AMD poderá ser comprada

Mas com isso tinhas o contrário. A Samsung é muito maior do que a Intel. Se a Samsung compra a AMD, fica muito maior do que qualquer coisa que haja no planeta e em poucos anos não teria concorrência.

A Intel, em 2011 teve receitas de 54 mil milhões de dólares. A Samsung teve receitas de 149 mil milhões.

Mas isso são as receitas da Samsung Electronics ou de todas as divisões? É que a Samsung é enorme, tem divisões de tudo e mais alguma coisa, fazem desde um alfinete até petroleiros. Para comparar com a Intel terá de ser apenas a Samsung Electronics.
 
A Intel tem mais lucros que a Samsung. E o facto é que mesmo que a Samsung entrasse no mercado x86, a Intel continuaria líder nesse mercado durante muitos e bons anos.

A Samsung não pode entrar no mercado X86, sem autorização da Intel e não parece que isso vá acontecer. Poucas são as empresas que têm uma licença X86 e as que existem expiram se as empresas que as têm forem compradas. Mesmo que a Samsung comprasse a AMD, a licença não ficava neles. A AMD já esteve para a perder quando queria fazer a cisão com as foundries e apenas o conseguiu por causa do acordo em tribunal com a Intel.
Apenas considerando a Samsung Electronics, esta tem lucros de 11.5 mil milhões, enquanto que a Intel tem lucros de 12.9 mil milhões. O que são valores próximos, mas considerando a Samsung com todos os seus ramos, os lucros são de 18.3 mil milhões, o que já é uma boa diferença.

Mas isso são as receitas da Samsung Electronics ou de todas as divisões? É que a Samsung é enorme, tem divisões de tudo e mais alguma coisa, fazem desde um alfinete até petroleiros. Para comparar com a Intel terá de ser apenas a Samsung Electronics.

Sim, era apenas da Samsung Electronics. Da Samsung como empresa total, as receitas são de 247.5 mil milhões.

Em boa medida isto mostra um dos principais motivos pelo qual a Intel entrou tarde na corrida móvel. Ao vender CPUs de servidores e desktops, ganha dólares, ao vender CPUs para telemóveis e tablets ganha cêntimos. Se não fossem certas vozes dentro dos acionistas da Intel, se calhar esta não estava a investir em concorrer com a ARM nos dispositivos moveis.
 
A AMD quando esteve lá em cima (isto à 8/7/6 anos), não conseguiu fazer muita moça à Intel. Seja pelo poder do nome "Pentium" no mercado, ou por práticas pouco honestas de comercio. A verdade é que agora não estão a conseguir fazer frente à Intel. Eu neste momento tenho um Phenom II X4 955 BE porque quando o comprei era competitivo com os CPU's Intel na questão do preço. Mas se fosse para desempenho puro, teria sido Intel.
Hoje em dia não estou bem dentro do mercado, mas pelo que leio a situação não melhorou nada.

É uma pena, mas se a AMD tiver de acabar tal como a conhecemos, ao menos que aja uma alternativa à Intel! A Samsung até pode ser maior que a Intel em volume de negócios, mas a Intel já tem uma larga estadia e conhecimento no mercado de CPUs x86, portanto não seria assim tão fácil competir. A não ser que fossem roubar os Engenheiros todos à Intel. :D
 
A AMD quando esteve no se ponto alto tinha 33% do mercado de CPUs e apenas não teve mais por causa das praticas monopolistas da Intel. Por algum motivo a Intel levou com processos legais um pouco por todo o mundo e teve de pagar 1.25 mil milhões de dólares e ainda algumas concessões no licença de X86, como a liberdade da AMD em não ter as suas próprias fábricas.

Hoje em dia a situação da AMD piorou ainda mais. Tem um CPU que ocupa mais espaço do que um da Intel, mas tem pior desempenho. O que significa que custa mais a fabricar e não pode ser vendido ao mesmo preço que os da Intel. A situação é tão ridícula que há programas e jogos onde os Phenom II batem os Bulldozer, especialmente se estiverem á mesma velocidade. Até a cache L2 e L3 são mais lentas nos FX do que nos Phenom.
 
Última edição:
Porque é que falas sempre na frequência dos CPUs? Julgo que na pior das hipóteses é preciso 4000 MHz de Bulldozer para igualar 3000 MHz de Phenom II. Li numa intro do FX, que aumentaram mais um ciclo, acho que era da cache, é preciso 4 em vez de 3.

Para igualar um Phenom II de 3700 MHz, é preciso (3700*4)/3 = 4933 MHz?
 
Com esta conversa, apercebi-me de uma coisa engraçada: Desde 2005 que não tinha o mesmo CPU/Board durante tanto tempo! Comprei um Athlon 64 +3200 no verão de 2005 (que maquinão! Vinha de um Pentium 4 2.0Ghz), ainda me lembro que à noite, abrindo a janela do quarto, a fan do cpu até parava de tão fresquinho que estava em Idle. :D

Depois aderia à febre dos Core 2 Duo no verão de 2007. Arranjei um E6400 usado por aí. Um ano depois penso que troquei por um E5xxx. Não me lembro ao certo já, mas penso que foi só para melhor temperatura/consumo, e o investimento foi quase nulo.

No Natal de 2009 comprei o meu actual Phenom II X4 955BE. Não sei se ainda não actualizei por não sentir necessidade, ou porque me tenho mantido afastado de ver reviews dos novos CPUs da Intel. Eu sei que se começar por aí a ver, vem mais uma desgraça. :D

Mas é quase certo que este ano vá mexer outra vez. A gráfica actualizo mais vezes que o CPU, é inevitável...
Isto não quer dizer que ande sempre a estourar dinheiro, geralmente intercalo entre comprar novo/usado, depende sempre do momento, e até que resulta bem. É o meu tick-tock à moda da Intel. :D
 
Se chamas a isso estoirar dinheiro então eu já desperdicei mais dinheiro que o Sócrates e os políticos deste país! lol

Vais ficar com muito mais performance trocando o cpu, não duvides. É um bom timing para upgrade.

E olha que quando a AMD esteve por cima da Intel fez boa mossa... lembro-me bem disso. Na altura o PC Gaming Online era fortíssimo e 9 em cada 10 pessoas que conhecia, tinham AMD.

Nessa altura eu era da equipa da AMD em Fifa, jogava competitivamente e AMD era o topo das recomendações. Todos os meus colegas tinham (claro, porque a equipa era da AMD), mas jogadores de outros clãs ias à ESL e Intel nem vê-la.
 
Última edição:
Se chamas a isso estoirar dinheiro então eu já desperdicei mais dinheiro que o Sócrates e os políticos deste país! lol

Vais ficar com muito mais performance trocando o cpu, não duvides. É um bom timing para upgrade.

E olha que quando a AMD esteve por cima da Intel fez boa mossa... lembro-me bem disso. Na altura o PC Gaming Online era fortíssimo e 9 em cada 10 pessoas que conhecia, tinham AMD.

Nessa altura eu era da equipa da AMD em Fifa, jogava competitivamente e AMD era o topo das recomendações. Todos os meus colegas tinham (claro, porque a equipa era da AMD), mas jogadores de outros clãs ias à ESL e Intel nem vê-la.

Um upgrade ao CPU iria melhor a performance, mas como o uso intensivo que faço é jogar, acho que não justifica. Sei que para Folding era capaz de melhor muito, mas não compro PCs especificamente para isso. :D
E tenho uma HD5770. A actualizar para jogos será isto... Acho que ainda me aguento até ao final da Primavera, com a saída no novo socket e CPUs. Ou se calhar não, a´té posso arranjar aí uma coisa engraçada pelos classificados. :D

Quanto ao auge dos CPUs AMD, sei que nessa época se ia a uma Worten/Vobis e era só Intel. O pessoal que sabia do assunto escolhia AMD e aconselhava AMD aos amigos, mas o utilizador normal, ia corrido a Intel. Ainda tive amigos meus a irem corridos a Prescott, e até me dava vontade de chorar por eles.
 
Ora bem tenho em conta o amd que tens se tiveres uma HD 7850/7870 já vais começar a sentir as limitações do phenom.

Uma 7950, 660ti em jogos mais cpu demand, até choras com a perda.
De resto um sistema AMD Phenom é muito capaz para a idade que tem, eu quero levar o meu sistema até à morte e ver do que ele é capaz até lá, quantos mais anos vão ser precisos até eu ter um low de um jogo a menos de 30fps na maior parte o tempo :D
 
Ora bem tenho em conta o amd que tens se tiveres uma HD 7850/7870 já vais começar a sentir as limitações do phenom.

Uma 7950, 660ti em jogos mais cpu demand, até choras com a perda.
De resto um sistema AMD Phenom é muito capaz para a idade que tem, eu quero levar o meu sistema até à morte e ver do que ele é capaz até lá, quantos mais anos vão ser precisos até eu ter um low de um jogo a menos de 30fps na maior parte o tempo :D

Nós até temos PCs muito parecidos, e até estava a pensar comprar uma HD7850. :D
Mais que isso já me parece caro para o que estou habituado. E deverá ter de ser nova, que usado é muito raro.

Mas não vou fazer como tu e levar o PC até à morte! Só de ter alguns jogos já nos 30/40 FPS em Médio já me deixa lixado. :lol:
Também arranjei esta HD5770 usada no inicio do ano, e até a conseguiria vender agora sem grande perda.

Em jogos, os Phenom II sempre se bateram bem com CPU's Intel, mas no resto já não é/era bem assim.

Era importante ter uma oposição forte à Intel. Estou curioso para ver os preços da nova geração dos Haswell. Já há dados disso?
 
Back
Topo