Windows Vista Vista com 1GB: Como é a performance?

Toda a gente se queixa...É estranho, eu no meu PC até o Stalker a 800x600 com os detalhes quase ao máximo corro...E tenho 1gb de ram...Isto contando que tenho o Vista de stock, apenas meti o SP1 RC e até radio na barra lateral tenho...

É lógico que tinha mais desempenho no XP, no entanto o Vista flui melhor (64bits though).

De qualquer das maneiras vou meter mais 1gb, é só para dizer que para utilização normal 1gb chega bem
 
aqui no trabalho...vista x64 com celeron 2.6 @ 2.9 , 1gb ram, desempenho razoavel e bem melhor que com o windows xp32, o desempenho melhora s colocar 1 pen como readyboost, tenho a indexaçao desactivada ( tb no meu ver é a maior porcaria deste windows, pra localizar files uso o x1 da yahoo ;) )
 
aqui no trabalho...vista x64 com celeron 2.6 @ 2.9 , 1gb ram, desempenho razoavel e bem melhor que com o windows xp32, o desempenho melhora s colocar 1 pen como readyboost, tenho a indexaçao desactivada ( tb no meu ver é a maior porcaria deste windows, pra localizar files uso o x1 da yahoo ;) )

Mas o pc corre programas leves não?
 
Mas o pc corre programas leves não?

permanentes em memoria: openoffice 2.0.3 , amsn , msn live , x1 , avg , truecrypt , caledos wallpaper , windows defender...programa de gestao da firma ( por sinal bastante pesado ), uac e restauro activados...
quanto a programas propriamente pesados , raramente uso a nao ser o nfsmw e aí prefiro o xp32 mas por causa da grafica que é uma velhinha geforce2 64

ps: uma coisa melhorou e a 1000%, o sistema é hiper-estavel...mesmo em situaçoes em que os programas crasham
 
Última edição:
A maior parte dos programas de 32bit funciona sem problemas no Vista x64, lado a lado com outro software de 64bit.
Mas se tens 2GB de RAM ou menos, é melhor optares pelo Vista de 32bit, já que não ganhas nada com a versão x64 nesse sistema (pelo contrário, o "overhead" do software de 64bit pode comer mais memória RAM do que o necessário).
Eu recomendo o seguinte:

- Vista x64 (64bit) -> 3GB de RAM ou mais.
- Vista x86 (32bit) -> 2GB de RAM ou menos.


Mas o que se ganha usando o Vista de 64 Bit???
 
o que se ganha com sistemas 64bits..

bem googla é o melhor a fazer.. ou faz search no forum... ou melhor ainda.. espera que vai surgir novidades aqui no forum..

anyway.. um sistema 64 bits com programas 64bits é mais rápido
permite um melhor processamento geral..
é mais seguro e estável

entre outros
 
Eu sou exactamente da mesma opinião do thyaguster, tenho AMD 64 3500+ com 1GB Ram(2x512 sem dual channel, uma vez q neste momento tenho 512 double sided+512 single sided) e corro tudo na boa. COD4, JUICED2, NFS ProStreet e n noto grandes diferenças de performance, claro que se meter mais 1 GB com certeza vou notar a diferença para melhor, mas o importante nesta thread é constatar a experiência de quem tem realmente 1 GB com Vista e n tem problemas, e atenção que estou a falar de uma máquina q está ligada 24/24 a converter filmes, com emule ligado, utorrent, FTP Rush, etc.
 
Eu corria o Vista Home premium com um AMD 64 3500+, 1gb de ram e uma Geforce 7300GT fraquinha para jogos e o Vista andava que nem um mimo então depois de fazer uns tweaks ainda melhor ficou, para utilização normal 1gb chega e sobra, agora para jogos e aplicações pesadas é para esquecer, a jogar no vista era pior, mas também estou a falar de março do ano passado até maio que foi quando tinha o Vista, mas como jogo preferi ficar com o XP, sentia-me melhor a jogar, o Vista é um sistema operativo melhor que o XP disso não tenho dúvidas e vai ser o próximo passo daqui a uns dias, vou por a 2º sistema e testar em plena força com a mudança do sistema que fiz.
Dito tudo isto aconcelho a quem quer por mesmo com 1gb de Ram.
 
tou neste momento num ultimate com 1gb de ram, e sem tweaks, a ram ta na hora da morte (84%, + 850 mb utilizados, e so tou com msn e IE abertos)
 
tou neste momento num ultimate com 1gb de ram, e sem tweaks, a ram ta na hora da morte (84%, + 850 mb utilizados, e so tou com msn e IE abertos)

Quando é que percebem que é mesmo assim? O Vista usa a memória extra para fazer Super Fetch para que ao abrir e executar certas tarefas seja mais rápido. Assim que seja preciso mais RAM do que a livre ele simplesmente liberta-a.
 
Quando é que percebem que é mesmo assim? O Vista usa a memória extra para fazer Super Fetch para que ao abrir e executar certas tarefas seja mais rápido. Assim que seja preciso mais RAM do que a livre ele simplesmente liberta-a.

é isso mesmo também ando com esses valores ocupados e quando meto o crysis a correr ela baixa logo para uns 300mb
 
quem visse o leopard ou algumas distros linux (todas?)
vocês tinham... 0bytes disponivéis da RAM..

sempre constantemente... porque a ram é toda usada para o desenvolvimento do SO..
tiram mais proveito/desempenho desta forma
 
quem visse o leopard ou algumas distros linux (todas?)
vocês tinham... 0bytes disponivéis da RAM..

sempre constantemente... porque a ram é toda usada para o desenvolvimento do SO..
tiram mais proveito/desempenho desta forma

Exacto... a RAM existe para ser usada e abusada até ao limite para se retirar a melhor performance possível do sistema. Não é para estar vazia quietinha a ganhar pó.
 
hum...
p4 @ 2.3ghz socket 478
1gb (2x512) DDR400mhz twinmos cl2.5
Disco IDE 120gb com 16mb de cache
Board nova
Geforce FX5600
Sounblaster live 5.1 Digital
fonte 460watts
Vista Ultimate com todas as actualizações

epa pa ser sincero corre bastante melhor que aquilo que estava à espera, mesmo em jogos (claro que não posso abusar devido à idade da gráfica, mas se lhe metesse uma grafika melhor ainda puxava).
Costuma correr Firefox com muitas Tabs, IE, Office 2007 Pro, 3WLM, antivirus, sidebar, rocket dock e mais meia duzia de matraficios. Não fiz nenhum tweak ao sistema e devo dizer que à medida que o tempo vai passando e o windows indexa aquilo tudo, o pc está tão ou mais rápido que no XP. Estou satisfeito com a máquina mesmo. Agora no PC principal 4 gigas e mai nada :D

Já no portátil da HP do e-escolas, vazio sem nada aquele giga de RAM parece-me bastante insuficiente :wow: Quando lhe pus 2 gigas ganhou logo "outra vida" :)
 
1Gb pelo menos?

Já fui tolo o suficiente para instalar o vista no meu pc antigo (P4 1.5, 512mb ram, geforce2), e até corria bastante bem, mas quando tirei o disco e o meti num P3 a 350Mhz com 384mb de ram, até andei de lado... (até tive de tirar ventoinhas do outro para por no velhote!:D)

Voltando ao assunto, sempre se pode desactivar o Aero, que aloca ram para a placa gráfica... Isto é, se trabalharem com aplicações pesadas (não falo de jogos e outros full screen que desactivam isso automaticamente) que precisam de bastante ram. No my system actual, não preciso de optimizadores de memória, nem nada.

Uma coisa é ter ram suficiente (e a ganhar pó:D) e poder correr as aplicações à vontade. Outra é não ter ram para esse tipo de aplicações (digamos, 70% da ram ocupada só por processos do sistema... por exemplo) e aí sim, mais um pouco de ram (ou uma formatação, tudo depende do tamanho da pasta Programas :-D)
 
Ora bem...

Amanhã (hoje, verdade seja dita:D) terei uma "prenda" de 1gb de Ram, que, acrescentando aos 512 ram que tenho, dará a módica quantia de 1,5gb ram...:p

Como pretendo formatar a partição onde o Windows XP está instalado, gostaria que me dessem uma opinião, sobre se, justifica, de facto, migrar-me para o Vista...

De referir que utilizo, por vezes (só não utilizo mais porque o meu actual sistema não mo permite:p) programas que normalmente puxam pelo pc, como é o caso do Photoshop...

Não utilizo o pc para jogos (à excepção do PES, que deixa qualquer um, fora de si :D - mas até este, desinstalei, pois o meu pc, "borrou-se" com a nova versão, com os actuais 512 ram)


De referir que o meu sistema é um P4 3.0 Hyper-threading, com uma já "fora de moda" GeForce FX 5200...

A pergunta que coloco é se, com este sistema, é-me mais vantajoso utilizar o Vista, em detrimento do actual XP SP2? E se com esta gráfica, poderei usufruir convenientemente das potencialidades do novo SO da MS???

Agradeço desde já, pelo tempo de antena que vos ocupei...:)
 
Ao contrário do que se diz, achei o vista mais rápido que o XP... faz uma gestão muito melhor da ram e mesmo só estando, por agora, a utilizar 1GB, nunca me empanou a abrir nenhum programa e com uma rapidez igual ou superior a do xp
 
Back
Topo