AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series) - Diário de bordo

Resolvi brincar a serio com isso do CO e com -30 da reboot imediato se puxar single thread, mas aguenta em full de boa, mas ja tive perda de performance

a -20 esta fine e deu 11500 no R23 na mesma.
 
eu até ver nos -12 parece estável, ainda n tentei mais, mas pelo menos passa cinebenchs e sessões de jogo de valorant.

A jogar anda nos 72/73º, mas já está um h170 encomendado , conto que o gajo baixe dos 70º e então com tempo começar a testar o bicho a sério.

Agora que vi que está impec, a ver se despacho o 3950x :D
 
O meu não gosta de valores abaixo de -10, passa nos benchs na boa, mas reinicia em idle.
Pois, precisamente, em idle ou reinicia ou da "GSOD" (Green Screen of Death) :D rodar um bench single thread também.

A -20 parece esta ok, não reiniciou em nenhum bench, joguei agora 2h de TD2 e rock solid! E com as fans desligadas :002:
 
Bem, chegou o H170! Que besta :joker:

No entanto meti em exhaust ao invés de intake como tinha o h100i, pelo que acabou por não me surpreender nos resultados, esperava mais.

A 3090 é demasiado besta e gera demasiado calor, o que agora no Verão lixa um pouco o sistema uma vez que não tenho um ar condicionado no quarto :D

Ainda assim, as fans corsair vão saltar fora. Em balanced ficam a uns 1600RPM e ouve-se um barulho incomodativo, além do ar a circular.

Daqui a umas 2 semanas, quando tiver tempo, possivelmente vou passar o radiador para a frente, metendo-o como intake, privilegiando as temps do CPU, e troco a pasta térmica que veio de origem pela thermal grizzly.

Sendo que tenho 2 noctua 120 embaixo, podendo acrescentar uma 3ª consigo assim garantir que a gráfica leva com algum ar fresco.


Com isso, o plano será ter então as 3 noctua industrial 2000 no topo e 1 na traseira. 3 Noctua 140 Chromax na frente com o radiador e 2 Noctua cor de cócó 120 embaixo.

De qualquer modo, tinha o 5950X estável a -12, e experimentei agora colocar a -15.

Em multi thread não passou dos 66 graus, e em single não passou dos 77. Parece porreiro, ainda que me pareça exagerado para um radiador de 420.


QuEtRx.jpg


Mas fez 25188 multi core e 1577 single core em apenas 1 passagem, o que me parece porreirito :D

Ver se o gajo se mantém estável, e de futuro testar qual o OC fixo que consigo, tentar pelo menos os 4.7GHz all cores, que me parece possível uma vez que o mínimo que algum deles atinge é cerca de 4875MHz. Assim consigo dois perfis, um para o dia a dia com PBO para jogar e afins, e outro para render puro.

Mas relativamente ao h170, apesar de ter que assumir não ser uma comparação justa, pois o de 240 estava com 2 fans noctua em intake, e o 420 está com 3 fans corsair em exhaust, estava à espera de melhor.

Assim que reajustar, logo comunico :D
 
Não sei porquê, tinha metido na cabeça que o 5950 era mais fresco que o 3950.

Ainda assim, a nível de clocks o bicho surpreende. O Core mais fraco atinge 4900, com pelo menos 5 ou 6 a passar os 5000 e os restantes ali in between.

Já estive 1h a jogar Apex, com os -15, e até ver, impec.
 
Não sei porquê, tinha metido na cabeça que o 5950 era mais fresco que o 3950.

Ainda assim, a nível de clocks o bicho surpreende. O Core mais fraco atinge 4900, com pelo menos 5 ou 6 a passar os 5000 e os restantes ali in between.

Já estive 1h a jogar Apex, com os -15, e até ver, impec.
É bem melhor que o meu actual, que é mediano.
O primeiro que tive sim era muito bom, mas tinha os problemas que cheguei a relatar.
 
Nos cores mais fracos podes aumentar (diminuir?) o offset. Os mais fortes é que levam a crashes em single thread e idle.
Pois tinha visto algo assim, mas agora fiquei na duvida se os cores mais fraco levam com offset negativo maior ou não.

eu com -20 não tenho qualquer problema, talvez de para ir a -25 ou algo assim.

E tenho o PBO max override a 200!
 
Última edição:
Pois tinha visto algo assim, mas agora fiquei na duvida se os cores mais fraco levam com offset negativo maior ou não.

eu com -20 não tenho qualquer problema, talvez de para ir a -25 ou algo assim.

Faz um stress test e verifica no hwinfo como está a velocidade máxima de cada core!

Se tiveres cores que não consigam manter a velocidade máxima estável, tens de corrigir o valor desses cores no PBO aumentando o valor que tens (menos negativo, por exemplo, - 20 para - 15) - fazendo o tuning core-a-core!

O meu Proc tem um core - o core #3 - que não aguenta valores abaixo de - 15!
 
Bom a -20 lá ficou instável depois de multas horas, provavelmente deve ficar entre -20 e -16 dependendo do core.

Segundo o ryzen master, os cores 5 e 6 são os melhores, logo estes terão offset maior, certo?
 
Ou seja posso então testar o seguinte? 18/18/18/18/20/20

Tenho tudo com -18 agora.
 
Última edição:
Bom a -20 lá ficou instável depois de multas horas, provavelmente deve ficar entre -20 e -16 dependendo do core.

Segundo o ryzen master, os cores 5 e 6 são os melhores, logo estes terão offset maior, certo?

Esses cores tens que meter um valor maior. Se tens -20 e ficou instável, tenta -18 nesses 2 cores por ex.
 
Back
Topo