atenção k o meu comentário não foi, nem depreciativo em relação aos Xenon, nem apreciativo em relação às SPEs/PPEs. Apenas me pareceu pelo teu comentário que tavas a substimar o poder das SPEs. Sim, (como disse no post a cima) AI nos SPEs não é do melhor, mas isso podes perfeitamente correr no PPE e outro tipo de funções por a correr nos SPEs.... acho que é tudo uma questão de jogo de cintura.
Não te preocupes, nota que eu não devo simpatias ao Xenon, apenas o considero mais equilibrado para o que se está aqui a discutir.
Jogo de cintura não se devia pôr em jogos crossplatform no entanto, é esse o problema; num jogo exclusivo em que te estás a focar no hardware em questão sim, vais trabalhar até o meteres a correr, num multiplataforma, teres algo a correr a um nivel num equipamento e deparares-te com não teres espaço/teres de optimizar/re-escrever para outra arquitectura? é trabalhoso. E no fim de contas... é uma lacuna da arquitectura; especialmente se contarmos que a X360 saiu um ano antes da PS3.
A Sony terá de disponibilizar tools para facilitar esse processo, apesar de ser uma escapatória, mas até lá não posso condenar ninguém por escolher não o fazer.
Dependendo das vendas nesse sistema se avistarem famosas, ou subpares... pode simplesmente não valer a pena, ao invés de uma port sem espinhas que sairia a custo reduzido.
Splinter Cell usa a Unreal Engine, logo até a engine em si é multiplataforma, é seguro dizer que as dificuldades a que eles se referem se encontram noutro sitio, provavelmente é mesmo a AI da X360 que não corre "as is" na PS3.
ai entra a preguiça
ou se faz um bom jogo utilizando a full power a arkitectura onde corre ou faz-se um port mais ou menos manhoso e fica uma cagada.... mais uma vez, isto é escolha da software house e axo eu em vez de dizerem que a arkitectura da ps3 nao aguenta, valia mais dizerem (e serem correctos) que não vao fazer o port para não atrasar o lancamento ou por falta de devs para akela arkitectura.
Isso é valido para muita coisa, até quando algumas developers falam que não conseguem meter X jogo ou engine a correr na Wii... Frequentemente te deparas com uma desculpa deles a amandarem a questão para cima do hardware só porque o jogo não corre "as is". Mais que ser impossivel eles não querem ter o trabalho, não acham que valha a pena.
Podes desmascarar essas conversas PR, mas não mudas a premissa que lhe serve de base acima, e essa premissa é a de que requer mais trabalho que o ideal, e isso trás custos adicionais.
Tanto para a Wii nos casos referidos acima como a PS3 neste caso, se tivessem potencia equivalente e no mesmo sentido do "hardware de referencia" usado pela developer... não haveria problema, a não terem... para não cortar features pela maneira como as coisas foram feitas requer trabalho extra.
Não podemos exigir o mesmo talento e dedicação de todos os developers, e às vezes nem é uma questão de pregiça, mas sim deadlines e até orçamento. (dito isto correr AI nas SPE's dificilmente é "ideal", é mais uma safa, mas tecnicamente possivel)