Discussão Conversa da Treta: Fotografia & Video

Rokinon e Samyang é a mesma coisa, certo?
São 400 paus.
A 20mm 1.8 são 650.

Mas a 20mm é AF e tem maior abertura.
Achas que compensam os 14mm no geral? É que não seria para fazer apenas astrofotografia (isso até seria o menos - já tive para fazer muitas vezes, mas nunca deu)...
Seria maioritariamente para paisagem - 20mm é mais do que suficiente, para mim.

Mas isto é tudo suposição, até porque não tenciono comprar para já - desta vez quero ir com mais calma.
Primeiro vou testar o material que tenho (irei usar mais a 50mm 1.8).
Já improvisei uma lente macro que até vai um bocado acima de 1:1 - material antigo que aqui tinha (uma nikkor 35-70 que veio com aquele pack onde comprei a 70-210mm f4, montada num PK-13 que é um tubo de 27.5mm + raynox 250).

Já encomendei um flash que encontrei a um preço simpático e para já vou andar assim.

Cumps
 
Rokinon e Samyang é a mesma coisa, certo?

Sim.

Mas a 20mm é AF e tem maior abertura.
Achas que compensam os 14mm no geral?

Para astrofotografia, mais wide significa uma exposição mais longa sem trails. Penso que em termos de exposição fica ela por ela, mas a 14mm é mais barata e em ultra wide quanto mais wide melhor. 20mm é wide mas não muito ultra wide.

Para paisagem geral (dia), f/1.8 tem utilidade muito reduzida, pois o normal é usar aberturas tipo f/5.6 ou menos.

Wide muito luminosa só mesmo para reportagem ou para urbex.
 
Como e' que voces guardam as fotos fotos depois de editar? JPG? Eu guardo na qualidade máxima, mas depois há 3 opcoes.

Caso nao guardem em JPG, o que usam?

Obrigado.
 
Também guardo em jpg, qualidade máxima, upload para o Flickr. E elimino o resto. Os raw... pá, neste momento não os estou a guardar. No futuro, se começar a ter fotos com mais qualidade, faço intenções de os guardar.
 
Nem me lembrava das Irix. São tão recentes que ainda nem fazem parte do meu vocabulário. Ainda por cima são da terra do @MylleZ.

Penso que as Rokinon/Samyang continuam a ter uma melhor relação preço/performance, embora com acabamentos não tão bons:


 
Como e' que voces guardam as fotos fotos depois de editar? JPG? Eu guardo na qualidade máxima, mas depois há 3 opcoes.
Depende do valor que lhes dê.

Se der pouco valor, ou se souber que já não vou MESMO precisar dos RAW's...só jpeg na resolução total, qualidade a 100% e vai para o Flickr.

Se der algum/muito...os RAW's ficam no PC, com os xmp ao lado (dediquei 1 disco de 500GB ao armazenamento disso, e por agora serve), e as fotos permanecem no catalog no Lightroom. Exporto jpegs e meto no Flickr com a mesma qualidade do outro caso.

Não guardo jpegs no PC. No PC só guardo o "material pesado".
 
Mas estás a falar de Lightroom ou de Photoshop?
Ou estás a perguntar pelo espaço de cores?

Eu estou a falar de Lightroom...qualidade a 100%, sem tamanho limite, sRGB (não tenho monitor para mais, tal como a maior parte não deve ter), resolução original, e 300ppp só porque sim.
 
Pessoal em relação a baterias que recomendam? Vale a pena ver opções além da marca original? Alguém tem feedback de baterias Jupio ou Patona?

Obrigado
 
Eu tenho duas Patona para a minha Panasonic G80.
São quase tão boas como a original (têm um bocadinho menos de autonomia, mas nada de mais).

Cumps
 
+1 com patona e bem satisfeito.

É o que diz o Emanuel, têm menos capacidade mas pelo preço de uma original compras umas 6 patonas, ficas sempre a ganhar.
 
Alinho com o MylleZ e APedro. Tenho duas baterias Patona, que no meu caso até duram mais que uma bateria original usada e mais velha.
O feedback geral é que duram ligeiramente menos que as originais, mas são muito mais baratas. :)
 
E lá 'troquei' mesmo a canon
tpAIA2m.jpg
 
A comunidade de users com fujifilm está a aumentar, já viste @APedro
Eu ainda devo ser o único aqui com uma Sony :D
EDIT: já vi que não ahahah
 
Última edição:
Pergunta franca: considerando que estas Fuji são APS-C, há alguma vantagem assim mesmo considerável neste sistema em termos de peso, ao comparar, por exemplo, com Canon APS-C?
 
Vim de uma 50D que andava praticamente sempre com uma Tamron 17 50 2.8 vc e tendo em conta que o tamanho de sensor é igual e as lentes são praticamente equivalentes, sim a diferença de peso é enorme.
Para já com a fuji ando com uma mala de ombro que só tem a maquina e o carregador, mas antes andava com a 50D + 17 50 + 70 300 + 50 mm numa mochila e ao fim de umas horas já pesava nas costas e no braço.
 
Back
Topo