Melhores empresas para trabalhar

Syone é consultora e tem outsourcing.

XpandIT não tem outsourcing, mas é consultora à mesma. Apesar disso, desenvolvem os seus próprios produtos/addons para produtos Atlassian, por exemplo. Fui lá a uma entrevista e os escritórios eram muito modernos, mas não posso falar do ambiente. Apenas me disseram que se algum dia tivesse de ficar até mais tarde que podia chegar mais tarde ou sair mais cedo no dia seguinte. Sinceramente, se me tivessem feito proposta na altura até era capaz de ter aceite, gostei da 'vibe' deles.

De resto, para empresas que são as chamadas software houses, tens de estar atento. Vou ser sincero, não sei como trabalhas há 3 anos (pelo menos 3 anos) e não conheces nenhumas empresas. Só assim de cabeça posso-te dizer estas: Farfetch, OutSystems, Feedzai, Talkdesk, Codacy, Unbabel, Jscrambler. Também tens as maiores e mais famosas: Nokia, Cisco, Oracle, Microsoft, entre outras. Não garanto que todas tenham aquilo que pretendes, mas é ires ver o que eles estão a contratar.

Se precisares de mais ajuda, estás à vontade para me mandar PM.


Desde já obrigado pelas vossas respostas! :)
Bom eu atualmente estou numa consultora portuguesa, fez no início deste mês 3 anos. É uma software house, no fundo. Temos o nosso próprio software e modelo de negócio. Sempre me senti bem, daí não procurar empresas e por isso dizer que conheço poucas. A minha experiência de pouco vale, pois estou restringido ao software daqui.

Trabalhei com equipamentos cisco na universidade, e cheguei inclusive a fazer a "certificação" (faltou o exame a sério, o típico).

A questão é que gostava de evitar as empresas de outsourcing, e tenho atualmente o problema de estar restringido ao software. Teria que dar 2 passos para trás, provavelmente.
Ah e outra coisa: faço muito pouco código, pois não estou na equipa de DEV.
Código nunca foi o meu objetivo, sinceramente.

Em todo o caso, registei-me no landing jobs. Não conhecia! Obrigado!!
 
Boas malta.

Epa depois de ler aqui algumas coisas eu a pensar que estava a ganhar bem começo a achar que secalhar não é bem assim...

Eu tenho cerca de 3 anos de XP e trabalho na zona Oeste (centro) atualmente ganho cerca de 1500 brutos (com subsidio de alimentação) líquido dá cerca de 1110. Acham pouco, muito? Pergunto isto porque estou a pensar em alternativas e queria saber que valores devia pedir por exemplo no caso de Lisboa?
 
Desde já obrigado pelas vossas respostas! :)
Bom eu atualmente estou numa consultora portuguesa, fez no início deste mês 3 anos. É uma software house, no fundo. Temos o nosso próprio software e modelo de negócio. Sempre me senti bem, daí não procurar empresas e por isso dizer que conheço poucas. A minha experiência de pouco vale, pois estou restringido ao software daqui.

Trabalhei com equipamentos cisco na universidade, e cheguei inclusive a fazer a "certificação" (faltou o exame a sério, o típico).

A questão é que gostava de evitar as empresas de outsourcing, e tenho atualmente o problema de estar restringido ao software. Teria que dar 2 passos para trás, provavelmente.
Ah e outra coisa: faço muito pouco código, pois não estou na equipa de DEV.
Código nunca foi o meu objetivo, sinceramente.

Em todo o caso, registei-me no landing jobs. Não conhecia! Obrigado!!

Uma dica: nunca deixes de procurar empresas só porque te sentes bem na tua. Podem acontecer mil e uma coisas e teres de mudar e convém logo saber que empresas se enquadram naquilo que queres para a tua carreira.

Outro problema, que mencionaste só agora, é o programares pouco. Quer dizer, pode ser um problema, depende do que as empresas precisam. Mas podes sempre ir para o HackerRank, Leetcode, etc. praticar programação e ir revendo os conceitos básicos de algoritmia, estruturas de dados, etc..
 
Boas malta.

Epa depois de ler aqui algumas coisas eu a pensar que estava a ganhar bem começo a achar que secalhar não é bem assim...

Eu tenho cerca de 3 anos de XP e trabalho na zona Oeste (centro) atualmente ganho cerca de 1500 brutos (com subsidio de alimentação) líquido dá cerca de 1110. Acham pouco, muito? Pergunto isto porque estou a pensar em alternativas e queria saber que valores devia pedir por exemplo no caso de Lisboa?

Eu sou do Porto, por isso quem conhecer melhor o binómio geografia<->vencimento aí da zona poderá dar uma opinião mais válida.
Mas da experiência cá do Porto e do que leio (em Lisboa vs. Porto por vezes haver um majorante no vencimento para posições similares) acho um bocado curto os 1500€ para 3XP, principalmente porque já engloba o sub.alimentação (que não referiste quanto é mas que facilmente pode ser >150€, o que daria um vencimento real bruto de 1350€).

Quanto é o sub.alimentação que recebes e quanto e o vencimento bruto? E esse bruto é x14 ou já tens duodécimos no valor?
 
Eu sou do Porto, por isso quem conhecer melhor o binómio geografia<->vencimento aí da zona poderá dar uma opinião mais válida.
Mas da experiência cá do Porto e do que leio (em Lisboa vs. Porto por vezes haver um majorante no vencimento para posições similares) acho um bocado curto os 1500€ para 3XP, principalmente porque já engloba o sub.alimentação (que não referiste quanto é mas que facilmente pode ser >150€, o que daria um vencimento real bruto de 1350€).

Quanto é o sub.alimentação que recebes e quanto e o vencimento bruto? E esse bruto é x14 ou já tens duodécimos no valor?

Sim tens razão no que dizes o bruto e 1350 por aí o subsídio e 7.24. O valor e x14.

Pois ultimamente tenho andado a pensar nisso... btw sou .NET Developer / Database Developer
 
Algo que me desperta a curiosidade, e digo mesmo que se pudesse era franco em todas as entrevistas a que fosse, é a carga horária
Há como escapar àquela horinha a mais quase todos os dias? Mesmo entrando a horas? A sensação que nos colocam por vezes em cima de "há sempre qualquer coisa para fazer infelizmente" (com aquele infelizmente forçado) é muito má.
Há empresas onde isto não acontece? Dá-me ideia que é um comportamento geral em Portugal... desde developers a managers e seniors a CEOs... é uma horinha no trabalho e depois mais 2 em casa...
É claro que só se sujeita a isto quem quer, mas... É comum? Vocês passam por isto? Supostamente a "famosa" IHT não diz exatamente isto... Será a IHT "areia para os olhos" ?
 
Estou em consultora e faço as minhas 8 horinhas (salvo raras excepções) e aí de quem me venha dizer que tenho de fazer mais
Já te aconteceu?
Já me disseram uma vez que na empresa onde estou, disseram que os fds tinham horas assim como os feriados... às vezes o trabalho aperta e há momentos do projeto que é complicado e ate posso fazer o esforço... mas mesmonassim já aconteceram demasiadas vezes comigo. E não estou em outsourcing.
 
Já me aconteceu ter de ficar 2x mas a pedido do cliente e as horas foram compensadas 2 dias depois (sair mais cedo as horas extra trabalhadas). Aqui onde estou há projetos que pagam as horas extra.

Estou nesta consultora há 1 ano e meio
 
Já me aconteceu. Estou alocado ao cliente e por vezes temos reuniões que começam às 5 e se prolongam, etc etc.
De qualquer das formas nunca tive problemas com isso, pois também entro mais tarde se for preciso, bazo mais cedo se for preciso...

Nesse aspecto não tenho nada a apontar, porque a flexibilidade existe de ambas as partes. Se assim não fosse, como me parece o teu caso, é que é mais chato

EDIT
BTW, vou mudar agora de consultora/cliente. Espero manter o mesmo discurso ahahah
 
Acontece, mas não é em todas, e não é sempre. Já tive um par de alturas em que fiz tempo a mais, mas também foi decisão minha, nunca me forçaram. Só que depois não me dão as horas...

É como em tudo, se sabes que acontece vezes demais, tens 2 hipóteses... Ou falas com quem te está a gerir, e vês se há maneira de melhorar isso, ou então mudas-te. Na área tecnológica tem havido sempre possibilidades, a não ser que estejas numa empresa onde qualquer mudança é para pior claro.
 
Boa tarde, desculpem se este não for o tópico correto contudo parece-me o local ideal.
Neste momento estou a trabalhar para um cliente final, surgiu agora uma opurtunidade de mudar de empresa para uma consultora.
As condições de trabalho são boas, contudo alertaram-me que uma vez entrando numa consultora fica difícil sair pois eles costumam ter acordos com outros empresas que as impedem de contratar os seus colaboradores.
Alguém já trabalhou numa consultora e me pode esclarecer?

Desde já agradeço
 
Boa tarde, desculpem se este não for o tópico correto contudo parece-me o local ideal.
Neste momento estou a trabalhar para um cliente final, surgiu agora uma opurtunidade de mudar de empresa para uma consultora.
As condições de trabalho são boas, contudo alertaram-me que uma vez entrando numa consultora fica difícil sair pois eles costumam ter acordos com outros empresas que as impedem de contratar os seus colaboradores.
Alguém já trabalhou numa consultora e me pode esclarecer?

Desde já agradeço

Viva, normalmente o que acontece é o seguinte:

1. o talho contrata-te para ires para o cliente A
2. o cliente A gosta de ti.
3. a consultar tem acordos para, se tu saires para o cliente A, então eles metem lá mais 2/3 gajos xD

Outra situação: imagina que te despedes da consultora (outsourcing/talho) e 1 mês depois estas a trabalhar no cliente A (directamente ou através de outra consultora), o primeiro talho pode de alguma forma actuar contra o cliente A porque devem ter assinado contractos.

Não sei se pode actuar contra o trabalhador, mas eles dizem sempre que podem, apesar de eu achar que isso não estão escrito em lado nenhum no código de trabalho.

Enfim, o que acontece é que as consultoras/talhos têm acordos com os clientes finais (que também podem ser consultoras) e nenhum deles que quebrar esses acordos.

Mas há muito mercado. Não te preocupes, não vais ficar preso por ires trabalhar para uma consultora.
Penso. Gostava de ler mais opiniões também.
 
Não sei se pode actuar contra o trabalhador, mas eles dizem sempre que podem, apesar de eu achar que isso não estão escrito em lado nenhum no código de trabalho.

No meu contrato tem uma clausula que me impede de fazer isso, mas tem de me pagar uma indemnização para tal. Esse tipo de clausulas são comuns mas raramente são ativadas. Houve há pouco tempo uma discussão sobre isto tudo no thread no geral.
 
Última edição:
Viva, normalmente o que acontece é o seguinte:

1. o talho contrata-te para ires para o cliente A
2. o cliente A gosta de ti.
3. a consultar tem acordos para, se tu saires para o cliente A, então eles metem lá mais 2/3 gajos xD

Outra situação: imagina que te despedes da consultora (outsourcing/talho) e 1 mês depois estas a trabalhar no cliente A (directamente ou através de outra consultora), o primeiro talho pode de alguma forma actuar contra o cliente A porque devem ter assinado contractos.

Não sei se pode actuar contra o trabalhador, mas eles dizem sempre que podem, apesar de eu achar que isso não estão escrito em lado nenhum no código de trabalho.

Enfim, o que acontece é que as consultoras/talhos têm acordos com os clientes finais (que também podem ser consultoras) e nenhum deles que quebrar esses acordos.

Mas há muito mercado. Não te preocupes, não vais ficar preso por ires trabalhar para uma consultora.
Penso. Gostava de ler mais opiniões também.

Obrigado pela resposta, o meu medo era que houvesse no futuro um cliente B que apesar de o consultor nunca lá tivesse trabalhado, mas com o qual a consultora tivesse também contrato e podessem impedir contratação.


No meu contrato tem uma clausula que me impede de fazer isso, mas tem de me pagar uma indemnização para tal. Esse tipo de clausulas são comuns mas raramente são ativadas. Houve há pouco tempo uma discussão sobre isto tudo no thread no geral.

De um modo geral qual as grandes diferenças entre trabalhar numa consultora ou no cliente final?
 
No meu contrato tem uma clausula que me impede de fazer isso, mas tem de me pagar uma indemnização para tal. Esse tipo de clausulas são comuns mas raramente são ativadas. Houve há pouco tempo uma discussão sobre isto tudo no thread no geral.

Sou ignorante em direito laboral, portanto é uma questão de se confirmar com um advogado se essas cláusulas são legais. Se forem ilegais é irrelevante o que lá esteja, mesmo que vocês tenham assinado.
 
Back
Topo