AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series) - Diário de bordo

Bom, fiz a montagem inicial, ainda falta chegar o cooler definitivo e tirar os SSDs da maquina atual.

Usei a gigabyte + 7700X + 32GB Gskill DDR5 6000 CL36

O post inicial demora mesmo, até pensei que algo deu ruim. Tirei um módulo e foi mais rápido. Esqueci do memory training...

É realmente parvo, porque não tem nada na ecran, fica na duvida se é esta executando o training ou algo deu errado...

Fiz update da BIOS logo de cara e tá pronto para a fase 2, mas só domingo ou segunda, instalar tudo denovo que irei viajar.

Agora fica só faltar uma gráfica melhor
 
Última edição:
Hoje instalei o windows e tal, antes de instalar toda a tralha, resolvi começar a optimizar isto.

Tem opções novas, ainda devo apanhar um pouco, especialmente vontagens que tenho que ver o que deve-se mexer para estabilidade de memórias.

Ram por enquanto vou usar o EXPO, até porque é chips Samsung que não são os melhores de momento.

Depois de instalar tudo e com CPU todo stock, apenas EXPO ativado dei um run de R23 e deu logo um bsod que me deixou preocupado.
Temps foi logo aos 96 graus, o consumo bateu em 125w e reduziu para 110w antes do crash.

Fui à bios, desativei PBO (a board o ativa por default), mas coloquei -15 CO e fiquei umas horas rodando core cycle primeiro com prime95 e depois Y-cruncher com profile para zen4 e nada, 0 crash.

Depois botei o CO a -25, +50 boost override e limitei o PPT para 85w. Mais 10 min por core de prime95 e tudo de boa, sem erros nem bsods.

Rodei o R23 e não só rodou de boa como teve uma queda massiva na temperatura (maximo foi 78 graus) e a performance ficou igual com ~19600!

Talvez use entre 90 e 100w, por enquanto deixo 85w devido o cooler que tou usando.

Não sei se o crash foi por temperatura ou algo assim ou a fonte pode não aguentar (é uma corsair 450w e não tou com GPU, apenas IGP) ou a memória não está totalmente estável/precisa de volts no SoC).
 
Montei o cooler e fans definitivas, coloquei a SF750 e já aguenta 115w de power sem suar!

Alias só se trocar o cooler e mantendo nos 85w, ganhei 200 pontos no R23, ficando a apenas 100 pontos do que fiz a 100w com o cooler anterior (Big Shuriken 3).

A 115w? quase 20500.

Ou seja, compensa 30w de consumo para 550 pontos? nop...

Memórias é bem mais complicado que DDR4, mexer num timming que seja em demasiado já falha em dar POST (pelo menos dá auto recovery sem ter que dar clear CMOS).

Não há calculadoras, nem guias nem nada. Alias há timmings tables para Hynix A-die/M-die, para Samsung parece que o pessoal nem chega perto... Em DDR4 é o poder, em DDR5 virou pato feio.
Até tentei replicar a tabela que o Buildzoid usou mas só de por o tRAS a 30 falha o post. Até consigo arrancar em 36, testei 30 min mas não deu qualquer improve de BW ou latencia. o tFAW e tRC da mesma tabela também não funciona.

Consegui reduzir para 32-36-36-76 (em vez de 36-36-36-96), mas tive que dar 1.4V para pelo menos rodar 2h sem erros de mentest5.

Tentei então ir pros timmings secundários, mas qq coisa fora de auto = erros ou restarts.
Também não consigo usar a 6200, ai pode ser azar com IMC do CPU.

anyway nem me preocupo, a ram foi basicamente "oferecida". Daqui uns 6 meses arranja-se um kit 48GB com Hynix e siga.
 
Última edição:
Bom o que parece ser complicado é ir alem de 6000 nas memórias e 2000 no IF.

Muita gente faz 6200 ou 6400 e 2133 IF, acho que ai já precisa uma board X670E mais premium e sorte no CPU.
 
Acima de 2000 e loteria do silício, tal como em zen2 acima de 1800 também era.

Eu até consigo entrar no windows mas ou da crash ou bsod ou reinicia.

Vao ficar assim, até porque nem preciso subir vSoC nem isso. Talvez de para um cheiro tipo 2033/2066
 
Zen2 matavam a cabeça para fazer acima de 1800, Zen3 acima de 1900 e Zen4 acima de 2000. Todos eles com ganhos mínimos sobre os respectivos sweet spot diga-se.
 
Entretanto o CO de -25 era mesmo demasiado optimista e tou reduzindo aos poucos à medida que detecto instabilidade. É que os testes de stress classicos até passam...

Já nos Zen3 qualquer coisa acima de 1900 não era garantia de mais performance.
Sim, até poderia reduzir performance, porque o SoC consome mais e sobra menos headroom pros cores dar boost.
 
Boas,
Comprei um 7700x com gigabyte gaming x e memorias corsair 6000 cl36 e sempre que ligo o EXPO o PC não dá boot, tenho que fazer clear CMOS. Fica sempre com a luz da VGA ligada. Já tentei passar os 6000 a 5800, meter manualmente o timings, o problema mantém-se (vejo que é frequente haver dois perfis EXPO e escolher o 2, a mim só me aparece um)
Já mudei de MB o problema mantém-se, pedi outro kit de memória mas parece-me que vai-se manter tudo igual. Estou na versão mais recente da bios. Algum conselho? Mandar o cpu para bem longe?
 
É possivel que o teu CPU seja fraco de IMC, se trocou board, memória e ultima bios...

Veja que chips de memória tem, porque se for Hynix não falta tabelas de timmings já testados e tenta manualmente.

Senão é ir manual, vSoC a 1.25v, VMEM a que é o padrão do kit, colocar 6000 e timmings primários manuais
 
É possivel que o teu CPU seja fraco de IMC, se trocou board, memória e ultima bios...

Veja que chips de memória tem, porque se for Hynix não falta tabelas de timmings já testados e tenta manualmente.

Senão é ir manual, vSoC a 1.25v, VMEM a que é o padrão do kit, colocar 6000 e timmings primários manuais
Sao samsung.
Estive a fazer manualmente: inicialmente não deu. Depois comecei a reduzir o infinity fabric (antes estava em auto) acima dos 1730 começou a dar erro. Até 1730 dá boot apesar de não ter testado a estabilidade suficientemente. Este não é um valor bastante baixo, quando por norma consegue-se até 2000?

Edit: Consegui chegar a 1800 de infinity fabric com vSoC a 1.25v e memory controller voltage a 1.35
IF a 2000 não deu.
 
Última edição:
Sao samsung.
Estive a fazer manualmente: inicialmente não deu. Depois comecei a reduzir o infinity fabric (antes estava em auto) acima dos 1730 começou a dar erro. Até 1730 dá boot apesar de não ter testado a estabilidade suficientemente. Este não é um valor bastante baixo, quando por norma consegue-se até 2000?

Edit: Consegui chegar a 1800 de infinity fabric com vSoC a 1.25v e memory controller voltage a 1.35
IF a 2000 não deu.

Eu devolvia esse 7700x. Não é normal não conseguir 2000IF.
Tens de experimentar ajustar voltagens manualmente e ver qual das voltagens é o bootleneck.

por exemplo
1.3 vsoc, 1.25 vddio, misc 1.1, vddp 1.1

https://www.igorslab.de/en/ryzen-70...ctice-test-with-benchmarks-recommendations/6/
 
Boas

Tenho um PC novo montado ontem que fui levantar hoje à loja, com um 7800X3D e uma gigabyte x670 gaming x ax, ainda nem o liguei pela primeira vez mas na loja actualizaram-me a bios ontem e agora só falta eu instalar o windows e pronto.

A minha pergunta é se acham que eu devia ir verificar as voltagens na bios (ainda tenho que ir aprender a fazer isso) para ver se está tudo bem ou se eu não for fazer overclocks nem activar pbos se não preciso de fazer nada?

É que eu só queria activar o Expo nas rams porque é suposto ser fácil e mais nada...

Isto das voltagens tem algo a ver com a RAM?

É que as minhas são estas https://www.gskill.com/product/165/393/1661410171/F5-6000J3038F16GX2-TZ5N

e vejo na net falarem em voltagens e as minhas rams diz aí 1,35 e vejo falarem em problemas por as voltagens passaram os 1,3?... não entendo muito disto e não sei se estas voltagens das RAMS tem algo a ver com os problemas que tem aparecido nos processadores...

Cumps
 
Sao samsung.
Estive a fazer manualmente: inicialmente não deu. Depois comecei a reduzir o infinity fabric (antes estava em auto) acima dos 1730 começou a dar erro. Até 1730 dá boot apesar de não ter testado a estabilidade suficientemente. Este não é um valor bastante baixo, quando por norma consegue-se até 2000?

Edit: Consegui chegar a 1800 de infinity fabric com vSoC a 1.25v e memory controller voltage a 1.35
IF a 2000 não deu.
É tiveste azar com isso, tenta devolver. IF 1800 até um 3600 faz...

O meu faz 2000 estável com 1.25v. Até tentei 2133 a 1.25 mas fica instável.
 
Não é normal não conseguires EXPO. Mas também não acredito que o cpu seja assim tão mau que não seja possível.
Antes de devolveres tenta ajustar as voltagens como te disse.
Até pode nem ser o soc voltage, começa com load optimized defaults na bios e vai alterando aos poucos.
 
Última edição:
Desde sexta fiquei preocupado que comecei a ter reboots random, cheguei até desativar o curve optimizer e PBO e continuou e ai desativei o EXPO + timmings manuais da ram.

Não tenho mais nenhum outro sintoma de instabilidade aka BSODs, apps/jogos a dar erro ou crashar, prime95 a dar erros, WHEA errors, absolutamente nada disso, apenas random restarts, seja em jogo, em idle, a ver vídeos...

Entretanto fiz update da BIOS, reativei o EXPO, mas deixei 100% timmings stock e 1.35V e voltei a por o curve optimizer que passou sem dar nenhum erro no prime95 (15 min por core em modo AVX2).

Depois de trocar GPU é pegar um kit de 64GB 6000-6400 com Hynix M-die ou A-die que isso tem tabela de timmings optimizados espalhados pela net.
 
O meus 7800x3d está estável na MSI b650m-a WiFi com kit Kingston FURY Beast hynix -m 16gb 6000mhz 36-38-38-84
 
Última edição:
Back
Topo