Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

Tecnicamente, os rumores do Rocket Lake, a próxima geração Intel, dizem que terá o mesmo numero de cores da AMD. 8 Willow Cove e 8 Atom "Tremont" numa disposição Big.Little. :)
8 + 8 = 16 :D
 
Quando? 2022? :|

É já daqui a 2/3 semanas. Ou a malta acha que com o 10600, um 6/12, mesmo que, sei lá, mais 40 paus que o 3600, a música vai ser a mesma?
Que venham já também os chipsets mais baratos para as builds 6/12 AMD/Intel terem pouca diferença de preços e vai ser uma chacina.
 
Ainda não se sabem os preços, por isso é especular. Dos preços que vi como rumores na net o 10600 é bem mais caro que 40€.
E as boards, também vamos ver a qualidade. Com a quantidade de power que a 10th Gen consome, acho que vai ser bem mais importante olhar para a qualidade do power delivery.

10th gen. I3 4C8T, i5 6C12T e i7 8C16T

Ainda este ano

Mas não é o que já tens no mercado, não? 9100, 9600, 9900? Vão ligar o HT no mid e low end, mas a não ser que acompanhem com uma descida de preços não vejo muita diferença para o já há no mercado.
 
O preço do i5 10400f é $157 usd por 1000 unidades, portanto preço de venda ao público será um pouco maior, isso deixa o i5 mais fraco ao preço do 3600 e em termos de performance vamos ver qual o melhor. Mas se olhares para o preço do 10600KF e do 3600X a diferença já é grande e fica já muito perto do preço do 3700X. Isto sem meter ao barulho possíveis descidas de preço por parte da AMD.
 
Ainda não se sabem os preços, por isso é especular. Dos preços que vi como rumores na net o 10600 é bem mais caro que 40€.
E as boards, também vamos ver a qualidade. Com a quantidade de power que a 10th Gen consome, acho que vai ser bem mais importante olhar para a qualidade do power delivery.



Mas não é o que já tens no mercado, não? 9100, 9600, 9900? Vão ligar o HT no mid e low end, mas a não ser que acompanhem com uma descida de preços não vejo muita diferença para o já há no mercado.

Sim, enganei-me em relação ao 10600. O que queria dizer era o 10400 ou mesmo o 10500.
Mas de início, só com as Z490, a tendência vai continuar a ser AMD, mas com os chipsets mais baratos e boards a 90/100, aí sim, a coisa vai mudar.

A diferença é que antes o "Zé" ia a uma loja e explicavam-lhe que apesar da marca não ser tão conhecida como a Intel, estava a levar mais por menos, e o "Zé" lá vinha com o combo 3600/B450.
Daqui a uns tempos o "Zé" vai preferir pagar mais um pouco e trazer a marca mais conhecida.
 
Ao contrário da Intel a AMD flexibiliza mais os seus preços, por isso eles têm-se adaptado bem, e caso venha um Intel para rivalizar eles mexem-se
 
Eu honestamente acho que a situação dos Zen 3 não serem suportados nas boards abaixo das B550/X570, é mais uma questão de ver o que fazem no lançamento.

Nesse mesmo gráfico diz que os Ryzen 3000 não são suportados "oficialmente" nas boards X370, B350 e A320, mas na realidade há alguns vendors que suportam essa série de CPUs nestes chipsets e as soluções passaram desde remover uma UI toda XPTO da BIOS a removerem suporte de alguns CPUs, como um user já mencionou neste tópico.

É óbvio que já em algumas boards a ROM não dá para tudo, mas vai passar por o que cada vendor vai decidir fazer em relação ao suporte dos Zen 3 nas boards mais antigas.
 
Eu honestamente acho que a situação dos Zen 3 não serem suportados nas boards abaixo das B550/X570, é mais uma questão de ver o que fazem no lançamento.

Nesse mesmo gráfico diz que os Ryzen 3000 não são suportados "oficialmente" nas boards X370, B350 e A320, mas na realidade há alguns vendors que suportam essa série de CPUs nestes chipsets e as soluções passaram desde remover uma UI toda XPTO da BIOS a removerem suporte de alguns CPUs, como um user já mencionou neste tópico.

É óbvio que já em algumas boards a ROM não dá para tudo, mas vai passar por o que cada vendor vai decidir fazer em relação ao suporte dos Zen 3 nas boards mais antigas.

A amd já comunicou que não iria disponibilizar o código AGESA às marcas, ou seja, não vai acontecer o que aconteceu com zen2 para as boards A320/b350/b450/x370/x470. Que basicamente era uma grande confusão de updates de bios para cada cpu.
Mesmo havendo boards "MAX" e algumas x470 que tem maior espaço de rom para acomodar a bios deste zen3.
Gostamos disto? Nos os os que percebemos disto de updates de bios, não. Para os que não percebem, simplesmente compram um b550 e esta feito.
 
@Notarnicola por isso mesmo é que digo para esperar pelo lançamento, apesar de já terem dito que não vão disponibilizar, já vi algum backlash em relação a isso e pelo que tenho acompanhado da AMD nos últimos tempos, tentam sempre "tapar o buraco" e por isso quero ver o que vão fazer em relação a está situação.
 
Ainda há a terceira hipótese que é aparecerem modders de bios para adicionar o suporte. A menos que haja uma incompatibilidade eléctrica, o que duvido dado que as x570 terão suporte.

A AGESA é chipset dependente ou nem por isso? Estava a ver se encontrava alguma informação que as distinguisse mas do que vi foi que todos os chipsets têm a mesma versão disponível (1.0.0.5)
 
A AGESA é chipset dependente ou nem por isso? Estava a ver se encontrava alguma informação que as distinguisse mas do que vi foi que todos os chipsets têm a mesma versão disponível (1.0.0.5)

Isto é um post, apresentação e source antigas, mas pelo que encontrei, em 2014 ainda era aplicável e o componente de software do Chipset chama-se "CIM-x" e é independente do Processador/AGESA.

kBgV5fi.png


O7ckN9u.png


https://uefi.org/sites/default/files/resources/AMD_Silicon_Common_Firmware_Module.pdf

Sometime after AMD started contributing AMD 64-bit processor
support, someone realized that core libraries were available elsewhere in
AMD to initialize the processor and chipset in a standard way (AGESA and
CIMX). Ultimately, that turned into the AGESA and CIM-X open-source
postings in vendorcode.
AMD still develops AGESA for other (proprietary)
purposes and relicenses and forks AGESA for new processors for coreboot.

https://mail.coreboot.org/pipermail/coreboot/2014-November/078892.html

Cu3trim.png


https://github.com/roboard/coreboot/tree/master/src/vendorcode/amd/cimx

De notar que é normal a source do Coreboot não ter suporte para chipsets mais recentes, porque a AMD fechou a source.
 
Ainda por cima com a Intel a dar os mesmos núcleos/threads na próxima geração a AMD não vai "cheirar". A Intel "brinca" com os consumidores porque pode, porque tem muito nome e vai ter sempre pessoas a comprar

A AMD a seguir esta política não vai durar muito

Acho que estás um bocado desvirtuado da realidade atual...
Se assim fosse porque é quehá 3 anos compravas um I7 8c/16t por 1200€ (6900k) e agora comprar um 9900k por 500€? é porque a Intel ainda continua a fazer o que quer com o mercado? Não me parece...

E ainda há outro pormenor que poderá acontecer, não já, mas na geração 11 da Intel... Neste momento a Intel está a conseguir acompanhar a AMD porque consegue frequências nos seus CPU's muito mais altas que os AMD, fruto da enorme maturidade do processo de fabrico 14nm. Se no próximo processo não conseguirem isso, podem precisar de ganhar bastante em IPC para acompanhar o que a AMD já tiver nessa altura, e convenhamos que o aumento de IPC da intel na última meia dúzia de anos foi quase nula...

Mas posso estar enganado...
 
olha que estas enganado no que diz respeito ao ipc, o ice lake tem mais 18% de ipc que o skl e é um cpu que já esta pronto para lançamento desde 2018 foi é atrasado e atrasado vezes sem conta por causo dos 10nm.
 
Acho que estás um bocado desvirtuado da realidade atual...
Se assim fosse porque é quehá 3 anos compravas um I7 8c/16t por 1200€ (6900k) e agora comprar um 9900k por 500€? é porque a Intel ainda continua a fazer o que quer com o mercado? Não me parece...

E ainda há outro pormenor que poderá acontecer, não já, mas na geração 11 da Intel... Neste momento a Intel está a conseguir acompanhar a AMD porque consegue frequências nos seus CPU's muito mais altas que os AMD, fruto da enorme maturidade do processo de fabrico 14nm. Se no próximo processo não conseguirem isso, podem precisar de ganhar bastante em IPC para acompanhar o que a AMD já tiver nessa altura, e convenhamos que o aumento de IPC da intel na última meia dúzia de anos foi quase nula...

Mas posso estar enganado...

Não creio que estejas enganado, de todo...

A micro arquitetura da Intel está completamente estagnada, e não vão conseguir ganhos significativos de IPC se não mudarem a uArch. É por isso que o Jim Keller lá está, aliás.

O problema é que a transição para o processo de 10nm foi tumultuosa, e como já foi dito, têm que se agarrar com unhas e dentes aos 14nm. Mas não sei se vão conseguir fazer isso em mais alguma geração. E agora, a AMD está a entrar-lhes no mercado móvel...
 
a questão é essa a micro arquitetura continuou a avançar, o canon lake já tinha uma diferente em 2017, não foi é lançado e desde ai já lançaram o icl com +18% de ipc num node defeituoso
 
Eu ainda estou para ver como é que uma empresa que nem consegue avançar com os 10nm, vai conseguir ter um processo de 7nm a ter melhores resultados.
Do que sei, reduzir o processo de fabrico é sempre mais complicado, nunca mais simples.
 
já ouviste falar dos 20nm da tsmc? secalhar não, estiveram 5 anos presos aos 28nm em chips grandes porque os 20nm não funcionaram devidamente e só conseguiam fabricar soc's mobile neles
 
Back
Topo