ZON HUB + Router (ZON HUB apenas como modem)

Boas,

Comprei um Airport Extreme na esperança de aumentar o sinal cá em casa, mas fiquei desiludido com as prestações.Nem às varandas chega, coisa que o hub/router da NOS consegue fazer sem grandes problemas. No entanto nunca consegui configurar o hub para funciona apenas como modem: na página de configurações não encontro forma de activar/desactivar funções, ou de colocar o equipamento em bridge. Será que podes ajudar a perceber exactamente como devo proceder? Queria ter a certeza que o problema está no router da apple antes de devolver o equipamento. Se assim for, resta - me a opção powerline...

A opção de bridge podes ver na imagem em baixo. Tens de te autenticar no hub com user: home_admin e pass: zonnetadmin.

5700830_orig.jpg
 
Obrigado. Infelizmente o problema é mesmo das prestações do Airport: em testes com iPad e iPhone, a velocidade aumenta ligeiramente (a frequência dedicada em 5Ghz a justificar a diferença), mas a cobertura fica atrás do sinal do Hub. De qualquer forma só agora me apercebi que a Samsung (TV) só funciona em 2,4Ghz, pelo que a opção vai ser mesmo o Devolo 1200 + Wi-fi.
 
Olá, quando faço bridge pela porta 4 e coloco o meu router a comandar todas a rede, a minha zon box deixa de ter acesso ao canais intereativos, 7 dias, gravações etc etc.
É mesmo obrigatório ter a box ligada ao zonhub?
 
Olá, quando faço bridge pela porta 4 e coloco o meu router a comandar todas a rede, a minha zon box deixa de ter acesso ao canais intereativos, 7 dias, gravações etc etc.
É mesmo obrigatório ter a box ligada ao zonhub?

Em FTTH a box têm de estar ligada directamente à configuração VLAN do Hub (em alternativa se conseguir replicar a configuração do seu router, o que nem sei se dá para aceder às informações)
 
Obrigado pela dica.
Pois bem a minha rede consiste em 3 routers em wired bridge e eu tenho sempre problemas quando recebo um novo user (mac address) na minha rede seja por wifi ou cabo. Ou por exemplo se entrar na rede com um novo ip interno (1º ip 192.168.1.101 passado 2 dias fico com o ip 192.168.1.105). Em ambos os caso o user nao tem acesso à internet, apenas a conteúdo interno da rede. Só volta tudo ao normal se fizer reset ao zonhub.
A solução que encontrei foi a porta 4 em bridge e funciona tudo perfeito. Mas como a zonbox se liga a outro router e não direto ao zonhub, para não perder o FTTH não posso usar dessa forma.
Soluções?
Tem como reservar mac address por ip no zonhub?
 
Obrigado pela dica.
Pois bem a minha rede consiste em 3 routers em wired bridge e eu tenho sempre problemas quando recebo um novo user (mac address) na minha rede seja por wifi ou cabo. Ou por exemplo se entrar na rede com um novo ip interno (1º ip 192.168.1.101 passado 2 dias fico com o ip 192.168.1.105). Em ambos os caso o user nao tem acesso à internet, apenas a conteúdo interno da rede. Só volta tudo ao normal se fizer reset ao zonhub.
A solução que encontrei foi a porta 4 em bridge e funciona tudo perfeito. Mas como a zonbox se liga a outro router e não direto ao zonhub, para não perder o FTTH não posso usar dessa forma.
Soluções?
Tem como reservar mac address por ip no zonhub?

Do que sei a box fica com uma gama de IP distinta da restante rede pelo que a tua única solução é (porque acho que não são públicas as configurações da box) mesmo ligares directamente a box ao Hub, via powerline talvez?

O que perdes é o IPTV e não o FTTH, já agora a correcção. E tens sorte de na NOS teres sinal de televisão, que nos outros operadores terias perdido. Há routers da Asus com firmwares modificados para trabalhar com a NOS, mas não sei se é só internet ou é internet + IPTV:

http://asus-portugal.com/isp-config/
 
Obrigado pela dica.
Pois bem a minha rede consiste em 3 routers em wired bridge e eu tenho sempre problemas quando recebo um novo user (mac address) na minha rede seja por wifi ou cabo. Ou por exemplo se entrar na rede com um novo ip interno (1º ip 192.168.1.101 passado 2 dias fico com o ip 192.168.1.105). Em ambos os caso o user nao tem acesso à internet, apenas a conteúdo interno da rede. Só volta tudo ao normal se fizer reset ao zonhub.
A solução que encontrei foi a porta 4 em bridge e funciona tudo perfeito. Mas como a zonbox se liga a outro router e não direto ao zonhub, para não perder o FTTH não posso usar dessa forma.
Soluções?
Tem como reservar mac address por ip no zonhub?
Não percebi muito bem mas:

zon hub não tem reserva por mac. A única coisa que podes fazer é colocar IP fixo no equipamento que lá ligas.

Acerca da box, não complica:
- ou levas a box para perto do zon hub
- ou tentas adquirir um router da Asus para substituir o zon hub
 
Boas,recentemente troquei do pacote de 30mb para 120mb da NOS e fiquei muito desiludido quando vi que so obtenho 50mb de download atraves de wireless (obtenho 123 por cabo mas não quero andar com cabos e quero ter boas velocidades em todos os dispositivos),tive a andar no forum e ja notei que e por causa do hub,recomendam algum router ate 50/60 euros? (jogo CS e Xbox One),e irei perder o sinal da tv se puser em bridge? Muito obrigado!
 
Boas,recentemente troquei do pacote de 30mb para 120mb da NOS e fiquei muito desiludido quando vi que so obtenho 50mb de download atraves de wireless (obtenho 123 por cabo mas não quero andar com cabos e quero ter boas velocidades em todos os dispositivos),tive a andar no forum e ja notei que e por causa do hub,recomendam algum router ate 50/60 euros? (jogo CS e Xbox One),e irei perder o sinal da tv se puser em bridge? Muito obrigado!

Recomendações de routers já há tópicos com isso. O meu Archer C2 é dentro desses valores e permite maiores velocidades mas principalmente mais alcance. Funciona em dual-band o que é bom para zonas com muitas redes wireless.

Se tiveres FTTH perdes os serviços interactivos. Se for coaxial não.
 
Recomendações de routers já há tópicos com isso. O meu Archer C2 é dentro desses valores e permite maiores velocidades mas principalmente mais alcance. Funciona em dual-band o que é bom para zonas com muitas redes wireless.

Se tiveres FTTH perdes os serviços interactivos. Se for coaxial não.
Sou um bocadinho nabo nesse sentido,como sei se é FTTH ou coaxial? se for FTTH não existe solução em relação a parte de perder os serviços?
 
Sou um bocadinho nabo nesse sentido,como sei se é FTTH ou coaxial? se for FTTH não existe solução em relação a parte de perder os serviços?

FTTH = Fibra (Tens de ter um equipamento chamado ONT). O router é ligado por cabo de rede.
Coaxial = Cabo tipo antena de TV.

Vê mais aqui:
http://www.coberturadefibra.net/p/siglas.html


Em Fibra, a ligação da box têm de ser directa ao Hub (ou em alternativa usar um router asus c/ firmware alterado)
 
FTTH = Fibra (Tens de ter um equipamento chamado ONT). O router é ligado por cabo de rede.
Coaxial = Cabo tipo antena de TV.

Vê mais aqui:
http://www.coberturadefibra.net/p/siglas.html


Em Fibra, a ligação da box têm de ser directa ao Hub (ou em alternativa usar um router asus c/ firmware alterado)
Estive a verificar e não tenho esse tal equipamento,tenho exactamente a configuração que o tal site da como exemplo da NOS iris, então quer dizer que não preciso de me preocupar? e muito obrigado pela ajuda!
 
Vou ver o router que me recomendaste,tens algo negativo a dizer sobre ele? e positivo? as velocidades são estaveis e nunca te deu nenhum problema de ping?

Problemas desconheço. As velocidades na minha configuração são sempre estáveis, tenho os 120mbps em 5.0Ghz, em 2.4Ghz depende do equipamento mas atinjo os 70mbps no portátil. Com um adaptador Wireless já consigo +- 100mbps.

O ping fica praticamente na mesma.
 
Boa noite pessoal,

Necessitava de uma ajuda vossa, desde à 3 anos que uso na minha casa o zonhub da iris, apenas como modem, funcionando como router um drytek vigor 2110, onde tenho configuradas várias portas para fora (NAS, Video Vigilancia, RDP, ect), como só tinha 100mb de down, o testes por cabo davam perto disso tranquilo.

Agora contratei a UMA, vieram instalar e levaram o meu zonhub e colocaram outro com novo firmware, ok, fiz a configuração de novo, aceita na mesma a ligação à wan do router na porta4, só que os 200mb ficam na casa dos 70mb, se ligar o zonhub como router e eliminar o darytek já obtenho velocidades na casa dos 192mb.

Alguém sabe, alguma coisa sobre isto ??

* já agora sempre tive no zonhub, fonzon (desativada), wirelless (desativado), partilha de ficheiros e impressoras tudo off, modem puro.

Será necessário, na configuração do draytek, na wan, e ppooe e etc configurar algo ??
 
Back
Topo