desempenhar tarefas semelhantes no EC2.
    Não poderia o apt do Ubuntu tornar a selva da “Amazónia” mais fácil de navegar assim como, por exemplo, o APT?
    E se quiser construir a sua própria cloud estilo EC2? De todas as árvores da floresta, a favorita de um coala é o eucalipto. O projecto Eucalyptus, da UCSB, permite-lhe criar uma cloud do estilo EC2 no seu data center, ou no seu harware. Não é coincidência que o Eucalyptus tenha acabado de ser integrado no universo e que seja parte do Jaunty - durante o ciclo Karmic esperamos fazer com que essas nuvens dancem, com crescimentos e decrescimentos dinâmicos de alocação de recursos dependendo da necessidade.
    Um coala inteligente sabe que a melhor forma de conservar energia é adormecer, e nestes dias até os servidores se podem suspender e regressar da suspensão, por isso imagine se pudéssemos tornar possível a construção de uma funcionalidade de cloud computing que decrescesse a sua utilização de energia virtualmente para zero apenas fazendo uma sesta no calor do meio-dia, e acordasse apenas quando houvesse trabalho a ser feito.
    Não há necessidade de beber da fonte da energia quando não há nada para se fazer. Se todos nós percebemos, o nosso Koala ajudará a destronar o mercado dos ursos. Se tudo isto soa um pouco aberto e confuso, então atingimos o ponto fulcral na futurologia da computação em nuvem.
    Deixe-me convidá-lo para se juntar a nós na UDS [Ubuntu Developer Summit] em Barcelona, onde iremos definir exactamente o conjunto de funcionalidades a incluir em Outubro.
    Versão desktop
    As primeiras impressões contam. Estamos a seguir intensamente o desenvolvimento do kernel mode setting, que promete um arranque suave e livre de “piscadelas”. Consideraremos opções como o Plymouth da Red Hat [novo processo de arranque gráfico], para um arranque gráfico em todas as placas que o suportem.
    Fizemos há uns anos o ecrã splash com o Usplash, mas é altura de mudarmos para algo novo. Portanto as boas notícias são: o novo arranque será lindo. As más notícias são: não terão muito tempo para o apreciar! Demoram-se apenas 35 dias a construir um novo Koala, por isso achámos que deveria ser possível chegar a um desktop cheio de estilo muito mais rápido que o costume. O objectivo para o Jaunty num netbook é 25 segundos, portanto veremos quanto conseguiremos reduzir no Koala.
    Estamos também com esperança em dar-vos um nosso sistema de login que complemente o arranque gráfico, que trabalhe tão bem para grupos pequenos assim como para instalações muito grandes.
    Para aqueles que conhecem o Mini Me, ou que já possuem um Dell Mini, o Ubuntu Netbook Edition será actualizado por forma a incluir toda a última tecnologia da Moblin, e modificado para trabalhar ainda melhor em ecrãs verticalmente encurtados. Com milhões de netbooks Linux por aí, temos aprendido e adaptado a usabilidade para construir o Koala mais fofinho de sempre.
    Queremos também garantir que o Netbook Remix se instala facilmente e trabalha brilhantemente qualquer hardware actual de netbooks, por isso considerem este apelo para testar o Ubuntu 9.04 se são orgulhos donos de um destes delicados objectos.
    O desktop estará coberto de dedadas de designer - agora estamos entusiasmados em dar-lhe um novo look.O castanho tem servido bem, mas o Koala está a considerar outras opções. Venham à UDS para dar uma olhada no novo look.
    (…)
    Um Koala recém-nascido permanece cerca de 6 meses junto da sua família antes de se aventurar sozinho pela selva. Parece perfeito para um lançamento Ubuntu! Espero ver-vos em Barcelona, e ainda antes, na festa do lançamento o Jaunty. Até lá, fiquem bem.”
     
  3. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

    É so para lembrar para quem não sabe que já vai sair na próxima quinta-feira dia 14 de Maio, a versão Alpha 1 do Futuro Ubuntu 9.10 Karmic Koala!

    Lá vamos nós outra vez... :-D
     
  4. h9nrik

    h9nrik Power Member

    O arraque. Vao deixar o usplash.

    "Consideraremos opções como o Plymouth da Red Hat [novo processo de arranque gráfico], para um arranque gráfico em todas as placas que o suportem.
    Fizemos há uns anos o ecrã splash com o Usplash, mas é altura de mudarmos para algo novo. Portanto as boas notícias são: o novo arranque será lindo."

    E...

    "O desktop estará coberto de dedadas de designer - agora estamos entusiasmados em dar-lhe um novo look.O castanho tem servido bem, mas o Koala está a considerar outras opções. Venham à UDS para dar uma olhada no novo look."

    http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=fedora_plymouth&num=3
     
    Última edição: 10 de Maio de 2009
  5. h9nrik

    h9nrik Power Member

    Dia 14 saberemos...

    Alpha 1 - May 14th
    Alpha 2 - June 11th
    Alpha 3 - July 23th
    Alpha 4 - August 13th
    Aplha 5 - September 3rd
    Alpha 6 - September 17th
    Beta - October 1st
    Release candidate - October 22nd
    Final release - October 29th


    New Login Experience

    video

    Logging into Ubuntu 9.10 will become much more exciting! Ubuntu will replace it’s current GDM (Login Screen) with something far sleeker, cooler and animated.

    Meet the your new ‘Log In Experience’. Watch the video to see how it works.

    This, of course, doesn’t begin to touch on what else may be included with the Koala because there are still decisions about what to include to be made.

    We do know that Cloud computing will play a large part, but whether this will relate to mainstream users more than servers or developers remains to be seen.

    Subscribe the feed or bookmark us to stay up-to-date with all the latest Karmic Koala updates, developments and announcements.
     
  6. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

  7. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

  8. flsantos

    flsantos Power Member

    A não publicitação do netinstall dever ter a ver com questões estratégicas, pois pretende-se que qualquer um possa instalar o Ubuntu, quem quiser "cavar" mais um bocado também facilmente o encontra.
    Just my 5cent;)

    Esperemos para ver o que vem aí...anunciam-se algumas coisa interessantes.
     
  9. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Ubuntu 9.10 Off To A Great Performance Start

    Começa bem :D Fiquei impressionado foi com a melhoria de performance do file system mesmo sendo os dois EXT3 :eek: Aquilo deveu-se a quê? :confused: Nos testes recentes que vi ao fedora com esse kernel não mostravam essa melhoria :confused:
     
  10. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Finalmente lembraram-se de algumas optimizações práticas :D
     
  11. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    bem... isso tá tudo atrofiado :P aqui deu erros atrás de erros com as dependências :P Parece que por algum motivo eles não o publicitam muito :P
     
  12. Larbac

    Larbac [email protected] Member

    Já instalei o Kubuntu em VB, e para já nada de novo, nem em termos de login.
    Vem com novo kernel 2.6.30-5, mas o KDE é o 4.2.85 Beta1.
    Vamos aguardar serenamente pelas novidades.
     
    Última edição: 17 de Maio de 2009
  13. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

    Ainda estamos no primeiro Alpha e já tem ganhos consideráveis na velocidade! :eek: O Ubuntu Karmic penso que vai dar um salto muito grande em relação ao que estavamos habituados nas versões anteriores, principalmente em relação ao aspecto do próprio ubuntu!
     
  14. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

    Saiu hoje o Ubuntu 9.10 Karmic Koala Alpha 2!

    Este novo alpha trás como grandes novidades o sistema de ficheiros Ext4 já por defeito na instalação e também o sistema de arranque GRUB2!
    O GNOME 2.27.1 e Linux kernel 2.6.30 já vem do primeiro Alpha!

    Site Oficial: http://www.ubuntu.com/testing/karmic/alpha2



    O próximo Alpha 3 do Karmic Koala sai no dia 23 de Julho de 2009
     
    Última edição: 12 de Junho de 2009
  15. alakazan

    alakazan Power Member

    "Due to the conversion to GRUB2, installation will fail if you try to install Karmic Alpha 2 on a system with other OSes installed. This will be fixed for Alpha 3."

    assim pouca malta não pode testar... não vou tirar o windows para instalar esta alpha 2.
     
  16. never die

    never die Power Member

  17. Impersonator

    Impersonator Power Member

    Saquei o UNR, que supostamente já tem por base a versão alfa do ***** e... Basicamente irritou-me que não funcionasse o clique esquerdo no touchpad do meu Eee PC 901.
     
  18. Novidade do Ubuntu 9.10 Karmic Koala: Empathy vai substituir Pidgin e Ekiga. Ver aqui .
    A team do Ekiga prometeu adicionar algumas das funcionalidades em falta até Outubro, e trabalhar non-stop para o Empathy se colocar, pelo menos, ao nível do Pidgin.

    Por isso, vamos a testar e a reportar bugs :001:
     
  19. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

    Os senhores da canonical vão substituir o Pidgin pelo Empathy na próxima versão do Ubuntu Karmic Koala ! A decisão parece que foi tomada durante a Ubuntu Development Summit que ocorreu em Barcelona. O Empathy vai substituir o Pidgin e Ekiga como cliente de mensagens instantâneas e VOIP e os programadores prometeram colocar este no mínimo com as funcionalidades do Pidgin até ao lançamento do karmic!
     
  20. Homem do Saco

    Homem do Saco Power Member

    Mais cedo ou mais tarde teria que ser.

    O pidgin é muito bom, mas infelizmente a equipa que o desenvolve é pouco ambiciosa e um bocado teimosa. Pelo menos o Empathy já tem suporte para webcam e voice chat e alguns protocolos, o que mostra que estão abertos a avançar.

    Se o Empathy se tornar o client default do ubuntu vai ter um boost enormea nível de utilizadores que se pode vir a traduzir no desenvolvimento. Espero que isto seja um passo importante para preencher uma lacuna do linux, um bom suporte para im, com webcam/voice chat e outras coisinhas inuteis mas engraçadas.
     
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página