Um dos motivos para mudar de Windows , sistema espia...

Eu já deixei de usar Windows há um bom tempo... E não sinto vontade nenhuma de voltar...
Eu uso o elementary OS, é uma distribuição baseada na LTS do Ubuntu. Esta distro é simplesmente fantástica!
 
Actualizando - http://elbinario.net/2015/09/02/el-nuevo-juguete-del-nwo-se-llama-window-10/
"
Al actualizar a Windows 10 se pondrá en manos de una empresa privada la poca privacidad digital con la que cuenta un usuario, toda la información personal la tendrá una empresa privada que está sujeta a las leyes de otro país y Microsoft no dudará en entregar los datos que le requieran a petición de una orden judicial. Desde la compañía aseguran que todo esto es para una mejor seguridad y para ofrecer un mejor servicio al usuario pero está claro que es un método de control."

"
Microsoft recopila una gran cantidad de datos sobre gustos, usos, preferencias… Pero esto no es nada nuevo, Windows 7 y 8.x también espían, los usuarios que decidan quedarse en alguna de estas versiones recibirán actualizaciones que atentan contra la privacidad al igual que en Windows 10, muchos expertos en privacidad aconsejan desinstalar las siguientes actualizaciones:

KB2670838
KB29776978
KB2505438
KB3035583
KB3021917
KB2952664
KB3075249
"

"Los usuarios que quieran cifrar su disco duro tendrán que adquirir una edición que incluye BitLocker, la herramienta de Microsoft."

Para evitar que me moderem outra vez e bloqueiem a visualização dos posts que faço :

Informação adicional àqueles que queiram aconselhar a deixar o janelas substituindo por sistemas GNU/Linux a poder ser outro que não Ubuntu oficial.

Se tiverem algum amigo que use Windows aconselhem vivamente a mudar de sistema já há muito tempo que o janelas implementa estas políticas no entanto noutro tempo a WEB era outra e os métodos de seguimento web e equipamentos eram tb outros, com a união de sistema que enviam tudo a terceiros ou que não desactivem serviços mesmo o usuário desactivando é impossivel saber o que realmente se transmite, aliamos a isso as problemáticas p2p e a perseguição dessa aplicações o acesso a mails e agendas as famosas clouds e estará tudo exposto a uso indevido e esse é o maior problema mesmo para aqueles que pensem "eu nã oescondo nada" - o problema real é que depois os dados não são só armazenados são estudados e até vendidos mesmo com acordo de licença a partir do momento em que os dados saem para terceiros o que se faça com eles está fora do nosso alcance.
No caso de ambientes empresariais , instituições ou escolas o uso de sistemas deste tipo é um atentado do ponto de vista autonomia.
No caso de empresas provavelemente maior questões económicas , bolsas etc.

Se usarem o janelas web off se não não usem isto para aquela frota de users que andam com janelas e linux num mesmo terminal pc.

Uma outra problemática que hoje se põe é certos sistemas baseados em código aberto e licenças GPL usarem serviços similares como o Ubuntu que tb faz transmissão de dados mas podemos neste caso bloquear o mesmo evitando essas saídas - https://fixubuntu.com/ -, dentro disso nã odeixa de ser uma política totalmente asquerosa do Ubuntu, mesmo assim comparado com o janelas que faz isto desde sempre é um pequeno aprendiz.

Que pelo menos estas informações fiquem ao vosso dispor é a intenção e fazer-vos pensar , pois sem a vossa força de pouco vale que uns apelem à liberdade de uso e acessos e outros passem ao lado, de pouco vale que uns denunciem estas políticas e depois todos os outros passem ao lado ou corram a comprar licenças de algo totalmente inóquo, colaborando com isto e com estes sistemas podemos até corroborar que tem a grande bondade de tornar mais seguro o nosso mundo afinal não temos nada a esconder e os que têm são mais fácilmente descobertos , mas por outro estamos a colaborar com uma coisa do tipo "números" cada click cada mail uma moeda, um dado de estudo uma empresa aberta, isto para alguém que nem sabemos quem é nem que faz com o que recebe de nós , mesmo estando nós contra deixamos de poder perceber o que afinal temos e somos segundo os dados que fomos deixando e semeando.

A melhor forma de evitar isto é deixar de usar o janelas e não podendo ser usando-o sem net . E sobre a net tb há todo um mundo obscuro das mesmas práticas recopilação análise e venda de dados adicionalmente mails porta aberta tipo google.
 
Última edição:
Amén!

Eu dentro dos possíveis tento influenciar e informar pessoas próximas. A verdade é que a maioria delas não quer saber porque sempre trabalhou com Windows, o MS Office é a aplicação de eleição da maioria ainda que só utilizem 10% das funcionalidades e pudessem fazer rigorosamente o mesmo com outro software, e a conversa que mencionaste de 'eu não tenho nada a esconder'. Geralmente a perda de liberdade começa sempre de uma forma inocente... o problema é que quando nos damos conta e queremos agir já está fora de controlo.

Na verdade não quero saber muito de quem não dá importância a certos valores e vai atrás de modas e maiorias. Eu fico feliz por mim e pelos 1.5% que usam Linux e o resto é paisagem.
 
Confesso que não li todos os posts do tópico mas posso dar o meu exemplo.

Desde sempre fui fã de linux pela questão do software livre e das inovações que tinha em algumas coisas face ao windows e já tentei diversas vezes migrar totalmente para Linux mas nunca consegui porque simplesmente sempre que acontecia algum erro nunca conseguia reparar o problema sem fazer novo format, além de que no geral ha sempre mais coisas para configurar do que no windows, e o meu principal problema eram os jogos, eu agora jogo pouco mas quando uso o linux para algumas coisas (liveUSB em pc's para backups e assim) tenho sempre problemas com os discos que nunca ficam montados automaticamente e sempre que tive que fazer isto a coisa nunca ficava bem.

De qualquer forma, tendo em conta que tenho contacto com linux embora a um nivel muito n00b vejo que as melhorias para facilitar o utilizador menos experiente foram enormes e a vontade de espetar com *nix de vez no meu pc é grande!
 
Confesso que não li todos os posts do tópico mas posso dar o meu exemplo.

Desde sempre fui fã de linux pela questão do software livre e das inovações que tinha em algumas coisas face ao windows e já tentei diversas vezes migrar totalmente para Linux mas nunca consegui porque simplesmente sempre que acontecia algum erro nunca conseguia reparar o problema sem fazer novo format, além de que no geral ha sempre mais coisas para configurar do que no windows, e o meu principal problema eram os jogos, eu agora jogo pouco mas quando uso o linux para algumas coisas (liveUSB em pc's para backups e assim) tenho sempre problemas com os discos que nunca ficam montados automaticamente e sempre que tive que fazer isto a coisa nunca ficava bem.

De qualquer forma, tendo em conta que tenho contacto com linux embora a um nivel muito n00b vejo que as melhorias para facilitar o utilizador menos experiente foram enormes e a vontade de espetar com *nix de vez no meu pc é grande!

Pode parecer dificil para ti no entanto GNU/Linux não é por nada mais complicado que janelas, pode parecer mas na verdade é bem mais simples isso deve-se à organização de paths, configs e opções de sistema.
O uso de terminal e de config a path files é uma questão de hábito e é bem mais simples que em janelas.
Por outro lado ao ser código aberto é mais fácil de estudar e aproveitar / reformular.
Alto suporte a programas livres e alto desempenho em GNU/Linux , (normalmente) literalmente ganhas performance com um sistema GNULinux numa mesma máquina comparado com janelas, para mais o tempo de vida útil do ambiente físico tende a alogar-se no tempo (nos portáteis a gestão de baterias é às vezes complicada).

O único motivo para se usar janelas do ponto de vista de um usuário comum é jogos que aí sim devido há falta de lançamento de drivers de suporte a gráficas ou devido à falta de bons portes a GNU/Linux o janelas ganha por goleada, no resto poderiamos dizer que tem 4 ou cinco vantagens - click install, venda / sistema a pronto uso, certos drivers suportados a blobs, facilidade de uso com base click , suporte / venda / acompanhamento oficializado junto de vendedores - e agora não me lembro de mais nada em que o janelas ainda ganhe.

Do ponto de vista empresarial - é um erro usar sistemas janelas, por gestão, tempo, I+D e uma série de outras razões (como as referidas portas abertas).

Do ponto de vista instituição , não tem razoabilidade nenhuma usar um produto janelas pago com licenças que vencem cada certo tempo e as quais exigem renovação de cerrto em certo tempo e com o devido upgrade de máquinas acresce ainda que o suporte é mal feito porque o código no sistema janelas é mal mantido , mal escrito etc. Havendo opções melhores e gratuitas não tem sentido que as instituições usem produtos privados e pagos a peso de ouro.

Do ponto de vista escolar e aprendizagem há toda a ventagem em usar e estudar código livre e apreveitar GNU/Linux na frota de pcs escolares por motivos óbvios (normalmente um usuário médio em GNU/Linux que aprendeu por ele equivale a um usuário que tirou cursos janelas pagos mas com a vantagem que os janelas no fim sabem dar clicks e o usuário GNU/Linux com o tempo sabe ler código e criar código reformular e refazer com gosto) .

Reuso uma opção importante ->
Tenho máquinas antigas com GNU/Linux que mantimento é pasta teŕmica e limpeza de pó, queimei um disco uma vez e fui eu que o manipulei ou seja dei cabo eu mesmo dele , muitas pessoas pegam no pc lá de casa velhote e mandam-no às ortigas não sabendo muitas vezes que aquela máquina com windows xp não se move mas com um GNU/Linux cobrirá perfeitamente todas as necessidades - esta certamente é uma boa razão para pelo menos lhe darem uma oportunidade - poupam dinheiro , flui sistema como nova e sobretudo usa-se.
Pessoas que recolhem pcs velhos (já vi alguns que estavam no lixo ) passaram-me pela mão e funcionam com o GNU/Linux , poder-se-iam equipar muitos locais para os cidadãos usar (associações, lojas digitais internet e competências básicas, com máquinas que saem de uso reaproveitar e dar-lhes uma função).

A única vantagem real do janelas são mesmo os jogos hoje em dia tudo o resto existe em maior e por vezes muito melhor qualidade no campo GNU/Linux + Software Livre isto a usuário final, já em escolas instituições e empresas, se o suporte for possivel sai muito mais rentável usar GNU/Linux que janelas por custos , uso e autonomia.
 
Última edição:
Só não mudei definitivamente para o Linux por causa do AutoCAD e do Office.
No primeiro caso, não encontro alternativa viável para Linux, já experimentei vários mas infelizmente não dão para o que quero.
No caso do Office, o problema é quando pretendo passar ficheiros para outras pessoas, o Office da Microsoft começa a implicar com os formatos ODF. Quando os ficheiros são só para mim, uso Libre Office mas se é preciso enviar para outras pessoas uso o Office da Microsoft. Usando o Libre Office com ficheiros docx ou xlsx também nunca corre a 100%.

Além disso, existem pequenas arestas que necessitam ser limadas. Por exemplo, no Windows, quando ligo o portátil à TV por HDMI aparece logo imagem e som. No Linux (e já experimentei várias distros) o som tem de ser configurado manualmente. Tenho de ir às definições do som e escolher a saída HDMI. Quando desligo o cabo, tenho de voltar às definições e escolher a saída das colunas do pc. Já fiz uma breve pesquisa e pelos vistos a solução não é propriamente intuitiva: http://askubuntu.com/questions/263248/set-hdmi-sound-output-automatically-on-connect-disconnect
 
Têm razão quando falam que para grande parte das pessoas Linux funcionaria, porque só usam web e office, mas do ponto de vista escolar universitário, assim como no mundo empresarial, num futuro próximo nunca se usará Linux por questões de software. Eu fui utilizador de Linux, grande parte do tempo ubuntu, durante cerca de 4 anos, mas no entanto foi so chegar a universidade para começar a usar Windows em dual-boot e posteriormente esquecer completamente Linux, por não ter paciência para andar sempre a reiniciar o pc para trocar de sistema. E a principal razão foi que 99% do software não existe para Linux, e tentar arranjar alternativas, open-source ou não, não foi solução quer por compatibilidades de ficheiros, quer por nem terem metade das opções. Um deles por exemplo é o Autocad que também o @Gotham refere que não existe nenhuma opção viável.
 
Só não mudei definitivamente para o Linux por causa do AutoCAD e do Office.
No primeiro caso, não encontro alternativa viável para Linux, já experimentei vários mas infelizmente não dão para o que quero.
No caso do Office, o problema é quando pretendo passar ficheiros para outras pessoas, o Office da Microsoft começa a implicar com os formatos ODF. Quando os ficheiros são só para mim, uso Libre Office mas se é preciso enviar para outras pessoas uso o Office da Microsoft. Usando o Libre Office com ficheiros docx ou xlsx também nunca corre a 100%.

Além disso, existem pequenas arestas que necessitam ser limadas. Por exemplo, no Windows, quando ligo o portátil à TV por HDMI aparece logo imagem e som. No Linux (e já experimentei várias distros) o som tem de ser configurado manualmente. Tenho de ir às definições do som e escolher a saída HDMI. Quando desligo o cabo, tenho de voltar às definições e escolher a saída das colunas do pc. Já fiz uma breve pesquisa e pelos vistos a solução não é propriamente intuitiva: http://askubuntu.com/questions/263248/set-hdmi-sound-output-automatically-on-connect-disconnect

Para o Autocad -> http://caelinux.com/CMS/ , vê se te serve , há uma catrafada de CAD software para GNU/Linux é uma questão de adaptação , aliás a distro que te refiro é exemplo de implementaçã oa nivel instituição e desenvolvimento.

Sobre o Office , em vez de colocar o problema do lado do usuário GNU/Linux tem de se colocar ao contrário pois se há incompatibilidade deve-se não ao formato aberto mas sim ao fechado (que não quer / não pretende / está-se marinbando para directivas de uso ) isso é porque já viram que podem brincar à vontade com quem de direito pois fazem deles meros bonecos.

Se o chip não mudar vai sempre haver problemas de isto nãdo dá isto não se vê etc, mas o problema nã oestá da parte GNU/Linux ou software livre senão precisamente da outra , por isso não se deve culpar a comunidade GNU/linux ou SL mas sim fazer cumprir e reclamar sempre que um documento não cumprir regras básicas de manipulaçã e acesso independente de plataforma.

Têm razão quando falam que para grande parte das pessoas Linux funcionaria, porque só usam web e office, mas do ponto de vista escolar universitário, assim como no mundo empresarial, num futuro próximo nunca se usará Linux por questões de software. Eu fui utilizador de Linux, grande parte do tempo ubuntu, durante cerca de 4 anos, mas no entanto foi so chegar a universidade para começar a usar Windows em dual-boot e posteriormente esquecer completamente Linux, por não ter paciência para andar sempre a reiniciar o pc para trocar de sistema. E a principal razão foi que 99% do software não existe para Linux, e tentar arranjar alternativas, open-source ou não, não foi solução quer por compatibilidades de ficheiros, quer por nem terem metade das opções. Um deles por exemplo é o Autocad que também o @Gotham refere que não existe nenhuma opção viável.


Os grandes projectos Universitários dentro de informática , auto-gestão, Desenvolvimento , são normalmente usados sobre plataforma GNU/Linux, saber se há ou é desenvolvido algum projecto com GNU/Linux numa Univ. é sinónimo de qualidade da mesma, no mundo Universidade que se preze tem grupo , derivação e projectos aliados a GNU/linux.
Tb há Univ. cá com projectos internos mas a pequena escala.
Projectos ciêntificos de escala e ponta aparecem muitas vezes por equipas Univ. que usam GNU/linux no processo.

Outra coisa é que haja países como o nosso que incitam a nível escolar a formação incapacitante ou o chamado encher chouriços e em algumas universidades o mesmo cursos de "tonteria" que servem para dizer que tens curso porque o que dás agora já passou há 5 anos ou por aí eheh.

Tira daí a ideia Universidade que se preze usa mais GNU/Linux do que pensas mesmo no programa que referes já que como é sabido com o código aberto podes derivar código e a cátedra faz muito isso daí nascem até muitos projectos que se vão depois tornar coisas importantes e seguidas por mais gente.

Só um bom professor pode fazer um bom aluno , essa é a diferença em muitas UNIV... não é pelo GNU/Linux e precisamente pelo código aberto que se há-de usar janelas "porque não tem alternativa", secalhar é mais " dá trabalho e faz puxar pelos miolos" e disso em ensino é melhor fugir senão serás tão incompetente como eles.
 
@Minguno tens razão no que dizes, mas o que eu estava a falar mais especificamente é nos estudantes e nos programas usados nas disciplinas em si em que é impossível fugir. Eu posso-te contar o meu caso mais concreto, em que estou a tirar Eng civil, em que se utiliza muitos programas de cálculo, principalmente relacionado com a parte das estruturas, e o que acontece é que o software que usamos só existe para Windows. E alternativa não funciona por duas razões, uma porque estamos a usar software que é utilizado profissionalmente na vida real, e outra é porque não existem alternativas. Por exemplo, esse de alternativa ao autocad, não consegui perceber, mas se não der para trabalhar com ficheiros dwg, dificilmente alguém lhe pega, porque dwg depois podem ser exportados para outros softwares, como por exemplo com medições e orçamentos, além de que depois tens toda uma equipa no mesmo projecto e todos têm de ser capazes de abrir o ficheiro. E o problema acaba por ser esse, não existe forma de abrir os ficheiros porque, em muitos casos, Linux nem sequer tem software para o fazer.
 
@Minguno, já conhecia o CAELinux mas infelizmente não dá para o que pretendo. Um que poderia servir era o Draftsight pois consegue trabalhar com ficheiros dwg mas o ponteiro do rato na área de trabalho do programa torna-se extremamente lento. É um problema que não consegui resolver.
As restantes opções que experimentei como o LibreCAD, FreeCAD, e outros, não trabalham com dwg o que para mim é fundamental pelas razões que o @nerds explicou e bem.

Em relação ao Office concordo plenamente. O problema não está no Linux mas no Office da Microsoft que está constantemente a queixar-se do formato ODF.
 
O ponteiro lento pode ser por falta de recursos.
Há uma catrafada de programas desses e eu nã otenho experiência em CAD conheço outros como o BRLCAD mas não sei se suportam esse arquivo ou não, só vi uma vez um exemplo de desenharem tanques com isso.

Se existem programas é porque para alguém cumprem uma função mas em algumas questões o suporte não pode ser implementado pro questões de licença aí pouco se pode fazer , muitos programas apresentam uma alternativa a essas ferramentas mas claro podem ser trabalhosas ou não serem produtivas em relação à realidade do seu contexto.

DO que eu conheço a maioria das vezes nã ose usa ou implementa soluções código aberto não porque não cumprar elas as necessidades mas sim por imposição de método de algum guru ou porque dá mais jeito ou porque é mais fácil e no youtube há uma quanta cátedra que corrobora o que estou a dizer.

Agora bem sobre CAD pouco posso falar pois não uso conheço programas instalo alguns par aver mas não uso como tal pode ser que haja esse problema com DWG e nesse caso só colaborando em projectos (código, documentação feedback , teste ) se pode oferecer alternativas que servem a todos.

E no caso de ser ficheiro código privado estamos na mesma o problema está do lado de quem o faz porque para se quebrar as coisas tem de se usar engenharia inversa e coisas dessas e quando se usa sujeita-se a problemas às vezes um bocado pesados depende de com quem se dá do lado escuro do código.

Vou tentar pesquisar a ver se encontro alguma coisa se encontrar coloco aqui , não esqueça Draftsight possivelmente falta de recursos de processador , gráficos.
 
Andei a ver e é formato fechado quando assim é e enquanto não houver uma alternativa o que se pode fazer é conversões (que podem não sair bem ) enquanto não se puder manipular nativamente o arquivo tipo.

Encontrei uma menção aqui http://askubuntu.com/questions/48700/is-there-software-that-can-view-dwg-files talvez o LX Viewer possa dar uma ajuda momentânea verifique -> http://sourceforge.net/projects/lx-viewer/files/ .

http://lx-viewer.sourceforge.net/

Tb encontrei uma catrafada de cad software mas sobre DWG este pareceu-me o que lhe pode ajudar https://www.bricsys.com/en_INTL/bricscad/ mas tem versão trial mesmo para Ubuntu.
 
O lx-viewer não dá para o que quero.
O BricsCAD ainda não experimentei. Obrigado pela sugestão.

Sobre o ponteiro, é uma situação estranha pois só na zona de desenho é que ele fica com um enorme lag. Nos menus e em tudo o resto está normal. Falta de recursos não deve ser pois o pc aguenta bem o AutoCAD e outros programas pesados. Cheira-me a problema de driver de gráfica mas, apesar das tentativas, ainda não o consegui resolver.
 
Tirando o BricsCAD que nunca usei, os outros não servem as minhas necessidades.
É pena pois era da maneira que dizia adeus ao Windows de vez.
 
Linux está a progredir. Quanto aos jogos já não estamos mal servidos de todo. Eu por exemplo, à pala dos bundles, tenho jogos que devem totalizar milhares de horas.
Contudo parece estar difícil de dar o salto. E acho que só lá vamos se e quando a Google fizer a sua própria distro. Mas não devem estar interessados pois os seus produtos residem na cloud logo o Chrome OS é o ideal para eles.
A Canonical já fez e continua a fazer muito pelo Linux, mas o desktop não é a prioridade deles.

Honestamente podemos ficar como estamos que eu não me queixo, já uso Linux 100% do tempo actualmente.
Mas seria bonito se um dia chegássemos, pelo menos, aos 10% de market share.
A Canonical está 100% focada no desktop e no Unity8. Os atuais dispositivos móveis (BQ, Meizu e N4) suportam o Ubuntu 15.04 em versão desktop, contudo, o BQ não tem MHL e por isso não terá convergência!

A Canonical pouco contribui para o kernel Linux...

Quanto à privacidade... é das tais coisas, uma conta no facebook, uma conta na google, uma conta no outlook levam-te metade dos dados pessoais e existe um programa no Windows que dá para redefinir as políticas de privacidade e desativar determinados serviços.

Já agora... o WPS Office não vale um chavo. Pode ser bom para quem tenha documentos anteriores ao 2013, mas a partir do 2013 fica pior que no LibreOffice.
 
O lx-viewer não dá para o que quero.
O BricsCAD ainda não experimentei. Obrigado pela sugestão.

Sobre o ponteiro, é uma situação estranha pois só na zona de desenho é que ele fica com um enorme lag. Nos menus e em tudo o resto está normal. Falta de recursos não deve ser pois o pc aguenta bem o AutoCAD e outros programas pesados. Cheira-me a problema de driver de gráfica mas, apesar das tentativas, ainda não o consegui resolver.

Pode ser a gráfica isso depende e tb depende da RAM disponivel, se nos menus anda bem então será tema de aceleração gráfica mal suportada face a essa aplicação e aí já é um tema complicado pois exigiria um modelo que dita aplicação suporte ou seja compativel em GNU/Linux.
 
Back
Topo