Acabei o jogo no fim do ano passado(e sabendo o que sei tinha escolhido outra coisa mais leve lol) e nunca mais deixei aqui os meus 500 paus.
Assim muito friamente não foi bem,bem aquilo que eu esperava.
O The New Order tinha uma fórmula de gameplay em que sentíamos que eramos uma força imparável misturada com uma história que equilibrava o ridículo/sério/negro nas quantidades certas para criar algo diferente do resto que havia no mercado.Old school mas moderno.For the lulz mas sério.Perfeitamente balanceado. Eu sinto que este deitou algum desse equilíbrio ao lixo,tanto em termos de gameplay como em termos de história.
Em termos de gameplay,eles tomaram uma decisão logo no início do jogo que teve impacto directo na gameplay.Normalmente eu sou a favor de história influenciar a gameplay,para não haver uma dissonância demasiado grande(algo mais comum nos open worlds),mas neste caso essa decisão cortou as pernas do estilo de gameplay mais despreocupado/frenético do primeiro(pelo menos nas dificuldades base e mais abaixo).E isso era uma das imagens de marca do primeiro que perdemos durante metade do jogo(e mesmo quando volta não é exactamente a mesma coisa).
Isso e por mais estranho que isto pareça,não morri de amores por algumas adições que fizeram à fórmula do jogo,nomeadamente habilidades especiais e side missions.Da maneira como aquilo foi implementado tresanda a imposição de um produtor da Bethesda,já que pouco ou nada aquilo adiciona e parece ter sido feito na base do mínimo esforço.O primeiro estava no ponto.Bastava este ser do tamanho do primeiro ou maior,manter o feel da gameplay e avançar a história.
Já em termos de história,eu sinto que a malta da MachineGames novamente perdeu alguma noção do equilíbrio perfeito que tinham atingido no primeiro.Tenho de dar muitos parabéns pelos tomates que demonstraram ao lidar com a questão do racismo,o passado do BJ antes da guerra, a dicotomia entre estar às portas da morte e esperar por vida nova(filhos). Mas eu diria que metade do jogo basicamente decide ser negra como tudo,enquanto que a outra volta ao esquema do primeiro jogo.E mesmo aí há uns momentos em que sinto que se vai de 0 a 100 no que toca negro vs ridículo que eu muito honestamente não me lembro de acontecer no primeiro.
Isso e a publicidade do jogo foi assim um bocado para o enganosa.Eu lembro de a publicidade prometer começarmos uma segunda revolução americana.E de certa forma começamos.O problema é que nunca a jogamos(ou talvez joguemos no DLC).
Em termos de gráficos e som o nível do primeiro mantém-se. O iDTech 6 dá para um upgrade na apresentação e os efeitos sonoros continuam a dar um feel do caraças à acção (os gibs nunca ficam velhos lol).No que toca à banda sonora,cometeram um crime que foi mexer naquela bomba que é o intro screen do primeiro,mas de resto a qualidade manter-se.
Em termos de longevidade está na linha do primeiro.Com a palha que adicionaram e se a malta não se importar de jogar as side missions em níveis reciclados,ainda mais dura.
Em termos de achievements,uma playthrough normal dá para sacar metade dos de origem.
Resumindo e concluindo,é um grande jogo como o primeiro mas pelo menos para mim fica atrás do primeiro.Dito isso venha o terceiro,e de preferência com uma revolução global contra os Nazis.