A Tamron 17-50 f2.8 ainda "rules"?

Testes virao, amanha ja posto aqui. Ainda n tive tempo para tal.

Devolver não da, foi leilao no ebay lol

Pa saiu a 260€, e estava selada em caixa, n sei é se tive mt sorte lol


Infelizmente é comum de muitas Tamron 17-50 ouvir-se queixas de descentramentos ligeiros.. De qualquer forma, numa opinião muito pessoal, o pessoal dos reviews é que dá demasiada importância à performance nos cantos das lentes. Em uso real, a não ser para paisagistas, ou para fotografia de arquitectura isso é bastante irrelevante.. Especialmente em lentes rápidas, onde muitas vezes a ideia é obter fundos desfocados e ai os cantos acabam por estar sempre desfocados de qualquer forma..

E a verdade é que a opinião geral é que no centro, as Tamron 17-50 apesar de alguns problemas de descentramentos, são sempre bastante nítidas desde F/2.8.. Fazer stop-down não aumenta muito a nitidez no centro porque já é excelente, aumenta mais é nos cantos e melhora um pouco as aberrações cromáticas que são notórias nesta lente.



De resto, respondendo ao teu primeiro post sobre a lente... A lente é bastante nítida, mas como é natural não podes esperar que encoste a lente de KIT a um canto até porque a performance óptica das 18-55 nas ultimas gerações melhorou imenso.

Para obteres uma diferença realmente notória na nitidez, tens que ir para as primes.. Porque ai, além da nitidez, tens melhor micro-contraste o que dá uma ideia geral de nitidez superior. As lentes zoom têm sempre alguma falta de micro-contrate quando comparadas com as melhores primes..

Mas depois de usar uma durante alguns anos, devo dizer que é uma lente bastante agradável de usar, tem um bom bokeh, os stops extra de luz em relação às lentes de KIT fazem toda a diferença, têm uma reprodução de cores algo característica que é bastante interessante, e oferece tudo isso por um preço bastante apetecível. Agora, como é óbvio, há que ter a noção das limitações impostas pelo preço, não se pode esperar a mesma performance e a mesma qualidade de construção de uma lente como a Nikkor 17-55 F/2.8 VR..
 
Boas,

Após muita leitura e indecisão acabei por comprar uma Tamron 17-50 (não VC).

Só vos posso dizer que fiquei extremamente desapontado com a qualidade. Tudo o que é abaixo dos F3.5 não presta, com uma definição péssima.

Até a minha modesta Sigma 18-250mm tem melhor resolução.... a partir do F4 melhora e a F5.6 é muito boa....mas comprei-a por causa dos F2.8...

Enviei um mail à LFMPRO a relatar a situação mas ainda estou à espera. O mais provável é devolver a lente e, talvez, comprar outra. Quem sabe se não é defeito desta unidade. Alguém tem experiência com o representante?

MR
 
A minha era um pouco "soft" a 50mm + f2.8 , mas a referencia que tinha era da 50mm 1.8 a 2.8, que é uma prime... e tudo parecia mal LOL

Qualquer lente zoom tem o seu sweet spot a 1 ou 2 stops acima da abertura maxima, tal como nas focais. Eu usava muito a minha de 20mm para cima a f/5.6 e era um missil.

Mas mete exemplos.
 
Tirei hoje umas fotos para testar melhor a lente, digam-me o que acham. Para mim, a F2.8, seja a que distância focal for, está tudo mau. Só a partir dos F4.0 me parece aceitável. A F5.6 as imagens são super nítidas..... mas para isso não preciso de uma lente F2.8!

Tenho uma Canon 500d. Fotos tiradas em RAW e não editadas. As características de cada foto estão indicadas.


0a.jpg



0b.jpg






1a.jpg



1b.jpg





2am.jpg


2b.jpg




3a.jpg


3b.jpg


MR
 
Última edição:
pois olha que eu ja tenho uma lente dessas há uns 2 anos e só tenho a dizer maravilhas. ja experimentei numa 400d e numa 550d e funciona bastante bem até aos 50mm que aí falta alguma precisão mas daí ate desapontar é um grande passo. provavelmente algum mecanismo na lente com maiores aberturas não deve estar a funcionar bem .
 
Será que não é um problema com o auto focus?

Eu tenho uma dessas para Nikon e quando tinha a Nikon D80 era na boa, agora com a D90 notei que as fotos estavam soft a 2.8.
Verifiquei grandes melhorias se focasse manualmente. Agora a Lente foi para a garantia, vamos lá ver como vem...

Mas faz esse teste com a 500D, mete em live view, faz zoom no live view (não na lente) e foca manualmente, depois tira a mesma foto mas com AF e vê as diferenças.
 
Ora vamos la brincar. Nikon D90 mesma lente .. seguem os resultados .. (PS - Handheld) (PS2 - Não é no centro, é ligeiramente ao lado my bad lol)


50mm - Crop 5.6 - Iso 800 - 1/30
crop56.jpg


50mm - Crop 2.8 - Iso 800 - 1/40
crop28.jpg
 
Última edição:
Obrigado pelas respostas.

Pela foto que puseste para comparação não me parece que haja grande diferença. A minha lente faz um pouco de front focus, já tinha testado isso, no entanto, é sempre tudo muito soft. Considero que apenas a partir do F4.0 há nitidez aceitável.

Para aqueles que têm a mesma lente, consideram as vossas mais nítidas a 2.8 que a minha? Estou seriamente a pensar devolver a minha, pois são os 2.8 a razão para a ter comprado...

Obrigado
 
Tenho umas fotos tirada no encontro de out 2010 (a lente já lá vai ) e a 2.8 está nitida q.b. Ainda eu me queixava que era soft...
 
Obrigado pelas respostas.

Pela foto que puseste para comparação não me parece que haja grande diferença. A minha lente faz um pouco de front focus, já tinha testado isso, no entanto, é sempre tudo muito soft. Considero que apenas a partir do F4.0 há nitidez aceitável.

Para aqueles que têm a mesma lente, consideram as vossas mais nítidas a 2.8 que a minha? Estou seriamente a pensar devolver a minha, pois são os 2.8 a razão para a ter comprado...

Obrigado

Sinceramente a minha a 2.8 tambem a considero soft no entanto nao a tive oportunidade de a testar "bem" com boa luz pois os 2.8 para mim é mesmo dentro de casa e ultimamente nem isso porque comprei flash externo e o 2.8 a maioria das vezes nem é usado, tal como aqui disseram 2/3 stops acima a mim é o ponto de rebuçado.

No entanto a tua ultima foto se o ponto de focagem realmente estava la... geez parece-me soft por demais. Ei de tentar tirar algo sem ser handheld e com boa luz a ver se conseguimos arranjar uma comparação, se calhar estou a dizer mal e a minha faz o mesmo lol. Agora tudo depende do que faças com ela, a mim f4 ou 5.6 tem sharp suficiente para contares os pelos do nariz ...
 
Back
Topo