Vou comprar um MacBook: ajudem-me!

i-star, o macad (mac + cad) era só um jogo de palavras para diferenciar do cad que corre com microsoft (win+cad) LOL - já vi que existe prog vectorial tipo os da autodesk mas que corre em mac... bless them!

quanto ao XP office eu nao o preciso de modo algum porque o mac tem seu text-sheet identico ao windows WORD que é o i-works *se nao tou em erro* (mas acaba em 30 dias!!!) mas há tambem substitutos gratis a download da net do tipo DOC e TXT, certo?

Podes me dizer se preciso do Apple USB modem para ligar meu HUAWEI modem e o meu MSI router ao macbook e continuar a ter net por rede LAN e WAN ?
 
i-star, o macad (mac + cad) era só um jogo de palavras para diferenciar do cad que corre com microsoft (win+cad) LOL - já vi que existe prog vectorial tipo os da autodesk mas que corre em mac... bless them!

quanto ao XP office eu nao o preciso de modo algum porque o mac tem seu text-sheet identico ao windows WORD que é o i-works *se nao tou em erro* (mas acaba em 30 dias!!!) mas há tambem substitutos gratis a download da net do tipo DOC e TXT, certo?

Podes me dizer se preciso do Apple USB modem para ligar meu HUAWEI modem e o meu MSI router ao macbook e continuar a ter net por rede LAN e WAN ?

Não perito mas ja investiguei isto. Só uma coisa, se o Huawei é a placa do kanguru as drives tão no site www.kanguru.pt. Se for de outra rede estas tb servem basta mudares o numero de contacto e o pin. O router MSI tem Lan e Wan, se tem wan (Wireless Area Network) liga a placa wifi do MB e coloca os IPs, SubMask e Gateway. Se o router tiver em DHCP é so ligar a placa e por a palavra-passe...
 
Olá "land of the fart" :-D...

Como tu, deu-me uma travadinha fulminante de ser MACista LOL (tava no lanche a ver panfletos CTT e apareceu publicidade - esperei fim dia de trabalho e abalei para a ***** - comprei sem pedir preço ou informaçoes - paguei e fui embora - cheguei a casa 1H depois e pus o macbook a funcionar). Um lindo Macbook 13" branco que nao me arrependo... mesmo se pareço perdida no meio do OS X da Apple (depois de 12 anos com PC microsoft windows nas veias) acabo sempre por encontrar pontos comuns e ganhar novos habitos! Já la vão 2 dias...

Também me aconteceu o mesmo, mas eu fiquei-me por um Mac Mini. :) Bemvinda ao Pomar.

PERGUNTO EU: DEVO INSTALAR WINDOWS XP PARA DEPOIS CORRER O AUTOCAD E NORTON VIRUS ?

Em relação ao Norton, podes instalar no Windows sem qualquer tipo de problema. Também há o SystemWorks para o MacOS X.

No que diz respeito ao CAD, se já tens uma licença (e notar que licença difere de CD Original, seja em que software for) do AutoCAD então é mesmo aconselhável instalar o Windows XP e o AutoCAD. Caso queiras optar por um programa de CAD para MacOS X, o melhor na minha opinião é o ArchiCAD 10.

O ArchiCAD suporta os ficheiros do AutoCAD (DXF, DWG...) quer para importação (abrir) ou exportação (salvar), embora possa ter algumas limitações que podes verificar aqui na secção "DXF\DWG Conversion Guide".

De notar que para aplicações CAD, a gráfica que vem nos MacBook's é deveras fraquinha.

obrigada mitch e time - pensando melhor existe sim programas de substituicao ao cad e norton (em ambiente mac) mas parecem caros

Infelizmente, terás que te começar a habituar ao preços do software para MacOS X.

é que já tenho CDs originais do Win XP Home e Norton Systemworks... era só para aproveitar.

Nota que se já tiveres o Windows XP instalado com esse número de série noutro computador, não te vai valer de nada pois a licença já está em uso. Para ficares 100% legal terias que desinstalar o Windows do outro PC (caso esteja\estivesse instalado) e instalar no MacBook.

Pergunta: se eu importar um ficheiro DWG do cad 2004 da Autodesk para dentro de um programa desenho vectorial 2D da gama Mac, eles se reconhecem e consigo abrir e editar? é compativel na extensao e tem linguagem identica? crio o desenho no escritorio por XP com o WinCad - levo para casa no portatil 13" e abro file num MacCad... eles se reconhecem? (bi-direccional)

Ver resposta acima. O "WinCAD" (AutoCAD) é que é capaz de não reconhecer ficheiros que sejam gravados no formato original do ArchiCAD.

quanto ao XP office eu nao o preciso de modo algum porque o mac tem seu text-sheet identico ao windows WORD que é o i-works *se nao tou em erro* (mas acaba em 30 dias!!!) mas há tambem substitutos gratis a download da net do tipo DOC e TXT, certo?

Tens o OpenOffice em Português que também permite alterar, criar e guardar ficheiros em formato Word \ Excel \ PowerPoint. Podes descarregá-lo a partir deste link.

Tens também como alternativa grátis o NeoOffice que é uma versão do OpenOffice usando o interface do OS X. Podes descarregar a última versão aqui, o patch para actualizares aqui e o Language Pack para Português aqui.


Podes me dizer se preciso do Apple USB modem para ligar meu HUAWEI modem e o meu MSI router ao macbook e continuar a ter net por rede LAN e WAN ?

O Apple USB Modem é um modem 56k normalérrimo. Não te ajuda em nada em relação ao teu Huawei. Falando de Huawei, dava jeito que indicasses qual é o Huawei que tens, pois Huawei não é um Modelo, mas sim uma Marca e tem vários modelos disponíveis.

Se for uma Placa PCMCIA, não tens solução a não ser um conversor de PCMCIA para USB (que não sei se existe sequer...). Caso seja um Huawei USB (Um que se parece com um sabonete Dove já um pouco gasto), basta apenas instalar os drivers para Mac OS X (é mais um Modem Script que outra coisa, mas pronto), que podes descarregar de vários locais conforme seja o teu operador:

TMN
Kanguru (Optimus)
Vodafone (Versão TRIAL ?!?!?!?)

Em relação ao Router da MSI, penso que baste ligar um Cabo à porta Ethernet do MacBook para ele se autoconfigurar (caso tenhas o DHCP activo). Se for wireless, também é deveras simples.
 
Ai, de repente surjiu-me uma duvida terrivel! No site da Apple em tudo o que é pa ligar à eletricidade aparece sempre com o sistema de entrada de cavilhas como nas tomadas eletricas da américa! Suponho que isso não vem assim, pois não??8| 8| 8|
 
Calma pá...Para nós vem com o formato desejado.
Não te assustes. Mesmo que não viesse...o que não falta aí são adaptadores.

Ai, menos mal! De repente deu-me um susto tão grande que vim aqui logo perguntar!! Entretanto lembrei-me de mais uma coisa! O teclado é em portugues ou é com aquelas versões estrangeiras?? Gracias!
 
Última edição:
:wavey: Muito obrigada XEON pelas respostas claras...

Entretanto consegui ligar a conecção ethernet do meu pc winXP para meu mac - eu que sou noob nisto de informatica consegui relativamente facil sem uma unica vez recorrer ao manual ou inserir CD de instalação!... é o bom da apple MACque assiste em tudo e é intuitivo - tenho adsl pelo modem huawei T882 que ligado ao router MSI RG54G3 dá-me sinal wireless pela casa quando conectado ao pc winXP (esse é que tem as instalações desses 2 aparelhos, ao contrario do mac).

Queria é por meu mac em wireless tambem, para trabalhar com ele fora de casa! Ethernet nao é igual que dizer WLAN (wireless) pois nao? Se alguem conhece um tutorial online sobre configurar os settings da network, agradeço desde já! sao tantas opções com o modem, ethernet, airport, bluethoot e VPN que já nao sei o que funciona e o que preciso...

PEIDINHA isso das fichas e correntes nao é problema de te preocupares, porque já vem todos para a europa com as exigencias EU e controle do producto... não exportem se não for compativel!
 
Última edição:
(atenção que nos mac minis iniciais a fonte de alimentação não é identica para os dois lados do atlantico apesar de supostamente suportares 220 e 110.... lembro-me de ler no pricnípio que trazer um mini na mala era deitar dinheiro fora... os portáteis já é diferente pois a fonte é externa...)


boa ideia essa do tutorial...

O Mac tem algumas coisas que não têm no windows/PC normal:

1- porta ethernet com autosensing - Permite reconhecer o que está ligado se um cabo directo ou crossover estabelecendo automaticamente a ligação consoante a necessidade por exemplo entre dois computadores :)

2- A definição de locations... permite-te configurar todo o teu equipamento de rede (wireless, ethernet, bluetooth, Irda -infra red) para vários locais distintos, por exemplo um conjunto de configurações para casa, outro para a rua, e depois é so seleccionar o que te interessa

3- todas as configurações de rede estão juntas no painel da network...



------------------------------------------

Introdução às redes...

a) Ligas-te À net via um Modem USB?

Este modem é burro tudo é suportado pelo teu computador... o teu computador gere toda a rede e depende das drivers do hardware... má escolha


B) ligas-te via modem Ethernet...

Na realidade tens duas redes distintas... tenta visualizar...

B1) uma é a rede (WAN- Wide Area Network) que liga a central do teu ISP (chamado DSLAM ou célula-netcabo) ao teu modem... O modem autentica o teu username e pass e negocia o IP da rede, mantendo-te always on, mesmo com o computador desligado... isto é uma rede

(nota: quando dizes que tens o modem configurado com o pc... na realidade apenas usaste temporariamente o PC para configurar o modem, mas são equipamentos totalmente independentes, ou seja se ligares o mac ao modem sem teres o primeiro pc ligado terás internet à mesma no mac)

B2) outra é a rede entre os teus equipamentos domésticos (LAN- Local Area Network) que têm como ponto central um router... este router está dentro do modem e funciona como "central" para a tua rede interna... Isso mesmo... esse router funciona como o Teu ISP privado oferecendo conectividade entre tudo o que lhe ligares e a rede do teu ISP... (router- encaminhador)... no fundo a internet não passa de isp, dentro de isps dentro de isps, dentro de isps... (you catch my drift)

Esta rede (LAN) pode ser cablada, ou sem fios -wireless lan- que neste caso assenta no teu Wireless Access POint, mas que poderia estar no teu MODEM... isso há MODEMs (CLIX) que são ao mesmo tempo tudo junto, MODEM, Router com 4 portas ehternet e wireless Acces POints.

Cada equipamento que tu ligares, à semelhança do teu modem que obtem um endereço entregue pelo teu ISP, receberá um endereço IP interno á tua rede... Como é que o Router sabe qual o computador que pediu a info? ele sabe, tem associado o teu ip e faz o que se chama o NAT- Network Adtress Translation onde lhe é especificado quais os pacotes que foram pedidos, recebidos e enviados da rede externa, para a rede interna...

Chega de Teoria...

---------------------------------------

Já deves ter percebido então que já podes ligar o teu mac à itnernet, mesmo sem teres o PC ligado.

Para isso:

1. Cria uma nova localização e chama-lhe "casa"
2. Liga o MAc ao Modem/router com o cabo de ethernet
3. Selecciona no painel o built in ethernet
4. Verifica que tens tudo em automático para atribuição da configuração da rede (para o teu router te dar esta informação para conseguir fazer o tal NAT
5. Apply, e BOOM... já deves ter internet.

Se não queres com fio...
Em vez de configurares a Built In Ethernet vais às configurações do Airport

1. seleccionas a rede da lista. Caso não apareça selecciona "other"
2. Indica o nome da rede (tal como no pc, provavelmente é o conjunto de letras inscrita no fundo da placa wireless ou em então a que definiste)
3. indica o tipo de protecção
4. mete a password
5. verifica que tens tudo em atribuição automática.

BOOM já deves ter net

-----------------------------------
Faz isto sempre qeu quizeres criar um novo local... tipo univ, trabalho, rua, etc, e assim eliminarás a incerteza de teres configurado bem as coisas em cada momento... desde que uses locais, sempre que lá voltares basta seleccionar o pretendido, que o hardware configura-se sozinho... no fundo apenas definiste as regras por local...

Isto foi tudo de cabeça, amanhã tentarei por aqui imagens...

CYA...
Latrine
 
Última edição:
latrine está impecavel teu tutorial e para mim chega como informação.

actualmente tenho net no macbook atraves do cabo ethernet que gamei ao pc porque meu modem e router ja estavam configurados com sucesso antes do mac entrar na minha vida.

foi so eu preencher alguns dados e selecionar uma ou duas exigencias e lá pus o mac online! nao era capaz de fazer de novo e acho que foi pouco sorte de tentar varias variantes até o mac acusar internet atraves do assistant!
 
:wavey: Muito obrigada XEON pelas respostas claras...

De nada. Sempre ás ordens... :x2:

Queria é por meu mac em wireless tambem, para trabalhar com ele fora de casa! Ethernet nao é igual que dizer WLAN (wireless) pois nao?

Não. :) WLAN = Wireless Local Area Network.
Mas espera, disseste que queres por o wireless do teu MacBook a funcionar também para poderes trabalhar com ele fora de casa. Agora Wireless é um termo muito complicado porque pode-se referir a n de tecnologias, desde que estas não usem fios.

O uso da palavra Wireless em Portugal está mais ligado ao facto de usar uma placa de rede Wireless (norma 802.11x) para aceder à internet através de um Router Wireless (tb ele norma 802.11x e de notar que pus x, porque há 802.11a, 802.11b, 802.11g e 802.11n embora esta última ainda não seja um Standard da IEEE (IEEE = Empresa que controla os protocolos standard da Internet e não só, penso eu). Mas se estiveres a pensar em usar um Kanguru ou a BandaLarga da TMN, também estás a aceder à Internet de modo Wireless. Se estiveres a pensar usar uma Placa de Rede Wireless (802.11x) então a solucão anda mais ou menos pelo que escrevo a seguir. Caso contrário, caso estejas a pensar usar um Kanguru ou similar (nota que nos MacBook's só funcionam os Modems USB), a solução passa por instalar os Drivers para Mac que referi no meu post anterior.

Se alguem conhece um tutorial online sobre configurar os settings da network, agradeço desde já! sao tantas opções com o modem, ethernet, airport, bluethoot e VPN que já nao sei o que funciona e o que preciso...

De momento, não tenho o meu Mac por perto, portanto a minha ajuda pode ser um pouco incorrecta, mas de qualquer maneira, vou tentar.

Já alguma vez tinhas configurado \ usado o wireless antes?

Se sim, bastará teres 2 para poderes aceder à Net através do wireless no teu macbook. Sendo eles:

* Nome da Rede vulgo SSID (Normalmente só quando o router está configurado para esconder a SSID caso contrário, o mac deve apanhar a rede aquando da procura das mesmas)
* Tipo de encriptação: Nenhuma, WEP 64bits(5 caracteres ascii de senha, WEP 128bits (12 caracteres ascii de senha), WPA, WPA2 ou WPA-PSK (há mais, mas normalmente não são usadas) e a respectiva senha (no WEP pode ser de 5 ou 12 caracteres ascii confirme os bits, e no WPA-PSK penso que o limite sejam 64 caracteres ascii, mas em todo o caso quem define a senha és tu.)

Uma vez que tenhas estes valores contigo, bastará ires ás Aplicações, e Ligação a Internet (podem haver ligeiras diferenças nos nomes, mas decerto que achas as coisas a que me refiro).
Depois seleccionas o Airport, e na caixinha Network escolhes a Rede que queres (isto se tiveres o router configurado para não esconder o SSID, caso contrário, deve haver algum sitio onde o possas especificar). Assim que escolhas a tua rede caseira (ou a qual a que te queiras ligar) se esta tiver protegida, irá te surgir uma caixa de diálogo para escolheres o tipo de protecção e a respectiva senha. Após isto, deve demorar uns segundos para o MacBook apanhar um IP Válido do router e estás ligada.

E aqui vai uma mini-explicação sobre o que as opções do painel Network no System Preferences fazem:
Modem - Caso tenhas um modem 56k usb ou então um Kanguru ou Similar...
Ethernet - Através de um Cabo de rede ligado a um Router ou então um Modem por Cabo.
Airport - Wireless pela norma 802.11
Bluetooth - Através de um telemóvel \ PDA \ SmartPhone (Muito Caro!!!)
VPN - Este é complicado de explicar, mas imagina que estás em Albufeira, e te queres ligar à tua rede caseira que está na cidade onde resides. Uma VPN é uma ligação através da Internet (Uma rede Aberta) a uma rede caseira (Logo, por norma fechada). O que te permite aceder a todos os conteúdos como se estivesses fisicamente no local onde está a rede fechada.

PEIDINHA isso das fichas e correntes nao é problema de te preocupares, porque já vem todos para a europa com as exigencias EU e controle do producto... não exportem se não for compativel!

Exactamente, todo e qualquer material electrónico vendido em Portugal \ Europa tem de ter as fichas ou um adaptador próprio para a ligação do país em que está vendido e claro tem que ser submetido a um controle de qualidade (daí os autocolantes\marcas a dizer CE, lembro-me mais delas no fundo das caixas ATX low budget). É uma directiva da UE. Sem isso, não se pode vender.
 
Última edição:
Niceeeeeeeee XEON deverias por teu tutorial junto com o do LATRINE ;-) Obrigada pela ajuda e dicas aos 2... Estava a pensar utilizar o meu 1º mac para criar uma webpage sobre "macbook for dummies" em portugues feito por e para n00bs assim punha o .mac e o iLife a bom uso!

Esta n00b vai tentar explicar o melhor possivel para terem uma idea visual dos meus settings em casa (porque nao percebo nada disto de "internet connections") ...Basicamente a ligação internet atraves do clix adsl 20Mb que tenho no meu pc win xp é a seguinte:

---> Tenho net que chega do predio por ficha rita e entra no modem Huawei MT882 - do modem sai um cabo ethernet para se ligar à respectiva porta WAN do router MSI rg54g3 - do router wifi sai outro um cabo ethernet (porta 1 de 4) que vai se ligar à entrada da placa ethernet na traseira do pc (placa que me disponibiliza tambem uma entrada usb se quiser ter net directamente do modem).

Com esta dupla modem + router, consigo ter sinal wireless pela casa afim de jogar com minha consola portatil "sony psp" e estar online - só falta pôr o meu telemóvel Motorola L7 e o Macbook 13" tambem em wifi, afim de surfar na net e ler emails, quando levar o mac fora de casa (normalmente ele fica conectado ao cabo ethernet directo do modem).

Desculpa se me expliquei mal ou utilizar mal uma palavra tecnica - correcções bem vindas!
 
Última edição:
O L7 penso que não suporte ligações WiFi (802.11x).

Em relação ao Mac, se me dizes que consegues jogar com a PSP, então penso que te consigas desenrascar facilmente usando o Painel Network do System Preferences, como eu indiquei em cima. Só deves precisar da senha, caso a tenhas pois parece-me que o SSID não está defenido para ser ocultado.
 
Back
Topo