Melhores empresas para trabalhar

Sou ignorante em direito laboral, portanto é uma questão de se confirmar com um advogado se essas cláusulas são legais. Se forem ilegais é irrelevante o que lá esteja, mesmo que vocês tenham assinado.

No Cod.trabalho está contemplada a possibilidade de uma cláusula de não-concorrência, com as suas devidas limitações.

Quanto a acordos entre empresas para limitar, por exemplo, um recurso subcontratado de ser contratado directamente pela empresa onde está, esses sim são proibidos.
 
De um modo geral qual as grandes diferenças entre trabalhar numa consultora ou no cliente final?

Vamos ver, a trabalhar por uma consultora o cliente pode-te mandar embora porque sim, a consultora pode-te meter a trabalhar noutro sitio porque sim, questões em relação a salários e férias vai ser mais complicado, entre muita outra coisa... Ou seja, imensas situações "desagradáveis" que existem devido a estares a trabalhar por intermediários (vai sempre depender de caso a caso claro).
E no geral a consultora vai sempre te pagar parte do salário com ajudas de custo falsas de modo a pagares menos IRS. E sendo ilegais e não parte do contrato podem sempre não te as pagar porque sim, algo que acontece normalmente em casos onde ficas sem projeto e não te conseguirem enfiar em lado algum.

Quanto a acordos entre empresas para limitar, por exemplo, um recurso subcontratado de ser contratado directamente pela empresa onde está, esses sim são proibidos.

Pelo que sei, esses acordos existem sempre, nem que seja "fora do papel". Essa proibição na prática não serve de muito para o trabalhador.
 
Última edição:
Boas malta.

Tenho uma cláusula que tenho de pagar X se sair da empresa em menos de 3 anos, ou seja, se quiser sair e ainda não tenha completado 3 anos na empresa tenho que pagar X que eles no contrato referem como despesas em formações e etc.

No entanto, nunca tive nem formações nem certificações feitas pela empresa. Se eles implicarem com a cláusula caso eu queria sair é possível contornar? Já agora estas cláusulas são "permitidas"?
 
Boas malta.

Tenho uma cláusula que tenho de pagar X se sair da empresa em menos de 3 anos, ou seja, se quiser sair e ainda não tenha completado 3 anos na empresa tenho que pagar X que eles no contrato referem como despesas em formações e etc.

No entanto, nunca tive nem formações nem certificações feitas pela empresa. Se eles implicarem com a cláusula caso eu queria sair é possível contornar? Já agora estas cláusulas são "permitidas"?
Isso é tribunal do trabalho ACT e informam-te logo se é legal ou não.
As formações são obrigatórias por lei e se a empresa não der, vai ter de as pagar. Acho que são 25 ou 35 horas por ano.
 
Alguém tem opinião, ou conhecimento, da Noesis (consultoria) e da Bit (Sonae) ?

Fikem bem!

Já tive uma proposta para ir para a Bit mas na altura acabei por aceitar uma proposta melhor para ir para outro lado.
Tenho um conhecido que está lá e gosta do ambiente e do que está a fazer. Não te sei dizer quanto ao vencimento dele, mas sei que está lá colocado por uma consultora, assim como muitos outros.
Para o ano creio que se vão mudar todos para o novo edíficio da Sonae na EN13.
 
Já tive uma proposta para ir para a Bit mas na altura acabei por aceitar uma proposta melhor para ir para outro lado.
Tenho um conhecido que está lá e gosta do ambiente e do que está a fazer. Não te sei dizer quanto ao vencimento dele, mas sei que está lá colocado por uma consultora, assim como muitos outros.
Para o ano creio que se vão mudar todos para o novo edíficio da Sonae na EN13.

Aceitei a proposta na sexta-feira passada, queria ter uma certeza fora dos conhecimentos "físicos".
Apesar de ser por consultora, existe mais possibilidade de progressão na carreira e irei ganhar cerca de 20% mais.

A Bit será a do São João, o edifício em si já é novo, penso que quem se deslocará será o pessoal do Norte-Shopping, não? Pelo menos ninguém me falou disso, apenas que poderia ter que ir a outro local "pontualmente".

Fikem bem!
 
Boas gente.

Alguém pode dar feedback da Rediness IT.

Muito obrigado

Se fores para a Rediness que agora se vai fundir com a Bring Global em Lisboa e cujo os grandes projectos são todos na América do Sul, tem cuidado!!!

Sobre a Bring Global resumidamente:

Aspectos negativos:

-Trabalhar sistematicamente fora de horas e ao fim de semanas sem se receber horas extras nem sequer um “obrigado”;
-É necessário viajar muito, não sabem na verdade o que é um nearshore;
-Per diem muito baixos (ex: 50 euros por dia para o Chile, país do outro lado do mundo onde gastas quase 40 euros por dia só para comer)
-Desorganização completa, tudo é prioritário, não existe qualquer tipo de planeamento, nem metodologia de trabalho ou proteção das equipas perante o cliente;
-Na verdade não existe uma camada sênior que líder equipas, existem sim muitos juniores e consultores que tem de se desenrascar sem qualquer tipo de apoio;
-Não existe entregas com qualidade, brio e a tempo, todos os projectos estão a arder;
-Existe uma separação muito elevada entre ceo, cfo, partners, managers e os restantes... poucos são os que estão preocupados contigo e com o teu bem estar, quando vêm falar contigo é para te pedir mais esforços.
-Não existem avaliações, prémios, progressões de carreira, planos para ti, ao fim do dia tu és mais um que leva com o chicote e pouco mais interessas.

Aspectos positivos:

-Boas localizações e infra-estruturas;
-Espírito de camaradagem que existe entre alguns colegas.

Isto em business intelligence
 
Última edição:
Aceitei a proposta na sexta-feira passada, queria ter uma certeza fora dos conhecimentos "físicos".
Apesar de ser por consultora, existe mais possibilidade de progressão na carreira e irei ganhar cerca de 20% mais.

A Bit será a do São João, o edifício em si já é novo, penso que quem se deslocará será o pessoal do Norte-Shopping, não? Pelo menos ninguém me falou disso, apenas que poderia ter que ir a outro local "pontualmente".

Fikem bem!

(eu não estou lá dentro, pelo que apenas vou falar no que me disseram - três pessoas em departamentos diferentes)
O edifício do s.joão é recente mas é alugado (caro) e parece que está assim como que cheio. Eles precisam de mais espaço e não querem pagar aluguer, então decidiram fazer aquele edifício novo na EN13 e o que me disseram foi que a Bit iria para a EN13 e, também, que há pessoal que está na EN13 actualmente e que vai para o edifício do NorteShopping (por ex. algum pessoal de design).
Passo pela Sonae da EN13 todos os dias e aquilo ainda vai demorar no mínimo uns 3 a 6 meses a estar 100% pronto, por isso entretanto terás tempo para internamente confirmar melhor como é que vai ser.
E parabéns pela nova etapa! ;)
 
itSeeds alguém conhece??? Experiências que tiveram, opiniões, etc.?

Sei que é uma consultora mas pouco mais...

Já agora 3-4 anos de experiência (SQL/.NET) para Lisboa (não sendo de lá) quanto acham que posso esperar de ordenados ou quanto deva pedir (líquido já com subsídio de alimentação)?

Se puderem ajudar agradeço.
 
Se fores para a Redineds que agora se vai fundir com a Bring Global em Lisboa e cujo os grandes projectos são todos na América do Sul, tem cuidado!!!

Sobre a Bring Global resumidamente:

Aspectos negativos:

-Trabalhar sistematicamente fora de horas e ao fim de semanas sem se receber horas extras nem sequer um “obrigado”;
-É necessário viajar muito, não sabem na verdade o que é um nearshore;
-Per diem muito baixos (ex: 50 euros por dia para o Chile, país do outro lado do mundo onde gastas quase 40 euros por dia só para comer)
-Desorganização completa, tudo é prioritário, não existe qualquer tipo de planeamento, nem metodologia de trabalho ou proteção das equipas perante o cliente;
-Na verdade não existe uma camada sênior que líder equipas, existem sim muitos juniores e consultores que tem de se desenrascar sem qualquer tipo de apoio;
-Não existe entregas com qualidade, brio e a tempo, todos os projectos estão a arder;
-Existe uma separação muito elevada entre ceo, cfo, partners, managers e os restantes... poucos são os que estão preocupados contigo e com o teu bem estar, quando vêm falar contigo é para te pedir mais esforços.
-Não existem avaliações, prémios, progressões de carreira, planos para ti, ao fim do dia tu és mais um que leva com o chicote e pouco mais interessas.

Aspectos positivos:

-Boas localizações e infra-estruturas;
-Espírito de camaradagem que existe entre alguns colegas.

Isto em business intelligence

Não sei como é que nos dias de hoje alguém se sujeita a essa forma de trabalhar. Isto aqui é muito simples, há que saber dizer que não, e TODOS devem dizer que não, por favor parem de dizer que sim a tudo. Saber dizer que não é muito mais importante para a vossa vida profissional e pessoal do que o que pensam. A questão fundamental é, quem é que fica a perder mais, vocês ou eles?

A visibilidade que tenho na maioria dos projectos de software, é que a maioria sofre do mesmo. Falta de especificações, falta de senioridade da maioria das pessoas que desenha as soluções, que leva à falta de qualidade na arquitectura/desenho da solução, muitas vezes acompanhada pela falta de testes unitários e testes de integração. Isto torna a manutenção e evolução do software uma questão de marteladas e andar a fazer debug linha a linha à caça de gambuzinos, a degradação da qualidade é evidente a cada dia que passa e um inferno cada vez maior para quem tenta fazer alguma coisa. A juntar a isto a falta de tempo e os prazos irrealistas para tentar vender tudo e mais um par de botas.

Lógicamente, que o que vai resultar daqui é apenas e só uma confusão, onde ninguém se entende, a produtividade é próxima do zero, a motivação é próxima do zero, o stress é mais que muito, isto tudo em espiral, até chegarem os atrasos, os PMs a mentir aos clientes e acharem que meter mais pessoas ou horas extraordinárias é solução.

Incompetência e falta de profissionalismo ao mais alto nível, que na maioria das vezes começa no topo da cadeia, porque poucos ou nenhuns percebem a ponta de um chavelho acerca do ciclo de desenvolvimento de software.

Fartinho de ver este tipo de coisas a acontecerem desde 2002 e eu sempre pensei que as pessoas aprendiam ao longo dos anos, e que em 2018 este tipo de coisas já não seria possível, no entanto, parece que piora a cada ano que passa.
 
itSeeds alguém conhece??? Experiências que tiveram, opiniões, etc.?

Sei que é uma consultora mas pouco mais...

Já agora 3-4 anos de experiência (SQL/.NET) para Lisboa (não sendo de lá) quanto acham que posso esperar de ordenados ou quanto deva pedir (líquido já com subsídio de alimentação)?

Se puderem ajudar agradeço.

Também me contactaram.

Como não sou de Lisboa, tenho pouco mais de 1 ano de experiência e não posso esperar um ordenado acima dos 1000/1200 €, pus de lado.

No teu caso, como tens esse período de experiência, sempre poderás pedir algo entre os 1500 e os 2000 €, se fores bom no que fazes. Acho que são valores confortáveis para viver em Lisboa.

No meu caso, ganhando menos de 1500€, não me mudo para Lisboa.
 
Se fores para a Rediness que agora se vai fundir com a Bring Global em Lisboa e cujo os grandes projectos são todos na América do Sul, tem cuidado!!!

Sobre a Bring Global resumidamente:

Aspectos negativos:

....

WTF??? Como é que ainda existem pessoas dispostas a serem exploradas desta forma? Das duas umas: ou são péssimos profissionais e não se sabem vender ou contentam-se com pouco na vida.

Seria melhor trabalhar no McDonalds.

Lógicamente, que o que vai resultar daqui é apenas e só uma confusão, onde ninguém se entende, a produtividade é próxima do zero, a motivação é próxima do zero, o stress é mais que muito, isto tudo em espiral, até chegarem os atrasos, os PMs a mentir aos clientes e acharem que meter mais pessoas ou horas extraordinárias é solução.

Estas empresas nada percebem de desenvolvimento de software. A regra número 1: programar NÃO escala. Não podem andar a meter mais 20 gajos num projecto só para o acabar mais rápido,, mas estas empresas são formadas por burros que a única coisa que sabem fazer é chularem quem gosta de ser explorado.
 
Última edição:
Sobre a Bring Global o maior problema ainda é a falta de feedback sobre a empresa.

A empresa tem quase 150 empregados em Lisboa, desses 150 todos os anos saem pelo menos 40 por não aguentam essas desorganizações e falta de respeito.

Mas o que acontece a seguir? Outras 40 pessoas são contratadas... a falta de passa palavra leva a que o próximo pato caia na mesma armadilha!

Mas o que disseram aqui não se podia enquadrar melhor a esta empresa.

“A visibilidade que tenho na maioria dos projectos de software, é que a maioria sofre do mesmo. Falta de especificações, falta de senioridade da maioria das pessoas que desenha as soluções, que leva à falta de qualidade na arquitectura/desenho da solução, muitas vezes acompanhada pela falta de testes unitários e testes de integração. Isto torna a manutenção e evolução do software uma questão de marteladas e andar a fazer debug linha a linha à caça de gambuzinos, a degradação da qualidade é evidente a cada dia que passa e um inferno cada vez maior para quem tenta fazer alguma coisa. A juntar a isto a falta de tempo e os prazos irrealistas para tentar vender tudo e mais um par de botas.

Lógicamente, que o que vai resultar daqui é apenas e só uma confusão, onde ninguém se entende, a produtividade é próxima do zero, a motivação é próxima do zero, o stress é mais que muito, isto tudo em espiral, até chegarem os atrasos, os PMs a mentir aos clientes e acharem que meter mais pessoas ou horas extraordinárias é solução.

Incompetência e falta de profissionalismo ao mais alto nível, que na maioria das vezes começa no topo da cadeia”

Faço das tuas as minhas palavras!
 
E esqueci-me de uma parte mais engraçada [emoji16] é comum na empresa haver atrasos nos pagamentos, ainda no mês passado houve um atrasado de quase 3 semanas.... a desculpa que dão é que como os projectos são internacionais não conseguem trazer o dinheiro para Portugal LOOL
 
E esqueci-me de uma parte mais engraçada [emoji16] é comum na empresa haver atrasos nos pagamentos, ainda no mês passado houve um atrasado de quase 3 semanas.... a desculpa que dão é que como os projectos são internacionais não conseguem trazer o dinheiro para Portugal LOOL

Atrasos no pagamento de ordenados ou no pagamento do "extras"?
 
Back
Topo