AMD RDNA2 (RX 6000 séries) - Diário de Bordo

Como me parece que percebes da matéria, como começavas o OC na minha GPU?

Pelo que leio aqui, a malta parece não aconselhar muito o OC. Por isso estou um pouco com o "pé atrás".
Baixava a voltagem até crashar, subia 25mv ao valor que crashou e passava para as memórias. Se quiseres clocks mais estáveis em todos os jogos, sobe o power limit para o máximo. Ajusta a fan curve ao teu gosto, o valor de temperatura que ela segue é o junction.
 
Baixava a voltagem até crashar, subia 25mv ao valor que crashou e passava para as memórias. Se quiseres clocks mais estáveis em todos os jogos, sobe o power limit para o máximo. Ajusta a fan curve ao teu gosto, o valor de temperatura que ela segue é o junction.
E nos clocks não mexo?
Deixo em Default?
 
Sim, para mim não compensa o ganho de performance (que é mínimo) vs o consumo e ruído extra.

Para teres uma ideia, quando tinha uma 6900 xt até baixava o clock dos 2500 para 2350. A ideia era manter o coil whine e o calor ao mínimo no verão. Para além de undervolt normal, usava o more power tool para baixar algumas voltagem escondidas e baixar o power limit ainda mais.

Se quiseres brincar um pouco fica o link mas os ganhos não são grandes e é sempre mais uma dor de cabeça a nível de estabilidade 😁

https://www.igorslab.de/en/the-grea...ith-big-navi-and-the-morepower-tool-practice/
 
Baixava a voltagem até crashar, subia 25mv ao valor que crashou e passava para as memórias. Se quiseres clocks mais estáveis em todos os jogos, sobe o power limit para o máximo. Ajusta a fan curve ao teu gosto, o valor de temperatura que ela segue é o junction.
Quando dizes para eu fazer isso, isso refere se a undervolt?

Sim, para mim não compensa o ganho de performance (que é mínimo) vs o consumo e ruído extra.

Para teres uma ideia, quando tinha uma 6900 xt até baixava o clock dos 2500 para 2350. A ideia era manter o coil whine e o calor ao mínimo no verão. Para além de undervolt normal, usava o more power tool para baixar algumas voltagem escondidas e baixar o power limit ainda mais.

Se quiseres brincar um pouco fica o link mas os ganhos não são grandes e é sempre mais uma dor de cabeça a nível de estabilidade 😁

https://www.igorslab.de/en/the-grea...ith-big-navi-and-the-morepower-tool-practice/
Obrigado, mas não me aventurar a fazer isso.
 
Tanto não perdes como, caso não mexesses no power limit, ganhavas performance. Como mexes no power limit, apenas tens a mesma ou mais performance com menos gasto energético/calor/ruído.

Estás no fundo a dizer à gráfica que para trabalhar a 2500mhz não precisa de usar 1150mv e estar a consumir 300w, mas trabalhar aos mesmo 2500mhz usando 1050mv (por ex) e consumir 250w.
 
Tanto não perdes como, caso não mexesses no power limit, ganhavas performance. Como mexes no power limit, apenas tens a mesma ou mais performance com menos gasto energético/calor/ruído.

Estás no fundo a dizer à gráfica que para trabalhar a 2500mhz não precisa de usar 1150mv e estar a consumir 300w, mas trabalhar aos mesmo 2500mhz usando 1050mv (por ex) e consumir 250w.

Sabendo que não mexendo no Power Limit a performance aumenta. E mexendo nele a performance pode ficar na mesma ou aumentar também. Eu pergunto, qual a vantagem de mexer no Power Limit?


Num post anterior disseste para eu colocar o Power Limit ao máximo para ter clocks mais estáveis. Não sei se será essa a razão.

O Clock Stock da minha gráfica no software da AMD é de 2449Mhz e não de 2500Mhz.

Então para começar colocava assim:

- Voltage Stock (1150mv) ------ 1100mv

- Power Limit Stock (0%) ------- 15%


Mexo ou não no Power Limit?


Sofware da AMD tudo em Stock está assim:

fcmexc2.png
 
Última edição:
Sim podes começar por aí. Usa um benchmark que possa correr em janela e em loop para ires testando e ver os efeitos das alterações que fazes.

Ontem á noite corri o Time Spy com a Voltage a 1100mv e o Power Limit a 15%.
Ganhei 2fps em relação ao stock, mas não vi o consumo reduzir. Aliás, em stock o consumo máximo que vi, foi de 290w e com undervolt a 1100mv, foi de 315w.

Depois testei com a Voltage a 1050mv e o Power Limit a 15% e o resultado em fps foi o mesmo. Mas em consumo o máximo foi de 290w.

Não sei se fiz algo errado, mas penso que o consumo devia ter sido menos.
 
Última edição:
Aumentaste o power limit e o timespy puxa bem pela gráfica.

Aguentou o timespy a 1050? Deves ter um bom chip porque é o melhor bench para apanhar instabilidades nas RDNA2.
 
Sim tenho na minha 6900XT, mas jogo sempre com phones nem noto. Tenho também andando a testar uns undervolts e em 99% dos jogos consigo por a 950MHz, mas no 3dMark falha passando dos 1100 para baixo.
O Forza Horizon 5 ganhava alguns FPS ou mantinha mais estáveis e estava mais fresquinha.
 
Sim, aguentou o Time Spy a 1050mv. Não crashou. Posso experimentar a 1025mv?

Com ou sem Power Limit?
Baixa o máximo até ele crashar. Se não crashar no timespy, não deve crashar em nenhum jogo.

O power limit aumenta até encontrares a voltagem ideal. Depois fica ao teu critério mas já baixaste 100mv, não devem haver muitos joga que puxem tantos watts como os que tens em default.
 
Ok! Então, logo vou baixando a Voltage de 25 em 25mv até crashar e coloco o Power Limit no maximo, a 15%.

Depois fica ao teu critério mas já baixaste 100mv, não devem haver muitos joga que puxem tantos watts como os que tens em default.

Desculpa, mas essa parte não entendi muito bem 🤔 se puderes explicar, agradeço.
 
Dependendo do jogo e da resolução usando as mesmas definições da gráfica, tanto podes consumir 200w como 300w por ex. Se o teu power limit estiver nos 250w, qualquer jogo/app que consuma acima disso a gráfica vai ajustar a frequência para o consumo ficar até aos 250w. Se quiseres garantir que a frequência está sempre no valor que definiste, aumenta o power limit.
 
Dependendo do jogo e da resolução usando as mesmas definições da gráfica, tanto podes consumir 200w como 300w por ex. Se o teu power limit estiver nos 250w, qualquer jogo/app que consuma acima disso a gráfica vai ajustar a frequência para o consumo ficar até aos 250w. Se quiseres garantir que a frequência está sempre no valor que definiste, aumenta o power limit.

Então é melhor aumentar o Power Limit, assim as frequências andam mais altas e supostamente terei melhor desempenho, mas com mais consumo.

Foi o que entendi 🤔

Ps: ontem à noite corri o Time Spy com a Voltage a 1025mv e o Power Limit a 15% , mas crashou.

Voltei a pôr a volatge a 1050mv e o Power Limit a 15% e fui jogar um pouco de BF2042 e realmente reparei que o consumo baixou para perto dos 210W, mas as frequências também baixaram cerca de 100Mhz e parece que perdi 10fps.
Voltei a colocar em default e no BF2042 os consumos foram para os 260W, as frequências subiram cerca de 100Mhz e ganhei os tais 10fps.

Isto sem limitador de fps.

Continuo com os 1050mv e 15% e avanço para as memórias ou não vale a pena?
 
Última edição:
Eu subia a frequência para 2500mhz (só para ficar um número redondo) e passava à memória. Os 10fps no BF são difíceis de dizer se foram do undervolt, não é o jogo ideal para usar como benchmark.
 
Back
Topo