Ajuda 1a SLR

Um bocado à luz do que disse o jamiro e do que foi dito no tópico, se não sabem o que querem, então se calhar convém adquirir conhecimentos primeiro e comprar depois, não?

Para aprenderem, há muitas máquinas que fazem quase tanto como uma SLR e bem mais baratas, até compactas! A vantagem das SLR é que fazem um pouco mais, fazem melhor e fazem mais rápido. Mas a grande limitação vem das lentes, não da máquina! A "cereja em cima do bolo" no mundo das SLR, é o haver lentes "especializadas" para tudo, com qualidade e características muito superiores. E é por isso mesmo que cada vez que se fala em SLRs, se fala também em investimentos, tanto agora como no futuro. Até porque as lentes de kit são extremamente limitadas, quase só servem para paisagens e pouco mais, de preferência em ambientes com muita luz.

Coisas que acho viáveis:
a) Aprender (ler sites e livros sobre o assunto) e só depois, já sabendo mais ou menos o que se quer, comprar então a máquina.
b) Comprar uma boa compacta avançada/superzoom/bridge até X (200€ chega e sobra, embora por 300€ já se compre a G9) e aprender com essa, ver no que dá e posteriormente investir numa SLR.

É que isto de ir para SLR por tudo e por nada, ou sem primeiro adquirir algumas bases como deve ser, leva a situações de pessoas com SLRs que depois nem sabem o que são (e para que servem) distâncias focais, aberturas, compensações, etc.
É como comprar um automóvel e só depois ir ver se descobrem para que servem os pedais.
 
Última edição:
Um bocado à luz do que disse o jamiro e do que foi dito no tópico, se não sabem o que querem, então se calhar convém adquirir conhecimentos primeiro e comprar depois, não?

Para aprenderem, há muitas máquinas que fazem quase tanto como uma SLR e bem mais baratas, até compactas! A vantagem das SLR é que fazem um pouco mais, fazem melhor e fazem mais rápido. Mas a grande limitação vem das lentes, não da máquina! A "cereja em cima do bolo" no mundo das SLR, é o haver lentes "especializadas" para tudo, com qualidade e características muito superiores. E é por isso mesmo que cada vez que se fala em SLRs, se fala também em investimentos, tanto agora como no futuro. Até porque as lentes de kit são extremamente limitadas, quase só servem para paisagens e pouco mais, de preferência em ambientes com muita luz.

Coisas que acho viáveis:
a) Aprender (ler sites e livros sobre o assunto) e só depois, já sabendo mais ou menos o que se quer, comprar então a máquina.
b) Comprar uma boa compacta avançada/superzoom/bridge até X (200€ chega e sobra, embora por 300€ já se compre a G9) e aprender com essa, ver no que dá e posteriormente investir numa SLR.

É que isto de ir para SLR por tudo e por nada, ou sem primeiro adquirir algumas bases como deve ser, leva a situações de pessoas com SLRs que depois nem sabem o que são (e para que servem) distâncias focais, aberturas, compensações, etc.
É como comprar um automóvel e só depois ir ver se descobrem para que servem os pedais.

Para aprenders a conduzir tivest de conduzir ou n? E suponho k n deva ter sido num carrinho de brincar. Qnd disse k sou leiga em termos tecnicos n kis dizer k sou completamente burra. Ha anos k ando de compacta na mão para todo o lado e tenho vindo a actualizar-m. Agora axo k xegou a altura de dar mais 1 passo. Tenho cerca de 100 revistas sobre fotos e conheço alguns sites de fotografia k tenho vindo a visitar para saber 1 pco mais. Só k lendo akilo sem ter nada onde mexer para comprovar pra mim n é nada. Posso ler k "para tirar fotos à noite podes aumentar ISO mas vais ter mais ruido e assim vais ter de jogar com isso e compensar por outro lado" mas s n tiver 1 makina pa comprovar isso, vou ficar na mm!

Exclui as bridges pk n kero gastar dinheiro agora e dps qnd kiser dar + 1 passo tenho d comprar outra makina. Prefiro passar já pa 1 slr a 1 preço acessivel (pk ao contrario do k ja foi dito o meu problema é ter dinheiro a menos, caso contrario n eram estas duas makinas k eu estava a comparar) e dps ir apostando em lentes.

Eu sei o k kero e axo k fui clara no 1o post. Só kero a vossa opiniao em relação a 1 ou a outra. Cm disse tb tou aberta a outras sugestões (cm já o fizeram c as bridges e eu justifikei o pk d n krer).

edumad,
Obrigada pela opinião e pelo esclarecimento. Cm sugeriste e mto bem eu explorar a mnh compacta e "brincar" no modo manual, pois eu ja faço isso ha alguns anos desde a mnh 1a makina digital. Cm diss antes nc fui d usar os modos pre-definidos e sp gostei d ser eu a fazer as mnhs alteraçoes cm axava k ficava melhor. É cm dissest nas perguntas. Simples fotos tenho eu mtas, algumas ate impressas e emolduradas por terem ficado realmente boas (mm c 1 compacta). Mas n tou à procura de melhor qualidade ate pk as k tenho me agradam bastante. Tou totalment na tua 2a perg. Qnt ao ter de investir, n sou "pro" em fotografia mas n sou burra. Sei k 1 slr pressupõe 1 investimento continuo. E é esse investimento k kero começar. Kero ir investindo à medida k for ganhando conhecimento. Pegando na metafora do Rui Marto, n kero comprar 1 Bentley qnd acabei d tirar a carta. Mas tb n kero ter 10 anos de carta e continuar c 1 carrinho a pedal. À medida k vou ganhando conhecimentos vou investindo na makina.

De qq maneira continuo à espera das vossas sugestões. Obrigada a todos os k tão a acrescentar valor a este tópico até pk ja mudaram a mnh inclinação inicial ;)
 
se estás acom a "teimosia" de comprar uma slr mais vale procurar uma 350d usada ou uma d70
consegues uma com 2 lentes por esse preço

e n entendas "teimosia" como uma critica, pois só estamos a tentar perceber se tens noção do que é ter uma slr (ng te chamou burra)
mt gente compra slr's pra usar em auto e dps fica admirado pq a compacta tem mais zoom que a slr ou pq os outros tiram fotos com mais qualidade com compactas (há por ai um tópico com vários casos chamado "fotografo mas não tanto")

se estás decidida força
 
N t preocups, pra mim teimosia é 1 qualidade. É simplesmente defender o meu ponto de vista. :)

Qnt ao modo auto numa slr pra mim n. Nem na compacta uso.

Já tinha pensado em usadas mas fico sp reticente... :wvsore: akele medo d comprar gato por lebre ou se se avaria alguma coisa. Mas n é nada k teja posto de parte.
 
Se queres mesmo comprar uma DSLR, vai pegar nas maquinas nas lojas.
Se estas interessada em fotografia mesmo vais passar muito tempo com a maquina na mao, vais querer uma que gostes, que encaixe bem.

No meu caso foi uma das razoes por ir pela K10D (entre outras).

Para as minhas maos a D60, 450D (1000D provavelmene tb) e K200D fica um bocado pequeno, nao e confortavel (para conveniencia de ser pequeno prefiro as bridge ou compacta). Mas ve por ti... E claro podes sempre comprar um GRIP (para 450D e K200D) para melhorar o conforto.

Nao e so o tamanho do grip, ve toda a ergonomia da maquina tambem.
 
Para aprenders a conduzir tivest de conduzir ou n? E suponho k n deva ter sido num carrinho de brincar. Qnd disse k sou leiga em termos tecnicos n kis dizer k sou completamente burra. Ha anos k ando de compacta na mão para todo o lado e tenho vindo a actualizar-m. Agora axo k xegou a altura de dar mais 1 passo. Tenho cerca de 100 revistas sobre fotos e conheço alguns sites de fotografia k tenho vindo a visitar para saber 1 pco mais. Só k lendo akilo sem ter nada onde mexer para comprovar pra mim n é nada. Posso ler k "para tirar fotos à noite podes aumentar ISO mas vais ter mais ruido e assim vais ter de jogar com isso e compensar por outro lado" mas s n tiver 1 makina pa comprovar isso, vou ficar na mm!

Exclui as bridges pk n kero gastar dinheiro agora e dps qnd kiser dar + 1 passo tenho d comprar outra makina. Prefiro passar já pa 1 slr a 1 preço acessivel (pk ao contrario do k ja foi dito o meu problema é ter dinheiro a menos, caso contrario n eram estas duas makinas k eu estava a comparar) e dps ir apostando em lentes.

Eu sei o k kero e axo k fui clara no 1o post. Só kero a vossa opiniao em relação a 1 ou a outra. Cm disse tb tou aberta a outras sugestões (cm já o fizeram c as bridges e eu justifikei o pk d n krer).
BOA! :victory:
 
Mesma dúvida :S

Boa tardee, eu também estou a pensar comprar uma SLR, aliás a minha 1ª. Já estive a ler sobre o assunto e já não estou a zeros, por isso acredito q com o tempo e prática consigo chegar lá. Agr só queria uma ajudinha, com 450€ o qq eu posso fazer? Basicamente o q vou fotografar são paisagens e surf. Já ouvi falar muito da Canon 1000D e da Sony A200.

Alguem me ajudaa? :S
 
Concordo que a 1000D sera a melhor das duas, mas para o que quere nao e pelas maquinas so que te safaras.
Mas comecemos pelas maquinas, para desporto e bem provavel queres mais fps do que essas duas maquinas te permitem... Isto para nao falar em expor qualquer uma delas ao ambiente da praia (agua salgada, areia + vento).

Vais precisar duma telezoom, se puderes comprar um kit que va ate aos 200mm ja e um comeco e fica mais barato. IS? Nao me precopava muito, vais tirar fotos de ppl em movimento, vais querer manter a shutter speed bem alta para congelar a accao e por isso nao ha-se ser um problema o shake.

Eu pessoalmente nao compraria nehuma das duas para essa utilizacao... Comprava algo com mais fps e entao se for weather sealed ainda melhor.
Quem tiver mais experiencia com desporto que se pronuncie melhor.
 
EOS 1000D + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 ISCANON?? € 449,00

Com uma 18-55 para surf fica bastante curto para surf, precisas no minimo de 200mm ou mesmo de 300. Para paisagens já desenrasca.

/Off-topic
Deixem lá a malta comprar SLR, eu quando comprei a minha não percebia muito de fotografia, ainda agora não percebo, mas tem sido uma aprendizagem interessante e metade do gozo está ai, não é preciso ser doutorado para tirar fotos boas com uma SLR, basta praticar um pouco e entender 2 ou 3 conceitos. Acho piada este pessoal que compra uma SLR, passado dois ou três meses já vem para aqui dar palpites, como se pertencessem a um clube restrito com direito de admissão.
Se o pessoal depois não se entender com a SLR, melhor, há mais material usado pra comprar a bons preços :D .
 
" Se o pessoal depois não se entender com a SLR, melhor, há mais material usado pra comprar a bons preços"

Nem me tinha lembrado disso... Boa ideia :P
 
/Off-topic
Deixem lá a malta comprar SLR, eu quando comprei a minha não percebia muito de fotografia, ainda agora não percebo, mas tem sido uma aprendizagem interessante e metade do gozo está ai, não é preciso ser doutorado para tirar fotos boas com uma SLR, basta praticar um pouco e entender 2 ou 3 conceitos. Acho piada este pessoal que compra uma SLR, passado dois ou três meses já vem para aqui dar palpites, como se pertencessem a um clube restrito com direito de admissão.
Se o pessoal depois não se entender com a SLR, melhor, há mais material usado pra comprar a bons preços :D .
Por acaso isso é verdade. Já se acabava com essa treta, mas claro, os Srs. Drs. gurus das SLR's deixam de ter exclusividade e isso perturba-os :lol:
 
Para surf até 300mm podem ser curtos, depende a praia! Mas o minimo é 300mm. Eu o que fiz com 200mm a meu ver nunca tem a minima qualidade só se for para registos a dizer que fiz umas fotos duns bacanos a surfar.
 
Com uma 18-55 para surf fica bastante curto para surf, precisas no minimo de 200mm ou mesmo de 300. Para paisagens já desenrasca.

/Off-topic
Deixem lá a malta comprar SLR, eu quando comprei a minha não percebia muito de fotografia, ainda agora não percebo, mas tem sido uma aprendizagem interessante e metade do gozo está ai, não é preciso ser doutorado para tirar fotos boas com uma SLR, basta praticar um pouco e entender 2 ou 3 conceitos. Acho piada este pessoal que compra uma SLR, passado dois ou três meses já vem para aqui dar palpites, como se pertencessem a um clube restrito com direito de admissão.
Se o pessoal depois não se entender com a SLR, melhor, há mais material usado pra comprar a bons preços :D .

Por acaso isso é verdade. Já se acabava com essa treta, mas claro, os Srs. Drs. gurus das SLR's deixam de ter exclusividade e isso perturba-os :lol:

tendo em conta que n pertenço ao clube slr acho que posso dizer que nc li nada tão... como direi? abstracto na minha vida
tipica conversa de vendedor de "n percebe? n faz mal. gasta 500€ vai ver que tira fotos como um pro e fica logo a perceber, senão usa em Auto"

dps andam ai todos galarós com uma máquina de 500€ a pavonear-se, depois como não percebem nem querem perceber (ps se tem uma slr deviam tirar boas fotos) vão-se queixar para foruns que "n conseguem ver a imagem pelo lcd como na compacta" ou que "gastaram 1200€ na máquina e os outros com compactas tiram fotos melhores"

mas pronto... comprem comprem, depois se n der a culpa é do material.
 
Back
Topo