PlayStation Volantes para PS3/PS4/PS5

que combo recomendam para F1?
ali entre 1K 1,5K


Andava à procura de algo que servisse para PS5 e PC

Fanatec Gran Turismo DD Pro Wheel Base (8nm) - 600€
Fanatec CSL Pedals - 80€
Fanatec ClubSport Steering Wheel F1 Esports V2 - 220€
Playseat Trophy - 600€

Total: 1500€

Se quiseres gastar um pouco mais, melhoras o volante:

Fanatec Gran Turismo DD Pro Wheel Base (8nm) - 600€
Fanatec CSL Pedals - 80€
Fanatec ClubSport Steering Wheel Formula V2.5 X - 350€
Playseat Trophy - 600€

Total: 1630€
 
Fanatec Gran Turismo DD Pro Wheel Base (8nm) - 600€
Fanatec CSL Pedals - 80€
Fanatec ClubSport Steering Wheel F1 Esports V2 - 220€
Playseat Trophy - 600€

Total: 1500€

Se quiseres gastar um pouco mais, melhoras o volante:

Fanatec Gran Turismo DD Pro Wheel Base (8nm) - 600€
Fanatec CSL Pedals - 80€
Fanatec ClubSport Steering Wheel Formula V2.5 X - 350€
Playseat Trophy - 600€

Total: 1630€
Eu se calhar pegava no dinheiro extra que ai esta ao ser de 8NM e metia 5NM e aplicava o valor da diferença nos pedais Load Cell. 😉

Esquece só agora vi nao esta ai nenhum de 5NM 😅
 
Fanatec Gran Turismo DD Pro Wheel Base (8nm) - 600€
Fanatec CSL Pedals - 80€
Fanatec ClubSport Steering Wheel F1 Esports V2 - 220€
Playseat Trophy - 600€

Total: 1500€

Se quiseres gastar um pouco mais, melhoras o volante:

Fanatec Gran Turismo DD Pro Wheel Base (8nm) - 600€
Fanatec CSL Pedals - 80€
Fanatec ClubSport Steering Wheel Formula V2.5 X - 350€
Playseat Trophy - 600€

Total: 1630€
Na verdade já tenho um trophy, pelo que o orçamento pode aumentar no volante e base.
Tinha o TM300 gt edition com o volante f1 da Ferrari. Vendi e agora procura um DD para realmente me fazer à pista 🤣


Mas o mercado tem tanto oferta, que fica difícil perceber o que é compatível com o quê e qual o setup ideal
 
Os motores mais potentes compatíveis com a PS, tens o ClubSport DD+. Mas só isso já são 1000 euros. Dói um bocado. Mas se tiveres orçamento força! Esse tem 15nm. Praticamente o dobro do GT DD.

Diria que mantinhas o motor que sugeri, o volante definitivamente optavas pelo Formula V2.5X, os pedais então podes aproveitar para investir em algo melhor, tipo os CSL Pedals LC a 200 euros. Desmontas o pedal da embraiagem e ficas com o travão load cell. Portanto retirando o custo da cadeira, dá 1150€ sensivelmente.

Se optas pelo motor DD+ em vez do Gran Turismo DD, mantendo na mesma o Formula V2.5X e CSL Pedals LC, de 1150 deve ir para coisa de 1550€.
 
Os motores mais potentes compatíveis com a PS, tens o ClubSport DD+. Mas só isso já são 1000 euros. Dói um bocado. Mas se tiveres orçamento força! Esse tem 15nm. Praticamente o dobro do GT DD.

Diria que mantinhas o motor que sugeri, o volante definitivamente optavas pelo Formula V2.5X, os pedais então podes aproveitar para investir em algo melhor, tipo os CSL Pedals LC a 200 euros. Desmontas o pedal da embraiagem e ficas com o travão load cell. Portanto retirando o custo da cadeira, dá 1150€ sensivelmente.

Se optas pelo motor DD+ em vez do Gran Turismo DD, mantendo na mesma o Formula V2.5X e CSL Pedals LC, de 1150 deve ir para coisa de 1550€.
Many thanks. Acho que vou optar pela opção inicial e considerar os novos pedais também.

A questão não é tanto pelo orçamento, é se o meu skill vale tanto dinheiro assim... O que duvido muito, claro. Portanto, o investimento na proposta inicial já é incrível em termos de upgrade e bastante bom para alguém "casual".

Obrigado pelos esclarecimentos
 
É uma boa escolha. Vais sentir um bom upgrade só de passares para um motor direct drive :)

Tenho pena de ter comprado o meu CSL Elite antes de existir o Podium DD.

Um dia perco a cabeça. Daqui a uns anos (talvez espere que saia PS6 primeiro xD)
 
Boas
Eu fiz um ....demorou algum tempo mas o resultado foi positivo.
Tubular, clean....não se vê um único cabo....

https://ibb.co/MMg6Fq9

@jorge_jomi existe algum esquema com as dimensões para o cockpit? Nomeadamente, para que a cadeira fique corretamente colocada e a altura do volante e pedais?

Devo conseguir quem me faça isso. Só teria que pagar o material. Não tenho qualquer urgência e jogo muito pouco.

Pegando na pergunta do @MiguelX69 mas mais direcionado para GT qual seria a recomendação? Só jogo GT7 na PS5. Nem sei se há mais jogos do género para a PS5. É esse o meu nível. Atualmente tenho um Thustmaster TM300 GT Edition com os pedais de origem. O Load cell anda a chamar por mim.

Se tivesse que escolher duas pistas seria La Sarthe, La Sathre, já disse La Sathre? e Spa. Carros. Há outra marca além da Porsche?

O Kit base 8NM da Fanatec deixa-me de pé atrás porque nem load cell tem. E não sei bem a vantagem do acelerador dos pedais que só eles custam 400€. O acelerador nesse também tem uma mola. Escusado será dizer que nunca experimentei outra opção além da que tenho. Mas o volante direto da Fanatec parece-me também muitos furos acima. O cockpit que tenho é o Playseat Challenge.

Obrigado desde já.
 
@Metro vai depender muito do teu orçamento.

A opção mais Ready 2 Play deles que eles têm é dares 700€ pelo "kit" do Gran Turismo DD Pro (5nm) com um direct drive + volante GT + pedais por 700 euros. 800 se optares pela versão com 8nm em vez de 5nm.

Como já mencionaste, vem é sem LC. À parte, podes comprar na Fanatec um "CSL Pedals Load Cell Kit" por 140€, e montas isso em vez do pedal de travão que vem no kit do GT DD (ou montas os 3, mas o "travão" que vem no kit, passa a fazer de embraiagem).

Portanto a brincadeira vai rondar entre 840-940€ consoante a opção de potencia do motor que escolhas.

O grande problema é os gajos não terem feito o Podium DD compatível com a PS5, porque se fosse, esse fica por 200€ na compra de um qualquer conjunto de volante e pedais da Fanatec. Tu aí com 520€ montavas o setup todo, basicamente a comprar um volante básico deles, podium DD, e o kit de pedais já com o LC incluído.

Infelizmente porque €€€ (licencing, agradece à Sony "For The Payers" :) ), vendem-te à força toda o Gran Turismo DD Pro como a opção mais barata para a PS. Depois ainda têm acima disso o ClubSport DD+. Não percebo como este modelo de topo é compatível com a PS, mas o Podium DD não.

Uma pena que a Fanatec já não ofereça opções não direct-drive para terem uma oferta mais em conta. Eu tenho um CSL Elite que dei 500€ por ele. Mas sem LC e sem direct drive, claro.

Um dia (quando a PS6 já for uma cena) perco a cabeça e compro o setup que estava a recomendar ao @Marcelo1904 mais acima :D

PS: Se tens um Playseat Challenge cuidado só com as aventuras com motores Direct Drive. Eu tenho um Playseat evolution e já sinto que aquilo não é estavel o suficiente dado a força do CSL Elite, imagino um direct drive num modelo do Playseat abaixo :)
 
wow. Obrigado pela resposta tão completa. A minha questão é mesmo estar a gastar dinheiro só uma vez. Não adianta ficar na encruzilhada de "há agora gasto isto, mas depois se quiser tenho que gastar mais X porque é para trocar basicamente tudo.

Já percebi que o maior ganho são os pedais e a seguir o direct drive. Eu não tenho Load cell nos pedais nem direct drive. E chateia-me que os mais de 140€ é para ter load cell só no travão. O acelerador parece que não tem lá nada. O kit quase de topo tem um acelerador com um aspeto muito melhor mas também tem aspeto que vai levar algum upgrade. E ainda por cima querem mais 40€ pelo upgrade kit dos pedais.

Não tenho uso para a embraiagem, porque não me vou meter a comprar mais uma peça.
Colocando a questão do cockpit ainda por cima a coisa fica ainda mais complicada.

Deixa lá ir ver o que recomendaste ao @Marcelo1904 para me assustar.
 
@jorge_jomi existe algum esquema com as dimensões para o cockpit? Nomeadamente, para que a cadeira fique corretamente colocada e a altura do volante e pedais?

Devo conseguir quem me faça isso. Só teria que pagar o material. Não tenho qualquer urgência e jogo muito pouco.

Pegando na pergunta do @MiguelX69 mas mais direcionado para GT qual seria a recomendação? Só jogo GT7 na PS5. Nem sei se há mais jogos do género para a PS5. É esse o meu nível. Atualmente tenho um Thustmaster TM300 GT Edition com os pedais de origem. O Load cell anda a chamar por mim.

Se tivesse que escolher duas pistas seria La Sarthe, La Sathre, já disse La Sathre? e Spa. Carros. Há outra marca além da Porsche?

O Kit base 8NM da Fanatec deixa-me de pé atrás porque nem load cell tem. E não sei bem a vantagem do acelerador dos pedais que só eles custam 400€. O acelerador nesse também tem uma mola. Escusado será dizer que nunca experimentei outra opção além da que tenho. Mas o volante direto da Fanatec parece-me também muitos furos acima. O cockpit que tenho é o Playseat Challenge.

Obrigado desde já.
Boas pessoal,
Antes de mais , um Feliz Natal para todos ....

Dimensões ?? Amigo, vi um sem numero de situações, até que , um amigo do meu irmao prepara UTV´s para competição ( taça Iberica) e ele mesmo preparou me tudo... ( o banco ajusta frente/ trás e cima e baixo - os pedais ajustam uns 30 gruas enquanto o volante so tem inclinação tambem de 20/30 graus) .
O cockipt é tubular ( 30mm) e foi depois pintado a jato de areia ( acho que é assim, mas é tipo um banho , acho que tem outro nome mas está a escapar-me) e o Top disto tudo é que todos os cabos andam dentro da estrutura. A caixa de velocidades também temos cabos por dentro....ficou muito fixe ( modéstia á parte).

Mas nem tudo é bom.....quero comprar uma Fanatec ( vou testar um esta semana ou na proxima de um amigo que está a aguardar a sua chegada ) e não me estou a ver com o trabalho todo novamente....até porque o G920 está cablado com as alterações para o travao de mao por exemplo.....

Como jogo apenas na Serie X, e para ser sincero, mesmo querendo fazer um upgrade nem sei o que e como o fazer.... simplesmente não sei.

Eu tenho um spot para jogar que fui criando para mim e para o meu filho, onde nos divertimos á grande ......

https://ibb.co/425wPcL

Mas que queria um upgrade .....quero ;)

Feliz Natal
 
Última edição:
Espero que tenham todos tido um bom natal.

@jorge_jomi obrigado pela resposta. Não tendo muitos ajustes acaba por não ser interessante para mim meter-me numa aventura dessas. Mais vale não inventar e gastar o dinheiro uma vez.
Também ando a pensar na Fanatec. Primeiro usar na Playseat Challenge e depois mudo o cockpit. As capacidades da parte que fica entre o volante e a cadeira, não são espetaculares :D
 
É uma boa escolha. Vais sentir um bom upgrade só de passares para um motor direct drive :)

Tenho pena de ter comprado o meu CSL Elite antes de existir o Podium DD.

Um dia perco a cabeça. Daqui a uns anos (talvez espere que saia PS6 primeiro xD)
Btw, em termos de cockpit vi um FX1 fórmula, mas penso que a marca não venda cá.

Há algum cockpit idêntico que posso procurar por cá?

Estava a pensar vender o trophy e dar um upgrade para uma coisa mais fixa, preferencialmente mais virada para F1



EDIT
O volante 2.5X so esta disponivel no final de março :(
 
Última edição:
Boas pessoal,

Como resolução de novo ano tenho objectivo de melhorar o meu setup😁, neste momento ando com T300, Tlcm e Playseat Challenge e estou a pensar em fazer o upgrade para GT DD Pro + volante Mclaren GT 3, pedais com load cell e GT Omega Art. O que vos parece? Há alguma opção melhor? Jogo Gt7 e algum Forza.
 
Última edição:
Boas pessoal,

Como resolução de novo ano tenho objectivo de melhorar o meu setup😁, neste momento ando com T300, Tlcm e Playseat Challenge e estou a pensar em fazer o upgrade para GT DD Pro + volante Mclaren GT 3, pedais com load cell e GT Omega Art. O que vos parece? Há alguma opção melhor? Jogo Gt7 e algum Forza.
Como é que jogas Forza? Tenho o T300RS GT e já pensei em comprar uma XBOX mas vi que o volante não dava na XBOX. Estar a comprar adaptadores mais o preço da consola já acho que não compensa.
É só o GT que não dá?
 
Boas pessoal,

Como resolução de novo ano tenho objectivo de melhorar o meu setup😁, neste momento ando com T300, Tlcm e Playseat Challenge e estou a pensar em fazer o upgrade para GT DD Pro + volante Mclaren GT 3, pedais com load cell e GT Omega Art. O que vos parece? Há alguma opção melhor? Jogo Gt7 e algum Forza.
Tem em atenção que a GT Omega pode enviar as encomendas de UK, sendo necessário pagar impostos alfandegários.
Eu também estive para lhes comprar esse cockpit, mas com os 23% de iva mais impostos alfandegários (se tivesse de pagar) já não me compensava.
 
Back
Topo