MMO WoW - Druidas Tanques - Uma analise com Números

miguas

Power Member
Estamos a invadir um tópico genérico para discutir um assunto muito especifico, que é se um druida é um tanque válido ou não. Não quero aqui opiniões puras nem comentários do tipo "Heal, FFS!!!" Sendo este um forum de cariz informático assumo que a maior parte tenha um espirito minimamente matemático.. afinal de contas é so benchmarks para trás e para a frente para medir processadores e a sua eficiencia. Porque não fazer o mesmo aqui para este caso??

A ideia é colocar um druida feral com equipamento equivalente a um warrior lado a lado e comparar com base em números!!!!!. Ou seja, não vale a pena falar em Gear T3 se não tivermos um druida feral com gear à altura ( e destinado para feral ) para comparar..
No meu caso sinto-me à vontade de me comparar com um Warrior T1, mas esta análise também me vai ajudar a saber onde estou, onde posso chegar ( se é que posso chegar ). Já iniciei algo assim há uns meses mas agora quero mesmo um tópico dedicado.



Primeiro Topico de Discussão para começar a análise é:

Quais os factores principais para se executar bem a função tanque e o que significa cada um?

De base penso que são estes os principais:

- HP Health Points, é a unidade de medida da vida
- Armor Mede a % de dano absorvida pela armadura equipada ( limitado a 75%)
- Dodge Mede a probabilidade de nos desviarmos de um ataque
- Block Mede a eficiência do Shield quando bloqueia
- Defence Não sei o que mede nem para que serve
- Agro Gerada Capacidade de manter o "ódio" do mob

Há mais pontos a ter em conta essenciais para executar a função tanque?
Alguem que defina a defence, pois penso que é uma variavel por si só. Alguem noutro tópico definiu numa mistura de dodge com algo mais , mas para isso já existe o dodge ou estou errado?? Penso que será algo importante mas não sei o que mede e é importante para a análise.

:wow:
 
Não que perceba muito de tanking mas penso que está ai em falta o parry

e não existe gear leather pensado para tankar no end game do jogo neste momento por isso qualquer comparação de quem tanka melhor ta destinada a morrer a nascença ....
 
Obrigado aos 2

- HP Health Points, é a unidade de medida da vida
- Armor Mede a % de dano absorvida pela armadura equipada ( limitado a 75%)
- Dodge Mede a probabilidade de nos desviarmos de um ataque
- Block Mede a eficiência do Shield quando bloqueia
- Defense : Aumenta a Chance de Dogde, Block e Parry e diminui a chance de levar-mos hit/crit
- Agro Gerada Capacidade de manter o "ódio" do mob
- Parry (Não tenho definição mas é uma especie de block?)

Assim que confirme a definição de parry e apareça mais gente a concordar que temos as medidas para comparar podemos passar aos números :)

Sparrowhank: Sim tens razão, items de leather bons para tankar são escassos e mantendo a base de comparação de onde quero partir não faz para já qualquer sentido falar em BC. Acho que todos sabemos de base os pontos fortes de um warrior e de um druida ( shield,parry e defence vs armor e hp se reduzirmos ao ridiculo ) O equipamento poderá ser um dos pontos a discutir também mais a frente, mas queria acima de tudo comparar o que dele se obtem.

:wow:

edit: Não se trata de quem tanka melhor, mas de ver qual a real diferença.Quem tanka melhor depende muitissimo da pericia do jogador por isso acho que isso é algo extremo demais. Existe uma opinião generalizada que um druida está a anos luz de um warrior, eu não tenho essa opinião mas sem numeros não dá para falar. Apenas pretendo uma análise racional e tirar conclusões. :) Eu até podia ter o melhor gear possivel para um druida tankar, mas se não tivesse jeito para essa função até um Warrior Fury com jeito me podia passar à frente na boa!
No fundo seria como comparar um Warrior DPS com um Rogue por exemplo, como classe DPS. A norma é levar Rogues DPS e normalmente os Warriors DPS são mal aceites, mas se perguntares a um warrior DPS ele responde logo que é tão valido na função como o Rogue ;)
 
Última edição:
pah muitos druids em bear form têm cerca de 11K de armor, q é mais que a maior parte dos warriors. agora para aggro hold não sei se são bons ou não.
 
Eu por experiencia propria já fiz umas runs a muito sitio com o amigo minguas a tankar, e nunca tive razões de queixa... Podemos ter de esperar um pouco mais para ele ganhar o aggro e não temos akeles sunders visiveis mas no geral penso que seja o mesmo que um warrior...

Agora do ponto de vista de um healer, aí ja muda de figura... Ele perde bastante mais vida que um warrior, mas também tem mais vida que o mesmo... Penso k isso se deva normalmente à falta de block...
 
Ele perde bastante mais vida que um warrior, mas também tem mais vida que o mesmo... Penso k isso se deva normalmente à falta de block...

É +/- esse tipo de coisas que quero tb medir.. discussão se um druida deve tankar ou não, não falta mas números e análise mais objectiva não há.
Devido à maior armor o druida deve perder menos vida por pancada qe um warrior mas por outro lado perde vida em mais pancadas que um warrior... São alguns factores a analisar mas estou curioso sobre o resultado

Se não aparecer mais ninguem a refutar os factores mais importantes para tankar vou propor passar aos numeros em breve


:wow:
 
Vamos a ver os talentos...

Warrior Defiance: Não vejo nada nos talentos dos druids k possam elevar sobre o dmg feito o aggro.

Improved Defensive Stance: reduz em 6% o dano recebido... seja magic, seja fisico... nem todos os bosses tem uma espada ^^

Claro k se comparar-mos uma tree dum druida tank e dum warrior tank, ambos nus, eu perguntaria se o druida seria um tank wannabe...
 
Bem equipado um druid em bear tem mais hp/armor q um warrior, mas tb leva mais dmg, dmg esse que e mais "estavel" ou seja n ha spikes de dmg cm num warrior...basicamente leva porrada e porrada mas leva sp a mesma durante a fight ou seja e mais facil pra um healer.

Um druid demora um tempo a mais no inicio q um warrior a fazer build a aggro mas com o passar do tempo na fight o druid csg ultrapassar de longe um warrior em threat build...

E c isto ate aparece q sao melhores n? mas um warrior tem coisas q um druid n tem.. tipo shield wall, last stand, fear break e acima de td melhor itemizaçao...
 
um druida tem mais hp e armor e embora nao tenha o parry tem muito mais dodge k um warrior o k acaba por ekilibrar.. (15% parry e 15% dodge e praticamente a mm coisa ke 25-30% dodge)..
os druidas nas intances d 5 man ganha rage mais facilmente para spamar as agro generating skills e ao contrario das skills dos warriors k produzem agro estatica, a threat gerada pelo druida aumenta com o dano... acho k os warriors vao ser sempre os tanks das raids mas nas instances d 5 man os druidas têm futuro :) just my 2 cents (btw tenho um druida e tenho esperança k um dia me deixem fazer outra coisa para alem d healar :) gg durid tankz roar )
 
druid tank = -1 rejuvenate e -1 combat ress = kkthkxbye
druid cat = lol

dodge = total dmg mitigation
parry = total dmg mitigation
basicamente sao a mm coisa, por isso 15%parry+15%dodge = 30% dodge =30%parry

E já vi um druid tankar todos os bosses até ao 1o boss de AQ40.
 
OK
Tendo eu um druid e tendo ja jogado na BC (onde muitos aspectos foram melhorados) é a minha altura de dar a minha opiniao pois penso que ja tenho bases suficientes para nao estar aqui a inventar nada.

NOTA: todas as info postas aqui sao baseadas na BC

Em termos de HP o melhor warrior que vi tinha 13500 de life com:
-power word fortuide (79 stamina)
-flask of titan (1200 life)
-e a buff do imp (nao sei precisar o valor exacto do bonus à stamina :( )

Eu tenho 13000 sem nenhuma buff e chego aos 17000 sem o titan, logo em termos de life temos mais vantagens.

Armor tenho 19037 o que me da uma reducao de 64.33%.
Os warriors que vi (ja com equip de BC quer seja chests a darem mil e ***** coisa de armor e shields a darem quase 4mil) andam á volta dos 14 mil de armor.

Dodge: tenho quase 25% posso chegar aos 30 com o totem do shaman (agi) Mas é verdade nao posso fazer parry nem block. Mas para dizer a verdade um block de 300 de dano num ataque de 4000 faz pouca diferenca.

Defense: reduz a hipotese de levar com crit, reduz a hipotese de me acertarem e reduz a hipotese de levar com um crushing blow.
Neste aspecto sim, fico bastante atras do warrior, mas pelo simples facto que sao muito poucos os items de leather que dao defense. Mesmo assim ja consegui varios items que me aumentam a defense para 385.

Aggro: Bem posso afirmar que gero threat suficiente, quer seja num so mob ou em varios.
Em termos de numeros. So posso dar a certeza de numeros com as minhas abilidades:

Maul (é o que da mais aggro)= dano*1.30*1.75

Swipe= dano*1.30*1.75

Lacerate (nao fasso a minima idea lol)

Mas vamos a numeros concretos (suponde que tenho 3 pontos em feral instinct)
Threat gerada a mais por esta em bear = 1.30*1.45 = 1.885
threat do maul = 1.75
Supomos agora que o maul acertou por 400 (normalissimo mesmo em boss de lvl ?? para mim)
400 * 1.885*1.75 =1319 threat num unico ataque. Junte-mos tb por exemplo o fearie fire. um lacerate pelo meio e cheagmos na boa aos 1600 threat.


Agora um total off topic ja que alguem escreveu "druid cat = lol"

Azuregos run:


Os 2 warriors eram 70 (o que aparece atras de mim era fury,) shaman 70, shadow priest tb 70 rogue 70 tb (o resto da malta variava entre os 65 e 68)

Shred (para quem nao sabe é o equivalente ao backstab)
 
Última edição:
vejam estas staves para feral druid:

neste caso foram um pouco mais beneficiados a nível de itemização.. ou seja.. n estão completamente esquecidos pela blizz

http://www.thottbot.com/beta?i=16303
Ao que parece dropa do 4º boss de em kharazan- um boss druida.
ou então esta:
http://www.thottbot.com/beta?i=15474
dropa do Boss Thorngrin the Tender
ou mesmo esta:
http://www.thottbot.com/beta?i=15706

Mas realmente é complicado arranjar leather que dê + def....
Acho k isso podia ser resolvido se os druidas, tal como os shamans pudessem usar shield :D :D
 
Epá, a minha pouca experiencia com druidas e raids só me permite ver um pouco da questão. Mas IMHO, acho que num raid a vantagem do druida sobre outras healing class é basicamente poder fazer healing á força todsa sem medo de gerar agro pois com aquela bruta armor e imensos hp csg aguentar 2 mobs elite do mesmo nivel, e até mesmo 3, até o tank de serviço ganhar de novo a agro.
 
Bem quem diz que druida cat = lol só tenho a falar dos meus crits ranhosos de 2400 acabadinho de chegar a 60 com algum equipamento verde ainda...

Sem contar com os NORMAIS hits de 340 a cada swing (1s de attack speed) oh well...
 
Quanto ao block, o dano reduzido não é assim tão insignificante. Um boss que bata por 1000, se se bloquear 200, é 20% de redução de dano. Isso em armor, por exemplo no meu caso com 63,49% de redução (~9500 de armor), passa para 83,49% de absorção o que é um valor inatingível com armor (se não estou em erro o máximo é 75%).

Outra vantagem do block é que, depois de acontecer pode-se fazer revenge.

A maior vantagem é que, quando se faz block, não se leva crit.

Existe uma formula para calcular os "tank points". É uma formula que não pode ser levada demasiado a sério porque obviamente o equipamento pode depender do tipo de luta, mas é viável para lutas em que a principal fonte de dano é físico.

Podem usar o mod TankPoints (tem lá a fórmula) ou ver no CTProfiles

Eu tenho 24096 tank points no CTProfiles com uma build feita à pressa mas o essencial para influenciar os tank points está lá.
Sou warrior btw : P
 
Quanto ao block, o dano reduzido não é assim tão insignificante. Um boss que bata por 1000, se se bloquear 200, é 20% de redução de dano. Isso em armor, por exemplo no meu caso com 63,49% de redução (~9500 de armor), passa para 83,49% de absorção o que é um valor inatingível com armor (se não estou em erro o máximo é 75%).

Outra vantagem do block é que, depois de acontecer pode-se fazer revenge.

A maior vantagem é que, quando se faz block, não se leva crit.

Existe uma formula para calcular os "tank points". É uma formula que não pode ser levada demasiado a sério porque obviamente o equipamento pode depender do tipo de luta, mas é viável para lutas em que a principal fonte de dano é físico.

Podem usar o mod TankPoints (tem lá a fórmula) ou ver no CTProfiles

Eu tenho 24096 tank points no CTProfiles com uma build feita à pressa mas o essencial para influenciar os tank points está lá.
Sou warrior btw : P

Hum mas axo que agora na bc os blocks ja nao evitam os crits (ou sera oscrushing blows?? ja nao me lembro) O meu addon da-me 54512 :P
 
Bem, segundo o site www.worldofraids.com , a Bear Form dos druidas vai levar um buff.

World of Warcraft Client PTR 2.0.3: Undocumented changes


Druid

- Bear gives 450% armor bonus and 25% HP
- Barkskin now usable while stunned and no longer contains a casting penalty, cooldown increased to 2 minutes.
- Several talents have had their costs reduced in the balance tree (Such as imp moonfire)
-Tranquilty changed.
Cooldown Increased back to 10 minutes (as such pre-1.8)
Now untalented heals for 1092 every second at max rank.
- Pounce no longer requires facing
- Mangle (cat) now includes a +30% dmg to shred.
- Natures Grasp USABLE in forms (To clear up confusion)
- Can now talk to NPCs while in forms.
- Tree of Life Aura Now only applies 25% of spirit as extra healing on party members.
- Mana cost of regrowth reduced to 720 mana at max rank. (Untalented)


EDIT: ahhh, afinal nao parece tanto buff, pois agr fiz as contas e deu 33.xx% de hp que se ganha no bear...mas 450% de armor aumentou cerca de 2k armor :P. lvl49 druid
 
Última edição:
Quanto as pics do TBC a lvl 70: pois ficaste em 1º... mas 450dps? isso ja classes a lvl 60 fazem c uma perna as costas... :\

Alias... ate mesmo eu um shaman faço 400dps+- a grindar em silithus so usando auto attack e o raro SS nc parando pra mana ! :p

Quanto ao max HP nao chegaste a ver uma pic dum warrior c 33k hp? sim... c titans buffs etc e last stand e lifegiving gem
 
Última edição:
Back
Topo