Zon já testa Internet com 100 Mbps

O que eles estão a fazer é FTTLA - Fiber To The Last Amplifier, ou também conhecido como Deep Fiber, ou seja, aproximar a fibra do cliente final, criando zonas com "menos clientes" sobre o coaxial, por exemplo:
-até agora, era fibra até ao nó óptico, daí até ao cliente era só ramificar sempre sobre coaxial começando com o então chamado RG-700 e daí para baixo, espalhando TAPs até chegar o RG-59(hoje em dia RG-6) até à casa do cliente; depende dos projectos, mas os da TV Cabo sempre foram a lixar para o QoS da net, portanto, temos tipo, 3000/4000 clientes por nó;

-com a necessidade do digital, e de fornecer grandes velocidades de acesso à net, é necessário reduzir a parte de coaxial, aproximando a da fibra e criar nós mais pequenos, em muitos casos no máximo até 1000 clientes dependendo da topologia e da oferta comercial, em alguns casos ainda menos; Surge assim o conceito de micro-nós, que no limite pode significar Fibra até ao prédio (FTTB) usando apenas coaxial desde a entrada do prédio até ao cliente final;

Ou seja pode melhorar mas eles efectivamente vão usar o coaxial mesmo que seja só no prédio durante muito tempo, é bom e serve muitíssimo bem. E sim, é possível ter boa qualidade de serviço, é só eles quererem.

Para referência:

http://www.cedmagazine.com/make-way-for-the-micro-node.aspx
 
Eu fico pasmado com certos comentários, a zon não esta a apostar na fibra?

A tvtel ? pluricanal? não são apostas?


Eu não estou a ver como é que a zon vai por 100mbps em zonas que nem os 30mbps chega, mas ok.

Vão fazer 100megas da forma que descrevi acima, separando as zonas actuais, criando assim novas zonas com menos clientes e migrando para o protocolo DOCSIS 3.0 que permite que cada modem aceda a mais espectro, ou seja, sem entrar em muito detalhe:
-menos clientes por zona;
-divides a mesma banda menos gente, resolves o problema de congestionamento local do nó;
-migras para o novo standard e cada modems passa a poder ter velocidades de até 400 e qq coisa megas;
 
assim sim , acredito em melhoras , ideal era mesmo fibra ate ao predio e depois cabo atual , mas isso para zon seria pedir muito...mas se fizerem como o dizes , ja vai melhorar muito a qualidade , quanto menos pessoas por no melhor!!

e BTW li ai que ia ter 4MB de up ? isso eh pouco, 100MB deveria ter 10MB uP no minimo , ja para nao dizer bom seria ter 20MB de up e o ideal seria 100/100 xD
 
Última edição:
assim sim , acredito em melhoras , ideal era mesmo fibra ate ao predio e depois cabo atual , mas isso para zon seria pedir muito...mas se fizerem como o dizes , ja vai melhorar muito a qualidade , quanto menos pessoas por no melhor!!

e BTW li ai que ia ter 4MB de up ? isso eh pouco, 100MB deveria ter 10MB uP no minimo , ja para nao dizer bom seria ter 20MB de up e o ideal seria 100/100 xD

100/100 no cabo nao me parece possivel... nem 100/50... pelo menos cá...
 
ou então faz uma boa publicidade e engana os clientes como de costume.

Não queremos cá TS, maus pings, lag.. para que que vou pagar um balurdio por isto mesmo com 100Mb? Se quero os 100Mb não é pa ver páginas de certeza..

tenho 18Mb da netcabo e tenho mesmo os 18Mb, mas a estabilidade da internet notasse que é muito pior que um acesso em ADSL quanto mais em fibra..

Exactamente. Era como eu estava a pagar 8M para eles aplicarem TS ao extremo e escolherem o que eu podiam fazer com o dinheiro que pagava por mês...Não estou a ver com 100M mudarem as coisas...vamos ver se mudam a politica...
 
assim sim , acredito em melhoras , ideal era mesmo fibra ate ao predio e depois cabo atual , mas isso para zon seria pedir muito...mas se fizerem como o dizes , ja vai melhorar muito a qualidade , quanto menos pessoas por no melhor!!

e BTW li ai que ia ter 4MB de up ? isso eh pouco, 100MB deveria ter 10MB uP no minimo , ja para nao dizer bom seria ter 20MB de up e o ideal seria 100/100 xD


opinião pessoal


Tendo em conta o custo de investimento e o tempo de retorno prefiro mais a hipotese que está a ser utilizada.

Até porque o retorno tem que vir de algum lado...

Cumprimentos
 
A tecnologia a ser usada em Portugal pelas empresas de cabo, é DOCSIS e nao EuroDOCSIS (não perguntem porquê... também não sei). Em relação a estas alterações estruturais que eles vao fazer, não me parece que venham a melhorar muito porque vai continuar a estarem imensos clientes ligados e a velocidade irá variar conforme a utilização da largura de banda, devido a má gestão dos nós locais e fraca organização a nivel de backbone.

Uma coisa vos posso dizer... Desde Setembro até agora que tenho estado constante com problemas de zona, inclusive á pouco por voltas das 19h tinha o modem registado e online mas todos os pings davam timeout. Reconhecia o IP (ou seja o DNS estava a responder) mas não era feito o routeamento, sendo que chegava a um dos nós da Zon e perdia-se o packet.

Isto para nao falar dos 3 dias que estive sem internet há coisa de 3 semanas devido a um "problema de zona", das quedas constantes todas as semanas de 30 minutos a 1 hora... (o modem não vai buscar frequência). O sinal está óptimo, não tenho aparelhos que metam ruido no cabo, não tenho nada aqui dentro de casa que me provoque este tipo de situações...

Não me parece que ao meterem 100MBits que esta situação vá melhorar... muito pelo contrario. Ou fazem alterações urgentes na rede deles, ou então vao acabar mesmo por afundar como as acções deles na bolsa...
 
A tecnologia a ser usada em Portugal pelas empresas de cabo, é DOCSIS e nao EuroDOCSIS (não perguntem porquê... também não sei). Em relação a estas alterações estruturais que eles vao fazer, não me parece que venham a melhorar muito porque vai continuar a estarem imensos clientes ligados e a velocidade irá variar conforme a utilização da largura de banda, devido a má gestão dos nós locais e fraca organização a nivel de backbone.

Uma coisa vos posso dizer... Desde Setembro até agora que tenho estado constante com problemas de zona, inclusive á pouco por voltas das 19h tinha o modem registado e online mas todos os pings davam timeout. Reconhecia o IP (ou seja o DNS estava a responder) mas não era feito o routeamento, sendo que chegava a um dos nós da Zon e perdia-se o packet.

Isto para nao falar dos 3 dias que estive sem internet há coisa de 3 semanas devido a um "problema de zona", das quedas constantes todas as semanas de 30 minutos a 1 hora... (o modem não vai buscar frequência). O sinal está óptimo, não tenho aparelhos que metam ruido no cabo, não tenho nada aqui dentro de casa que me provoque este tipo de situações...

Não me parece que ao meterem 100MBits que esta situação vá melhorar... muito pelo contrario. Ou fazem alterações urgentes na rede deles, ou então vao acabar mesmo por afundar como as acções deles na bolsa...
A verdade é que a zon não oferece estabilidade nenhuma.

Já tive Sapo ADSL e ZOn Netcabo ao mesmo tempo e a diferença era astronómica a nivel de estabilidade. No entanto tive que ir para netcabo mesmo pq a sapo já me andava a chular bem feio.
 
Isto não vai a lado nenhum... Estive agora na loja a mandar vir por causa da instabilidade de Net para isso basta ver a minha assinatura, estes últimos 3/4 meses desde que mudaram de nome e atraíram mt mt mais gente os antigos utilizadores ficaram a arder. E não vão resolver isso com os 100mb, aliás sabem qual vai ser o upload? O mesmo dos utilizadores com 30Mb e 18Mb ou seja... de 1Mb!

100 de download e 1 de upload...
 
Isto não vai a lado nenhum... Estive agora na loja a mandar vir por causa da instabilidade de Net para isso basta ver a minha assinatura, estes últimos 3/4 meses desde que mudaram de nome e atraíram mt mt mais gente os antigos utilizadores ficaram a arder. E não vão resolver isso com os 100mb, aliás sabem qual vai ser o upload? O mesmo dos utilizadores com 30Mb e 18Mb ou seja... de 1Mb!

100 de download e 1 de upload...

Errado.. Qd n s sabe nao se devia de opinar ;) N posso dizer, confidencialidade, mas é superior a 1
 
Errado.. Qd n s sabe nao se devia de opinar ;) N posso dizer, confidencialidade, mas é superior a 1
sim ja vi ai postado uma tabela com os docsis todos. E o upload vai mesmo chegar a mais. Isso nao impossibilita que mudar pa fibra óptica seja a primeira coisa que faça quando ela cá chegar.

Se querem clientes, metam menos gente por cada cabo.. e cum cara*, parem com o TS!
 
100mb de down e 4mb de upload (!) e vai ter 1 custo de 59€ e uns cêntimos... mas só estará em duas zonas de LX (amoreiras e não me lembro da outra) e no Porto!
 
100mb de down e 4mb de upload (!) e vai ter 1 custo de 59€ e uns cêntimos... mas só estará em duas zonas de LX (amoreiras e não me lembro da outra) e no Porto!
my2media,

Esse "só estará em duas zonas de LX" aplica-se aos testes ou aplica-se à comercialização para todo o sempre? (amén)
 
Errado.. Qd n s sabe nao se devia de opinar ;) N posso dizer, confidencialidade, mas é superior a 1

Foi a mulherzinha que me disse... Eu perguntei-lhe e ela foi buscar uma tabela... Mas tambem nao se pode confiar muito naqueles assistentes, provavelmente tens razão deverá ser mais. Não faz mt sentido o 100:1! Mas, foi o que ela disse. lol
 
Foi a mulherzinha que me disse... Eu perguntei-lhe e ela foi buscar uma tabela... Mas tambem nao se pode confiar muito naqueles assistentes, provavelmente tens razão deverá ser mais. Não faz mt sentido o 100:1! Mas, foi o que ela disse. lol
100:1 lol

isso não dá para nada.. no minimo 100/5.. mínimo dos mínimos.

Mas pronto ainda nem estão a fornecer o serviço e já estão a xular.

Eu vou pa fibra independentemente do que digam. Quero ter lá os meus 100Mb/10Mb sempre que precisar, quando precisar e mais importante: "como" precisar.

E será muito mais fácil no futuro de ver a minha velocidade aumentada em fibra do que em cabo.
 
E será muito mais fácil no futuro de ver a minha velocidade aumentada em fibra do que em cabo.

A capacidade do cobre usado pela TvCabo (em comparação com o par de cobre telefónico) é muito maior do que os 100 Mbps. E ainda mais capacidade haverá quando se fizer o desligamento analógico (actualmente os canais analogicos ocupam uma boa parte de largura de banda no cabo) o que, mais tarde ou mais cedo, vai acontecer!
 
Back
Topo