Workflow digital... Como é que fazem?

Eu não uso RAID porque os meus discos são todos diferentes. E também tenho interesse em que os backups não sejam uma cópia integral de tudo o que tenho no disco. O disco principal tem todo o lixo e mais algum, o de backups só guarda o mais importante e tudo organizado por pastas. Assim quando formato o PC, o lixo vai todo ao ar e só fica o que interessa no disco de backups.

Mas eu não me referia a teres RAID1 do disco principal, mas sim do disco de backups.
 
Ah ok, mas isso implicaria ter um quarto disco só para o RAID. E não se justifica, eu já tenho as coisas em dois discos, com o RAID passava a ter em três. Não sou assim tão paranóico com os backups.
 
Para não estar a criar um novo tópico e porque em parte se enquadra neste.

Após todo este processo, que usam voces para consultar as fotos?

Ando a procura de um que consiga gerir as seguintes opções:

Corra em MacOSX
Admita a organização e navegação por pastas como estão no disco.
Tenha possibilidade de inserir intuitivamente Metatags, de pessoas, eventos, locais, etc...

Tem alguma sugestão?

Tenho experimentado o iphoto 09, funciona mto bem com as caras e mapas, mas não posso com a organização que este impõem, e torna-se mto pesado quando se utiliza muitas fotos.

Já experimentei o picasa em windows, e o photoshop elements, que apesar de tudo me pareceu o unico que fazia tudo o que eu queria, no entanto a versão para mac parece algo estranha, pois toda a gestão é feita no Bridge de uma maneira que não entendi (mas também, diga-se, não explorei muito).

No fundo queria saber que métodos usam vocês para navegar no vosso arquivo fotográfico fugindo ao Finder/explorador do windows, e que permita explorar melhor a organização das fotografias.


nexp
 
Para não estar a criar um novo tópico e porque em parte se enquadra neste.

Após todo este processo, que usam voces para consultar as fotos?

Ando a procura de um que consiga gerir as seguintes opções:

Corra em MacOSX
Admita a organização e navegação por pastas como estão no disco.
Tenha possibilidade de inserir intuitivamente Metatags, de pessoas, eventos, locais, etc...

Tem alguma sugestão?

Tenho experimentado o iphoto 09, funciona mto bem com as caras e mapas, mas não posso com a organização que este impõem, e torna-se mto pesado quando se utiliza muitas fotos.

Já experimentei o picasa em windows, e o photoshop elements, que apesar de tudo me pareceu o unico que fazia tudo o que eu queria, no entanto a versão para mac parece algo estranha, pois toda a gestão é feita no Bridge de uma maneira que não entendi (mas também, diga-se, não explorei muito).

No fundo queria saber que métodos usam vocês para navegar no vosso arquivo fotográfico fugindo ao Finder/explorador do windows, e que permita explorar melhor a organização das fotografias.


nexp

No OSX tens o Picasa e o iPhoto 09 (podes desmarcar a opção de ele importar as fotos para a biblioteca, e manténs tu as pastas), e depois tens coisas mais avançadas como o Lightroom e o Aperture (mais pesado que o Lightroom).

Depois de testar uns tempos o lightroom, volei ao meu combo Aperture + iPhoto (as fotos estão na bilbioteca do iPhoto, são tratadas através do Aperture).
 
Eu não uso RAID porque os meus discos são todos diferentes. E também tenho interesse em que os backups não sejam uma cópia integral de tudo o que tenho no disco. O disco principal tem todo o lixo e mais algum, o de backups só guarda o mais importante e tudo organizado por pastas. Assim quando formato o PC, o lixo vai todo ao ar e só fica o que interessa no disco de backups.

Depende das reais necessidades de cada um.
Eu, por exemplo, tenho as fotos em dois backups automatizados, pois apesar de gostar muito de ter um backup limpo de lixo, o certo é que, para organizar dessa maneira, teria de abdicar do meu tempo livre para organizar à minha maneira. Já o tentei fazer assim e não resulta para mim.

Agora o que tenho é o seguinte:

- Disco interno do mac de 320gb onde importo tudo para o iPhoto -> backup integral deste disco via Superduper (clone "bootável") feito diariamente para disco Lacie externo -> backup de todas as fotos do iPhoto para iPod 160Gb (assim que ligo o iPod ao mac, ele sincroniza-se automaticamente)

Assim tenho as minhas fotos salvaguardadas em 2 lugares independentes.
 
O meu workflow é este:

Capturar em JPEG+RAW (graças ao firmware CHDK)
Encontrar uma JPEG que tenha ficado muito boa
Ir ao respectivo RAW, que está num formato maluco, meter em DNG, abrir nolightroom/photoshop.
Encontrar JPEGS apenas boas,
Abrir essas JPEGS no lightroom

Editar e gravar numa pasta dentro dessa com o titulo editadas.


Matar todos os outros RAWS.


Problema actual, o lightroom não faz marcas de água. Tenho de usar o photoshop


FIM.
 
Aqui fica o meu workflow:

1º - Captura em Raw + jpeg

2º - Cada "sessao" vai para a a sua propria pasta pasta as quais dou o nome de Raw e o numero da sessao. Desde a Raw 1,ate a actual Raw 158.
Todas estas pastas estao na subpasta Raw num HDD de 500 gb so pra fotografia.
Como as pastas tem um numero e o windows organiza por data sei sempre em k pasta esta determinada foto.

3º - Faço um preview dos jpgs e assento num papel quais devo editar.

4º - Abro o respectivo Raw no ACR e faço alguns ajustes para recuperar sombras ou acertar o WB. Meto tb os setings da foto sempre em 300 dpi e em 16 bit

5º - No ACR faço open no Photoshop onde faço todos os ajustes ou alteraçoes/manipulaçoes k acho k devo fazer.

6º- Gravo sempre as alteraçoes todas em .PSD para se mais tarde preisar de fazer algo mais na foto nao ter de fazer tudo outra x. Dentro da pasta Raw da sessao tenho uma pasta PSD.

7º - Depois gravo tb a foto em jpg na qualidade maxima para uma pasta chamada Finished jpgs e faço um resize para o Olhares ou deviantart para a pasta Olhares ou deviantart.

8º - Se for uma foto para imprimir gravo em tiff 16 bit na sua respectiva pasta.

Dependendo da foto e um processo k pode demorar muito ou muito pouco. Mas desde a passar da maquna pro pc a brir no photoshop normalmente sao 5 min.

A ediçao e o k demora mais.
Como nao faço fotos de fotojornalismo e apenas faço fotografia artistica e tb por ser extremamente perfeccionista na fotografia uma foto pode demorar mais de 4 horas a ser editada. Dependendo sempre da foto em questao.
 
no meu caso todo o meu workflow gira à volta do Bridge, é atravé dele que importo os RAW, JPEG ou TIFF, consoante o que foi utilizado, faço pequenos ajustes com o ACR directamente a partir do Bridge (CTRL+R :)) nas que necessitem, e algumas vão para pp no photoshop. Ficheiros para impressão exporto para TIFF, faço também um JPEG for Web e guardo os ficheiros PSD juntamente com os RAW (apesar de ocuparem bastante espaço, já por várias vezes foram muito úteis)

cumps
 
no meu caso todo o meu workflow gira à volta do Bridge, é atravé dele que importo os RAW, JPEG ou TIFF, consoante o que foi utilizado, faço pequenos ajustes com o ACR directamente a partir do Bridge (CTRL+R :)) nas que necessitem, e algumas vão para pp no photoshop. Ficheiros para impressão exporto para TIFF, faço também um JPEG for Web e guardo os ficheiros PSD juntamente com os RAW (apesar de ocuparem bastante espaço, já por várias vezes foram muito úteis)

cumps

Interessante esse workflow, já o tentei adoptar, mas por alguma razão falhei sempre, talvez porque não me entendo com a organização das pastas e prefiro que seja um programa a fazê-lo por mim :\ (sim, a maioria das pessoas prefere o contrário, eu sei -.-)
 
Já que falam em plugins para o Lr, deixo aqui também um que deu uma ajudinha no meu workflow:
http://regex.info/blog/lightroom-goodies/flickr
É um espectaculo, é so seleccionar a foto e fazer export para o flickr, tem montes de opções além do tradicional resize, etc, como por titulo, descrição e afins. Muito completo e simples.

tenho k exprimentar isso, eu tenho 1 export definido k exporta com as dimensoes k kero pro flickr e vai para uma pasta especifica onde depois abro o flickr uploader e as envio. o problema e k o flickr uploader engasga a meio mts vezes...
 
refiro que seja um programa a fazê-lo por mim :\ (sim, a maioria das pessoas prefere o contrário, eu sei -.-)

Mas está descansado que não és o único ;-)

Do meu ponto de vista, a organização por pastas só é relevante para fazer backups e para isso uma organização cronológica chega perfeitamente.

A organização que interessa aos humanos é aquela que é feita com tags, e ai não dá para usar pastas.

Algo que me preocupa no Lr é o facto das alterações e as tags (creio eu) ficarem num ficheiro SQLite que fica muito longe dos originais. Ao fazer backups há que lembrar-se desse ficheiro. Suponho eu que isto é assim por questões de eficiencia.
 
Algo que me preocupa no Lr é o facto das alterações e as tags (creio eu) ficarem num ficheiro SQLite que fica muito longe dos originais. Ao fazer backups há que lembrar-se desse ficheiro. Suponho eu que isto é assim por questões de eficiencia.
Não vai em conjunto com o catalogo?
 
sim, mas isso as alteracoes k fazes nas fotos tb nao vao, so no catalogo...

o bibblepro por exemplo da a opcao de gravar um ficheiro de "settings" por foto na mesma pasta.
 
Acho que vai. Não fica é numa pasta ou ficheiro dentro da que contém os originais, como faz por exemplo RAW shooter ou o Picasa.

Essas definições ficam todas guardadas num unico ficheiro correspondente ao catalogo (*.lrcat).
Podes mudar este ficheiro de sitio se te der jeito e também podes configurar onde fazer os backups dele e a periodicidade com que são feitos.

Eu também tinha esse atrofio com as definições, mas agora tive que formatar o PC e então é que percebi bem o sistema como aquilo funciona e a simplicidade e eficácia do mesmo.
Foi só guardar esse ficheiro .lrcat e a pasta com os raws. Depois quando voltei a instalar o Lightroom só tive que apontar para esse ficheiro de catalogo e depois ele pergunta pelas pastas em que estão os RAWs, é só apontar também, e fica tudo a funcionar como se nada se tivesse passado ;)
 
Back
Topo