Xiaomi 13T e 13T Pro / Redmi K60 series

Bem, tenho lido alguns comentários por aqui e, até agora, a minha dúvida prendia-se no duelo 13T vs 13T pro, mas tinha de sacar o Pro perto dos 600€... E, sinceramente, será que preciso do Pro quando não sou um grande gamer?

O @bluean falou no F5 Pro que era o que andava a micar antes de sair os 13T, mas será que ainda vale a pena?! E o facto de não ter mais de 2 anos de updates fica muito mau?

eu acho que o 13T e o 13T pro estão ambos caros demais.... para dar 600€ espero 1 mes e compro o Xiomi 14 a 700€ e sinceramente é outro nivel.
 
Se o 14 custar 700 euro será uma boa opção mas acho muito difícil logo no lançamento.

O 13T consegue-se por 480 euro ou até menos. Comprei um agora esta semana a pagar 30 euros/mês com o cartão Universo. Quando tirei as primeiras fotos assustei-me com o tom amarelado devido a iluminação led que tenho na sala e que éalgo amarelada. Depois no dia seguinte já fiquei mais convencido mas a cor tem de ser controlada com os filtros mais suaves. Tende a ser muito berrante nos verdes e não só mas usando os controlos consegue-se contornar. Se deixarmos no automatico pode dar asneira.

De resto a construção é boa, o ecrã é excelente, o sensor de impressão digital no ecrã funciona muito bem. As minhas impressões digitais são fracas e mesmo assim é rápido a desbloquear. Muito melhor do que o Pixel 7 que experimentei. O som é bom.
 
Se o 14 custar 700 euro será uma boa opção mas acho muito difícil logo no lançamento.

O 13T consegue-se por 480 euro ou até menos. Comprei um agora esta semana a pagar 30 euros/mês com o cartão Universo. Quando tirei as primeiras fotos assustei-me com o tom amarelado devido a iluminação led que tenho na sala e que éalgo amarelada. Depois no dia seguinte já fiquei mais convencido mas a cor tem de ser controlada com os filtros mais suaves. Tende a ser muito berrante nos verdes e não só mas usando os controlos consegue-se contornar. Se deixarmos no automatico pode dar asneira.

De resto a construção é boa, o ecrã é excelente, o sensor de impressão digital no ecrã funciona muito bem. As minhas impressões digitais são fracas e mesmo assim é rápido a desbloquear. Muito melhor do que o Pixel 7 que experimentei. O som é bom.

Não querendo entrar em offtopic mas as versões globais são tendencialmente 100 a 120€ mais caras que as Chinesas. Logo o 14 vai andar por esses valores mesmo.
Quanto a este telefone continuo a dizer que com o SOC que tem devia custar menos 10 a 15% que o que custa.
 
Primeiras impressões são fantásticas. 13 T pro, aquelas black friday maravilhosas 560e versão global! Só chegou foi hoje... 😂
Alguém me confirma porque é que vem de fabrica com mais 4gb de RAM extendida? Chamou me atenção isso...
 
Bem agora já com alguns testes feitos. É realmente um top de gama low budget.
Por incrível que pareça o sensor combinado com o MediaTek (que tenho que dizer que é monstruoso) e uma boa optimização da miui está aqui um caso sério. Já testei vários equipamentos, tive vários.. Inclusive bastante convivência com S23 Ultra... Este pelo preço de 560e. Faz milagres.
Fotos fiquei muito surpreendido pela positiva.
Estabilidade nada a dizer.
Performance fantástica.
Ecrã brutal.
Boa conectividade.
Bom som speakers.
Boa qualidade de construção.
Ainda não percebi é o porquê de vir com 4gb expandidos na memória RAM de fábrica. Tem 12gb...chega e sobra.
Por este preço não há melhor.
 
Eu comprei um 13T versão normal. O processador é mais fraco mas mesmo assim não noto nenhuma fraqueza nesse aspeto. Se fosse jogar eventualmente poderia fazer alguma diferença. O meu tem 8 Gb de RAM e está com mais 4 extra reservado em disco mas neste momento tenho pouco mais de 3 em utilização. Esses 4 extra podemos retirar sem problemas a menos que utilizemos muita RAM nas aplicações.

O ecrã é bastante bom, não desgosto da miui, tenho outro Xiaomi do serviço e depois de configurar a navegação por gestos e mais umas quantas coisas fica parecido com o iPhone.

Já a camara deixa-me algumas duvidas. O funcionamento é rapido, resposta pronta, boa focagem, interface porreira, a camara 2x de 50 mega pixel acho boa. O que me esta a deixar duvidas é o equilibrio dos brancos. A imagem tende um pouco para os tons ambar ou amarelados que eu nao gosto muito. Entao em imagens de interior com iluminação mais quente exagera muito o efeito.

Talvez esteja mal habituado com o iphone e o Pixel 7 que tive antes desse. As cores são mais proximas da realidade, um pouco mais quentes no iphone mas mesmo assim relativamente neutras. As deste Xiaomi sinceramente não me convencem totalmente.

Ps: Só para acrescentar que o sensor biometrico no ecrã funciona na perfeição e é rapido.
 
Última edição:
Eu comprei um 13T versão normal. O processador é mais fraco mas mesmo assim não noto nenhuma fraqueza nesse aspeto. Se fosse jogar eventualmente poderia fazer alguma diferença. O meu tem 8 Gb de RAM e está com mais 4 extra reservado em disco mas neste momento tenho pouco mais de 3 em utilização. Esses 4 extra podemos retirar sem problemas a menos que utilizemos muita RAM nas aplicações.

O ecrã é bastante bom, não desgosto da miui, tenho outro Xiaomi do serviço e depois de configurar a navegação por gestos e mais umas quantas coisas fica parecido com o iPhone.

Já a camara deixa-me algumas duvidas. O funcionamento é rapido, resposta pronta, boa focagem, interface porreira, a camara 2x de 50 mega pixel acho boa. O que me esta a deixar duvidas é o equilibrio dos brancos. A imagem tende um pouco para os tons ambar ou amarelados que eu nao gosto muito. Entao em imagens de interior com iluminação mais quente exagera muito o efeito.

Talvez esteja mal habituado com o iphone e o Pixel 7 que tive antes desse. As cores são mais proximas da realidade, um pouco mais quentes no iphone mas mesmo assim relativamente neutras. As deste Xiaomi sinceramente não me convencem totalmente.

Ps: Só para acrescentar que o sensor biometrico no ecrã funciona na perfeição e é rapido.

Comparar fotografia não faz sentido. O pixel 7 é praticamente para isso.
Já agora podes ir ver se tens memória expandida de origem?
 
Essa memória expandida é lenta e basicamente é um marketing gimmick para induzir os compradores em erro, qualquer telefone com 8gb ou mais de RAM chega e sobra para ter 10+ apps abertas, logo chega para 90% dos utilizadores normais de telefone.
BTW o novo Vivo iqoo 12 envergonha o 13T Pro, Xiaomi 14 em muitos dos aspectos... Além do seu preço agressivo de apenas 577€.
 
Essa memória expandida é lenta e basicamente é um marketing gimmick para induzir os compradores em erro, qualquer telefone com 8gb ou mais de RAM chega e sobra para ter 10+ apps abertas, logo chega para 90% dos utilizadores normais de telefone.
BTW o novo Vivo iqoo 12 envergonha o 13T Pro, Xiaomi 14 em muitos dos aspectos... Além do seu preço agressivo de apenas 577€.
Usares como exemplo uma marca que nem vende de forma oficial na Europa é no mínimo....
 
Comparar fotografia não faz sentido. O pixel 7 é praticamente para isso.
Já agora podes ir ver se tens memória expandida de origem?
Sim tenho os 8Gb de origem + 4Gb de RAM extra.

Fui a definições, definições adicionais, extensão de memória e retirei a RAM extra. Li em algum lado que pode levar a falhas na drive do telemóvel. Como não uso assim aplicações que exijam muita RAM desliguei essa função.

Relativamente à comparação das máquinas fotográficas eu disse que talvez fosse dos termos de comparação que tenho pois quer o iPhone 15 plus que tenho quer o Pixel 7 que tive tinham camaras mais neutras do que estas do 13T. Mas para o preço que custou e considerando que tem varios aspectos em que é excelente, o saldo é claramente positivo.
 
Essa memória expandida é lenta e basicamente é um marketing gimmick para induzir os compradores em erro, qualquer telefone com 8gb ou mais de RAM chega e sobra para ter 10+ apps abertas, logo chega para 90% dos utilizadores normais de telefone.
BTW o novo Vivo iqoo 12 envergonha o 13T Pro, Xiaomi 14 em muitos dos aspectos... Além do seu preço agressivo de apenas 577€.
O vivo a que te referes não tem ROM global.
Esta fora de questão. Se fosse por aí compro a versão chinesa do 13t pro a menos de 400euros...
Sinceramente algumas comparações tuas não fazem sentido. Nem preciso ser eu a dizer que é o melhor telemóvel global neste nível de preço actualmente.
A tua pancada com a Soc não faz o mínimo sentido, quando bate de frente com o Gen 1/2 e sabendo todas as outras qualidades. Não esquecendo que é um gama T.
Quanto a memória expandida pelos vistos é normal agora em quase todos os smartphones. Ele só usa se precisar.
Até agora não tenho absolutamente nada apontar. Vim de um f3, comprei ainda nem estavam em Portugal (versão global como sempre).
Parece me tranquilo para os próximos 2/3 anos. 🙂
 
antutu_novembro_2023_global_1.jpg
para 13t pro não está mau. 🙂
Atenção aos novos 9300.
 
Última edição:
Recomendam colocar película de proteção nas câmaras?? E já agora, que capa utilizam?
Para já estou a utilizar a transparente que vêm com o tlm mas acho que não protege assim muito.

Boas festas!
 
Também deverá ser o meu próximo telemóvel.

Estava inclinado para o novo note 13 pro+ que custa 420 mas acho que por mais 40eur compensa logo irá para o 13T normal.
 
a linha note 13 pro+ está inflacionada, bem como o 13T..comprar pelo mesmo preço era o poco f5 pro..só tens camaras ligeiramente superiores no 13t aparentemente...eu tive o f5 e nao envergonhava ninguem..a xiaomi é como a apple, boa no marketing..para quem troca de tlm de 2 em anos qualquer um destes é bom..até 450 euros era o poco f5 pro.
 
a linha note 13 pro+ está inflacionada, bem como o 13T..comprar pelo mesmo preço era o poco f5 pro..só tens camaras ligeiramente superiores no 13t aparentemente...eu tive o f5 e nao envergonhava ninguem..a xiaomi é como a apple, boa no marketing..para quem troca de tlm de 2 em anos qualquer um destes é bom..até 450 euros era o poco f5 pro.
Ainda se compra por Espanha a 560 o tpro. Mandei de lá vir o meu. Por esse preço não há igual.
 
o f5 pro a 419 vi eu e o mi 13t pro a 560 nao é igual..sao 140 euros logo ai de diferença..sendo que as camaras do 13 t e 13t pro sao as mesmas parece ou com diferença minima nao sei se compensa os 140 euros a mais..mas dá ai a tua opiniao do 13t pro que achas..
 
o f5 pro a 419 vi eu e o mi 13t pro a 560 nao é igual..sao 140 euros logo ai de diferença..sendo que as camaras do 13 t e 13t pro sao as mesmas parece ou com diferença minima nao sei se compensa os 140 euros a mais..mas dá ai a tua opiniao do 13t pro que achas..

Venho do poco f3. Comprei ainda não tinha chegado a Portugal. Há mais de 2 anos que o tinha. Nada apontar, excepto as câmaras que eram realmente más.
O 13t pro é muito equilibrado. Na minha opinião, é um topo de gama sem wireless charger.
Este soc da mediatek (dimensity) veio para fazer concorrência aos snap (graças a Deus, nos agradecemos).
Sendo bastante forte no processamento da câmara e em todo o sistema. A bateria é satisfatória tendo em conta o que oferece.
Apesar de usar um sensor "mais antigo", apostaram muito no pós processamento. Realmente tem resultados muito bons.
O ecrã é brutal.
A nível de performance é um snap Gen 2.
Estou a vontade para falar... Só tive Snapdragons. Já era sem tempo concorrência.
Se não ligas a fotografia o f5 é a escolha. Se ligas... Acho que vale a pena. O resultado é relamente diferente.
Basta ver alguma reviews de um 13t pro contra os topos de gama que custam 3xs mais. É realmente impressionante, nem eu estava a espera. Realmente o tweak da leica faz diferença, optimizaram muito bem.
Qualquer dúvida apita. Eu tive muito tempo para escolher... Acertei em cheio para os próximos 2/3 anos. Comprar cá não faz sentido. Está super inflacionado. 560e é um preço fantástico para o Equipamento que é, sabemos que é um mercado muito volátil.

Vem aí a gama f6. Mas não acredito que apostem muita na foto.

Abraço!
 
Última edição:
Back
Topo