Que grande feira que para aqui vai!
Nunca tinha lido este tópico, e li-o agora muito rapidamente, concordei com algumas posições, e discordei de outras, o que acaba por ser perfeitamente natural, mas foram discutidos pontos que eu considero bastante relevantes.
Não vou entrar em grandes debates, até porque neste momento não tenho tempo para isso (curiosamente, estou a estudar para uma frequência de história da arte e do design).
Por exemplo, achei bastante pertinentes as posições do Adolfo Dias, e atenção que não estou a dizer que concordo com elas, pois também acho que toda a questão do gosto é muitas vezes desprezada por muitos "academistas" das artes. É fundamental uma pessoa poder dizer, gosto disto, ou não gosto daquilo. Agora, é também fundamental, uma pessoa depois de fazer essa afirmação, saber explicar os motivos que o levaram a gostar ou não de uma coisa, caso contrário essa posição é completamente nula. Ninguém gosta ou desgosta de algo porque sim ou porque não, por vezes nem sequer sabemos bem quais os argumentos para tal, mas eles estão lá e devemos procura-los, e debate-los, sim, porque os gostos também são discutidos e educados.
Daí ser também fundamental a questão da formação, que o Rui estava a defender. Parece-me relativamente pacífico que quanto maior for a nossa formação, mais "ferramentas" teremos precisamente para justificar as nossas tomadas de posição. Vejamos no caso da arte, se tivermos o senhor X que é uma pessoa que sempre viveu no mundo rural, a cuidar dos seus terrenos e do seu gado, e nunca saiu da sua aldeia, e tem uma formação escolar básica, por exemplo até ao 4º ano, juntamente com o senhor Y que dedicou grande parte da sua vida ao estudo da obra de, por exemplo (já que o Adolfo Dias falou nele), Picasso, em frente a uma obra precisamente de Picasso, e lhes pedirmos as suas opiniões, certamente teremos opiniões distintas, focadas em aspectos completamente díspares uns dos outros, no entanto, ambas as opiniões, desde que justificadas serão perfeitamente válidas, aliás o senhor X, poderá ter argumentos com os quais o senhor Y poderá concordar e até agradecer lhe terem sido mostrados pois com todo o conhecimento que tem sobre a vida e obra do artista criador da obra, nunca iria ter o afastamento necessário ou até o background cultural completamente distinto para reparar neles. Agora, provavelmente, o senhor Y que estou picasso a vida inteira, terá uma certa legitimidade para poder afirmar certas coisas sobre a sua obra que o senhor X não terá, assim como provavelmente conseguirá entrar em conversas sobre promenores técnicos, influências, podendo mesmo arriscar-se a falar nos objectivos das suas obras, etc etc..
Bem, eu tenho que ir estudar, e já estou a começar a alongar-me, queria só deixar aqui também a minha opinião sobre outra questão que li, que é a de que não se aprende a ver, nem a desenhar, etc, isso para mim é completamente falso. Eu não acredito que o tipo X tem um dom para fazer não sei o quê, nem em gajos que já nasceram artistas. Acredito sim, que certas pessoas, nasceram e foram desenvolvendo pre-disposições para certas áreas, mas que de pouco ou nada lhes servem se não forem desenvolvidas.
Um exemplo, há quem diga que eu desenho bem (pessoalmente não acho que desenhe assim tão bem, mas isso é outra questão), mas a verdade é que para eu desenhar como desenho hoje (independentemente de desenhar bem ou mal), já fiz milhares (e não estou a inventar) de desenhos em toda a minha vida. Quando era puto, desde cerca dos meus 4 anos, passava a vida a desenhar, e foi assim até aos dias de hoje. Ando sempre com blocos comigo, porque a qualquer altura vejo algo que me interessa, ou tenho uma ideia qualquer para uma ilustração, e sinto a necessidade de a registar. É a mesma coisa com o chamado saber ver, ou criar composições, é tudo uma questão de treino. É extremamente raro alguém que tenha aquilo que alguns chamam de dom e eu como já o disse chamo de pre-disposição (que diga-se acho que tem uma componente genética, mas é maioritariamente cultural) conseguir bons resultados sem praticar. Assim como é extremamente raro, alguém que não tenha esse tal "factor", mas que treine e pratique incansavelmente não conseguir bons, ou até excelentes resultados. Muitas vezes o que as pessoas precisam é de um elemento catalizador que lhes desperte a vontade.
ps: Para o autor do tópico, o que eu te aconselho mesmo, é a comprares no mínimo um bom livro de história de arte e começares a estudar desde a pré-história até aos dias de hoje, preferencialmente de forma cronológica. Depois vais começar a aperceber-te daquilo que realmente gostas, dos movimentos, dos artistas, etc, e então vais facilmente encontrar esses tais livros que procuras. E depois vais ver que vais começar a ler e a descobrir e a investigar sobre o que gostas muito, o que te é indiferente, e até o que não gostas mesmo nada, porque vais ter o bichinho de saber mais sobre essas coisas. E depois vais descobrir obras fantásticas da autoria de artistas que não gostas particularmente (isto acontece-me muito com pintores cujas telas me passam completamente ao lado, e no entanto os desenhos e esquissos são espectaculares), e vais começar a gostar de coisas que anteriormente não gostavas e gostar menos de outras que anteriormente adoravas. Mas nunca tudo isto te trará tanta realização se não o fizeres por ti. Obviamente que podes e deves consultar outras pessoas, mas faz tu as tuas pesquisas e descobre tu aquilo que gostas, é o melhor que te posso recomendar.
Edit: Eu já sabia que ia sair um wall of text, e quase nem desenvolvi argumentos.. Estes temas são muito complicados para debater em foruns..
Nunca tinha lido este tópico, e li-o agora muito rapidamente, concordei com algumas posições, e discordei de outras, o que acaba por ser perfeitamente natural, mas foram discutidos pontos que eu considero bastante relevantes.
Não vou entrar em grandes debates, até porque neste momento não tenho tempo para isso (curiosamente, estou a estudar para uma frequência de história da arte e do design).
Por exemplo, achei bastante pertinentes as posições do Adolfo Dias, e atenção que não estou a dizer que concordo com elas, pois também acho que toda a questão do gosto é muitas vezes desprezada por muitos "academistas" das artes. É fundamental uma pessoa poder dizer, gosto disto, ou não gosto daquilo. Agora, é também fundamental, uma pessoa depois de fazer essa afirmação, saber explicar os motivos que o levaram a gostar ou não de uma coisa, caso contrário essa posição é completamente nula. Ninguém gosta ou desgosta de algo porque sim ou porque não, por vezes nem sequer sabemos bem quais os argumentos para tal, mas eles estão lá e devemos procura-los, e debate-los, sim, porque os gostos também são discutidos e educados.
Daí ser também fundamental a questão da formação, que o Rui estava a defender. Parece-me relativamente pacífico que quanto maior for a nossa formação, mais "ferramentas" teremos precisamente para justificar as nossas tomadas de posição. Vejamos no caso da arte, se tivermos o senhor X que é uma pessoa que sempre viveu no mundo rural, a cuidar dos seus terrenos e do seu gado, e nunca saiu da sua aldeia, e tem uma formação escolar básica, por exemplo até ao 4º ano, juntamente com o senhor Y que dedicou grande parte da sua vida ao estudo da obra de, por exemplo (já que o Adolfo Dias falou nele), Picasso, em frente a uma obra precisamente de Picasso, e lhes pedirmos as suas opiniões, certamente teremos opiniões distintas, focadas em aspectos completamente díspares uns dos outros, no entanto, ambas as opiniões, desde que justificadas serão perfeitamente válidas, aliás o senhor X, poderá ter argumentos com os quais o senhor Y poderá concordar e até agradecer lhe terem sido mostrados pois com todo o conhecimento que tem sobre a vida e obra do artista criador da obra, nunca iria ter o afastamento necessário ou até o background cultural completamente distinto para reparar neles. Agora, provavelmente, o senhor Y que estou picasso a vida inteira, terá uma certa legitimidade para poder afirmar certas coisas sobre a sua obra que o senhor X não terá, assim como provavelmente conseguirá entrar em conversas sobre promenores técnicos, influências, podendo mesmo arriscar-se a falar nos objectivos das suas obras, etc etc..
Bem, eu tenho que ir estudar, e já estou a começar a alongar-me, queria só deixar aqui também a minha opinião sobre outra questão que li, que é a de que não se aprende a ver, nem a desenhar, etc, isso para mim é completamente falso. Eu não acredito que o tipo X tem um dom para fazer não sei o quê, nem em gajos que já nasceram artistas. Acredito sim, que certas pessoas, nasceram e foram desenvolvendo pre-disposições para certas áreas, mas que de pouco ou nada lhes servem se não forem desenvolvidas.
Um exemplo, há quem diga que eu desenho bem (pessoalmente não acho que desenhe assim tão bem, mas isso é outra questão), mas a verdade é que para eu desenhar como desenho hoje (independentemente de desenhar bem ou mal), já fiz milhares (e não estou a inventar) de desenhos em toda a minha vida. Quando era puto, desde cerca dos meus 4 anos, passava a vida a desenhar, e foi assim até aos dias de hoje. Ando sempre com blocos comigo, porque a qualquer altura vejo algo que me interessa, ou tenho uma ideia qualquer para uma ilustração, e sinto a necessidade de a registar. É a mesma coisa com o chamado saber ver, ou criar composições, é tudo uma questão de treino. É extremamente raro alguém que tenha aquilo que alguns chamam de dom e eu como já o disse chamo de pre-disposição (que diga-se acho que tem uma componente genética, mas é maioritariamente cultural) conseguir bons resultados sem praticar. Assim como é extremamente raro, alguém que não tenha esse tal "factor", mas que treine e pratique incansavelmente não conseguir bons, ou até excelentes resultados. Muitas vezes o que as pessoas precisam é de um elemento catalizador que lhes desperte a vontade.
ps: Para o autor do tópico, o que eu te aconselho mesmo, é a comprares no mínimo um bom livro de história de arte e começares a estudar desde a pré-história até aos dias de hoje, preferencialmente de forma cronológica. Depois vais começar a aperceber-te daquilo que realmente gostas, dos movimentos, dos artistas, etc, e então vais facilmente encontrar esses tais livros que procuras. E depois vais ver que vais começar a ler e a descobrir e a investigar sobre o que gostas muito, o que te é indiferente, e até o que não gostas mesmo nada, porque vais ter o bichinho de saber mais sobre essas coisas. E depois vais descobrir obras fantásticas da autoria de artistas que não gostas particularmente (isto acontece-me muito com pintores cujas telas me passam completamente ao lado, e no entanto os desenhos e esquissos são espectaculares), e vais começar a gostar de coisas que anteriormente não gostavas e gostar menos de outras que anteriormente adoravas. Mas nunca tudo isto te trará tanta realização se não o fizeres por ti. Obviamente que podes e deves consultar outras pessoas, mas faz tu as tuas pesquisas e descobre tu aquilo que gostas, é o melhor que te posso recomendar.
Edit: Eu já sabia que ia sair um wall of text, e quase nem desenvolvi argumentos.. Estes temas são muito complicados para debater em foruns..
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