Dúvida Windows XP em 2018

Calimero_123

Power Member
Boas! Após "restaurar" um portátil que tinha aqui parado (Celeron M550, 3GB DDR2, Intel GMA X3100) meti-lhe o Windows 10 (e até nem correu muito mal) e o mesmo se sucedeu com o 7. Entretanto como queria algo mais rápido decidi meter o Windows XP e não é que tive uma grande surpresa? O desempenho está ótimo para trabalhos básicos e entretenimento!
Uma vez que há várias pessoas com máquinas deste género paradas vinha realizar um tutorial de como manter o XP um pouco mais seguro e atualizado.
Quais são as vossas sugestões?

PS: todos sabemos que o XP não é seguro e que há distribuições LINUX leves mas o objetivo é utilizar o windows
 
É uma boa ideia também para quem tem um pc mais velho arrumado e ainda gosta de jogar jogos mais antigos e utilizar o pc para coisas básicas, internet,office.
 
Última edição:
esquece isso, o que não falta ai é tutoriais e vídeos do windows xp por toda a Internet, e num pc velho não se trata só do problema de segurança, é os programas mais comuns que toda gente usa no dia a dia nas versões mais recentes do windows já não são suportadas pelos developer's, logo ter um pc velho com windows xp só mesmo para algo especifico ou para alguns jogos antigos, mas isso poupa-se o trabalho que pode-se usar num pc mais recente recorrendo a uma maquina virtual...
 
esquece isso, o que não falta ai é tutoriais e vídeos do windows xp por toda a Internet, e num pc velho não se trata só do problema de segurança, é os programas mais comuns que toda gente usa no dia a dia nas versões mais recentes do windows já não são suportadas pelos developer's, logo ter um pc velho com windows xp só mesmo para algo especifico ou para alguns jogos antigos, mas isso poupa-se o trabalho que pode-se usar num pc mais recente recorrendo a uma maquina virtual...
posso dizer por experiência própria que uma maquina virtual levanta muitos problemas então com XP que é 32 bits e hoje em dia é o 10 64 bits que domina tudo só digo boa sorte vão precisar misturas so nativo de 64 bits +32 bits e antigos em MV dão uma boas dores de cabeça.... para que tem software que ainda corra no xp e o computador suporte é o melhor por experiência própria... agora claro que é verdade queres actualizar programas e não dá para net, não sugiro para o resto, sim!
 
posso dizer por experiência própria que uma maquina virtual levanta muitos problemas então com XP que é 32 bits e hoje em dia é o 10 64 bits que domina tudo só digo boa sorte vão precisar misturas so nativo de 64 bits +32 bits e antigos em MV dão uma boas dores de cabeça.... para que tem software que ainda corra no xp e o computador suporte é o melhor por experiência própria... agora claro que é verdade queres actualizar programas e não dá para net, não sugiro para o resto, sim!

eu uso win10 com maquina virtual VMware em que tenho 3 maquinas virtuais uma para win7 outra winxp e ainda outra com Msdos para programas antigos, e funcionam plenamente, não levanta problemas alguns, o que levanta problemas é que muitas das maquinas virtuais que por ai andam não funcionam devidamente dai os problemas quando necessita de interação com o hardware do pc e ai a VMware não falha, só claro é software pago, e não free...
 
A ultima vez que usei o XP era 64 bits....

Tenho de reinstalar nem que seja para matar saudades....ainda tenho uma surpresa face a este cancro W10...
 
A mesma "panca" de quanto surgiu um futuro chamado "vista"....

Não entendo porquê tanta resistência à evolução :)

Pior ainda eram os ignorantes que diziam que o Vista não prestava e era pesado... Ia-se a ver e queriam que corresse fluidamente com PC's dos dinossauros (250Mb de RAM, Duron's e afins....)
 
Não entendo porquê tanta resistência à evolução :)

Pior ainda eram os ignorantes que diziam que o Vista não prestava e era pesado... Ia-se a ver e queriam que corresse fluidamente com PC's dos dinossauros (250Mb de RAM, Duron's e afins....)
O Vista era um sistema muito instável mesmo em máquinas com os requisitos certos para o correr, na altura tive que recuar para o Windows XP e só depois fazer a passagem para o 7.
 
O Vista era um sistema muito instável mesmo em máquinas com os requisitos certos para o correr, na altura tive que recuar para o Windows XP e só depois fazer a passagem para o 7.
eu não acho o vista instável, nos dias de hoje é quase impossível de o utilizar tal como o XP mas para a sua altura era um bom SO
 
Cada um tem a sua opinião mas eu tinha bloqueios constantes, perda de frames (capturas de vídeos), ecrãs azuis sem sentido. No XP e no 7 nunca tive estes problemas.
 
Cada um tem a sua opinião mas eu tinha bloqueios constantes, perda de frames (capturas de vídeos), ecrãs azuis sem sentido. No XP e no 7 nunca tive estes problemas.

Eu com o vista foi sempre 5 estrelas mas também só passei dois anos com ele num PC de gama baixa (Acer Aspire 5315). Assim que saiu o 7 mudei logo porque gosto de estar sempre atualizado :)
Com o XP a experiência foi obviamente boa mas tinha muitos erros e bugs :(
 
Eu usei o Vista pouco tempo, recuei pouco depois e teve mesmo que ser. Era um Dual-core 1.8Ghz numa base Asus Socket 775. Quando saiu a versão estável do 7, troquei pelo XP e fiquei surpreendido. Tinha o design do Vista e o desempenho do XP. :)
 
Eu usei o Vista pouco tempo, recuei pouco depois e teve mesmo que ser. Era um Dual-core 1.8Ghz numa base Asus Socket 775. Quando saiu a versão estável do 7, troquei pelo XP e fiquei surpreendido. Tinha o design do Vista e o desempenho do XP. :)
Sim o 7 foi e ainda é espectacular embora o 10 esteja à frente :) Para mim a grande vantagem do 7 nos dias de hoje é a versão Starter que dá imenso jeito para os PC's mais fraquinhos. Utilizo-o sem grandes entraves para Web Browsing no dito Aspire 5315 (Celeron M550 + 3GB de RAM)
 
Faço o mesmo num Magalhães com 2gb de RAM e porta-se muito bem. Neste momento uso o 7 em todas as máquinas antigas (ssd+dual-core+2gb RAM) e o 8.1 nas máquinas mais recentes (ssd+i3+8gb RAM) e estou contente com a estabilidade. Ainda não dei oportunidade ao 10 ;)
 
Faço o mesmo num Magalhães com 2gb de RAM e porta-se muito bem. Neste momento uso o 7 em todas as máquinas antigas (ssd+dual-core+2gb RAM) e o 8.1 nas máquinas mais recentes (ssd+i3+8gb RAM) e estou contente com a estabilidade. Ainda não dei oportunidade ao 10 ;)

Aiai... tens de dar o passo em frente e usar o 10 :)

Eu também quero meter aqui um SSD no Acer. Já encomendei um Core Duo T7300 para dar uso a isto para web browsing e office mais uns anitos :)
Quanto tiver o SSD + T7300 vou meter o 10 e deixar tudo bem otimizado
 
Daqui por uns tempos talvez dê oportunidade ao 10 mas por enquanto vou manter-me fiel ao 7 e 8.1!

É uma boa ideia, o SSD vai dar logo outra vida ao sistema mesmo em Sata I ou II. :001:
 
Daqui por uns tempos talvez dê oportunidade ao 10 mas por enquanto vou manter-me fiel ao 7 e 8.1!

É uma boa ideia, o SSD vai dar logo outra vida ao sistema mesmo em Sata I ou II. :001:

O meu penso que é SATA II. Sim vai dar um bom boost mas primeiro tenho de montar o Pc principal. O meu asus X751 LB decidiu morrer e então ando com este antigo para me safar.
Para economizar €€ decidi montar um desktop por 400€ e fazer o máximo de upgrades no portátil para quando o quiser levar para algum lado :)
 
Back
Topo