Windows 11 - Tópico Geral

Não consigo sequer fazer boot, está constantemente a reiniciar. Já fiz reset à BIOS (CMOS) e não resolveu… [emoji35]
Vou tentar com uma pen (media creation tool).
 
Acima já tinha dito que fiz downgrade para o windows 10 sem quaisquer problemas pela opção de recuperação, não demorou mais de 10 minutos.
Supostamente porque fizeste esse downgrade nos primeiros 10 dias após teres atualizado. Segundo a informação oficial do Microsoft, o Windows guarda uma imagem da build anterior durante 10 dias permitindo a reversão, após essa data o backup é eliminado e a possibilidade de reversão por essa via deixa de existir.
Se for como no Windows 10, podes mudar de canal e esperar que as builds "apanhem" ou ultrapassem a versão dev. Onde viste essa informação?
Isso em teoria deveria ser assim mas segundo o que se vê na Internet isso nem sempre funciona há vários relatos de pessoas que tentaram mudar de canal para a Beta e mesmo com um número de build superior o sistema de atualizações não "encontra" a build e não atualiza para a Beta (talvez porque há incompatibilidade entre as duas builds). As builds do canal Dev estão "desenhadas" para serem atualizadas de uma para a seguinte assim que são lançadas por isso é um canal de atualização rápida, não é um canal que recebe patches de segurança e manutenção. É por isso que as builds do canal Dev expiram passado algum tempo se não forem atualizadas para as seguintes. A juntar a isso o canal Dev muitas vezes salta a build final de um ciclo de lançamento, em pouco tempo, passando para a build do ciclo seguinte ainda antes da versão final do ciclo anterior ser lançada. Era assim pelo menos no Windows 10. E o Windows não suporta downgrades de builds exceto no caso que referi anteriormente.
Isto é a forma de deixar o programa, mas isto por si só não te resolve o que acontece com a tua máquina a partir daqui. Dito de outra forma, isto não reverte o teu Windows para alguma versão não-insider.

Recomendo a todos a leitura desta página:
https://docs.microsoft.com/en-us/windows-insider/build-expiration
 
Não que esteja a menosprezar quem deseje andar a saltar entre release channels, mas nestes níveis de potencial instabilidade e fases de desenvolvimento, diria que assegurar que as configurações/registry são devidamente passados entre builds é algo que deve estar bem abaixo na escala de prioridades da team de desenvolvimento.

Posto isto, diria que é compreensivel que não queiram(MS) estar expostos a esse risco. No fim disto tudo, fazer um clean install do Win11 RTM é uma gold rule bem imposta, nem que seja para certificar que não ficam restos das builds passadas que possam criar alguns problemas. Da mesma forma, pessoalmente nunca passaria de uma build Dev de volta para o Win10 sem um clean install, mas isso talvez seja a minha desconfiança no processo criado pela Microsoft e experiência nestes casos que adquiri ao longo dos anos(onde nem sempre corre bem, e por vezes perde-se menos tempo ao começar do zero).

Noutro ponto, noto pelas intervenções no reddit, que quem anda a ter muitos problemas com a Dev do Win11 tem configurações com alguma idade onde os drivers mal viram qualquer update recente. Nesses casos só recomendaria experimentar a Dev do Win11 se o utilizador estiver disposto a procurar drivers mais recentes para o hardware em questão(visto nem sempre o update catalog usado pelo Windows Update estar actualizado com as ultimas versões), como por exemplo directamente dos sites de suporte da Intel, nVidia, AMD, etc, bem como remover quaisquer drivers de periféricos que não tenham tido suporte recente(ver no Device Manager do Windows) de modo a evitar problemas nesta fase(mais tarde na RC/RTM podem ser reinstalados).
 
Última edição:
Estas Builds servem para testar o produto, mas parece que há uns corajosos que já o estão a usar em produção:wow::wow::wow::wow:

Eu por acaso fui de cabeça e instalei logo o windows 11 e em retrospetiva não o devia ter feito porque uso o PC para o meu trabalho.
Também não tenho muitas dores de cabeça, para passwords tenho bitwarden que me põe tudo no sítio e para documentos tenho tudo na google drive e disco externo, em conclusão, uma instalação nova de windows quase ou nada afeta a minha usabilidade dele mesmo num ambiente de trabalho.
Agora claro, ainda bem que não tive problemas porque o recomendado é mesmo não usar estas dev builds em computadores principais e muito menos em computadores de trabalho/produção.
 
Eu tenho como computador principal um computador de secretária sem tpm 2 (deo gratias) e também uso um portátil que tem tpm 2. No desktop está tudo a correr às mil maravilhas. O laptop apareceu-lhe um aviso no topo dos programas do botão iniciar a dizer tipo "prepare-se que vem aí o Windows 11" (mau, mau, mau), cliquei na coisa já que o laptop está condenado a receber esse tal de Windows 11 mais tarde ou mais cedo (quem manda nas atualizações desse computador é a Microsoft), então apareceu uma lista das maravilhas do Windows 11 (até devia ter as janelas arredondadas), no fim da lista dizia tipo: se o seu computador não estiver pronto para o Windows 11, compre um novo na *****! Eu deu-me vontade de rir. Despois de escrever o texto este site colocou a ***** o nome da empresa onde a Micro*** me mandou ir comprar um computador.
 
Na Store, dá-vos erro quando carregam nos separadores apps, jogos e entretenimento? A mim dá o erro "0x000001F4". Já reportei.
No programa insider, todos os erros (possíveis) são enviados para a Microsoft, que agradece a coragem de todos os utilizadores que aceitam usar um produto em desenvolvimento para que o produto final seja bom.
É como fazer parte de um grupo de testes para vacinas...
 
Há alguma previsão para novas builds? Num canal insider como este, esperava que houvessem actualizações mais frequentes.
 
Eu instalei o Windows 11 numa máquina que não está sempre ligada a monitores, teclados, ratos, etc... Por isso requer alguma "logística" para instalar os updates.

Estou à espera do update que inclua a funcionalidade das apps android no windows.
 
Até ao momento 5*, esta nova build .65 é notoriamente mais rápida que a anterior (devem estar a implementar algumas optimizações). Até ao momento sem bugs de nota. Todo o software que corria no Win10 corre neste Win11 sem problemas. Sinceramente diria que estabilidade está a par de uma Release Candidate, apesar de ainda estarmos nas primeiras builds públicas.

winver11.png
 
Não achei que fosse mais rápida mas também não acho mais lenta. A estabilidade mantém-se, o que é bom.
Na build anterior reparei que o interface tinha um atraso nos inputs, por exemplo, o Start demorava aquele extra meio segundo a abrir, as Settings demoravam consideravelmente a abrir, o próprio file explorer tinha um certo delay nas interacções (talvez o disco externo+microSD card que tenho conectados não estejam a ajudar nesse aspecto). Nesta build .65 noto no entanto que melhoraram esse ponto.

Fora do user interface, noto que está tanto ou mais ágil e rápido como o Win10.
 
Back
Topo