A "qualidade" das TVs em 2014

isso são boas noticias, espero que não aumentem o preço pela falta de concorrência, e que sejam iguais as de 50.
 
,
um preview das panasonic AX800

http://hdguru.com/hands-on-panasonics-tc-l65ax800-4k-ultra-hdtv/

para primeiras impressões parecem-me positivas, apesar dos defeitos tipicos da tecnologia lcd. Pena o preço e não haver oferta para a gama FullHD.
De um ponto de vista simplista, ena pá, fixe. De um ponto de vista técnico esses gajos estão a cantar o gospel que não me interessa ouvir ou então ia à pagina do produto.

Desde a CES que se soube, e mais tarde foi reconfirmado que essa comparação da ZT60, embora impressionante tem a ZT60 propositadamente fora do seu melhor setting para a distancia não parecer tão grande e mais "comparável". Especificamente o panel luminance está em low, ou seja não está a fazer blanking das linhas intercaladas, ou seja está a fazer preto a dar para o dobro do iluminado do suposto... possivelmente outros ajustes/descalibrações a nível de calibração gama também.

E não é fine equal detail com 128 zonas quando um plasma tem... 2 milhões de zonas (cada pixel é uma zona). É full array com um bom sistema de gradação, mas tem zonas e essas zonas (e o escurecimento compensado da layer de cima) têm limites, nunca vai ser a mesma coisa.

O DCI 98% também é atingido de forma diferente, nos plasmas chega-se lá por interpolação dos subfields (e é por isso que há o efeito "grão" nos plasmas as cores são geradas pelos resultados de vários subfields), um LCD não pode fazer isto sem introduzir motion blur que nem gente grande, nem consegue refrescar 1080 linhas por cada frame sem o alargar e esconder (strobing/impulse) por isso o que eles estão a fazer na realidade é DCI 98% para 1080p, via look up table e o facto de cada pixel 1080p em 4K ser 4x4; se em vez de uma cor variarem entre 4 conseguem ir buscar as cores que faltava conseguir reproduzir, é dithering aditivo. Pixel a pixel a tecnologia continua limitada e não é provavel ser um painel equivalente aos quattron da sharp (com um quarto subpixel de cor amarela) ou como o Triluminos por isso será igual em reprodução de cor a tantos outros LCD's bons que andam por aí. E relembro, a Panasonic já nem fabrica LCD's por isso o fornecedor provavelmente será os deste ano CMO ou LG, isso não impede nada, mas a vantagem competitiva nunca pode estar aí a não ser que pagassem um preço premium.

O que há nesta TV é uma aura de trabalho de compensação muito bem feito, mas o marketing é marketing e um trabalho de compensação é precisamente isso, algo que não é melhor mas foi trabalhado intensivamente para esconder as suas vulnerabilidades, se funcionar bem é credivel - igual? LOL. Quem faz análises não pode dizer isso sem meter a sua credibilidade em linha.

O que eles controlam é a estrutura de backlight, tal como a Sony. (e olhando para a sony, até que chega para dar cartas) e depois têm algum R&D de plasma que podem modificar, o caso da engine de color quantization convertida de impulsos para dithering aditivo; os plasmas também tinham look up tables, mas à distancia correcta reproduziam todas as cores supostas num pixel por interpolação e graças aos refresh rates brutos (já agora, a gradação nos panasonic era binária, o numero de gradações possiveis estando nos "steps of gradation" na spec sheet (30720 na VT60/ZT60), nos Pioneer Kuro era continua, ou seja, cada subpixel tinha 14 resultados possiveis, 14 subfields todos com um resultado único não combinável - . Compensados pela engine que se desdobrava ali em interpolações, não-visiveis que nem um epileptico on speed. É por isso que os Kuro não conseguiam baixar de preço e nunca referiam "steps of gradation" na spec sheet, na Panasonic mais barata significava menos camadas/subfields e mais grão mas imagem perfeitamente aceitável, na Pioneer isso era uma impossibilidade a não ser que alguém quisesse acabar com um ecrã de 256 cores "reais". (exagero monumental se tirassem poucas camadas, mas... Os resultados não iam ser bonitos do ponto onde estavam para baixo)

As look up tables não funcionavam em LCD's até aparecer o 4K e ser envisionado não ter conteúdo real para ele durante uns anos (e para 4K, de novo, não funciona, é estaca 0, embora como excede a acuidade visual mediante a fonte ter grão ou variações, acaba por precisar menos porque estamos sempre a misturar detalhe e rebatê-lo à distancia que vemos TV).
 
Última edição:
a primeira review(se é que se pode chamar a isto uma review) da AX800.
http://televisions.reviewed.com/content/panasonic-tc-65ax800u-4k-led-tv-review

parece que consegue atingir bons pretos, mas o contraste e algulos de visão deixam um pouco a desejar.

não mencionam o input lag, mas pela review não deve ser muito baixo, pena a 4k do ano passado conseguia um input lag baixo qb.
A primeira 4K da Panasonic, a WT60 era 36 ms em game mode (e no resto também era de longe a única 4K de jeito da desgraça que foi a primeira geração).

A Panasonic tal como a Sony não largam muito a bola aí. A Sony por razões óbvias (Playstation) e menos obvias: *segmento profissional* onde algo laggado daqui à lua simplesmente não serve (e a engine de processamento tem de ser partilhada até certo ponto) e a Panasonic deve ser primeiro pelo mesmo segmento profissional, pelo caminho por ter uma boa implementação de chips proprietária (uniphier) que lhes permite meter acelerações em silicio (a Sony o ano passado não conseguiu possivelmente por usar peças mais off the shelf - as 4K deles de 2013 eram/são uma vergonha aí com as suas limitações de bandwidth com 1080p 1:1; ainda assim o game mode era 43 ms) e por fim pelo historial como fabricante de consolas (3DO) e aliança com a Nintendo onde desde a Gamecube, as especificações proprietárias são sempre Panasonic (MiniDVD's da Gamecube, e os Blurays de cantos arredondados da Wii U), junto com as drives. Consta que a drive da Wii era a única slot-in a aceitar discos "mini" (os da Gamecube) e foi feita de propósito. E claro o Panasonic Q. A Panasonic em anos recentes mostrava os Plasmas flagship sempre com consolas Nintendo (lembro-me de uma demo do Wii Sports numa CES com um plasma de 105") e a Nintendo em troca fazia o mesmo, tipicamente as TV's em eventos são Panasonic (claramente para não usar Sony, que era o que usavam na era SNES), antes era por serem plasma e a Wii beneficiar aí mas não só por isso... pelo que a aliança e estatuto está bem viva, com a Nintendo a investir neles e a haverem joint ventures.

É um cliente importante e não lixar a performance gaming acaba por não ser muito complicado e render alguma clientela/boa fama. Aliás a CES deles foi muito focada em gaming. Foi dos únicos fabricantes a não descurar/ignorar um pouco aí.


Mas até ter leituras... nunca se sabe, pode piorar a performance pelo aparato adicional, melhorar não sei não... Mas importam-se. Quem se está mesmo a c*gar aí é a Samsung, é incrivel.

Agora com licença... Depois de ler essa análise vou lá acima abraçar a minha VT60.

EDIT:

feeding anything less than high-end PC or PS4 graphics is going to cause input lag, and there's no way around it.
Não necessáriamente. É até um pouco estupido dizer isto assim.

Primeiro de tudo, PS4 não vai ter jogos a passar dos 1080p, que também não é a resolução nativa deste ecrã. Para "isso" a X360, Wii U e Xbone também fazem upscale 1080p de borla e a Xbone fá-lo para 4K sem problemas (que supoonho que era o que eles estavam a pensar para o caso da PS4). Segundo... Das únicas coisas que a especificação 4K faz bem e é um passo em frente... é o rácio da resolução:

1280x720 (720p) x 3 = 3840 x 2160 ie: 1x1 = 3x3 (6 px)

1920x1080 (1080p) x 2 = 3840 x 2160 ie: 1x1 = 2x2 (4px)

Ao contrário de 720p para 1080p que carecia de um tratamento caro porque 1080p tinha 50% mais pixeis (ie: 720p 1x1 = 1080p 1.5x1.5) isso obrigava a um algoritmo de ressampling capaz... Aqui é possivel haver um passthrough a adicionar lag ZERO. O algoritmo mais barato de todos, o Nearest Neighbor serve, by design. E a imagem já é progressiva. 480i e 1080i, ya, esses introduzem lag de certeza, e o 480p também requer ginástica se não é para ficar centrado a ocupar 2560x1920 em 4:3 ou 3412x1920 em 16:9 anamórfico, nunca bate certo (o rácio de 480i/p para 4K é 4.5x4.5 em 4:3 não deformado e 6x4.5 em 16:9 anamórfico).

No ano passado só a Panasonic oferecia o scaling directo sem grandes passos intermédios (indesejáveis) com a Sony a ter problemas com bandwidth (e por isso tr o scaling directo 1:1 desligado e escondido by default a favor de soluções que não resolvem 1080p de maneira fiel) e a LG e Samsung a impingirem sharpening com ringing não derrotável em cima da imagem (porque imagem suave numa 4K não pode ser).

Às vezes fico com a impressão que estes gajos escrevem muito e pescam pouco. A da cnet e (especialmente) da hdtvtest será melhor, espero. O modo gaming quase de certeza deve desligar as look up tables e portar-se mais como uma WT600.
 
Última edição:
I Eat all, gosto muito de ler o que escreves, é tudo muito fundamentado e cientifico, por vezes é dificil entender certos termos que usas para leigos na matéria e para pessoas que acreditam que um produto que sai hoje será melhor que o anterior.
Eu já confessei que já enfiei alguns barretes, não estou completamente descontente com a minha 4 k mas esperava muito mais, apesar de tudo pelo que tenho observado não vejo muito melhor no mercado tirando os plasmas que para mim estão fora de questão por irem acabar e sou picuinhas com as retenções. A minha questão é esta, pretendo comprar uma nova tv de 65 e como o mercado está virado para as 4 k que modelo aconselharias? Será que seria melhor aguentar e esperar pela nova panasonic ou oled ou o oled está muito verde?
 
I Eat all, gosto muito de ler o que escreves, é tudo muito fundamentado e cientifico, por vezes é dificil entender certos termos que usas para leigos na matéria e para pessoas que acreditam que um produto que sai hoje será melhor que o anterior.
Bom, é verdade que eu complico sempre, mas também estou sempre a tentar que fique bem explicado para quem quiser ler e entender e não só por isso também posso cometer erros, eu não me interessa "ter razão" se me enganei mudo de opinião. Por isso acho importante fundamentar as coisas, se estiver a dizer algo errado torna-se fácil de pegar no que foi dito corrigir e partir daí.

Se houver alguma duvida com algum termo em concreto é só dizer, tenho sempre todo o gosto em explicar.
Eu já confessei que já enfiei alguns barretes, não estou completamente descontente com a minha 4 k mas esperava muito mais, apesar de tudo pelo que tenho observado não vejo muito melhor no mercado tirando os plasmas que para mim estão fora de questão por irem acabar e sou picuinhas com as retenções. A minha questão é esta, pretendo comprar uma nova tv de 65 e como o mercado está virado para as 4 k que modelo aconselharias? Será que seria melhor aguentar e esperar pela nova panasonic ou oled ou o oled está muito verde?
Nenhuma TV 4K comprada hoje te vai satisfazer a longo prazo, é uma tecnologia demasiado jovem e sem aplicação prática real, isso cria um monte de incógnitas para realmente quando for para valer. Mais tarde quando tiveres 4K o lógico é ela estar completamente ultrapassada.

Vai por mim, tenho uma HDTV de 1997 cá em casa, completamente impressionante constatar que tal coisa existia em 1997 com entrada de componentes e etc. Mas é um produto que não fazia sentido em 1997, era completamente mutante (e ainda bem que não a comprei nova). Só em 2005 iria começar a usufruir dela nesse sentido e por essa altura ela aguentava 720p e o standard afinal era 1080p.


Imagina que queres uma TV capaz no campo de media center? Pois o formato de video do bluray 4K por finalizar tudo indica que irá ser o H.265... Não está finalizado, nenhuma TV o suporta, dificilmente o vai fazer à posteriori porque os chips das TV's não são como os dos computadores, têm as acelerarações em silicio, hard coded da mesma forma que os nossos telémoveis não estariam a conseguir gravar video 1080p em tempo real de outra forma se um PC bem mais potente sem acelerações para o efeito consegue ter problemas.

Isso significa que pelo menos num plano a TV já não vai conseguir acompanhar daqui a 12 meses. Não deixa de ser verdade também para as que temos, mas estas não são 4K por isso acaba por não ser uma preocupação, também não temos HDMI 2.0 e não é um problema, só tinha vantagem de convertesse 4K para 2K e os leitores de blu-ray 4K vão fazer isso.

Por outro lado se o 4K até à data não deu passos nenhuns para resolver os problemas que temos: subchroma sampling, framerate e rgb range "capado", poderemos tirar ganhos de todas essas coisas nas nossas TV's 2K quando forem resolvidos, de facto, vamos beneficiar mais na questão do subchroma que as TV's 4K, porque este irá ser igual nelas, mas a rebater para baixo obtemos algo muito similar à reprodução 4:4:4 que deveriamos ter.

Os outros problemas a serem resolvidos também são coisas que uma boa TV já suporta mesmo não sendo 4K, o formato de video é que ainda não chegou lá e isso devia ser o foco, não o 4K e é a resolução bruta que vai impedir que se invista essa largura de banda nessas coisas.

Daí a critica constante da minha parte, não é uma critica a ter mais pixeis, é ainda nem termos reprodução irrepreensivel do spec que introduzimos e já estarmos a saltar de galho (ninguém está a notar falta de resolução, muita gente nota falta de frames [necessidade de recurso aos motion enhancers], reprodução de cor àquem, falta de linhas refrescadas por frame e por aí fora).

Ainda por cima estamos a saltar para um galho que tem retorno limitado e efectivamente prejudicou tecnologias diferentes, plasma sendo a mais obvia (que nunca iria durar muitos mais anos) mas também os OLED's. Os yields (taxa de ecrãs produzidos que passam os testes de qualidade e podem acabar à venda numa loja) são baixos, ter o dobro da resolução não ajuda nada, também não ajuda no preço. LCD é a tecnologia que nunca teve esses problemas, os pixeis são baratos por isso, e quanto mais rascas os paineis (tipo elas TN) mais simples e melhores os yields são. Deve vir aí um tsunami de 4K chinês por isso.


A aconselhar uma TV 4K aconselharia esta Panasonic, mas acho-a carissima e não vejo reais vantagens em investir em 4K nesta altura por algo que objectivamente não toca na TV que tenho na sala que custou bem menos. em cima disto tudo certamente não antes da especificação nem estar definida, que é o caso. É tudo em cima do joelho neste momento e "não ser mau" não significa ser bom, isto é a primeira geração desta implementação e uma que foi preparada a contra relógio, sairei admirado se para o ano que vem não a tenham suplantado em tom de errata. O que ela fazia de mal, melhorar... é o trabalho para o ano que vem. E ela faz bastantes coisas não tão bem como os entusiastas queriam, assim como os plasmas panasonic passaram anos a perseguir a sombra dos Kuro's. A boa altura para comprar é quando o produto atinge a maturidade, não há maturidade numa primeira geração, é uma antitese. Pode não ser mau, mas tem espaço para melhorar.

Infelizmente é como dizes, os bons modelos 2K estão a morrer precisamente para criar um fosso e ajudar a vender os 4K daí que houve uma corrida às ultimas boas TV's "referencia" no segmento 2K, até porque não eram caras face a estes novos topos de gama e agora é aguentar. Não é uma boa altura neste momento para comprar TV's (falando dos modelos de 2014), IMO.

A vantagem competitiva deste ecrã panasonic, pode não a reter perante os modelos panasonic do ano que vem mas deve fazê-lo face à concorrencia. É que o foco da Samsung e LG é OLED, estão a investir aí, não nos LCD's, por isso nos anos em que os OLED's ainda não estiverem prontos para o mercado (e podiam estar as lojas cheias e os problemas da tecnologia ainda não estarem resolvidos) pode haver um nicho para os LCD's.

A questão é mesmo quantos anos esta confusão monumental vai continuar, se tivessemos mais 5 anos disto apostava em hibridos LCD com backlight 1:1 OLED (só com um subpixel branco), isso e introdução de tone mapping look up tables para 4K (que seria converter a imagem para 1080p internamente, aplicar as look up tables e depois aplicar isso por cima da imagem 4K, para ter detalhe 4K mas simular a reprodução de cor superior que o LCD simplesmente não tem).

Mas se o OLED estiver aí em força daqui a dois anos fazer estas coisas é um exercicio de futilidade. Aliás, este LCD da Panasonic é o plano B e seria um exercicio de futilidade se os OLED's estivessem prontos, que era o plano A.


O meu conselho é aguentar com o que se tenha ou comprar algo "bom" e maduro a bom preço agora e não pensar mais nisso. Caso tenhas de investir em algo... Epa, investe em algo que possa servir de complemento. Uma Sony W900A vai continuar a ser o pináculo dos LCD's 2K daqui a 5 anos ao passo que qualquer TV 4K será um protótipo funcional completamente ultrapassado por essa altura, por melhor que as outras da sua época que possa ser. É como dizer que o ultimo Pioneer 4:3 de 40" 480p tem uma procura dos diabos e era o modelo de entrada, o modelo mais caro, 720p (1024x1024 anamórficos) panoramico ninguém o quer. Um é o pináculo de algo que já não se faz o outro é um protótipo glorificado, uma custava muito mais que a outra.

O que estou a dizer é... daqui a 5 anos uma W900 continua a ser uma TV do catano para jogar ou para meter numa divisão mais pequena da casa (porque acaba nas 55" e qualquer sala aguenta com 65 ou 84" na boa), qualquer TV 4K actual não será atractiva de nenhuma forma ou feitio por essa altura. Epa, a ter de comprar alguma coisa agora e não ter modelos de 2013 como alternativa... Se dinheiro não fosse um objecto... Talvez esta só porque é o único pulo de qualidade este ano face aos melhores modelos LCD do ano passado, caso contrário ia para o preço/qualidade (Sony W705B, praí) ou então comprava algo que mais tarde posso sempre usar para outros fins... Tipo um projector short throw, saiu agora um benq a preços decentes (menos de mil euros) com boa qualidade de imagem. A utilidade de um electrodoméstico não tem de findar quando o seu estatuto como centro da sala se extingue, eu pelo menos compro os meus produtos a pensar nisso.
 
Última edição:
eu se fosse a comprar agora era uma sony 55W900a, 65W850a ou panasonic 65VT60, só que cheguei a um impasse, já começo a achar os 55" pequenos, o que coloca a 900a de parte e por enquanto ainda não tenho orçamento para a 850a/vt60, la para o final do ano, se tudo correr bem, já devo ter orçamento para uma TV de 65", mas nessa altura as 850a e VT60 vão estar extintas.
Estava olhar para esta AX800 com algum interesse, mas agora não sei, muito cara e mesmo com as promos do final do ano não deve descer para os valores que a 850a e VT60 estão agora.

A Vizio não vende por cá, mas dizem em alguns forums que a Toshiba vai usar o mesmo painel das reference series na 9400u deste ano, 10bit com FALD, com um preço estimado nos 3700$. A Toshiba não tem um historial muito marcante nas TVs, pelo menos não costumas ser muito recomendada, a ver vamos.
 
eu se fosse a comprar agora era uma sony 55W900a, 65W850a ou panasonic 65VT60, só que cheguei a um impasse, já começo a achar os 55" pequenos, o que coloca a 900a de parte e por enquanto ainda não tenho orçamento para a 850a/vt60, la para o final do ano, se tudo correr bem, já devo ter orçamento para uma TV de 65", mas nessa altura as 850a e VT60 vão estar extintas.
Estava olhar para esta AX800 com algum interesse, mas agora não sei, muito cara e mesmo com as promos do final do ano não deve descer para os valores que a 850a e VT60 estão agora.
Pois, eu reitero o que disse ontem. A utilidade de uma boa televisão não se esgota quando deixa de ser o centro da sala.

A minha sala aguenta com uma 84" mas mais de 65" não só não era possivel por uma questão de preços como era o ponto onde conseguia manter a maior qualidade de imagem possivel sem compromissos nenhuns (daí para cima ia para um projector, que nos dá polegadas "baratas" hoje, para quem se senta muito longe acaba por ser melhor do que ter uma 65" 1080p de onde tira o detalhe de um ecrã 720p - IMO). Mas no momento em que a VT60 dali sair não é lixo, uma TV daquelas nunca é lixo e foi essa uma das razões pelas quais eu decidi avançar para a compra (porque penso sempre a longo prazo), como vocês sabem eu sou um entusiasta da pior espécie - escondo televisões velhas no roupeiro sasonalmente. Encontrar certos modelos que gostava de ter em segunda mão é do caraças, eles estarem em condições às vezes é pior e em muitas situações os preços não baixam assim tanto... Sei lá, uma Kuro não se arranja ao desbarato, uma Bang & Olufsen dos anos 90 custou dezenas de milhares de euros o gajo quer mil euros na mesma, são TV's lendária ou pelo menos, foram carissimas e isso condiciona o preço minimo que pode ser feito. A 55W900 ou qualquer um dos modelos que referiste também têm o estatuto de pináculo de alguma coisa porque infelizmente 2013 representou um pináculo.

Na "reforma" a W900 vai continuar a ser a melhor TV para jogar PS4, Xbone, X360, Wii U e PS3; input lag baixissimo, reprodução de cor superior e pseudo-local dimming que funciona - Por exemplo, também irá continuar a ser óptima em tantas outras coisas e beneficiar do 4K em ocasiões como o downsampling de 4:2:0 4K para 2K (pseudo 4:4:4). Conforme o mercado evolua até é possivel que seja eu daqui a uns anos à procura de uma.

Escolher uma TV que seja a melhor em tudo para todo o sempre é impossível não funcionasse o mercado como funciona e a obsolencia a nível de features seja bem intencional, por isso escolham uma que seja estupidamente melhor que as outras todas naquilo para que foi feita, 4K com pernas longas não existe hoje, mas as melhores TV's 1080p de sempre (tirando as Kuro) foram todas modelos de 2013 . vendo bem têm pernas muito mais longas apenas por isso.
A Vizio não vende por cá, mas dizem em alguns forums que a Toshiba vai usar o mesmo painel das reference series na 9400u deste ano, 10bit com FALD, com um preço estimado nos 3700$. A Toshiba não tem um historial muito marcante nas TVs, pelo menos não costumas ser muito recomendada, a ver vamos.
Vizio é uma daquelas expectativas à D. Sebastião, nunca fizeram nada "bom" e agora toda a gente espera que o façam? O panorama está mesmo mau, portanto.

A Toshiba tem uma assistência péssima em Portugal, alguns modelos nem são maus mas é preço/qualidade. Nos topos de gama não competem.
 
Última edição:
Se calhar vou aqui comentar e isto é uma liga acima da minha, mas vou mudar de casa dentro de alguns meses e tava pensar comprar uma televisao nova,mas pode ser que o meu orçamento (1000-1200€) anda demasiado abaixo daquilo que voces falam.

Porque la esta,eu desta vez queria uma televisao que me desse uma boa experiencia a nivel de filmes em casa.Ha cerca de 2,5 anos comprei um Plasma Panasonic "barato" para ver filmes em HD e para jogar.Houve obviamente uma grande melhoria, mas agora queria mesmo ter em casa algo que proporcionasse uma experencia quase optimal.Tipo nao quero o topo do topo da tecnologia,mas gostaria de usar o HD ao seu maximo, de ter boa experencia, e la ta..de algo que aguentasse pelo menos 3/4 anos (ou mais de preferencia) sem eu achar que deveria dar o step seguinte a nivel de qualidade.Até porque o poder de compra é maior..mas mais que 1200€ custa me a dar :p
O importante é mesmo poder estar em casa a ver um filme, e ser tipo "Whooa..grande qualidade"

E agora li os vossos comentarios,mais por curiosidade e para me por a par do que poderia esperar do emrcado daqui 4/5 meses..e vejo que é ma altura para comprar =/
Mas isso so para quem quer mesmo o topo do topo? Ou seja eu que quero apenas uma optima e satisfatoria experencia, nao estarei dentro desse dilema?
 
Topo do topo, sim.

Falamos muito pelos fórums que a gama da Sony para 2014 foi estupidificada, e foi; com o modelo sucessor da "bombástica" W905A, o W955B a ser um barrete de proporções épicas, a pior TV que eles estão a fabricar este ano. E isso no topo de gama dos 2K só pode ser deliberado e um pouco cuspir no cliente disposto a pagar qualquer coisa mais.

Mas o escalão médio melhorou ligeiramente. As W605B são 32W650A com mais polegadas (parafernália de chips mais lentos do que os modelos subsequentes), a W705B é uma 42W650A com os seus chips superiores e performance completamente comparável ... mais duas portas HDMI. As W805B e W855B são o modelo entre as W650A e as W900A que não existia o ano passado com o modelo mal cheiroso que era a W805A (IPS, tal como o topo de gama este ano), infelizmente no entanto, têm a engine de processamento a caminho da W900A e telas VA mas estão mais perto das W650A devido à ausencia de triluminos e pseudo-local dimming.

A 65W855A tecnicamente era o modelo entre as 42W650A e as W900A mas eu gosto de lhe chamar W900 Lite XL. :p (painel 120 Hz e engine das W855B deste ano, mas o resto das vantagens da W900A mais 65").

O controlo de qualidade também subiu um pouco a partir de Q3 2013 especialmente no escalão baixo e isso é uma daquelas coisas que na análise global nunca é mencionado, os modelos de lançamento este ano têm muito menos problemas de clouding, flashlighting e outras maleitas que modelos que no seu melhor eram "idênticos" o ano passado. No escalão médio está tudo mais ou menos na mesma mas ligeiramente melhor, portanto, e o de topo... o de topo morreu.


O problema é que estas TV's têm boa performance mas a nivel de imagem são um pouco banais, especialmente versus plasma; basta referir que estamos a cantar o gospel da W900A, um LCD que não estava equiparado a um plasma de topo, mas era bestial atendendo ser LCD, uma tecnologia não self-emitting - há definitivamente um fosso e uma batalha que só se irá continuar a travar em LCD's (4K) caso os OLED's se atrasem muito mais.

Há soluções para disfarçar estas coisas, especificamente não queres comparar uma TV destas com um plasma num quarto escuro (não sei que plasma tens mas estou a falar de escalão sub 0.050 cd/m^2 de pretos), mas é por isso que as Phillips têm o ambilight, na ausencia de preto absoluto à volta (por acção das luzes) os teus olhos aceitam que o preto da tela é afinal de contas absoluto. Isto pode ser simulado de forma menos "subtil" tendo uma luz de presença ligada na zona, o que queres evitar é escuro que nem o breu para não ver cinzento iluminado da televisão.

Estes sistemas dão para instalar em qualquer TV e se num plasma ou OLED são para doidos, para quem compra um LCD pode ser o investimento que faz a diferença (e algo que irá levar visitantes a elogiar o teu setup). Isto é um campo com muita evolução a caminho este ano, desde isto a isto. (o primeiro é o meu preferido, por ser usável em consolas e televisão/box)

Estamos a sair do DYI com isso, porque faz sentido em ready made e nos LCD's não é um gimmick, alimenta uma ilusão tão bem como pseudo-local dimming e as suas barras pretas (não iluminadas) ou full array por zonas. Só que neste caso é externo à TV e por isso comercializável como módulo.
 
Última edição:
Topo do topo, sim.

Falamos muito pelos fórums que a gama da Sony para 2014 foi estupidificada, e foi; com o modelo sucessor da "bombástica" W905A, o W955B a ser um barrete de proporções épicas, a pior TV que eles estão a fabricar este ano. E isso no topo de gama dos 2K só pode ser deliberado e um pouco cuspir no cliente disposto a pagar qualquer coisa mais.

Mas o escalão médio melhorou ligeiramente. As W605B são 32W650A com mais polegadas (parafernália de chips mais lentos do que os modelos subsequentes), a W705B é uma 42W650A com os seus chips superiores e performance completamente comparável ... mais duas portas HDMI. As W805B e W855B são o modelo entre as W650A e as W900A que não existia o ano passado com o modelo mal cheiroso que era a W805A (IPS, tal como o topo de gama este ano), infelizmente no entanto, têm a engine de processamento a caminho da W900A e telas VA mas estão mais perto das W650A devido à ausencia de triluminos e pseudo-local dimming.

A 65W855A tecnicamente era o modelo entre as 42W650A e as W900A mas eu gosto de lhe chamar W900 Lite XL. :p (painel 120 Hz e engine das W855B deste ano, mas o resto das vantagens da W900A mais 65").

O controlo de qualidade também subiu um pouco a partir de Q3 2013 especialmente no escalão baixo e isso é uma daquelas coisas que na análise global nunca é mencionado, os modelos de lançamento este ano têm muito menos problemas de clouding, flashlighting e outras maleitas que modelos que no seu melhor eram "idênticos" o ano passado.


O problema é que estas TV's têm boa performance mas a nivel de imagem são um pouco banais, especialmente versus plasma; basta referir que estamos a cantar o gospel da W900A, um LCD que não estava equiparado a um plasma de 2013, mas era bestial atendendo ser LCD uma tecnologia não self-emitting - há definitivamente um fosso e uma batalha que só se irá continuar a travar em LCD's caso os OLED's se atrasem muito mais.

Há soluções para disfarçar estas coisas, especificamente não queres comparar uma TV destas com um plasma num quarto escuro (não sei que plasma tens mas estou a falar de escalão sub 0.050 cd/m^2 de pretos), mas é por isso que as Phillips têm o ambilight, na ausencia de preto absoluto à volta (por acção das luzes) os teus olhos aceitam que o preto da tela é afinal de contas absoluto. Isto pode ser simulado de forma menos "subtil" tendo uma luz de presença ligada na zona, o que queres evitar é escuro que nem o breu para não ver cinzento iluminado por trás.

Estes sistemas dão para instalar em qualquer TV e se num plasma ou OLED são para doidos, para quem compra um LCD pode ser o investimento que faz a diferença. Isto é um campo com muita evolução a caminho, desde isto a isto.

Estamos a sair do DYI com isso, porque faz sentido em ready made, nos LCD's não é um gimmick, alimenta uma ilusão tão bem como pseudo-local dimming e as suas barras pretas (não iluminadas) ou full array. Só que neste caso é externo à TV e por isso comercializável como módulo.
De momento tenho uma LG 42LE8500 e os pretos são mesmo pretos (à excepção de raramente se notar clouding devido ao Local Dimming), mas 42 polegadas já começam a parecer pequenas... Amanhã chega-me uma Sony 50W805B (bom preço e boas reviews), só não me quero assustar com os pretos desta serem inferiores, visto que estou habituado à tecnologia Local Dimming... :-\
 
Última edição:
De momento tenho uma LG 42LE8500 e os pretos são mesmo pretos (à excepção de raramente se notar clouding devido ao Local Dimming), mas 42 polegadas já começam a parecer pequenas... Amanhã chega-me uma Sony 50W805B (bom preço e boas reviews), só não me quero assustar com os pretos desta serem inferiores, visto que estou habituado à tecnologia Local Dimming... :-\
Pois tem noção de que vai ser inferior essa é uma daquelas TV's... Que à sua maneira fizeram algo melhor que todas as outras. E quem as usou por periodos prolongados aprendeu a apreciar e ter essas coisas como garantidas.

E perante isso... Não tinhas grandes escolhas no mercado, era os plasmas Panasonic a sair de cena, a Samsung F8500 ou a nova Panasonic AX800. Mais nada chega perto, mesmo a W900A ia ficar aquem nos pretos, o que ia disfarçar era ter barras pretas e as cenas com pretos normalmente não serem só preto (fora das barras).

As medições de preto dessa época eram feitas com medidores com precisões ridiculas face aos actuais por isso nem vou estimar que sei qual o reading real, mas estamos a falar de menos de 0.02 cd/m^2 (que era precisamente onde esses medidores começavam a ter problemas de precisão), estás a passar para 0.05 cd/m^2 sem pseudo-local dimming, vais notar e muito, logo nas barras pretas a não o serem, que nessa seriam perto de pretos absolutos.

O plasma onde estou a escrever isto (sim, estou a usar um plasma como monitor de PC) debita 0.035 cd/m^2. Acredita que quando subo as escadas, vejo a VT60 e os seus 0.003 cd/m^2 à noite desço as escadas e fico triste. Digo o que disse no post acima, se vias filmes em preto absoluto e ias ao cinema e saías de lá chateado porque eram mais iluminados que em casa (é o que me acontece) considera uma solução de RGB strips ou vais dar em doido. :/


Não para dizer que não vais achar algumas coisas nesta TV superiores, há coisas que desde 2010 mudaram bastante para melhor, engine de processamento de imagem, media center e o browser, por exemplo. E se detectavas artefactos das zonas (banding e afins) esta não terá disso (para algumas pessoas com olho mais clinico era tipo "once you see it, can't unsee"). Mas é 120 Hz e com pretos bem mais subidos... É manifestamente escalão abaixo mesmo passados tantos anos.
 
Última edição:
Pois tem noção de que vai ser inferior essa é uma daquelas TV's... Que à sua maneira fizeram algo melhor que todas as outras. E quem as usou por periodos prolongados aprendeu a apreciar e ter essas coisas como garantidas.

E perante isso... Não tinhas grandes escolhas no mercado, era os plasmas Panasonic a sair de cena, a Samsung F8500 ou a nova Panasonic AX800. Mais nada chega perto, mesmo a W900A ia ficar aquem nos pretos, o que ia disfarçar era ter barras pretas e as cenas com pretos normalmente não serem só preto (fora das barras).

As medições de preto dessa época eram feitas com medidores com precisões ridiculas face aos actuais por isso nem vou estimar que sei qual o reading real, mas estamos a falar de menos de 0.02 cd/m^2 (que era precisamente onde esses medidores começavam a ter problemas de precisão), estás a passar para 0.05 cd/m^2 sem pseudo-local dimming, vais notar e muito, logo nas barras pretas a não o serem.

O plasma onde estou a escrever isto (sim, estou a usar um plasma como monitor de PC) debita 0.035 cd/m^2. Acredita que quando subo as escadas, vejo a VT60 e os seus 0.003 cd/m^2 desço as escadas e fico triste. Digo o que disse no post acima, se vias filmes em preto absoluto e ias ao cinema e saías de lá chateado porque eram mais iluminados que em casa (é o que me acontece) considera uma solução de RGB strips ou vais dar em doido. :/


Não para dizer que não vais achar algumas coisas nesta TV superiores, há coisas que desde 2010 mudaram bastante para melhor, engine de processamento de imagem, por exemplo. E se detectavas artefactos das zonas (banding e afins) esta não terá disso (para algumas pessoas com olho mais clinico era tipo "once you see it, can't unsee). Mas é 120 Hz e com pretos bem mais subidos... É manifestamente escalão abaixo mesmo passados tantos anos.
Pois, mas a LE8500 não é pseudo-local dimming, é full array... Irei notar diferença provavelmente nos pretos, apesar de serem bons segundo as reviews graças ao painel VA (0.04 cd/m^2) e sem ghosting. Como vou ligar ao pc também e tem um bom tempo de resposta (22ms) acho que não podia ter feito melhor escolha mediante o preço... Mas amanhã deixo aqui o meu testemunho!
 
Pois, mas a LE8500 não é pseudo-local dimming, é full array... Irei notar diferença provavelmente nos pretos, apesar de serem bons segundo as reviews graças ao painel VA (0.04 cd/m^2) e sem ghosting. Como vou ligar ao pc também e tem um bom tempo de resposta (22ms) acho que não podia ter feito melhor escolha mediante o preço... Mas amanhã deixo aqui o meu testemunho!
Sim, eu falei de pseudo local dimming a referir-me a modelos Sony que poderiam dar mais luta, o pseudo-local dimming da marca sendo bastante bom. Sei que a LE8500 era full array.

Os pretos são "bons" face a LCD's em geral e face ao que o comum dos mortais tem em casa, mas face ao que estás habituado não tanto, foi por isso que referi o meu próprio exemplo e o quanto eu noto.

Mas é uma boa TV, o maior passo para te habituares é realmente julgá-la pelo que ela é (um bom ecrã com pouco input lag, bom para ligar o PC) e não pelo quanto fica a perder nisto ou naquilo... Mas é um degrau alto, acho que o vais achar também. (mas aguardo feedback e espero que a experiencia seja o melhor possivel :))
 
Bom, é verdade que eu complico sempre, mas também estou sempre a tentar que fique bem explicado para quem quiser ler e entender e não só por isso também posso cometer erros, eu não me interessa "ter razão" se me enganei mudo de opinião. Por isso acho importante fundamentar as coisas, se estiver a dizer algo errado torna-se fácil de pegar no que foi dito corrigir e partir daí.

Se houver alguma duvida com algum termo em concreto é só dizer, tenho sempre todo o gosto em explicar.Nenhuma TV 4K comprada hoje te vai satisfazer a longo prazo, é uma tecnologia demasiado jovem e sem aplicação prática real, isso cria um monte de incógnitas para realmente quando for para valer. Mais tarde quando tiveres 4K o lógico é ela estar completamente ultrapassada.

Vai por mim, tenho uma HDTV de 1997 cá em casa, completamente impressionante constatar que tal coisa existia em 1997 com entrada de componentes e etc. Mas é um produto que não fazia sentido em 1997, era completamente mutante (e ainda bem que não a comprei nova). Só em 2005 iria começar a usufruir dela nesse sentido e por essa altura ela aguentava 720p e o standard afinal era 1080p.


Imagina que queres uma TV capaz no campo de media center? Pois o formato de video do bluray 4K por finalizar tudo indica que irá ser o H.265... Não está finalizado, nenhuma TV o suporta, dificilmente o vai fazer à posteriori porque os chips das TV's não são como os dos computadores, têm as acelerarações em silicio, hard coded da mesma forma que os nossos telémoveis não estariam a conseguir gravar video 1080p em tempo real de outra forma se um PC bem mais potente sem acelerações para o efeito consegue ter problemas.

Isso significa que pelo menos num plano a TV já não vai conseguir acompanhar daqui a 12 meses. Não deixa de ser verdade também para as que temos, mas estas não são 4K por isso acaba por não ser uma preocupação, também não temos HDMI 2.0 e não é um problema, só tinha vantagem de convertesse 4K para 2K e os leitores de blu-ray 4K vão fazer isso.

Por outro lado se o 4K até à data não deu passos nenhuns para resolver os problemas que temos: subchroma sampling, framerate e rgb range "capado", poderemos tirar ganhos de todas essas coisas nas nossas TV's 2K quando forem resolvidos, de facto, vamos beneficiar mais na questão do subchroma que as TV's 4K, porque este irá ser igual nelas, mas a rebater para baixo obtemos algo muito similar à reprodução 4:4:4 que deveriamos ter.

Os outros problemas a serem resolvidos também são coisas que uma boa TV já suporta mesmo não sendo 4K, o formato de video é que ainda não chegou lá e isso devia ser o foco, não o 4K e é a resolução bruta que vai impedir que se invista essa largura de banda nessas coisas.

Daí a critica constante da minha parte, não é uma critica a ter mais pixeis, é ainda nem termos reprodução irrepreensivel do spec que introduzimos e já estarmos a saltar de galho (ninguém está a notar falta de resolução, muita gente nota falta de frames [necessidade de recurso aos motion enhancers], reprodução de cor àquem, falta de linhas refrescadas por frame e por aí fora).

Ainda por cima estamos a saltar para um galho que tem retorno limitado e efectivamente prejudicou tecnologias diferentes, plasma sendo a mais obvia (que nunca iria durar muitos mais anos) mas também os OLED's. Os yields (taxa de ecrãs produzidos que passam os testes de qualidade e podem acabar à venda numa loja) são baixos, ter o dobro da resolução não ajuda nada, também não ajuda no preço. LCD é a tecnologia que nunca teve esses problemas, os pixeis são baratos por isso, e quanto mais rascas os paineis (tipo elas TN) mais simples e melhores os yields são. Deve vir aí um tsunami de 4K chinês por isso.


A aconselhar uma TV 4K aconselharia esta Panasonic, mas acho-a carissima e não vejo reais vantagens em investir em 4K nesta altura por algo que objectivamente não toca na TV que tenho na sala que custou bem menos. em cima disto tudo certamente não antes da especificação nem estar definida, que é o caso. É tudo em cima do joelho neste momento e "não ser mau" não significa ser bom, isto é a primeira geração desta implementação e uma que foi preparada a contra relógio, sairei admirado se para o ano que vem não a tenham suplantado em tom de errata. O que ela fazia de mal, melhorar... é o trabalho para o ano que vem. E ela faz bastantes coisas não tão bem como os entusiastas queriam, assim como os plasmas panasonic passaram anos a perseguir a sombra dos Kuro's. A boa altura para comprar é quando o produto atinge a maturidade, não há maturidade numa primeira geração, é uma antitese. Pode não ser mau, mas tem espaço para melhorar.

Infelizmente é como dizes, os bons modelos 2K estão a morrer precisamente para criar um fosso e ajudar a vender os 4K daí que houve uma corrida às ultimas boas TV's "referencia" no segmento 2K, até porque não eram caras face a estes novos topos de gama e agora é aguentar. Não é uma boa altura neste momento para comprar TV's (falando dos modelos de 2014), IMO.

A vantagem competitiva deste ecrã panasonic, pode não a reter perante os modelos panasonic do ano que vem mas deve fazê-lo face à concorrencia. É que o foco da Samsung e LG é OLED, estão a investir aí, não nos LCD's, por isso nos anos em que os OLED's ainda não estiverem prontos para o mercado (e podiam estar as lojas cheias e os problemas da tecnologia ainda não estarem resolvidos) pode haver um nicho para os LCD's.

A questão é mesmo quantos anos esta confusão monumental vai continuar, se tivessemos mais 5 anos disto apostava em hibridos LCD com backlight 1:1 OLED (só com um subpixel branco), isso e introdução de tone mapping look up tables para 4K (que seria converter a imagem para 1080p internamente, aplicar as look up tables e depois aplicar isso por cima da imagem 4K, para ter detalhe 4K mas simular a reprodução de cor superior que o LCD simplesmente não tem).

Mas se o OLED estiver aí em força daqui a dois anos fazer estas coisas é um exercicio de futilidade. Aliás, este LCD da Panasonic é o plano B e seria um exercicio de futilidade se os OLED's estivessem prontos, que era o plano A.


O meu conselho é aguentar com o que se tenha ou comprar algo "bom" e maduro a bom preço agora e não pensar mais nisso. Caso tenhas de investir em algo... Epa, investe em algo que possa servir de complemento. Uma Sony W900A vai continuar a ser o pináculo dos LCD's 2K daqui a 5 anos ao passo que qualquer TV 4K será um protótipo funcional completamente ultrapassado por essa altura, por melhor que as outras da sua época que possa ser. É como dizer que o ultimo Pioneer 4:3 de 40" 480p tem uma procura dos diabos e era o modelo de entrada, o modelo mais caro, 720p (1024x1024 anamórficos) panoramico ninguém o quer. Um é o pináculo de algo que já não se faz o outro é um protótipo glorificado, uma custava muito mais que a outra.

O que estou a dizer é... daqui a 5 anos uma W900 continua a ser uma TV do catano para jogar ou para meter numa divisão mais pequena da casa (porque acaba nas 55" e qualquer sala aguenta com 65 ou 84" na boa), qualquer TV 4K actual não será atractiva de nenhuma forma ou feitio por essa altura. Epa, a ter de comprar alguma coisa agora e não ter modelos de 2013 como alternativa... Se dinheiro não fosse um objecto... Talvez esta só porque é o único pulo de qualidade este ano face aos melhores modelos LCD do ano passado, caso contrário ia para o preço/qualidade (Sony W705B, praí) ou então comprava algo que mais tarde posso sempre usar para outros fins... Tipo um projector short throw, saiu agora um benq a preços decentes (menos de mil euros) com boa qualidade de imagem. A utilidade de um electrodoméstico não tem de findar quando o seu estatuto como centro da sala se extingue, eu pelo menos compro os meus produtos a pensar nisso.
Obrigado pela resposta, mas não sei se percebeu eu já tenho uma 4k A Sony X9000 de 55, o que queria era uma claramente melhor de 65, mas pelo que entendi, mais vale esperar, para mim comprar uma 1080p já não faz sentido, quero uma de 65 4k , ou oled. As novas samsung curvas o que acha delas? já têm hdmi 2.0 e segundo li têm bons pretos.
Eu toda a vida gostei de plasmas e nunca fui capaz de comprar um, sempre que ia à "loja" via nelas retenção de imagem e sempre comprava um LCD, neste momento tenho 4 e a única que sou capaz de ver em sala escura é esta sony 4k, nas outras o maior problema nem serão os pretos, mas o resto das cores em ambiente escuro ficam sem brilho ficam baças.
Quero uma de 65, mas vou então esperar para ver onde param as modas.
 
Obrigado pela resposta, mas não sei se percebeu eu já tenho uma 4k A Sony X9000 de 55, o que queria era uma claramente melhor de 65, mas pelo que entendi, mais vale esperar, para mim comprar uma 1080p já não faz sentido, quero uma de 65 4k , ou oled. As novas samsung curvas o que acha delas? já têm hdmi 2.0 e segundo li têm bons pretos.
Eu toda a vida gostei de plasmas e nunca fui capaz de comprar um, sempre que ia à "loja" via nelas retenção de imagem e sempre comprava um LCD, neste momento tenho 4 e a única que sou capaz de ver em sala escura é esta sony 4k, nas outras o maior problema nem serão os pretos, mas o resto das cores em ambiente escuro ficam sem brilho ficam baças.
Quero uma de 65, mas vou então esperar para ver onde param as modas.
Eu recordo-me, se bem me lembro o que fez a diferença na altura foi mais as colunas, front facing e assumidas do que a resolução, achei caricato. ;)

A situação actual é como disse, não vale a pena correr por isto que é produtos beta pagos a preço de ouro e cujo suporte futuro ou realmente corre tudo bem e nem é preciso ou vai ser débil. A Panasonic que falámos acima é efectivamente boa e será muito provavelmente a melhor 4K não OLED este ano até à AX900 sair mas não obstante de já haver uma análise; é um paper launch; nenhum retailer tem datas, e duvido que algum consumidor as tenha antes de Junho/Julho, talvez Agosto. O que é um lançamento tardio em termos de ano de produção, as coisas apresentadas na CES são para estar na loja em final de Março.

E a AX900 é para este ano, o mesmo que dizer que a Panasonic, depois de lançar a WT600 em Novembro (a primeira 4K) e de mostrar a AX800 na CES, está a tentar lançar a AX900 este ano, um modelo que ainda nem mostraram em feiras mas afirmam que vai partir a loiça... Estão a tentar avançar 3 gerações em 1 model year, não se tenham ilusões, é completamente diferente de ter as especificações prontas para produção em Janeiro e de segmentarem uma gama.

E depois na CES do ano que vem, provavelmente lançam outro modelo. Uma AX800 de repente estará 3 gerações atrás. Não é simplesmente boa altura para comprar. Primeiros modelos não são pináculos, são experiencias glorificadas por marketing que daqui a uns meses vai fingir que elas não existiram. Em cima disto tudo e com o OLED fora de stock o Full Array teve direito a grito do ipiranga este ano, em 2015 o panorama poderá ser muito mais composto por isso e concorrência é bom.

E se 4K interessa mesmo, junto com ecrãs/telas curvas, aconselho antes um projector, é que 4K faz e fará mais sentido neles que nas nossas TV's, estão mais maduros a essas resoluções e o incremento de polegadas fica mais fácil (é só decidir a distancia), cores e pretos também melhoraram bastante em anos recentes, especialmente em projectores LED e Laser.

O Curvo, para uma 55", ou mesmo uma 65" vai definir um espaço muito curto (40 cm?) à distancia óptima onde realmente se está no sitio ideal para ver a TV, de todos os outros lados da sala se estará num sitio onde mais valia ser plana. É uma ideia roubada de um IMAX onde a tela sendo giganorme acaba por proporcionar esse angulo a muito mais gente. Para uma sala não faz sentido especialmente em tamanhos sub 84".

Os projectores de segmento médio-alto no entanto tem opções dessa ordem há anos (lentes e telas curvas) e para eles mediante uma sala grande pode fazer muito mais sentido.
 
Última edição:
Já vou a caminho das 400 horas na minha vt60 e até agora tudo normal, até já joguei ps3, ainda não mexi nos settings porque não senti necessidade, a seguei a está só mesmo uma oled já consolidada, o que vai ainda demorar.
 
mais uma review de uma TV 4K de 2014, a Sony X900B nas 65"
http://www.trustedreviews.com/sony-kdl-65x9005b_TV_review

parece que gostaram bastante da TV.

li em alguns coments noutros forum que o triluminus deste ano era diferente, mais barato e que não era tão bom como o do ano passado, mas parece que estes gostaram, só não apresentam dados dos testes nem calibração, resta esperar por uma review do hdtvtest.

EDIT:
Review da HU7500
http://www.hdtvtest.co.uk/news/ue55hu7500-201405083761.htm

Realmente jogar nas Samsung é mesmo para esquecer não conseguem reduzir o input lag por nada :(
 
Última edição:
Sim, eu falei de pseudo local dimming a referir-me a modelos Sony que poderiam dar mais luta, o pseudo-local dimming da marca sendo bastante bom. Sei que a LE8500 era full array.

Os pretos são "bons" face a LCD's em geral e face ao que o comum dos mortais tem em casa, mas face ao que estás habituado não tanto, foi por isso que referi o meu próprio exemplo e o quanto eu noto.

Mas é uma boa TV, o maior passo para te habituares é realmente julgá-la pelo que ela é (um bom ecrã com pouco input lag, bom para ligar o PC) e não pelo quanto fica a perder nisto ou naquilo... Mas é um degrau alto, acho que o vais achar também. (mas aguardo feedback e espero que a experiencia seja o melhor possivel :))
Estive este tempo a testar a tv (50w805B) e realmente os pretos não me agradaram! :( A tela exibe clouding severo por cima do logo da Sony e nota-se bastante em filmes com barras pretas... Já falei com a loja e disseram-me que era feitio do modelo, que não valia a pena trocar por outra unidade, mas se dispuseram a devolverem-me o dinheiro. Agora a questão é, o que me aconselhas a fazer visto que queria evitar comprar a bela VT60 visto que vou ligar ao pc e tenho medo de retenção de imagem??

EDIT: O orçamento para a 50VT60 já é a esticar... :)
 
Última edição:
Back
Topo