Usar bateria ou não no portátil

Tenho o meu portatil a quase um ano e so saiu de casa 2x´s ta sempre ligado á corrente com a bateria posta, e segundo o everest tem 0% de nivel de desgaste, há e que eu me lembre nunca a descarreguei a maximo, ou se isso aconteceu foi so uma unica vez que o deixei em modo de suspensao e 10h depois quando cheguei a casa ele não ligava porque não tinha bateria. por acaso no dia 1 de janeiro faltou a luz aqui onde vivo na margem sul e tava a ver um dvd e durava-me 2h 50m em modo equilibrado :D.

cumps
 
Eu tenho um Acer já bem velhinho,pa verem a idade do bicho só tem 4Gb de memoria e ja está com a 2ª bateria completamente viciada, se tirar da corrente desliga-se automaticamente e um outro City Desk acho que também ja tem a bateria viciada,também ja tem uns anos,n tantos quanto o Acer.Ambos os portateis foram usados pelo meu pai que não tem cuidado nenhum com isso,nem se preocupa,agora é k tem andado mais atento porque eu tou sempre a chatea-lo com isso.

Se o pc está ligado a corrente e com a bateria posta pressupõe-se que ele carrega a bateria e depois o pc va buscar energia a bateria,se for isso que acontece, de certo não é bom para a bateria.
Mas as baterias já evoluiram muito e as coisas com a evolução tendem a melhorar e é capaz de quando a bateria estiver carregada o pc alimentar-se directamente da corrente,mas não sei ao certo. Por questão das duvidas e baseando-me na experiencia, sempre que posso tiro a bateria quando ligado a corrente mas depois tenho o problema das falhas de luz!!
Perguntaram também aí a questao de deixar o pc ligado na tomada,estando desligado ou depois de carregado.Eu desaconcelho vivamente a desligarem mesmo da tomada porque deve ser como as televisoes fica sempre a gastar e estando com a bateria metida nao sei se continuará a carregar a bateria estando ela carregada e se assim for vai acontecer como os telemoveis,assim que atigem a carga máxima e se continuarem ligados a corrente,eles paxam a fazer o efeito contrario e comexam a descarregar e essa percentagem perdida já não é recuperada(li algures na net).

Eu não confirmo nada do que disse, apenas digo isto por experiencia propria e por coisas que vou lendo e que me pareçam crediveis.Eu já tinha referido isto noutro tópico aqui no forum.

Cumps;) e desculpem lá o tamanho do texto:p
 
Eu tenho um Acer já bem velhinho,pa verem a idade do bicho só tem 4Gb de memoria e ja está com a 2ª bateria completamente viciada, se tirar da corrente desliga-se automaticamente e um outro City Desk acho que também ja tem a bateria viciada,também ja tem uns anos,n tantos quanto o Acer.Ambos os portateis foram usados pelo meu pai que não tem cuidado nenhum com isso,nem se preocupa,agora é k tem andado mais atento porque eu tou sempre a chatea-lo com isso.

Se o pc está ligado a corrente e com a bateria posta pressupõe-se que ele carrega a bateria e depois o pc va buscar energia a bateria,se for isso que acontece, de certo não é bom para a bateria.
Mas as baterias já evoluiram muito e as coisas com a evolução tendem a melhorar e é capaz de quando a bateria estiver carregada o pc alimentar-se directamente da corrente,mas não sei ao certo. Por questão das duvidas e baseando-me na experiencia, sempre que posso tiro a bateria quando ligado a corrente mas depois tenho o problema das falhas de luz!!
Perguntaram também aí a questao de deixar o pc ligado na tomada,estando desligado ou depois de carregado.Eu desaconcelho vivamente a desligarem mesmo da tomada porque deve ser como as televisoes fica sempre a gastar e estando com a bateria metida nao sei se continuará a carregar a bateria estando ela carregada e se assim for vai acontecer como os telemoveis,assim que atigem a carga máxima e se continuarem ligados a corrente,eles paxam a fazer o efeito contrario e comexam a descarregar e essa percentagem perdida já não é recuperada(li algures na net).

Eu não confirmo nada do que disse, apenas digo isto por experiencia propria e por coisas que vou lendo e que me pareçam crediveis.Eu já tinha referido isto noutro tópico aqui no forum.

Cumps;) e desculpem lá o tamanho do texto:p


Obrigado por expressares a tua opinião mas há duas coisas que não entendi lá muito bem:

1 - "Eu tenho um Acer já bem velhinho,pa verem a idade do bicho só tem 4Gb de memoria...". O teu Acer é bem velhinho e veio com 4Gb de memória? Eu comprei um portátil à 15 dias e só vem com 2Gb de memória RAM DDR2.

2 - "Eu desaconcelho vivamente a desligarem o mesmo da tomada...". Não quererias antes dizer "aconselho"?

Cumps.
 
Obrigado por expressares a tua opinião mas há duas coisas que não entendi lá muito bem:

1 - "Eu tenho um Acer já bem velhinho,pa verem a idade do bicho só tem 4Gb de memoria...". O teu Acer é bem velhinho e veio com 4Gb de memória? Eu comprei um portátil à 15 dias e só vem com 2Gb de memória RAM DDR2.

2 - "Eu desaconcelho vivamente a desligarem o mesmo da tomada...". Não quererias antes dizer "aconselho"?

Cumps.


lol, quando ele diz 4Gb de memória quer dizer 4Gb de disco rígido!!

por isso é mesmo mesmo muito velho...

cumps
 
LOLOL...

Leiam o suplemento Soluções da Exame Informatica de Janeiro. Vem lá um artigo sobre baterias, e esclarece muitas dúvidas!

Resumo do artigo:

-Usem a bateria á vontade, pq com uso ou sem uso, ela vai-se na mesma.
-Se não a utilizarem durante muito tempo, façam por ela ter 40% de carga e coloquem-na num local o mais fresco possivel.
-Carreguem a bateria quando ela tiver 10% de carga.
-Os portáteis recentes vêm com sistema de "carga completa" e portanto quando a carga chega a 100%, o PC trabalha directo da ficha, e a bateria não recebe mais carga nenhuma.

cumps
 
LOLOL...

Leiam o suplemento Soluções da Exame Informatica de Janeiro. Vem lá um artigo sobre baterias, e esclarece muitas dúvidas!

Resumo do artigo:

-Usem a bateria á vontade, pq com uso ou sem uso, ela vai-se na mesma.
-Se não a utilizarem durante muito tempo, façam por ela ter 40% de carga e coloquem-na num local o mais fresco possivel.
-Carreguem a bateria quando ela tiver 10% de carga.
-Os portáteis recentes vêm com sistema de "carga completa" e portanto quando a carga chega a 100%, o PC trabalha directo da ficha, e a bateria não recebe mais carga nenhuma.

cumps
As cells de litium estragam-se com o tempo por isso ter-la a um canto não faz nada..
Para confirmarem o "Os portáteis recentes vêm com sistema de "carga completa" e portanto quando a carga chega a 100%, o PC trabalha directo da ficha, e a bateria não recebe mais carga nenhuma." deixem a bateria a carregar e ponham a mão nela deverá estar QUENTE, quando ela carregar 1hora ou assim depois vejam de novo, deverá estar fria/temp normal.
 
Obrigado por expressares a tua opinião mas há duas coisas que não entendi lá muito bem:

1 - "Eu tenho um Acer já bem velhinho,pa verem a idade do bicho só tem 4Gb de memoria...". O teu Acer é bem velhinho e veio com 4Gb de memória? Eu comprei um portátil à 15 dias e só vem com 2Gb de memória RAM DDR2.

2 - "Eu desaconcelho vivamente a desligarem o mesmo da tomada...". Não quererias antes dizer "aconselho"?

Cumps.
Peço desculpa pelos erros. Mas é como o erdnagama disse,são 4Gb de disco rigido,é k em linguagem corrente e quem não percebe muito disto fala-se sempre em memoria,escapou-me... no outro post onde referi isto,tive em atenção a isso e referi disco rigido.
Na segunda situação é exatamente como dizes "aconselho".

Mas pelos vistos com estas baterias já não há problema em estar ligado a corrente com a bateria colocada,pelo que estou a ler.

cumps e obrigada pelo reparo pmist.;)
 
Sou apologista do: deichar o pc desligar, carregar por completo e depois quando usar ligo-o à corrente.
Tenho um laptop só à uma semana, a bateria só dura 1h e 20 (pouco) por isso quero conservala bem.
Tenho o NHC mas não sei como vejo o "ware level".

ajuda pf
 
Já agora, o transformador do cabo do portátil pode ficar ligado á corrente, ou com o tempo está a debitar energia?É que se não há inconveniente nenhum escusava de andar sempre a ligar e a desligar da ficha.Alguém me sabe dizer?

Mega, o transformador como qualquer ficha de TV, extensão, carregador de telemóvel ou até mesmo um candeeiro jamais deve ficar ligado à corrente se não estiver a ser utilizado pois, após 21 horas ele gasta mais de 50% da energia, ou seja, seria como se estivesse a ser usado.

Já agora, como já muitos devem saber, desliguem os botões de stand-by das vossas TV's e equipamentos (que possam ser desligados, por exemplo um modem durante a noite), poupam imensa energia e podem confirmá-lo na vossa factura da luz.

O meu exemplo foi que passei de uma factura a rondar os 112€ mensais para os 72€, apenas com esse simples gesto. Quando não estiver a utilizar esses equipamentos, são desligados. Não se esqueçam de o fazer também quando vão de férias e se ausentem por alguns dias.

Se seguírem estes conselhos, poupam sem dúvida bastante dinheiro e ajudam o ambiente!
 
Resumo do artigo:

-Usem a bateria á vontade, pq com uso ou sem uso, ela vai-se na mesma.
-Se não a utilizarem durante muito tempo, façam por ela ter 40% de carga e coloquem-na num local o mais fresco possivel.
-Carreguem a bateria quando ela tiver 10% de carga.
-Os portáteis recentes vêm com sistema de "carga completa" e portanto quando a carga chega a 100%, o PC trabalha directo da ficha, e a bateria não recebe mais carga nenhuma.

1 - Sempre que possível ter a bateria dentro do portátil, e ligar o carregador.
2 - 1 vez por mês usar a bateria toda, deixar descarregar completamente e depois carregar toda, completamente com o portátil desligado.
3 - Evitar o calor nas baterias, o calor é das piores coisas para as baterias (em último caso metê-la no frigorífico)
4 - Não deixar a bateria muito tempo fora do portátil pois ela descarrega
5 - Não carregar a bateria sem ela estar totalmente vazia.

Li esta thread do princípio ao fim e considero que estas duas opiniões, como muitas das que aqui foram referidas, são as mais correctas e já foram provadas, por isso escusam de estar a dizer que se deve tirar a bateria do portátil quando este está ligado à corrente porque é ERRADO.
Cada um, como é evidente faz o que quer e é dono da sua vontade (e do seu equipamento) para ver o que deve fazer, contudo se querem fazer uma utilização racional e correcta da vossa bateria, é assim que devem actuar.

Cumprimentos,
 
Esta thread já tem 11 páginas e ainda não cheguei a nenhuma conclusão. :D Vou mandar a minha posta:

Acho que é uma questão de sorte e tem tudo a ver com a qualidade da bateria. Eu nunca tive cuidado nenhum com a bateria do meu, nunca a tiro, carrego-a quando calha, independentemente da carga, o portátil já tem dois anos e a bateria ainda aguenta 2 horas na boa a navegar na net, a trabalhar no word, msn, etc.

Já com o portátil do meu pai foi ao contrário... Ele tirava sempre a bateria, carregava-a só quando se aproximava do limite, e ao fim de alguns meses, a bateria estava inutilizável.

São ambas baterias de iões de lítio, e não quero dizer com isto que um ou outro procedimento era o mais correcto, mas como já vi, até com outras pessoas, o mesmo procedimento ter resultados diferentes em baterias diferente, a minha conclusão é que depende mais da qualidade da bateria do que outra coisa qualquer, por isso, não me preocuparia muito.
 
Esta thread já tem 11 páginas e ainda não cheguei a nenhuma conclusão. :D Vou mandar a minha posta:

Acho que é uma questão de sorte e tem tudo a ver com a qualidade da bateria. Eu nunca tive cuidado nenhum com a bateria do meu, nunca a tiro, carrego-a quando calha, independentemente da carga, o portátil já tem dois anos e a bateria ainda aguenta 2 horas na boa a navegar na net, a trabalhar no word, msn, etc.

Já com o portátil do meu pai foi ao contrário... Ele tirava sempre a bateria, carregava-a só quando se aproximava do limite, e ao fim de alguns meses, a bateria estava inutilizável.

São ambas baterias de iões de lítio, e não quero dizer com isto que um ou outro procedimento era o mais correcto, mas como já vi, até com outras pessoas, o mesmo procedimento ter resultados diferentes em baterias diferente, a minha conclusão é que depende mais da qualidade da bateria do que outra coisa qualquer, por isso, não me preocuparia muito.
É bem verdade! A minha irma tem um Acer 290 LMI já com uns anos e ainda tem bateria para 2 horas e meia. Também já comprei um pc compaq a estrear, mas já com alguns anos (devia ser stock esquecido) e a bateria não dava nada... mesmo zero! No entanto nunca tinha sido usada. Para quem ainda tiver duvidas, leiam a exame informatica deste mes. Tem lá tudo. (já foi mencionado acima).
 
my opinion

Um factor que me pareceu não ter sido referido (desculpem-me mas não li as 11 pag de posts:confused:) é o numero de cargas e descargas da bateria, porque elas ao serem de litio recuperam quase sempre a carga maxima.
logo quem liga e desliga o trasformador e faz 3 ou 4 ciclos por dia tem a vida útil da bateria mais diminuida que noutras situações.
Do resto parece-me ser um bocado a sorte de cada um dede que não descarreguem a bateria até ao fim (não é nada conveniente e a pouco e pouco diminui a carga máxima possivel)


Fiquem Bem
 
Aquilo que me disseram (uma pessoa que leu um artigo sobre estas baterias) foi o seguinte:

As baterias de iões de lítio funcionam por ciclos: sempre que a bateria está a 100%, e é utilizada (nem que seja durante 1 minuto), e de novo carregada, é um ciclo que se perde. E a cada ciclo a bateria perde um pouco da sua capacidade (uma bateria aguenta entre 300 a 500 ciclos). Ou seja, quer ela esteja no portátil ou não (já vimos muita gente a fazer as duas maneiras e cujas baterias se mantêm com boa capacidade), o que interessa aqui é o número de vezes que a utilizamos. Quando temos a bateria no portátil e a luz vai abaixo, por exemplo, continuamos a trabalhar. Mas quando a luz volta, recomeça o carregamento, e um ciclo gasta-se, e é isto que degrada o tempo de vida das baterias. Então (segundo esse artigo), o melhor é mesmo usar as baterias, e antes de ficarem completamente vazias (segundo o mesmo, é preferível uma descarga parcial a uma total), carregá-las (sem interrupções), quer ela depois fique dentro ou fora do portátil.

Conclusão: usem as baterias onde quiserem, mas não as ponham em uso só pa levar o portátil po quarto, para isso é preferível hibernarem o pc e só depois levarem. E quando a quiserem usar "a sério", não a deixem chegar à descarga total, já que agrava a degradação da mesma!

Isto foi o que me disseram, não faço ideia se está certo ou não...mas é uma teoria!
 
Vou opinar tb lol.
Os LG E500 tem a particularidade de mm com a bateria a 98%, 96% ele não carrega, talvez seja assim mm para poupar a bateria de pekenos carregamentos.

Eu uso sempre a bateria no portatil por varios motivos:
O disjuntor da minha casa dispara facilmente, e assim o pc nao se desliga =D

E tb pk quando tiro a bateria, a peça k separa a bateria da parte superior do pc, akela onde eu escrevo, é mt fininha e tem aspecto de se partir com facilidade.
 
Confesso que não li o tópico todo, mas também quero deixar o meu contributo.
Eu também uso sempre a bateria no portátil mesmo quando ligado à corrente que é 99,9% do tempo e a verdade é que a mesma de um dia para o outro perdeu a capacidade e agora dura apenas uns 20min.
Aquecimento? talvez seja a razão.

Agora a conclusão:
Se retirasse a bateria não tinha tido este problema. Acho que é bastante fácil de perceber :-D

Não me interessa que digam, "ah e tal uso há 2 anos e não tive problemas" pois isso não é regra nenhuma e não invalida que vos aconteça o que me aconteceu a mim e a bateria simplesmente viciar de um dia para o outro.

No próximo portátil:
Bateria para fora quando for dar uso intensivo ao computador.
 
"Lithium-ion is a low maintenance battery, an advantage that most other chemistries cannot claim. There is no memory and no scheduled cycling is required to prolong the battery's life."
@ http://www.batteryuniversity.com/partone-5.htm

"A lithium-ion battery provides 300-500 discharge/charge cycles. The battery prefers a partial rather than a full discharge. Frequent full discharges should be avoided when possible. Instead, charge the battery more often or use a larger battery. There is no concern of memory when applying unscheduled charges."
@ http://www.batteryuniversity.com/parttwo-34.htm


"You can also recharge a Lithium-ion battery whenever convenient, without the full charge or discharge cycle necessary to keep Nickel-based batteries at peak performance. (Over time, crystals build up in Nickel-based batteries and prevent you from charging them completely, necessitating an inconvenient full discharge)."
@ http://www.apple.com/batteries/


Concluindo, usem e abusem da bateria, carreguem knd vos apetece e nao a tirem do portatil.
Fartei-me de ler sobre as baterias de litio e a opiniao era sempre a mm.

Obvio k nao li as paginas todas, mas dpx de ler isto(links incluido) facilmente vi k esta aki td....
 
Vim aqui meter a minha colherada :)

Tenho um Asus e nunca tiro a bateria. Ta quase sempre ligado a corrente e so esporadicamente a uso mas nunca a tirei. Acho piada a pessoas que as vezes vejo na universidade a porem um livro para equilibrar o portatil sem a bateria.. Se ela fosse para tirar estava lá um apoio..

O que tenho reparado e corrijam-me se estiver errado é que o pessoal das lojas que vendem portáteis, os "pseudo-técnicos", são os que mais aconselham tirar a bateria enquanto que os verdadeiros técnicos das marcas aconselham sempre o contrário, ou seja, nunca a tirar.. Mas pronto, cada um é livre de fazer o que acha melhor..
 
Back
Topo