Alteração nas regras - Lojas

Status
Fechado a novas mensagens.
@Metro Não te arrelies pk tamos aqui para o mesmo, ou seja, o melhor para o fórum, que será o melhor para todos nós.

Eu acho que as lojas só tinham a ganhar em aderir ao fórum.

Em quase todas as páginas dos tópicos de jogos temos malta a perguntar qual a loja mais barata para comprar o jogo. Seria de esperar que as próprias lojas disputassem esse espaço para sua publicidade. Seria impecável termos ao lado dos comentários dos utilizadores, espaços das lojas com preços definidos para ganhar clientes e fazer vendas à distancia de 1 click. Todas elas a concorrerem e pelos melhores preços. Muitas vezes vende-se mais barato, mas como se vende muito consegue-se bem mais retorno que tentar vender por muito dinheiro e ninguém pegar.

Quem fala em jogos, fala noutros equipamentos. Seria benéfico para as lojas pk vendiam mais, para os membros pk compravam a melhor preço e ao fórum pk conseguia continuar o que tem vindo a fazer, e até expandir para outras áreas. Ganhávamos todos.

Mas as lojas portuguesas têm esta mentalidade?
 
Como alguns sabem fiz parte do staff deste Fórum durante muitos anos e portanto tenho algum conhecimento de como as coisas são.

Já não faço parte do Staff há muito tempo e no entanto este problema já conheço também há bastante tempo. Este comentário serve para exemplificar de forma cabal que este assunto não é de hoje. Este assunto não tem meses, tem anos.

Também sei muito bem o que valem soluções como T-shirts, contribuições e afins. T-shirts deram prejuízo porque depois quando chegou a hora H quase ninguém chega à frente. O resto vai resultar em não largo um tustão. Além disso conceptualmente quem gere o Fórum sempre teve a visão de não pedir nada aos utilizadores nem nunca distinguir utilizadores por meios monetários.

Queria também dizer o seguinte. Quem dirige, quem modera e quem contribui não precisa do Fórum para nada para além do gozo e da satisfação de tentar meter isto a andar. É tão simples quanto isto.

Todos, um a um, tem ocupações e profissões para além disto. Eu ocupei cargos altos do Fórum, nunca vivi do Fórum nem ganhei nada com o Fórum. Ocasionalmente até se perde dinheiro com o Fórum porque já foi preciso adiantar dinheiro e esperar eventualmente receber (o que sempre aconteceu, tal como não ganhei também não perdi).

Sempre existiu a visão que o Fórum serve para se expandir o conhecimento e o debate entre todos. Nunca houve o interesse de arranjar utilizadores ao kilo. Portanto se se perderem utilizadores que só procuram promoções em troca de manter o acesso livre a todos para outros debates assim seja.

Por fim queria voltar a dizer que já não pertenço ao Staff, tive essa honra mas já não é o caso, portanto este post é meu e de mais ninguém e
 
Existe algo que me está a escapar, e caso as lojas continuem a não querer fazer publicidade na zwame?

i.e. se as receitas atuais não são suficiente, de que forma esta medida vai contribuir para se conseguir pagar as contas no final do mês.

estão à espera que esta restrição resulte num decrescimo do numero de visitantes da zwame e dessa forma seja possível diminuir os gastos com a infraestrutura e assim tornar este projeto viável novamente?

Penso que isto ainda não foi respondido. E se por acaso estas novas regras não derem em nada, as lojas continuam sem investir, os custos são cada vez mais e o dinheiro cada vez menos, que outra solução há? Certamente que milhares de utilizadores não gostavam de ver este fórum fechado. Seria uma facada muito, mas muito grande. Para uma boa parte deles, como para mim, acaba de ser o ponto de encontro para N coisas. Desde o geral, ao gaming, a ajuda nos sistemas operativos/hardware... e não esquecer os users que se vêm falando há anos.
 
Eu acho que as lojas só tinham a ganhar em aderir ao fórum.
Este é o ponto fulcral que ainda aparentemente não entenderam. A Zwame está há anos em dialogo com as lojas e ninguém quer pagar para fazer publicidade de uma coisa que os users fazem naturalmente e de borla...

Pagar para aceder a um fórum pode parecer uma boa ideia inicialmente mas depois seria como os jogos do android e afins. 3 ou 4 a pagar e passado umas semanas fecha-se o jogo por falta de verbas...
 
Eu sei que a moderação nunca quis distinguir membros por doações.

Aqui a questão @timber é que sem se poder falar livremente (sem links) sobre lojas o fórum poderá perder tráfego e consequentemente receita. Ou seja, esta tentativa de resolução pode não dar em nada e até ter um efeito negativo.

Tal como o @PanterA disse, de certeza que temos membros que não se importavam de participar financeiramente para ajudar nos custos do fórum. E não estou a pedir regalias nenhuma.
Se quisessem o máximo poderiam colocar um badge na info do user ou dar um custom tittle.
 
Aqui a questão @timber é que sem se poder falar livremente (sem links) sobre lojas o fórum poderá perder tráfego e consequentemente receita. Ou seja, esta tentativa de resolução pode não dar em nada e até ter um efeito negativo.
Neste momento não se pode colocar links em 98% do fórum. Nada vai mudar sobre o actual. O fórum não vai perder trafego nestas situações. Isso é um não assunto.

Tal como o @PanterA disse, de certeza que temos membros que não se importavam de participar financeiramente para ajudar nos custos do fórum. E não estou a pedir regalias nenhuma.
Se quisessem o máximo poderiam colocar um badge na info do user ou dar um custom tittle.
Já explicamos diversas vezes que pay to use nestas situações quase sempre dão barraca
 
Não li as 9 páginas, pelo que não sei se o que vou dizer já foi dito, certamente que já.

Sou contra esta regra. Um forum de discussão serve para isso mesmo, discussão. Criar limites nos temas ainda se percebe, pois forum A é especializado em A e forum B é especializado em B. Agora dentro do conteúdo legal do forum, proibirem a menção de determinados nomes é puramente patético, na minha opinião.

As lojas que são referidas são-no por praticarem bons preços e por terem bom apoio ao cliente. Agora isso não chega e têm também de pagar para serem mencionadas?!

Eu entendo que têm servidores para pagar, mas não me parece que isto seja uma boa manobra. Na minha opinião, contas premium/gold seriam uma muito melhor ideia..

Com esta alteração não estão a beneficiar os interesses dos users mas sim os vossos interesses. Com isto quero dizer que não vale a pena uma loja praticar bons preços/pós-venda aos clientes, chega sim doar ao forum.

Acho que estão a criar precedencias que não devem ser criadas e espero que voltem atrás na decisão.
 
Que assim seja, que esta tentativa de resolução dê em sucessos.

Contudo numa 1ª fase são os utilizadores que vão perder com isto, esperemos que a longo prazo tanto o fórum como os membros possam ganhar com este movimento arriscado.

Acho que devem ter noção que certas lojas tem um poderio financeiro mais vasto para não ter que ceder a este tipo de pressões, pois o que neste momento o fórum vai fazer é precisamente pressionar grandes lojas para verem o seu nome aqui sem censura.
Isto no século XXI ainda vai dar resultados positivos???

Espero que tenham razão e que consigam o € que precisam para manter o fórum vivo.
 
Penso que isto ainda não foi respondido. E se por acaso estas novas regras não derem em nada, as lojas continuam sem investir, os custos são cada vez mais e o dinheiro cada vez menos, que outra solução há? Certamente que milhares de utilizadores não gostavam de ver este fórum fechado. Seria uma facada muito, mas muito grande. Para uma boa parte deles, como para mim, acaba de ser o ponto de encontro para N coisas. Desde o geral, ao gaming, a ajuda nos sistemas operativos/hardware... e não esquecer os users que se vêm falando há anos.

@PanterA

A discussão vai de uma medida que ainda não está em prática já para fechar o fórum.
Calma. Ainda ninguém fechou nada nem pensa em fechar.

Se nenhuma aderir continuamos a ganhar o mesmo que ganhamos hoje.
 
Não li as 9 páginas, pelo que não sei se o que vou dizer já foi dito, certamente que já.

Depois do que escreveste, julgo que devias ler as 9 páginas, ou pelo menos as intervenções do Metro e do staff.

Acho que devem ter noção que certas lojas tem um poderio financeiro mais vasto para não ter que ceder a este tipo de pressões, pois o que neste momento o fórum vai fazer é precisamente pressionar grandes lojas para verem o seu nome aqui sem censura.

Veremos. Há lojas grandes e lojas mais pequenas.

A verdade é que basta 1 loja nacional, daquelas mais mencionadas (não estou a referir as gigantes de supermercado), aderir a este modelo no fórum.
Terá todo o apoio, um sub-fórum dedicado só à loja, com tópicos com novidades, promoções, feedback e interacção com a comunidade. Não tenho dúvidas que teria um aumento considerável nas vendas.
E também não tenho dúvidas que, havendo sucesso de 1 ou 2 lojas, mais virão.

Eu se tivesse uma loja de informática e sabendo a ajuda que este fórum dá aos users, encaminhando-os para as lojas da especialidade e promovendo os seus produtos, não hesitaria em associar-me à Zwame. Era win-win.
 
A única pergunta que me ocorre é a seguinte: já sondaram algumas lojas para perceber a receptividade à ideia?

É que em teoria isto parece-me óptimo, mas, e por mim falo, com vários anos de casa já aprendi a ir procurar os melhores negócios, já sei onde ir, a que lojas me dirigir, e onde encontrar o material que procuro. A publicidade, em rigor, já está feita em todo o histórico do fórum. Além disso, várias lojas nacionais têm fóruns próprios. Será que sentem a necessidade de ter um "implante" aqui na Zwame?

Por outro lado, terá que haver certamente regimes de excepção para lojas "fechadas", como o iTunes, Google Play, PSN, Steam, etc., certo?
 
Eu sou mais um que não se importa de contribuir!
Com o dinheiro que já poupei aqui, seja em negociação de ISP's (que não vão ser abolidos) seja em compra de material e telemóveis, de bom grado contribuo.
Há muitos utilizadores que vêm à procura não apenas de esclatecer dúvidas, mas também de bons negócios.
Vale o que vale a minha opinião.
Por último, quero deixar os meus parabéns ao Staff e as melhoras ao @Metro
 
@tntnt por isso que digo que concordo com esta medida apesar de a achar demasiado radical e chega como um balde de aguá fria.

Eu até faço as minhas pesquisas e posso nem ser afectado por isto, contudo é uma medida algo repentina.

Boa sorte nesta decisão.
 
Acho que estão a ver a ideia dos pagamentos pelo ponto errado..
Nenhuma empresa (ou fórum) sobrevive a vender o que é gratuito...colocar paywall's nos classificados e afins não tem qualquer lógica...se pago aqui vou ao OLX e vendo lá...
A única solução que eu vejo para isto ser rentável é vender um pacote.
Quando falo em pacote falo algo assim:
Acesso livre:
1- Sem avatar's,
2- Sem assinaturas;
3- Acesso a todos os fórum, mas read-only nos Classificados, Geral, Price Check e Guia de Compras, Produtos e Lojas;
4- Limite de post's diários;
5- Mais e maiores zonas publicitárias;
6- Pop-up banners a aliciar à subscrição paga;
Custo: 0€

Subscrição "Bronze":
1- Habilitação de uso de avatar's;
2- Sem assinaturas;
3- Acesso livre a todos os fóruns (read and write);
4- Sem limite de posts diários;
5- Manutenção das zonas publicitárias do acesso livre;
6- Manutenção dos Pop-Up banners a aliciar à subscrição superior (mas com menor frequência);
Custo: 1€/mês.

Subscrição Silver:
1- Habilitação de uso de avatar's;
2- Com assinaturas;
3- Acesso livre a todos os fóruns (read and write);
4- Sem limite de posts diários;
5- Menor área de publicidade;
6- Manutenção dos Pop-Up banners a aliciar à subscrição superior (mas com menor frequência);
7- Acesso a conteúdos e serviços exclusivos (podcast, Magazine (que é feito dela?), portal e servidor de jogos);
8- Acesso aos Blogs (se ainda existirem);
Custo: 1.5€/mês.

Subscrição Gold:
1- Habilitação de uso de avatar's;
2- Com assinaturas;
3- Acesso livre a todos os fóruns (read and write);
4- Sem limite de posts diários;
5- Sem publicidade;
6- Sem pop-up banners;
7- Acesso a conteúdos e serviços exclusivos (podcast, Magazine (que é feito dela?), portal e servidor de jogos);
8- Acesso aos Blogs (se ainda existirem);
Custo: 2€/mês.

Assim não o problema dos "estatutos", ninguém faz doações, pagam por um serviço. Eliminam o problema ético de passar infracções a quem faz doações, já que não seriam doações.

Antes de partirem para algo tão absurdamente radical como o que foi planeado, eu apostava em algo assim.
 
Mas isso a moderação já disse que estava fora de questão.

Querem manter o ZWAME grátis e não de repente começar a retirar previlégios a todos que não entrem com €€€ para o fórum. Não vejo esse tipo de "tarifários" a sequer ser ponderado.
 
@timber, estou registado desde 2008 e não fazia a mínima ideia de que se podia comprar t-shirts. Alguma coisa falhou na promoção.

Para vender um produto, não é só criar uma thread num sub-fórum pouco importante para quem passa pouco tempo no fórum. Eu olho para o menu e não existe um link que seja para uma página onde se possa comprar t-shirts ou ajudar o fórum de alguma forma. Também não me recordo de receber uma newsletter ou ver recentemente um alerta no fórum (como está agora para este tópico) a promovendo a coisa.

Não vou falar sobre o processo de compra (ex, necessidade de enviar MP's, em 2015?) porque o tempo é pouco, mas também me parece que não é o melhor.

Vamos lá ver uma coisa, não estou a dizer que as t-shirts são a salvação do fórum, mas a forma como são promovidas é errada. É normal que não existam vendas.

Outra coisa @Metro, usar o Google DFP e usar a palavra "ads" (ad, pub, etc) em div's, imagens, pastas, etc, onde está a publicidade = bloqueio certo por adblocks, já uma imagem que pode ser usada como publicidade passa sem problemas.
 
Pelo que percebi não podemos desaparecer mas eu preciso da informação X e portanto deixem-me tê-la e passem bem? Infelizmente o mundo não é assim tão cor de rosa para todos. Mas entendo a posição.

Não, @Metro eu apenas quis dizer que existe informação relacionada com as lojas que é partilhada e da qual eu sou assíduo nas consultas, ao se perder para mim será sempre uma grande perda. Não estou com isto a dizer que o forum não me diz nada, no fim de contas estou registado quase a 10 anos. Para mim a solução que vocês adoptarem terá sempre o meu apoio pois tenho por esta administração o maior respeito e acredito que nunca tentaram prejudicar fosse quem fosse.

Apenas e só fiz um desabafo de que existe informação relacionada que ao se perder eu tenho pena, simplesmente. Não existem mensagem subentendidas.
 
Fico parvo com a quantidade de pessoas que não lê o que foi escrito nos post do@metro .. Não irá mudar mais nada que deixar de pôr nomes nas configurações que fazem aos users... Nada mais, NINGUÉM é obrigado a recomendar lojas nenhuma..

As lojas beneficiaram da comunidade zwame durante anos a custo 0, custa entender que está errado? Que está em causa o futuro do fórum devido a este mesmo factor?

Em vez de ser os users a pagar que tal as mesmas lojas que precisam dos clicks, pageviews, ligações recomendações bom feedback?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo