Um dos motivos para mudar de Windows , sistema espia...

Minguno

Power Member
Artigo que me pareceu bastante eloquente da parte de Steven J. Vaughan-Nichols, na ZD-Net que vos refiro abaixo:

http://www.zdnet.com/article/sick-of-windows-spying-on-you-go-linux/

Sucintamente fala-nos da problemática dos serviços do sistema Windows que são usados para enviar , tratar dados do usuário face a terceiros com toda a problemática que isso traz .
Refere também que essa prática não é exclusiva do Windows estando em aberto a utilização dessas práticas em outros também.

Cita também -> "You know all that stuff you've heard about how all of IT was going to the cloud? Guess what: That's already happened for most major data center and server operations and now it's come for the desktop"

Uma prática que se extendeu e a qual pode ser tremendamente prejudicial ao dono dos dados, além de que se estende por ramos empresariais diferentes - o famoso serviço de data a empresas - onde a problemática está no facto de que se alojas os dados numa nuvem eles deixam de ser teus são a partir desse momento também de outros, alojado num data sabe-se lá onde e gerido acessado por sabe-se lá quem e como.

Sobre o Cortana que ele tb cita dizer que há muitas alternativas em código aberto e não é por esse campo que um usuário deve primar por escolher Windows.

Espero que gostem e se puderem divulguem, lembrando que privacidade em Windows só existe se o cabo de rede ou acesso rede estiver desligado.
 
Já me livrei desse cancro há anos. Uma das melhores decisões que já tomei.

Ontem, infelizmente, tive de usar um portátil de um conhecido com Windows 7. Imaginem o filme... portátil matacão de plástico, desktop cheio de tralha, lento ao ponto de se arrastar e o proprietário inculto, informaticamente falando... portanto o maior pesadelo de qualquer tech savvy.

E já agora um conselho para as escolinhas deste país: comecem a usar Linux e software free/open source.
E um conselho para o nosso governo: obriguem a usar formatos abertos para documentos (o UK já o fez). E o ideal seria mesmo deixarem produtos Microsoft de vez. Confesso que me faz confusão um organismo soberano como um governo usar software de uma empresa americana (talvez o país que mais espia, incluindo aliados) que é mais que sabido que faz recolha de informação dos seus usuários. Acho inconcebível!

Também seria bom ir às Worten's ou às *****'s desta vida e haver portáteis/desktops com Linux pré instalado. Nem que fossem 10%, mas ao menos haveria alguma liberdade de escolha.
 
Tb nem tanto ao mar nem tanto à terra...

Eu uso Linux e Windows pois por muito que queira há programas em windows que simplesmente não há em linux já para não falar no facilitismo de certos aspectos do windows.

BTW...alguém conhece um programa tipo Adobe Acrobat para linux que permita colocar notas/apontamentos/stickies nos pdf's em Linux?
 
Última edição:
Tb nem tanto ao mar nem tanto à terra...

Eu uso Linux e Windows pois por muito que queira há programas em windows que simplesmente não há em linux já para não falar no facilitismo de certos aspectos do windows.

BTW...alguém conhece um programa tipo Adobe Acrobat para linux que permita colocar notas/apontamentos/stickies nos pdf's em Linux?

Até por terminal há disso, tens alguns para editar pdf , é dizer cortar , apagar , escrever por cima e tb podes usar GIMP se quiseres o maior problema será que não se note depedne de dar com a fonte, ver o doc com uma grade etc...

Alguns exemplos - este é uma GUI que eu mesmo fiz para flpsed terminal que serve para adicionar se se quiser e manipular info -

https://sourceforge.net/projects/flpsedgui/

PDF-Shuffler (corte união)
gPDFText (extractor de texto)

Master PDF Editor (TB par a windows)

gImageReader (extractor gráfico)

Pdfcube ( para ver um pdf em cubo)

PDF to text -> https://en.wikipedia.org/wiki/Pdftotext (se for simple podes perfeitamente extrair texto)

fbi - para ver no terminal o pdf podendo copiar fácilmente partes de texto se quiseres

Xournal - https://andalinux.wordpress.com/2013/01/17/como-editar-un-pdf-en-linux/

Libreoffice tb pode fazer isso.

Já agora há muita mais oferta de programas até raros como conversores, extractores etc para GNU/Linux do que para windows, outra coisas é que não sejam divulgados promocionados nas grandes páginas de grandes visitas ou páginas dedicadas, tens de te lembrar que alguns posts em algumas páginas são pagos e quem pode pagar não são os tipos que escrevem código livre são mesmo as empresas de software dedicado e portanto os outros passam despercebidos, além de que em GNU/Linux poes fazer um script que faça o que uma GUI faz pois o código tende sempre a ser aberto a reescrita e reuso. Mais ainda a windows aplicava sistemas escala no seus browser IE o que fazia que determinados conteúdos tendessem a ser escondidos dos usuários por exemplo programas alternativos e páginas sobre temática desses mesmo no campo software livre, tal qual o Google te apresenta umas páginas em função da busca em ordem descendente eles faziam isso dentro dos seus produtos mas de forma a esconder o que não lhes interessava a eles e portanto continuam a fazer, assim como acessam os dados de cada windows podem estudar os usos dele se quiserem...

Porgrama que não há em GNU/linux acho dificil se puderes cita algum, pode haver algum que não tenha alternativa mas normalmente há 2 ou 4 para windows e 6 ou 7 para GNU/Linux , podem é funcionar de forma menos eficiente em função do código ou não serem tão click use...

Onde o windows ganha ainda espaço é nos jogos (tema compatibilidades no resto penso que já não.
 
O que necessito é algo não para editar os pdf's puro e duro mas para colocar notas em balão sobre determinadas zonas dos pdf's (quem usa acrobat sabe o que digo) e alguns dos que me indicaram já testei e não dão para fazer isso: depois tb me surge o problema » outra pessoa abrir o PDF e a nota que coloco não estar na zona onde coloco e estar mais ao lado, para cima ou para baixo...

Já me convenci que não tenho alternativa para aquela tarefa e instalar Wine para meter o acrobat a funcionar tb não é solução para mim...
 
Pois as anotacoes em rodape nao me servem...tem mm de ser como o acrobat faz. Talvez daqui a uns tempos qd voltar a formatar pense numa solucao com Wine pq continuar com WXP naquela maquina comeca a deixar de ser seguro.
 
RuFuS tu queres adicionar elementos gráficos a um documento em formato PDF, isso faz-se com ferramentas gráficas se quiseres tipo GIMP e mesmo Scribus mantendo o formato .PDF (exportação a esse formato via GIMP ou outro) . Por ecemplo ->

https://pt.scribd.com/doc/276103526/Edit-Gimp

Eu abri o GIMP coloquei o balão e lá dentro está um texto que eu escrevi, abri o adobe reader e está no sítio certo abri no evince e tb está presumo que seja isso que queres fazer e isso é bem mais fácil que por exemplo cortar editar texto em PDF com ferramenta de edição e corte é apenas pegar num editor gráfico e pronto ir pondo o que desejamos.

Podes abrir esse link onde meti o PDF para veres no teu adobe e certamente o balão não deve mudar de local.

Força.
 
@Minguno e como é que editas ou eliminas o balão? Apagas com as ferramentas gráficas? Isso seria muito pouco conveniente.

Ora aí fica -

https://pt.scribd.com/doc/276121039/editgimpborboleta

Fiz o mesmo só tive de apagar o balão , abri no adobe reader e está bem abri no evince igual , no Okular igual etc. Tal qual fiz isso fácilmente se poderia fazer tipo nota pomos um branco damos uma sombra e fica como se estivesse acima estilo o que vemos nos livros com notas etc...
 
Já me livrei desse cancro há anos. Uma das melhores decisões que já tomei.

Ontem, infelizmente, tive de usar um portátil de um conhecido com Windows 7. Imaginem o filme... portátil matacão de plástico, desktop cheio de tralha, lento ao ponto de se arrastar e o proprietário inculto, informaticamente falando... portanto o maior pesadelo de qualquer tech savvy.

E já agora um conselho para as escolinhas deste país: comecem a usar Linux e software free/open source.
E um conselho para o nosso governo: obriguem a usar formatos abertos para documentos (o UK já o fez). E o ideal seria mesmo deixarem produtos Microsoft de vez. Confesso que me faz confusão um organismo soberano como um governo usar software de uma empresa americana (talvez o país que mais espia, incluindo aliados) que é mais que sabido que faz recolha de informação dos seus usuários. Acho inconcebível!

Também seria bom ir às *****'s ou às *****'s desta vida e haver portáteis/desktops com Linux pré instalado. Nem que fossem 10%, mas ao menos haveria alguma liberdade de escolha.
Pois mas money talks!!!
 
Tal qual fiz isso fácilmente se poderia fazer tipo nota pomos um branco damos uma sombra e fica como se estivesse acima

A parte do facilmente é que é um bocado duvidosa. Tirar notas é clicar, escrever, clicar outra vez para editar ou apagar. Não me parece que um sistema em que se tenha de usar um editor gráfico se torne popular.
 
Quando puder vou testar o método mas tenho algumas dúvidas que seja prático e me habitue...mas depressa acredito numa solução Wine... :P
 
A parte do facilmente é que é um bocado duvidosa. Tirar notas é clicar, escrever, clicar outra vez para editar ou apagar. Não me parece que um sistema em que se tenha de usar um editor gráfico se torne popular.

https://pt.scribd.com/doc/276213883/Edit-Gimp-Not-As

Poderiam fazer assim.

Tanto no xournal como noutros podem fazer anotações nos PDF, o Adobe Reader funciona em Linux, têm o pdfedit, o Okular tb suporta anotações e outros haverá.

O Inkscape ajudarvos-a em todo caso se quiserem manter maior qualidade gráfica penso eu, mas também não sei ao certo se é muito maior depois de ir modificando.
 
O windows ainda continua a ser a melhor plataforma para jogos, e é única vantagem que vejo no sistema. De resto para mim, o linux continua a ser a melhor plataforma de trabalho, com maior liberdade e segurança. Tenho usado diariamente o libreoffice + wps office, bem como o gimp e inskcape, e não tenho qualquer saudades do office da ms nem do photoshop. As coisas simplesmente funcionam na perfeição, e a curva de aprendizagem já não é tão longa como à uns anos, hoje em dia temos distros para todos os tipos de necessidades e com tutoriais muito bons na internet, é só ter vontade de aprender, e depressa se começa a trabalhar com o linux.
 
Linux está a progredir. Quanto aos jogos já não estamos mal servidos de todo. Eu por exemplo, à pala dos bundles, tenho jogos que devem totalizar milhares de horas.
Contudo parece estar difícil de dar o salto. E acho que só lá vamos se e quando a Google fizer a sua própria distro. Mas não devem estar interessados pois os seus produtos residem na cloud logo o Chrome OS é o ideal para eles.
A Canonical já fez e continua a fazer muito pelo Linux, mas o desktop não é a prioridade deles.

Honestamente podemos ficar como estamos que eu não me queixo, já uso Linux 100% do tempo actualmente.
Mas seria bonito se um dia chegássemos, pelo menos, aos 10% de market share.
 
Já me livrei desse cancro há anos. Uma das melhores decisões que já tomei.

Ontem, infelizmente, tive de usar um portátil de um conhecido com Windows 7. Imaginem o filme... portátil matacão de plástico, desktop cheio de tralha, lento ao ponto de se arrastar e o proprietário inculto, informaticamente falando... portanto o maior pesadelo de qualquer tech savvy.

E já agora um conselho para as escolinhas deste país: comecem a usar Linux e software free/open source.
E um conselho para o nosso governo: obriguem a usar formatos abertos para documentos (o UK já o fez). E o ideal seria mesmo deixarem produtos Microsoft de vez. Confesso que me faz confusão um organismo soberano como um governo usar software de uma empresa americana (talvez o país que mais espia, incluindo aliados) que é mais que sabido que faz recolha de informação dos seus usuários. Acho inconcebível!

Também seria bom ir às *****'s ou às *****'s desta vida e haver portáteis/desktops com Linux pré instalado. Nem que fossem 10%, mas ao menos haveria alguma liberdade de escolha.

Sinceramente concordo completamente com o que disseste e ainda não me mudei a 100% para linux porque sou o típico gamer e grande parte dos títulos não saem para linux, tendência que penso estar a mudar e espero que continue :)
 
Boa tarde pessoal.

Vi este tópico e suscitou-me curiosidade. Entretanto fui pesquisar e encontrei uma noticia no pplware que fala sobre isto, porém não fiquei totalmente esclarecido quanto ao tipo de conteúdos que o windows espia.

Será que alguém pode dar exemplos?

Relativamente ao Linux, este é livre de tal problema? Como é que têm a certeza?

Cumprimentos.
 
@AMSA

Não sei dizer ao certo porque, como não uso Windows, nem sequer me dou ao trabalho de tentar saber.
Mas suspeito que devem espiar os teus hábitos: os sites que frequentas, as compras que fazes. Acho que com o novo sistema de voz, Cortana, conseguem ter acesso a tudo o que falas.
Já para não falar dos backdoors da NSA que já é falado há anos que foram colocados no SO.

Quanto ao Linux, o único sistema parecido que conheço é o do Ubuntu versão Unity que faz sugestões de produtos da Amazon quando utilizas a Dashboard. Mas o sistema é totalmente reconhecido pelo Canonical (empresa responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu) e é justidicado pelo facto de, por ser um SO gratuito, precisarem de ter alguma revenue para pagarem custos. Mas o sistema dá para desactivar.
A vantagem do Linux é que, por ser um sistema aberto, qualquer um pode inpeccionar o código. E até agora não tenho ouvido falar de falhas graves no que toca à privacidade.
Ao contrário do Windows, em que ninguém tem acesso ao código, logo as suspeitas podem estar largamente subvalorizadas como sobrevalorizadas. Ninguém sabe.

Eu, pessoalmente, prefiro Linux.
 
Back
Topo