UMA - Thread Oficial

Agradeço as respostas, têm sido esclarecedoras.

Para já vou continuar a usar esta box e a tentar detectar os bugs e a contorná-los (se possível).

Alguma estimativa para receber um update? Com que cadência vão saíndo (bimensal, semestral...)?
 
Olha uma sugestão, exige a troca do router via provedoria, ele tem quebras constantes no Wi-Fi. É na própria ligação à Internet. Ver um vídeo mais longo ou um filme online é uma aventura com esse router. Eu tive uns 4 meses com ele (na altura o 4 era recente e a minha zona não suportava) e a NOS assumiu esses problemas no router, que também afectava a própria box, que havendo picos na net, ela passa se. Acho que o teu problema é esse. É a NOS vai andar às voltas na tua box e o problema não tem nada a ver.
Em FTTH eles deviam ter vergonha deixar te ficar esse router depois de sabidas a suas limitações.


Depois de muito reclamar lá consegui que viessem trocar o Router. Mas já estou arrependido de o ter feito, estranhamente o novo está a revelar-se pior que o antigo. A velocidade da net é inferior. No meu quarto o antigo atingia os 50mb de velocidade neste vai até aos 30mb. Por exemplo ao ver um vídeo 4k no youtube enquanto que no outro a imagem era logo de alta qualidade, neste começa com uma qualidade péssima e só passado uns segundos é que melhora.Tenho um portátil que não liga à rede à primeira, tenho que desligar o router e voltar a ligá-lo, o tempo de sincronização é bastante superior.
Enquanto escrevia este comentário a ligação à rede foi-se abaixo :lol:
 
Depois de muito reclamar lá consegui que viessem trocar o Router. Mas já estou arrependido de o ter feito, estranhamente o novo está a revelar-se pior que o antigo. A velocidade da net é inferior. No meu quarto o antigo atingia os 50mb de velocidade neste vai até aos 30mb. Por exemplo ao ver um vídeo 4k no youtube enquanto que no outro a imagem era logo de alta qualidade, neste começa com uma qualidade péssima e só passado uns segundos é que melhora.Tenho um portátil que não liga à rede à primeira, tenho que desligar o router e voltar a ligá-lo, o tempo de sincronização é bastante superior.
Enquanto escrevia este comentário a ligação à rede foi-se abaixo :lol:

Mas passaste de qual router para qual router?
 
Mas passaste de qual router para qual router?
Passou do 3.0 para o 4.0, em FTTH.
Depois de muito reclamar lá consegui que viessem trocar o Router. Mas já estou arrependido de o ter feito, estranhamente o novo está a revelar-se pior que o antigo. A velocidade da net é inferior. No meu quarto o antigo atingia os 50mb de velocidade neste vai até aos 30mb. Por exemplo ao ver um vídeo 4k no youtube enquanto que no outro a imagem era logo de alta qualidade, neste começa com uma qualidade péssima e só passado uns segundos é que melhora.Tenho um portátil que não liga à rede à primeira, tenho que desligar o router e voltar a ligá-lo, o tempo de sincronização é bastante superior.
Enquanto escrevia este comentário a ligação à rede foi-se abaixo :lol:
O 4 tem 2 bandas com o mesmo nome e a mesma pass, a gestão de ligação nas bandas de 2 e 5 é feita pelo equipamento que se liga, que dá a preferência sempre à banda com maior qualidade, que é sempre a de 2. Já experimentaste separar as redes? É que sinceramente esse não é o comportamento normal do router 4,ele é bem superior ao 3 em tudo, até no alcance.
O alcance da banda de 5 é mais curto, talvez uns 50 metros já te afectem na velocidade, mas a de 2 é muito superior.
Deves ligar com a NOS se se mantiver a situação, pois não é de todo normal.
 
Passou do 3.0 para o 4.0, em FTTH.

O 4 tem 2 bandas com o mesmo nome e a mesma pass, a gestão de ligação nas bandas de 2 e 5 é feita pelo equipamento que se liga, que dá a preferência sempre à banda com maior qualidade, que é sempre a de 2. Já experimentaste separar as redes? É que sinceramente esse não é o comportamento normal do router 4,ele é bem superior ao 3 em tudo, até no alcance.
O alcance da banda de 5 é mais curto, talvez uns 50 metros já te afectem na velocidade, mas a de 2 é muito superior.
Deves ligar com a NOS se se mantiver a situação, pois não é de todo normal.

Descobri que na cozinha nem sequer apanho sinal e com o outro tinha net sem problema. Fiz um teste mesmo ao pé do router deu 30 mb's o outro chegava aos 90 mb. Entretanto reclamei, disseram-me para fazer o reset e depois experimentar, mas continua exactamente na mesma.
 
Passou do 3.0 para o 4.0, em FTTH.

O 4 tem 2 bandas com o mesmo nome e a mesma pass, a gestão de ligação nas bandas de 2 e 5 é feita pelo equipamento que se liga, que dá a preferência sempre à banda com maior qualidade, que é sempre a de 2. Já experimentaste separar as redes? É que sinceramente esse não é o comportamento normal do router 4,ele é bem superior ao 3 em tudo, até no alcance.
O alcance da banda de 5 é mais curto, talvez uns 50 metros já te afectem na velocidade, mas a de 2 é muito superior.
Deves ligar com a NOS se se mantiver a situação, pois não é de todo normal.

Já fiz a separação de redes e agora parece estar a funcionar. Vamos lá ver.
 
Depois dá o feedback, porque o 4 é em tudo superior ao 3, nao tem sequer comparação, em todos os aspectos, principalmente no alcance e na velocidade do via Wi-Fi.

Depois de ouvir várias pessoas e a sua experiência, n tem melhor alcance e melhor wifi significa ter 5ghz. Ainda conhecido de por vezes dar problemas no telefone fixo.
 
Depois de ouvir várias pessoas e a sua experiência, n tem melhor alcance e melhor wifi significa ter 5ghz. Ainda conhecido de por vezes dar problemas no telefone fixo.
No telefone fixo eu não tenho conhecimento, mas a verdade é que eu simplesmente não uso, ele nem está sequer instalado hehehheh.
Mas a rede 5GHz é uma verdadeira miséria, isso é um facto. Testado pelo técnico, ele assim que colocava a uns 10 metros do router ele trocava de 5 para 2.4. Por esse motivo é porque uso apenas 5GHz eu pressione a que me oferecessem um repetidor resolveu o meu problema.
Se de facto for esse o problema dele, acho que é possível pedir o repetidor também.
 
Ola pessoal. Ha possibilidade de voltar para a NOS com a box UMA (fui há 2 anos atrás e tinha íris). Acontece que gostava de saber se esta box é ligada por cabo coaxial ou cabo Ethernet? Se Ethernet, a minha ideia era usar um powerline Wi-Fi extender (li que a box não tem Wi-Fi). E já agora, o modem e a box tem ligação entre eles ou são independentes? Obrigado
 
Ola pessoal. Ha possibilidade de voltar para a NOS com a box UMA (fui há 2 anos atrás e tinha íris). Acontece que gostava de saber se esta box é ligada por cabo coaxial ou cabo Ethernet? Se Ethernet, a minha ideia era usar um powerline Wi-Fi extender (li que a box não tem Wi-Fi). E já agora, o modem e a box tem ligação entre eles ou são independentes? Obrigado

tudo depende se tens fibra ou caixoal.
 
Precisas sempre cabo coaxial para a uma. Se for a box v1 nao tem cabo ethernet. Se for a v2 tem cabo ethernet para a box para ter interativos mas deve ser ligacao direta.
@Pinguinha tb o 5ghz nao é suposto ter bom alcance.
 
Precisas sempre cabo coaxial para a uma. Se for a box v1 nao tem cabo ethernet. Se for a v2 tem cabo ethernet para a box para ter interativos mas deve ser ligacao direta.
@Pinguinha tb o 5ghz nao é suposto ter bom alcance.

Muito obrigado pela resposta.
Tenho lido que já alguns relatos de aparecerem a v2. Como sei qual a box que será instalada? Tenho opção de escolha? Instalam em HFC ou está a ser direcionado para FTTH?
 
@Pinguinha tb o 5ghz nao é suposto ter bom alcance.
É suposto ser aceitável. Eu tive o SR 1.0 DA Vodafone e tinha alcance da 5Ghz a mais de 100m do router. Passar para um router com 5GHz com um alcance de 10m é simplesmente ridículo. É ainda dizes, não é suposto? Está certo.

Muito obrigado pela resposta.
Tenho lido que já alguns relatos de aparecerem a v2. Como sei qual a box que será instalada? Tenho opção de escolha? Instalam em HFC ou está a ser direcionado para FTTH?
V2 é para pilotos, e raramente vai para clientes, pelo que sei não há opção de escolha.
Nem é por tecnologia.
 
A tecnologia 5ghz é que tem pouco alcance. Acho estranho ter tanto assim com a vodafone. Certeza q n passava pa 2.4 que é a q tem maior alcance?
A v2 ja esta a ser atribuida a varios clientes mas é pacotes especificos que a nos n esclarece quais sao embora talvwz eu consiga ir ver. E nao é questao de ir para ftth ou hfc
 
A tecnologia 5ghz é que tem pouco alcance. Acho estranho ter tanto assim com a vodafone. Certeza q n passava pa 2.4 que é a q tem maior alcance?
A v2 ja esta a ser atribuida a varios clientes mas é pacotes especificos que a nos n esclarece quais sao embora talvwz eu consiga ir ver. E nao é questao de ir para ftth ou hfc

Obrigado a ambos pelo esclarecimento. Vou questionar num próximo contacto com a nos antes de virem instalar o serviço.
 
Back
Topo