Que NAS comprar? Synology vs QNAP

Confere. E eu que comprei de 2 baias já me flagelo porque devia ter comprado de 4...
x2
Se fosse agora, acho que perdia a cabeça por um de 4. Se o disco não tiver nenhum problema de smart, costumo tentar mante los pelo maior tempo possivel. O meu NAS tem um de 2 tb e um de 500 gb e quando começarem a ficar cheios, vou provavelmente ter de substituir um disco que ainda está em bom estado. Já para não falar em redundância
 
O meu Synology é de 2 baías, mas também já andei a dar uma vista de olhos nos preços dos de 4.

Comecei apenas com um WD 2TB Green e mais tarde acrescentei-lhe um WD 1TB Green que retirei de um disco multimédia externo.
O disco de 2TB começou a dar problemas, começaram a aparecer sectores danificados, até que chegou uma altura em que o Synology disse que não dava para usar mais o disco e então colocou-o só como leitura, o que foi fixe porque me permitiu fazer backup de algumas coisas antes de deitar o disco fora.

Depois acrescentei-lhe um SSD 120GB que tinha parado e hoje vou substituí-lo por um WD 4TB Red. Quem quiser aproveitar, ele está a 91,99€ na Amazon Espanhola. Baixou de preço agora na Black Friday.
 
O meu problema é que já lá tenho 2 de quatro. Pra trocar é para pelo menos 2 de 8. E isso já fica bem caro. Acrescentar mais de de 4, p.ex. sairía bem mais barato :)
 
Estou a pensar comprar uma NAS para ter um media center de filmes 4K na minha Lg 65E9.
Pelo que andei a ver será mais fácil usar o plex pois já vem nas apps da TV (nunca usei plex na vida) . Que características necessito que a NAS tenha para ver os filmes em 4k com dolby vision / HDR com o máximo bitrate possível?
 
Bom dia,

Preciso de uma solução de armazenamento e.estou a pensar num NAS mas queria as vossas sugestões se possível.

Objetivo:
- Armazenar fotografias e filmes (ideal seria RAID 1 numa unidade com 2 discos)
- Servidor multimedia para as fotos e filmes estarem acessíveis na rede local
- 2 a 4 TB Sao suficientes por agora (por disco)

Orçamento:
300 euros ( servidores com pelo menos 1,5gb de RAM)

Vi Qnap, Synology e Asustor sendo que estava inclinado para o último ( talvez um 3102t V2)

O que sugerem? Obrigado desde já [emoji4]
 
Qd um NAS tem duas portas de rede dá para fazer de AP para um PC?

Ou seja ligar o NAS à tomada de rede do escritório e depois ligar o PC ao NAS para evitar meter lá um Switch.
 
Boa tarde.
Decedi comprar um nas mas quanto mais pesquiso mais confuso fico.
O meu objectivo é armazenamento e eventualmente um servidor plex.
Neste momento tenho cerca de 2tb de data, por isso, estava a pensar comprar 2 hdd de 4tb em raid 1.
O meu problema é qual nas escolher. O meu budget e 300e sem discos no maximo, mas se nao tirar partido de um nas a esse preço nao preciso gastar tanto. Qual aconselham? Andei a ver diferentes videos entre qnap e synology mas não me consigo decidir.
Agradeço a ajuda, muito obrigado
 
Bom dia,

Preciso de uma solução de armazenamento e.estou a pensar num NAS mas queria as vossas sugestões se possível.

Objetivo:
- Armazenar fotografias e filmes (ideal seria RAID 1 numa unidade com 2 discos)
- Servidor multimedia para as fotos e filmes estarem acessíveis na rede local
- 2 a 4 TB Sao suficientes por agora (por disco)

Orçamento:
300 euros ( servidores com pelo menos 1,5gb de RAM)

Vi Qnap, Synology e Asustor sendo que estava inclinado para o último ( talvez um 3102t V2)

O que sugerem? Obrigado desde já [emoji4]
Alguma sugestão entre as 3 marcas? Pq não Asustor?
 
As duas marcas mais conhecidas e com melhor reputação/assistência são a qnap e a synology. A asustor não conheço, mas a wd teve problemas de segurança graves nos NAS deles.
Para duas baias, Qnap, eu tenho o 228 com ficheiros pessoais, plex ( serve também para as fotos pessoais e servidor vpn
 
Boas pessoal depois de muitas pesquisas estou a pretender comprar um NAS, vi aqui que alguém tem a venda um Synology, pois também pretendo aceder fora de casa para aceder ao meu material porque o que estou a fazer neste momento é google Drive com espaço ilimitado só meu com domínio e se quiserem como ou quiserem entrar a minha equipa é só falar. etc...

o NAS pretendo adicionar 2 de 6 TB ou 2 de 4TB ou de um baia pois posso simplesmente fazer backup para o google drive. pois neste recente momento perdi todos os meus dados que tinha num disco de 3tb WD Green, mal funcionava com ele ligava só para copiar e desligava para não usar muito. Mas na mesma foi-se como disco externo.

A nível de NAS estão todos a falar dos Qnap e Synology, por acaso já viram os terramaster?? me parece bons, e temos um conterrâneo português que já tem muitas reviews sobre isto
em relação aos discos estou mesmo com muitos receios pois 4tb já é um bocado caro e nem dura meses? está muito estranho e ainda por cima Discos NAS para aguentar 24/7?
pois estive a pesquisar que os Seagate da Ironwof Pro, têm um serviço de recuperação de dados que pode ir até 50€, e temos os dados e o disco de volta no caso que falhe que tem garantia de 5 anos, agora nem sei se isso ao passar dos 5 anos se podemos usar o serviço de recuperação de dados.
Os discos da WD red já vi muitos que também falham um pouco mais caros que os seagate quase 10€ de diferença e o RMA deles é super rádio do que a seagate.

os HGST, depois de muitas pesquisas disseram que eram os melhores como a empresa blackbaze mas um reviewer testando e chegando a conclusão, são barulhentos e falham ainda mais.

no entanto os da toshiba até agora não vi ninguém a reclamar, até esse português está usando discos da Toshiba e até agora não vi se substituiu.

as parece quanto maior parece que perde a vida ultil nestes discos...

o que acham que disco devo investir em que discos? Pois na amazon em todas as marcas todos reclamam que vão a vida e agora onde posso confiar para ter uma forma mais "segura" ou offline sem ser o Gdrive?

link's de um que analisou os discos: https://nascompares.com/best-nas-hard-drives-of-2019/

canal youtube do nosso português "roberto jorge"
 
Última edição:
Todos os discos vão à vida mais tarde ou mais cedo. Tendo em conta então que num nas estão ligados 24/7, até tenho ideia que a média de duração de máxima de um disco anda nos 8 anos.
Em relação à marca, a backblaze acho que é a única grande empresa que divulga estatísticas dos discos que usa, e os resultados deles é que a hsgt são os que menos falhas têm.
O importante mesmo é ter sempre um backup minimamente atualizado, e longe do nas, como por exemplo no backblaze.

A nível de preços, cheguei a comprar na blackfriday um wd red 4TB a 93€. Se não for muito urgente, podes ir pesquisando e tentar esperar por um bom preço nos discos
 
Ok eu confio nessa empresa pois o estudo que fizeram nem uma sequer faz, nem as gigantes como a apple, google etc... não fazem isso, pois em todos os discos como na amazon só tem comentários negativos mas estou mesmo virado para os hgst e os toshiba que nesse estudo foram os melhores... vou aguardar um pouco pois tenho drive google sem preocupar com o espaço... :D :D :D :D
 
Não deixa de ser interessante estes últimos posts, devido a uma situação que tenho tido.

Em Setembro de 2018 um WD RED de 4TB que tinha no meu synology começou a acusar bad sectors. Enviei o disco para RMA directamente com a WD, que me trocou por um disco novo de 4TB. Curiosamente, em Dezembro ultimo (1 ano e 3 meses depois) volta-me a acontecer o mesmo.

Criei o RMA e enviei o disco para troca.

Na outra baia tenho um HGST de 4TB também que fazia parte de um disco externo que comprei numa promoção. Nem sequer é um disco próprio para NAS, mas a verdade é que já vai com 50000 horas em cima (ou seja, quase 6 anos de funcionamento continuo) e nem um único problema.

Começo a desconfiar cada vez mais que os supostos discos para NAS são um barrete para nos "xular" mais uns trocos.

Assim que voltar o WD do RMA, vou é colocá-lo à venda e comprar outro HGST :004:
 
Back
Topo