Velocidade Contratada versus Rendimento da rede.
Tenho estado a ter problemas de acesso em termos de velocidade de acesso à rede Internet fora da Zon. Antes de mudar para a Iris tinha contratado 30Mb de acesso e os testes que fazia davam entre 24 e 27 Mb. Agora com a Iris dá-me entre 3 e 12, média de 9Mb.
O único teste que sempre utilizei para testas velocidades e rendimentos de rede é o da FCCN,
http://speedmeter.fccn.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=4&Itemid=9 nunca comparei com mais nenhum site de velocidades de teste.
Agora com a Iris que noto tempos infinitos para fazer qualquer download ou carregamento engasgado de páginas, os testes dão estes Rendimentos ridículos.
A Zon apenas aceita o seu teste de velocidade,
http://www.zon.pt/net/velocidades/Pages/teste-de-velocidade.aspx,
baseado nos seus servidores e na sua Subnet de rede, portanto sem ligações exteriores à Zon e com possibilidades de optimização interna e controlada pelos técnicos da Zon, sei como fazer isso.
Tenho ligado várias vezes para o Apoio Técnico e sempre a mesma resposta, ligar por cabo, sem wireless. Os resultados são sempre positivos nesse teste, obviamente, cerca de 24 a 28Mb, com uma observação, os resultados melhoram quando se está ao telefone com o Apoio Técnico, cerca de 2 a 4Mb, porque será.
Ora um teste controlado pelo próprio operador não pode ser um teste fidedigno de interligação. Primeiro que não é objectivo, tem tudo para ser tendencioso, não é central e comum a todos os operadores, como é o da FCCN, ponto central em Portugal para saída de interligações e central a todos os operadores.
A ligação até podia ser contratada a 300Mb, e dar 300Mb no teste Zon, mas se as interligações da rede Zon com o resto da Internet não forem de qualidade ou forem limitadas, todos os Clientes terão a “Velocidade Contratada” mas o seu rendimento com o exterior da Zon continuará a ser treta, que é o que está a acontecer.
Os Clientes Zon estão a ser enganados com as velocidades de interligação e os testes internos continuando a ter baixos rendimentos de downloads e acesso a páginas web.
Qual é a solução, não pagar, mudar de operador, quebrar contrato?
Estou preparado para fazer queixa à Anacom e deixar de pagar a componente Internet da factura Zon….Vamos ver no que dá.
Independentemente do vosso operador de Internet façam o teste sempre com a FCCN e apurem os resultados.
Já agora vou criar uma página no Facebook…ver o resultado.