Várias dúvidas ITED+router+switch...

Bom, como o eletricista se está a fazer de difícil para colocar os ativos na garagem, andei a pensar em alternativas e cheguei a este novo boneco, para o qual peço a vossa apreciação:


redev3.jpg



Isto assim funcionaria?

Explicando: SE (e é um grande se) conseguir colocar o switch no quadro do ITED e SE (e é outro grande se) o eletricista tiver espaço para passar mais 2/3 fios até à sala, a ideia seria proveitar 2 pontos de rede da sala e colocar lá o(s) ativo(s) excepto o switch.

Isto assim funciona, certo?
 
Não será melhor ter apenas um cabo de rede a chegar a cada divisão (ponto de rede), e aí ter um switch para casos onde vários aparelhos usem rede?
Já agora, tendo um router a 100mbit (o da MEO), se tiver switch's 1 GB, a copiar dados de um PC para outro, não fico limitado aos 100mbit do router?
 
Bom, como o eletricista se está a fazer de difícil para colocar os ativos na garagem, andei a pensar em alternativas e cheguei a este novo boneco, para o qual peço a vossa apreciação:


redev3.jpg



Isto assim funcionaria?

Explicando: SE (e é um grande se) conseguir colocar o switch no quadro do ITED e SE (e é outro grande se) o eletricista tiver espaço para passar mais 2/3 fios até à sala, a ideia seria proveitar 2 pontos de rede da sala e colocar lá o(s) ativo(s) excepto o switch.

Isto assim funciona, certo?

Boas,
Sim funciona!
 
Não será melhor ter apenas um cabo de rede a chegar a cada divisão (ponto de rede), e aí ter um switch para casos onde vários aparelhos usem rede?
Já agora, tendo um router a 100mbit (o da MEO), se tiver switch's 1 GB, a copiar dados de um PC para outro, não fico limitado aos 100mbit do router?

Boas, se o router é a 100mbps, e o switch 1Gbps, só a porta que liga ao router é que fica a 100mbps, o resto da rede desde que tenham placas a 1Gbps, fica tudo a 1Gbps independente do router ser a 100mbps.

Antes é que os activos assumiam a velocidade mais baixa.
 
Já agora, a minha caixa do ited (quitérios) tem lá uma chapinha que diz que é para um switch de 8 portas. Mas o switch que vi na quiterios é idêntico ao outros. a mínha pergunta é como é que aquilo é montado? é que dá ideia que é para colocar o switch com as portas naquela ranhura, mas assim o switch não cabe na caixa...


Alguém tem fotos, ou assim?

É que no limite, meto um de 8 portas e pronto. Também é certo que não vou precisar das 16 ao mesmo tempo...
 
Pois, o problema é conseguir colocá-lo no quadro ited....

lol....

Acho que a unica maneira era colocar qualquer caixa (como movel, armario, qualquer coisa aceitavel no hall etc.) em frente do brinquedo da ITED, tirar a porta do ITED e por o switch mais cabos patch nesta caixa. Se falta energia podias usar um switch com alimentação PoE e colocar o injector PoE numa tomada.

.....ou aumentar o quadro ITED.

Qual profissão têm o projetista e electricista? São talhos ou cabeleireiros? :lol:
 
Boas, por trás do painel do ATI cabe lá um switch e tem tomada 230v.

p.s não culpem os projetistas e instaladores, limitam-se a cumprir os mínimos do ITED, que neste caso era ITED1, no ITED2 já foi preparado para os activos.

A maior parte dos projetistas e instaladores pouco ou nada percebem de redes "activos".

Eu também sou projetista/instalador ITED, mesmo em ITED1 sempre dimensionei a pensar nos activos, mas isso sou eu porque já montava redes estruturadas ainda antes de haver ITED, também percebo de redes.
 
Última edição:
Eu não vejo como pode lá caber um switch, mas espero bem que seja verdade e ele lá caiba. Já estou por tudo, nem que seja só de 8 portas!:rolleyes:
 
Aproveito este tópico para fazer uma pergunta simples (espero).

Tenho o Sapo Fibra, que consiste num modem (penso), que tem uma saída ethernet que liga então ao router e que o técnico disse que era impossível de ligar ao ATI (já não me lembra a razão), tendo "roubado" um cabo de rede que ligava à única divisão onde eu queria ethernet.

Um ano volvido, quero agora ligar ao ATI para ter internet em toda a casa. O técnico deixou um cabo de ethernet com ficha dentro do ATI, ligado ao router apenas. Onde o devo ligar? Há lá uma porta de ethernet que liga a um tipo splitter com várias fichas onde estão ligados os cabos da casa toda, mas não funciona. Deverei escolher algum "número" (1-4) nessas fichas para ter net?
 
cam00301.jpg

A ficha que está em baixo é uma que vem do router e está desemparelhada. A descarnada é a que vai para a sala e a que está com junções é a que vai para o escritório. Estas últimas duas ele desligou do ATI, estão ligadas directamente ao router, ou seja está:

Modem - Calha até ficha do hall onde está o router - 2 cabos do router - calha da ficha do hall, de volta ao ATI - uma liga ao escritório, a outra ficha está solteira.

Aí na placa do ATI há uma entrada para RJ45.
 
Boas, o que vejo na foto é uma aldrabice de todo o tamanho, feito por alguém que não percebe nada de ITED e de comunicações também muito pouco, esses ligadores de "tremoço" servem para telefone e não para ethernet!

Os botões na frente do ATI que regulam de 1-4 só servem para telefone, para ethernet sai um chicote do router e liga na frente do ATI na tomada RJ45 que se pretende com ethernet.

Os cabos descarnados têm de ser novamente ligados na parte de trás do ATI como estavam originalmente!

p.s mete uma foto da frente do ATI, e outra das traseiras que se vejam os conectores!
 
Da Frente do ATI só há tomadas que ligam às saídas, àqueles cabos cinzentos, que ligam às tomadas pelas divisões. Vou fotografar.

cam00309.jpg


As saídas do lado direito ligam a cada uma das tomadas (6); não existindo qualquer tomada de entrada, excepto, talvez a que está no painel traseiro, no post acima.

Os cabos desligados são os do hall e da sala, os do hall onde se ligou o router e o da sala que está sem ficha.

As duas últimas tomadas RJ45 no ATI nunca estiveram ligadas.
 
Última edição:
Boa tarde,
Não quero de forma alguma resgatar o tópico, mas gostaria de colocar uma questão que acho que se enquadra nesta thread.

A minha casa tem, em todas as divisões, tomadas RJ11 para telefone. Ora bem, não tenho telefone, e gostaria de passar Ethernet por elas.
O meu Modem/Router da Meo, está colocado na Sala de estar, juntamente com a Box da Meo. Mesmo por trás do Modem / Router, tenho uma tomada RJ11 e, no piso de cima onde tenho o meu escritório, tenho outra tomada RJ11 mesmo ao lado do computador.
É possível retirar o cabo de telefone, e passar um cabo Cat.5E de um local para o outro?
Percebo muito pouco deste tipo de instalações, mas não consigo encontrar nenhuma "caixa" onde supostamente deveriam ligar todos os cabos da instalação telefónica.

Qualquer ajuda é benvinda.
Cumps
 
Boa tarde,
Não quero de forma alguma resgatar o tópico, mas gostaria de colocar uma questão que acho que se enquadra nesta thread.

A minha casa tem, em todas as divisões, tomadas RJ11 para telefone. Ora bem, não tenho telefone, e gostaria de passar Ethernet por elas.
O meu Modem/Router da Meo, está colocado na Sala de estar, juntamente com a Box da Meo. Mesmo por trás do Modem / Router, tenho uma tomada RJ11 e, no piso de cima onde tenho o meu escritório, tenho outra tomada RJ11 mesmo ao lado do computador.
É possível retirar o cabo de telefone, e passar um cabo Cat.5E de um local para o outro?
Percebo muito pouco deste tipo de instalações, mas não consigo encontrar nenhuma "caixa" onde supostamente deveriam ligar todos os cabos da instalação telefónica.

Qualquer ajuda é benvinda.
Cumps

Boas, a tua casa tem o antigo sistema RITA, as tomadas estão ligadas em cascata, ou seja de umas para as outras, caixa I2 no hall, vai à tomada do hall, deriva para a cozinha, repica para a sala e assim sucessivamente!

Portanto se da sala o tubo for para o escritório, tiras o cabo de telefone e metes o de rede, mas depende sempre de como está repicada a tubagem, tens de tirar as tomadas e ver de onde recebem e para onde vão!
 
Back
Topo