5G em Portugal

Pessoal,

Conforme foi dito pelo @DHCP que conheço perfeitamente, a Altice está a desinvestir, sim, mas no 3G, mantendo como é óbvio, para quem percebe o mínimo de Telcos que, a aposta manterá-se no 2G (por motivos óbvios) e no 4G.
O 4G e a modernização associada, com um único Vendor, facilitará o deploy massivo em 5G.

A realidade é que os sites que foram modernizados (o chamado swap), toda a parafernália de equipamentos ativos e passivos foram retirados, e estão armazenados, não foram deitados ao ponto electrão, muito menos ao caixote do lixo.

Agora prossigam. Menos contos de fadas e mais factos, sff
O Mundo e todos Nós precisamos.

A modernização que está a decorrer actualmente, desde Novembro no ano passado é um pouco diferente da que houve há 5 anos.

Há 5 anos foi uma modernização par SRAN, em que removeram tudo do vendor Nokia. A rede da altice MEO estava com Nokia na Madeira e Açores em todas as tecnologias e com 3G Nokia e 2G e 4G da Huawei zona Centro / Sul e da zona Centro / Norte 2G e 4G Nokia e 3G Ericsson.

Após o SRAN de 2016 ficou Huawei e Ericsson. Como orçamento na altice MEO era curto, muitas localidades "rurais" em vez dos 800 MHz ficaram com 2100 MHz, com um único rádio efectuaram a cobertura no 4G, aliás grande parte da expansão da cobertura 4G da altice MEO nessa altura foi realizada à custa dos 2100 MHz, visível em muitos sites onde o que está montado, antenas + rádios não dá para mais, começaram a desligar na maioria dos sites o DCS e a utilizar em LTE também, 20 MHz, 10 MHz e 15 MHz consoante a capacidade desejada.

Na actual modernização, com a remoção de tudo o que é Ericsson para Huawei e onde há Huawei está a existir um "upgrade" com tudo novo, antenas, rádios, rectificadores, etc, é normal que a modernização de cada site esteja a ser mais demorada no que na primeira onde em muitos sites o footprint dos equipamentos manteve-se.

Todos gostariam que tudo fosse mais rápido, mas este tipo de modernizações e optimizações de rede mais profundas levam o seu tempo. A NOS levou mais de 2 anos para concluir a anterior modernização da rede móvel e daquilo que assisti a nível das dificuldades sentidas quando estive na Nokia dava para escrever um livro, tentaram fazer imensas omeletes sem ovos na rede da NOS na altura. O Algarve deve ter sido o maior pesadelo para alguns.

Existe sempre zonas mais esquecidas infelizmente, por exemplo o meu distrito, está a ser alvo de forte reforço de sites em 4G, zonas que tinham fraca cobertura e estão a ser alvo de priorização por parte da casa mãe do serviço MEO.

O que eu tenho verificado na altice MEO em muitos locais, é que nem sequer ainda existiu modernização dos sites "Swap", o que tem existido é que onde apenas tinham 2100 MHz na rede LTE aproveitaram para colocar 1800 MHz, mas nem todos os sites mais antigos permitem fazer isso. Muitos Speedtests que vemos aqui publicados na rede da altice MEO é uma combinação de B1 + B3 em locais onde anteriormente só tinham B1. A modernização ainda não chegou a esses sites locais.

É aguardar para se ver o que a altice MEO irá disponibilizar aos clientes a nível da rede móvel após a modernização que se encontra a decorrer. Apenas acho estranho na maioria dos sites modernizados a altice MEO não estar a colocar a B20. Tenho visto muito site na zona Norte com 3xCA nos 2100 MHz + 1800 MHz + 2600 MHz.

screenshot_2021-09-24-06-42-03-95_a2a5fdc6850144137057ba851b3c6cca.jpg
 
Tenho a mesma experiencia com a cobertura da MEO. Entra-se numa loja e fica-se sem rede 4G e 3G. Mesmo com sinal de 2G os dados não funcionam. Depois existem imensos edge cases no exterior em movimento onde se perde 4G em várias zonas e se estiver a ver um livestream falha logo. Fora isso, a experiencia de dados é excelente. Reparo também que a MEO tendencialmente tem as estações em locais menos "estratégicos" que a Voda e a NOS e isso depois também reflete-se na cobertura. Não é só problema de não usarem bandas mais baixas como os 800Mhz.

Partilho um exemplo com poucos dias. Medições outdoor.

img_20210924_080317_955.jpg



 
Última edição:
@DHCP na mouche sobre este teu post:

Infelizmente sofro do mesmo problema com a altice MEO onde tenho estado a morar, má cobertura indoor em todas as tecnologias e mesmo outdoor a cobertura é mediana. Mesmo na zona de comércio ao entrar nas lojas fica-se sem rede móvel da altice MEO ou até mesmo a entrar em edifícios, a NOS e a Vodafone nesta área conseguem ter excelente cobertura tanto indoor como outdoor.

A MEO necessitava de instalar um site na minha área de residência para melhorar imenso a cobertura, principalmente a indoor, é que só consigo falar ao telemóvel à janela de casa e mesmo assim ouve-se cortes ou a chamada cai, porque os únicos 2 sites que apanho estão longe e o sinal chega com imensa degradação. Usar dados móveis é outra aventura, seja em 3G ou 4G o Upload às vezes nem 100 Kbps dá. E não moro numa aldeia nem numa cave, estes valores são medidos ao pé da janela de casa.



É exatamente o que me acontece. O meu concelho foi "brindado" com um reforço de cobertura como contrapartida da renovação de licenças 4G pela anacom. Estranhamente tratam-se de freguesias onde a cobertura sempre foi excelente e a Anacom veio dizer que têm cobertura deficitária.
 

Governo prepara mapa da rede nacional para comparar cobertura das operadoras​

A Anacom deverá desenvolver um mapa com as redes de comunicações fixas e móveis que permita aos consumidores e utilizadores compararem as coberturas dos diferentes operadores.

Fonte: https://www.publico.pt/2021/09/27/economia/noticia/governo-prepara-mapa-rede-nacional-comparar-cobertura-operadoras-1978232
Sim, vão pedir os dados aos operadores em vez de irem à estrada e confirmarem.

Que é o que a ANACOM fez com o mapa de rede móvel. Assim se faz o papel de regulador em Portugal.
 
Simples, quando o preço por lote for demasiado para os novos entrantes. Pelos valores podemos estar perto do limite, pelo menos o CEO da Masmovil deu a entender que os valores na altura eram razoáveis mas na altura andavam abaixo dos 6 milhões. Agora não se sabe.

Se não houvesse novos entrantes os 30 lotes J seriam distribuídos pelos 3 operadores incumbentes.
 
Simples, quando o preço por lote for demasiado para os novos entrantes. Pelos valores podemos estar perto do limite, pelo menos o CEO da Masmovil deu a entender que os valores na altura eram razoáveis mas na altura andavam abaixo dos 6 milhões. Agora não se sabe.

Se não houvesse novos entrantes os 30 lotes J seriam distribuídos pelos 3 operadores incumbentes.
Parece a liberalização dos combustíveis, é só ver os preços hoje em dia.
O espectro já é apertado para quatro quanto mais para 5.
 
Daqui a nada é o leilão mais caro do mundo. Depois ainda querem preços baratos.
Vamos é ter estradas novas aí com força! Ahaha

As operadoras estão de boa saúde segundo os R&C. 400 milhoes a dividir por 5, facilmente qualquer uma dessas operadoras factura mais que isso num mês.

Quanto aos preços são 5 concorrentes, alguém vai ter de baixar porque senão o cliente vai-se embora para onde for mais barato.

Entendo a sua irritação por "nós" querermos preços baratos, mas o amigo está bem, não precisa enervar-se... da ultima vez que verifiquei os funcionarios não pagam
 
Back
Topo