AMD poderá ser comprada

Horus-Anhur

I folded Myself
Could AMD be on the verge of getting bought out? There's no evidence to suggest that just yet, but according to MarketWatch, that didn't stop rumors about a possible acquisition from boosting AMD's share price yesterday. The chipmaker's shares reportedly rose in value by 8%, landing at $4.34.

MarketWatch doesn't get into much detail about the rumors. It only quotes Evercore Partners analyst Patrick Wang, who says Qualcomm and Samsung were both cited as candidates for a potential bid on AMD. However, Wang doesn't believe the speculation holds much water. "I think it's unlikely they get a take-out offer," he says.

Speculation is in the air, nonetheless. Last week, Sylvie Barak over at EE Times wrote a story that listed potential candidates for an AMD takeover. She named Qualcomm as the most likely one, noting that the firm already acquired assets from AMD's now-defunct handheld business a few years ago. Acquiring AMD, she added, would give Qualcomm "increased leverage with manufacturing partners like TSMC and Globalfoundries."

As for Samsung, Barak commented that the Korean mega-conglomerate could use AMD's patents in its war with Apple. Samsung already designs its own ARM-based SoCs, has already hired some former AMD talent, and could likely afford the purchase price without much trouble.

It's too early to know for sure, but I don't think it would come as a huge surprise if a takeover was indeed in the cards. The chipmaker has had trouble turning a profit in recent years, posting sizeable losses as late as the first quarter of this year. Earlier this week, AMD announced that it was borrowing $300 million for "general corporate purposes and working capital." Some of the money, AMD said, would be used to repay existing debt and to make payments to GlobalFoundries.

Techreport.com
 
Portanto, Samsung ou Qualcomm. Será que a Qualcomm iria ter mão para aquilo tudo?
E será que realmente interessa à Samsung? No artigo referem a questão das patentes, se fosse apenas por esse motivo, seria uma mau motivo do ponto de vista dos consumidores...

Vamos lá ver o que acontece... tenho uma certa pena em ver a AMD neste estado.
 
Tenho receio que isto seja apenas mais uma compra a patentes... e a AMD desapareça como alternativa à Intel... a ver vamos
 
No estado a que se deixaram chegar não me admirava nada. Tanto a Qualcomm como a Samsung têm capacidade para pegar na AMD e competirem em força com a Intel na especificação x86. No entanto, teriam que despejar rios de dinheiro em I&D e chips competitivos provavelmente só daqui a 5 anos...
 
Esta mau, então quem ficar com a AMD vai ter que continuar mesmo com as gráficas?, penso que o ponto forte "competitivo" era nas gráficas.
 
Nas gráficas também já estão abaixo da nvidia novamente. Quanto à deixar de existir outro fabricante de cpus, penso que as entidades da concorrência com mão na matéria não deixarão isso acontecer...
 
Nem me lembrava disso...

A patente do x86 é da intel certo? É que se compram a AMD, a licença fica sem efeito, logo se alguém se quiser aventurar no x86 vai ter de largar uns quantos batelões de roxas para poder usar a patente...

A via não tinha uma patente x86 tb?
 
Última edição:
Nem me lembrava disso...

A patente do x86 é da intel certo? É que se compram a AMD, a licença fica sem efeito, logo se alguém se quiser aventurar no x86 vai ter de largar uns quantos batelões de roxas para poder usar a patente...

A via não tinha uma patente x86 tb?

Se a AMD for comprada por uma empresa que fabrica CPUs ARM, a licença x86 deixa de ter muito interesse, pois passa a desenvolver CPUs baseados na arquitetura ARM.
Uma empresa como a Qualcomm ou a Samsung não têm interesse em ir contra a Intel no mercado x86, sabendo que vão perder, tal como a Cyrix, a Via, a AMD, etc...Por outro lado, no mercado ARM, a Intel não tem o mesmo poder e uma empresa como a Qualcomm ou a Samsung com o conhecimento em ARM mais a tecnologia e patentes da AMD, podem tornar-se nos reis do mercado ARM, o qual cresce muito mais do que o mercado X86.
 
ok, mas ainda estamos muito longe de ter arm nos desktops/portateis... E enquanto não chega esse ponto vamos ficar só com a intel a vender cpu's? É que assim acontece o mesmo que aconteceu com os discos e depois tens a intel a comprar patentes arm e a contratar gente para desenvolver os cpus...
 
Mas no mercado x86 a Intel é rainha e senhora e mesmo que tenha concorrência, recebe royalties das outras empresas. No mercado ARM, é apenas mais uma e entra no mercado mais tarde do que as outras e mesmo que fique a dominar tem de pagar royalties em vez de receber.
 
Se alguém se tivesse dado ao trabalho de ler o artigo original, isto não passava de uma não notícia, mas "prontos"...

Despite the recent optimism surrounding the little chip maker that thought it could, it’s looking more and more like the little engine that couldn’t.

And with its chips down, there’s blood in the water.

It may be an exercise in theoretical rhetoric, but with AMD shareholders getting antsy, acquisition rumors abound.

So who are the potential sharks circling, looking to snap up AMD - cheap as chips? Let’s take a look at the competitive landscape, the pros, the cons and even the far-fetched fantasies.

....

If I was a betting girl, I’d put my money on Samsung, but it’s just as likely that none of the above will ever materialize.

What do you think, readers? Should AMD be bought? And if so, who is your money on?
http://www.eetimes.com/electronics-blogs/other/4391415/AMD--who-will-buy-

:facepalm:

Vamos criar uma poll?

:lol:
 
ok, mas ainda estamos muito longe de ter arm nos desktops/portateis... E enquanto não chega esse ponto vamos ficar só com a intel a vender cpu's? É que assim acontece o mesmo que aconteceu com os discos e depois tens a intel a comprar patentes arm e a contratar gente para desenvolver os cpus...

Já não estás assim tão longe... O Windows 8 abriu o mercado dos PCs á arquitectura ARM e os ARM A15 têm poder suficiente para portáteis pelo menos.
E como a Qualcomm faz os seus próprios designs independentemente da ARM eu acredito que se adquirissem a AMD tinham muito a ganhar. Não só isso como entravam noutros mercados.

A Apple para mim também faz sentido. Depois da Intel andar a incentivar o lançamento de ultrabooks que de certeza que eles vêm como cópias do MBA não me admirava nada que comprassem a AMD e mandassem a Intel ás malvas. E com as reservas de dinheiro que têm bem que podiam investir quase biliões e biliões a longo prazo em CPUs AMD. Não só isso, mas se querem usar Retina Displays em todos os seus produtos ter poder gráfico suficiente era essencial.
E que dizer das recentes trocas de empregados entre a Apple e a AMD??
 
Última edição:
Se alguém se tivesse dado ao trabalho de ler o artigo original, isto não passava de uma não notícia, mas "prontos"...


http://www.eetimes.com/electronics-blogs/other/4391415/AMD--who-will-buy-

:facepalm:

Vamos criar uma poll?

:lol:

Se tivesses dado ao trabalho de ler a noticia tinhas visto que a noticia foi as ações da AMD tiveram uma subida nestes dias por causa da possibilidade de uma aquisição. Quando as ações de uma empresa sobem sem razão aparente, especialmente quando esta está numa situação menos boa, é porque há alguma coisa a mexer por trás, sendo a possibilidade de uma aquisição algo real.
Esse artigo já é do mês passado e só foi colocado pela Techreport como forma de complementar o desenvolvimento mais recente, mostrando alguns dos compradores mais plausíveis.
 
Rumores recorrentes desde há uns anos para cá.
E também não é que bolsa/mercados sejam coisas completamente racionais.


- A AMD foi ao mercado pedir um empréstimo.
- Atrasos no lançamento do "Trinity" desktop e afinal foi anunciado que vai haver Firepro "trinity" que vão ser lançados este mês
 
Última edição pelo moderador:
Quando uma empresa apresenta dificuldades as ações descem, não sobem, especialmente com uma flutuação de 8%.
Até pode ser nada, ou até pode ser. Como diz a noticia, são rumores de uma aquisição que fizeram subir as ações.
 
Como disse, estás a assumir que o mercado de acções tem comportamento lógico ou linear.
A única agência de análise de mercado a usar os rumores de aquisição para justificar a subida de preço das acções, foi a Marketwatch, mais nenhuma dá essa explicação.
 
Última edição pelo moderador:
A AMD está a se tornar num peixe "aptecível", já que tem perdido imenso valor e tem potencial lá está.

A Apple sempre via como uma grande candidata ao takeover da AMD, o problema que as relações com a Intel vão cessar de imediato e em performance/consumo dos cpus a intel é largamente superior e a Apple não se pode dar ao luxo de ficar no "limbo" por 3-4 anos enquanto trabalham para melhorar cpus AMD, ainda que o mercado de mac's ja seja "pequeno" (face aos iDevices).
 
Back
Topo