Apple ganha $1 bilião no processo Apple/Samsung americano

Status
Fechado a novas mensagens.
O juri não considerou que o S2 violasse o trade dress. Leiam a decisão do juri antes de fazer comentários...

Isso não quer dizer que a apple não acusasse. Aliás muitos dos modelos da marca estavam no processo. Eu não estou se quer a falar do que foi condenada, mas sim das consequências que isso terá para a evolução da tecnologia. Sim a samsung inspirou-se em muitas coisas na apple, mas também evoluiu o seu produto e felizmente agora está cada vez mais distante em termos de design. Não questionei sequer se foi bem ou mal a decisão só acho que para a tecnologia talvez não seja um avanço isto
 
Última edição pelo moderador:
Não foi neste caso que em tribunal agarraram num iPad e num Samsug TAB e perguntaram ao advogado da Samsung qual era qual a uma certa distância e ele não sabia? :-D


Se acontecesse o contrário e perguntassem ao da apple se calhar tambem não sabia.
Vamos que a samsung monta essa armadilha ao advodgado da apple e em vez de ter um samsung e um ipad, punha dois tablets samsung.
O advogado da apple apontava para um qualquer como sendo da apple.
Isso provava o quê?

Isso não prova que fossem iguais ou semelhantes entre as duas marcas até porque quanto mais longe os objetos estão, mais dispersos e imperceptiveis ficam os pormenores.

Tu quando vais a uma loja compras as coisas a uma certa distancia sem veres na mão ou vais pedir para ver mais perto para teres uma opinião e decisão mais informada?

Ao longe não destingues marcas, mas sim objetos e quanto mais semelhantes as formas, maior é a tendencia para dizer que é igual.... a não ser que tenhas uns olhos de águia.
 
Se acontecesse o contrário e perguntassem ao da apple se calhar tambem não sabia.
Vamos que a samsung monta essa armadilha ao advodgado da apple e em vez de ter um samsung e um ipad, punha dois tablets samsung.
O advogado da apple apontava para um qualquer como sendo da apple.
Isso provava o quê?

Isso não prova que fossem iguais ou semelhantes entre as duas marcas até porque quanto mais longe os objetos estão, mais dispersos e imperceptiveis ficam os pormenores.

Tu quando vais a uma loja compras as coisas a uma certa distancia sem veres na mão ou vais pedir para ver mais perto para teres uma opinião e decisão mais informada?

Ao longe não destingues marcas, mas sim objetos e quanto mais semelhantes as formas, maior é a tendencia para dizer que é igual.... a não ser que tenhas uns olhos de águia.

Se o gajo da apple também não conseguisse destingir qual era o ipad, também só daria razão a apple, pois o ipad foi criado primeiro que o samsung. LOL!
 
Apple awarded $1bn in damages from Samsung in US court

Os milhões que pouparam em I&D vão pagá-los agora.. ao menos tinham-nos pago a empregados da empresa, em vez de pagarem agora a uma empresa concorrente :D.
 
Na Koreia do Sul, a justiça foi cega e não olhou a essa coisa da nacionalida. Pegou e baniu os iPhones, iPads e os Galaxys S de serem vendidos por lá.

A Justiça tem de ser imparcial, é assim que deve ser em qualquer parte do mundo. Por exemplo em Inglaterra o primeiro veredito entre o ipad e a galaxy tab seria bastante penalizador para a Apple(até algo exagerado acho eu) se fosse obrigada mesmo a ter 6meses o aviso no site a dizer que a samsung copiou o ipad
 
Se acontecesse o contrário e perguntassem ao da apple se calhar tambem não sabia.
Vamos que a samsung monta essa armadilha ao advodgado da apple e em vez de ter um samsung e um ipad, punha dois tablets samsung.
O advogado da apple apontava para um qualquer como sendo da apple.
Isso provava o quê?

Isso não prova que fossem iguais ou semelhantes entre as duas marcas até porque quanto mais longe os objetos estão, mais dispersos e imperceptiveis ficam os pormenores.

Tu quando vais a uma loja compras as coisas a uma certa distancia sem veres na mão ou vais pedir para ver mais perto para teres uma opinião e decisão mais informada?

Ao longe não destingues marcas, mas sim objetos e quanto mais semelhantes as formas, maior é a tendencia para dizer que é igual.... a não ser que tenhas uns olhos de águia.

Seria uma jogada de incompetente! Só ajudava a Apple a provar o seu ponto de vista! Que o galaxy tab é "copia" do ipad!
 
Na Koreia do Sul, a justiça foi cega e não olhou a essa coisa da nacionalida. Pegou e baniu os iPhones, iPads e os Galaxys S de serem vendidos por lá.
A justiça não é cega só porque condena dispositivos de duas nacionalidades. Agora só faltava o juri ter de condenar a Apple para parecer imparcial.
 
Á dias que estava á espera deste tópico e acertei na altura em que apareceria.. lol
Se a sentença fosse contrária nem piavam.

Eu acho tudo isto ridiculo, a apple afirma ter perdido vendas para a samsung devido á semelhança entre os dispositivos poderem induzir os compradores em erro.
Eu pergunto, se existe realmente essa possibilidade e se efectivamente ocorreu essa perda, onde andam as queixas e devoluções dos milhões de consumidores apple que coitados compraram um aparelho a pensar ser outro?

Outra coisa deste tribunal, foi não terem sido aceites provas essenciais, falo da documentação em que fala no design Sony Ericsson e a apple essa sim poder ter retirado/copiado algo desse design.
Isto não vai afectar nada o android e seus aparelhos, continuarão a crescer em vendas e nada existe que a apple possa fazer.


Por fim, quem confunde um samsung com um ipod ou é cego ou miupe, compre uns óculos já que para a primeira maleita não existe remédio.

Concordo com tudo aqui trasncrito.
E ainda digo mais...

Se a apple processou a samsung é porque sentiu o seu "monopólio" ameaçado. Algo estranho quando a samsung supostamente só "copiou"...
Existem milhares de mock ups chineses, e a apple não os processa... A intenção era mesmo atacar o principal concorrente, que lhe estava a roubar os possiveis compradores.
E nota-se de longe que houve nacionalismo (estilo Peugeot/Hyundai).

Para concluir, nunca escolhi um telefone pela parecência com outros terminais de topo (ou não), porque isso é um absurdo.
Se assim fosse, os utilizadores ao comprarem os Galaxy, prontamente seriam devolvidos, já que não traziam consigo o iOS.
Em vez de se preocuparer pelo facto do iOS estar a ficar obsoleto, não... Preocupam-se em recuperar dinheiro com uso a métodos "alternativos"...

Concordo com a decisão da Coréia. Deveriam multar as duas empresas. Isto só desgasta o mercado e demarca o egoísmo e inveja de certas empresas...
Antes que digam que sou fanboy (visto que só uso android), concordo que a samsung copiou a apple em alguns pontos, até descaradamente.
No entanto, a apple deveria ter tentado passar por cima desse acontecimento de outras formas, sem este tipo de ataques directos.

Uma ultima coisa...
Espero mesmo que a apple seja processada pela google em relação ao centro de notificações, pela motorola por fazer chamadas, etc...
 
Concordo com a decisão da Coréia. Deveriam multar as duas empresas. Isto só desgasta o mercado e demarca o egoísmo e inveja de certas empresas...
Conheces o detalhe do caso da Coreia?

Para concluir, nunca escolhi um telefone pela parecência com outros terminais de topo (ou não), porque isso é um absurdo.

Não foi isso que a Apple disse que aconteceu. Já vi que vai ser preciso repetir isto muitas vezes.
Isso foi o que o advogado da Samsung quis que o juri acreditasse que era o issue, e parece que foi uma mensagem poderosa que passou. O problema é que não verdade, a violação de trade dress não tem como requisito que as pessoas tenham sido enganadas.

E lembrem-se que estamos num forum de tecnologia, onde todos sabemos o que é Android e iOS. A maior parte das pessoas que compram telemóveis entra numa loja e vê um telemóvel com um determinado aspecto.
 
Última edição:
Conheces o detalhe do caso da Coreia?


Não foi isso que a Apple disse que aconteceu. Já vi que vai ser preciso repetir isto muitas vezes.
Isso foi o que o advogado da Samsung quis que o juri acreditasse que era o issue, e parece que foi uma mensagem poderosa que passou. O problema é que não verdade, a violação de trade dress não tem como requisito que as pessoas tenham sido enganadas.

E lembrem-se que estamos num forum de tecnologia, onde todos sabemos o que é Android e iOS. A maior parte das pessoas que compram telemóveis entra numa loja e vê um telemóvel com um determinado aspecto.

Então não sei para que servem os blocos publicitários onde demonstram as features de cada telemóvel...
Afinal as pessoas baseiam-se no aspecto exterior.

Eu vi o porquê da sentença, e tudo se resume a pequenas funções da interface do utilizador, que a apple acredita ter sido plagiado...
Então a apple vai processar algumas aplicações do windows, também algumas empresas como a synaptics que suportam "pinch-to-zoom" há bastante tempo e também a google já que o android também tem algumas "referências" do iOS.

Pelos vistos não só o Steve Jobs era egocêntrico... A empresa herdou a "virtude" e só o que a maçã faz é que é inovador...

Logicamente estou a ser irónico, pois assim como muitas empresas "reciclam" descobertas/inovações de outras, a apple também o fez.
E se a samsung vai pagar pelo plágio, também gostava que todas as outras pagassem, incluíndo a apple. Só assim se faz justiça, pelos vistos.
 
O juri não considerou que o S2 violasse o trade dress. Leiam a decisão do juri antes de fazer comentários...


Not the point, como já expliquei no meu ponto anterior. Erro comum, de quem lê o caso na diagonal. Por acaso até foi largamente comentado que o advogado da Samsung tentou enganar o juri focando-se nesse ponto do engano, mas isso é apenas um dos pontos possiveis para violação de trade dress.

Já vi que prestas-te alguma atenção ao caso, mas não a suficiente. Vê o veredicto do juri:

http://www.scribd.com/doc/103860673/12-08-24-Apple-Samsung-Amended-Jury-Verdict

N
omeadamente nas págs. 10, 11 e 12, e compara com os montantes na página 16. O juri concluiu que o trade dress do iphone foi violado pelo SGS1 e mais alguns (mas não pelo SGS2, excepto o showcase que não sei o que é). Se vires a quantificação dos montantes, verificas que não são esses os modelos que contribuem maioritariamente para o montante global, o que leva a concluir que não foi a questão do trade dress a mais influente, mas sim as restantes patentes (3 utility patents e 4 design patents).

No inicio a Apple indicou que os 2.5B que pedia se deviam maioritariamente à diluição do trade dress, mas o montantes agora decidido pelo juri tem mais em conta as patentes do que o trade dress.

Tenho vários outros comentários sobre o tema, que irei colocando, mas para iniciar:
1. Desde o inicio do julgamente que não esperava outro resultado. Os advogados da Samsung fizeram algumas gaffes no inicio, a tal ponto que me questionei se o seu objectivo seria ganhar o processo ou somente marcar pontos para o inevitável recurso (em alternativa pode ter sido pura incompetência por parte deles, ou uma estratégia onde lhes saiu o tiro pela culatra);

2. Um julgamento na california, decidido por californianos (o juri), é naturalmente biased. Não quero com isto dizer que o juri estava comprado, nada disso. Mas é inevitável que tenham uma opinião positiva da Apple e neutral ou negativa da Samsung - a Apple é um simbolo da california (e da américa), a samsung não (são chineses não são?). Isto é algo mais geral que me faz alguma confusão no sistema judicial americano: colocar pessoas não especializadas a decidir sobre temas especializados. E isto é independentemente do resultado do julgamento - por exemplo, num julgamento anterior entre a Google e a Oracle (ganho pela Google) também me fez confusão que pessoas não especializadas decidissem sobre esses assuntos.

Em ultima análise o que vejo é que 9 californianos decidiram que alguns smartphones da Samsung infrigem patentes da Apple, e isto para mim vale o que vale. Nesta thread já estão mais do que 9 opiniões, e mesmo que algumas sejam inválidas (de parte a parte), com um bocado de esforço acho que conseguiriamos ter uma discussão mais profunda do que os 9 jurados conseguiram.

Sobre o conteudo do processo:
Eu acho que o Galaxy S e o Ace (que não está no processo) colaram-se demasiado ao iphone. O Touchwiz também se colou demasiado (nas suas versões iniciais). Mas não me chocam, quero dizer, não acho que a Apple tenha perdido vendas por ai, ou que a Samsung tenha ganho por isso. Mas também não me choca dar uma palmada na mão da samsung por isso (se bem que 1B$ é uma grande palmada).

Agora, as patentes que a Apple apresenta é que me chocam. Chocam-me porque são óbvias e na sua maioria são coisas que não deviam ser patenteadas. Choca-me o sistema de patentes dos US, e choca-me a Apple jogar esse jogo agressivamente.

E sobre este ponto, não vale a pena estar a apresentar mais opiniões genéricas. Se alguém estiver interessado em discuti-lo acho que o relevante é analisar patente a patente.

PS. Não sei se repararam mas o juri considerou que o galaxy tab não infringet nenhuma das patentes, nem dilui o trade dress do ipad. O que a meu ver é algo inconsistente com o resto da decisão.
 
Já vi que prestas-te alguma atenção ao caso, mas não a suficiente. Vê o veredicto do juri:

http://www.scribd.com/doc/103860673/12-08-24-Apple-Samsung-Amended-Jury-Verdict

N
omeadamente nas págs. 10, 11 e 12, e compara com os montantes na página 16. O juri concluiu que o trade dress do iphone foi violado pelo SGS1 e mais alguns (mas não pelo SGS2, excepto o showcase que não sei o que é). Se vires a quantificação dos montantes, verificas que não são esses os modelos que contribuem maioritariamente para o montante global, o que leva a concluir que não foi a questão do trade dress a mais influente, mas sim as restantes patentes (3 utility patents e 4 design patents).
Por acaso não tinha reparado nisso. É interessante.
Tenho vários outros comentários sobre o tema, que irei colocando, mas para iniciar:
1. Desde o inicio do julgamente que não esperava outro resultado. Os advogados da Samsung fizeram algumas gaffes no inicio, a tal ponto que me questionei se o seu objectivo seria ganhar o processo ou somente marcar pontos para o inevitável recurso (em alternativa pode ter sido pura incompetência por parte deles, ou uma estratégia onde lhes saiu o tiro pela culatra);
Acho que estavam a ir para o mistrial, mas a Apple não caiu nisso.

2. Um julgamento na california, decidido por californianos (o juri), é naturalmente biased. Não quero com isto dizer que o juri estava comprado, nada disso. Mas é inevitável que tenham uma opinião positiva da Apple e neutral ou negativa da Samsung - a Apple é um simbolo da california (e da américa), a samsung não (são chineses não são?). Isto é algo mais geral que me faz alguma confusão no sistema judicial americano: colocar pessoas não especializadas a decidir sobre temas especializados. E isto é independentemente do resultado do julgamento - por exemplo, num julgamento anterior entre a Google e a Oracle (ganho pela Google) também me fez confusão que pessoas não especializadas decidissem sobre esses assuntos.
Por acaso no caso da Oracle a maior decisão foi um JMOL por parte do Juiz que decidiu que as APIs não eram copyrightable. Isso não deixaram ao critério do juri. Mas concordo, não faz sentido leigos estarem a decidir isto.

Sobre o conteudo do processo:
Eu acho que o Galaxy S e o Ace (que não está no processo) colaram-se demasiado ao iphone. O Touchwiz também se colou demasiado (nas suas versões iniciais). Mas não me chocam, quero dizer, não acho que a Apple tenha perdido vendas por ai, ou que a Samsung tenha ganho por isso. Mas também não me choca dar uma palmada na mão da samsung por isso (se bem que 1B$ é uma grande palmada).
Discordo, para a Samsung 1B são trocos. A Samsung ganhou muito mais que isso com a cota de mercado que ganhou á custa do Samsung Galaxy S.

Agora, as patentes que a Apple apresenta é que me chocam. Chocam-me porque são óbvias e na sua maioria são coisas que não deviam ser patenteadas. Choca-me o sistema de patentes dos US, e choca-me a Apple jogar esse jogo agressivamente.
Aqui discordo. Não são obvias. Houve muitos fabricantes que tiveram tempo mais que suficiente para introduzir estes features, e ninguém o fez. Player com muito mais tempo de mercado como a Microsoft, HTC, Motorola, Samsung, ninguém as introduziu. Acho que muitas pessoas não têm consciencia do impacto do tap to zoom na navegação web.

PS. Não sei se repararam mas o juri considerou que o galaxy tab não infringet nenhuma das patentes, nem dilui o trade dress do ipad. O que a meu ver é algo inconsistente com o resto da decisão.
A interpretação é que a violação do trade dress esteve mais focada no Touchwiz, que no caso do Galaxy Tab é diferente.
 
Última edição:
Já vi que prestas-te alguma atenção ao caso, mas não a suficiente. Vê o veredicto do juri:

http://www.scribd.com/doc/103860673/12-08-24-Apple-Samsung-Amended-Jury-Verdict

N
omeadamente nas págs. 10, 11 e 12, e compara com os montantes na página 16. O juri concluiu que o trade dress do iphone foi violado pelo SGS1 e mais alguns (mas não pelo SGS2, excepto o showcase que não sei o que é). Se vires a quantificação dos montantes, verificas que não são esses os modelos que contribuem maioritariamente para o montante global, o que leva a concluir que não foi a questão do trade dress a mais influente, mas sim as restantes patentes (3 utility patents e 4 design patents).

No inicio a Apple indicou que os 2.5B que pedia se deviam maioritariamente à diluição do trade dress, mas o montantes agora decidido pelo juri tem mais em conta as patentes do que o trade dress.

Tenho vários outros comentários sobre o tema, que irei colocando, mas para iniciar:
1. Desde o inicio do julgamente que não esperava outro resultado. Os advogados da Samsung fizeram algumas gaffes no inicio, a tal ponto que me questionei se o seu objectivo seria ganhar o processo ou somente marcar pontos para o inevitável recurso (em alternativa pode ter sido pura incompetência por parte deles, ou uma estratégia onde lhes saiu o tiro pela culatra);

2. Um julgamento na california, decidido por californianos (o juri), é naturalmente biased. Não quero com isto dizer que o juri estava comprado, nada disso. Mas é inevitável que tenham uma opinião positiva da Apple e neutral ou negativa da Samsung - a Apple é um simbolo da california (e da américa), a samsung não (são chineses não são?). Isto é algo mais geral que me faz alguma confusão no sistema judicial americano: colocar pessoas não especializadas a decidir sobre temas especializados. E isto é independentemente do resultado do julgamento - por exemplo, num julgamento anterior entre a Google e a Oracle (ganho pela Google) também me fez confusão que pessoas não especializadas decidissem sobre esses assuntos.

Em ultima análise o que vejo é que 9 californianos decidiram que alguns smartphones da Samsung infrigem patentes da Apple, e isto para mim vale o que vale. Nesta thread já estão mais do que 9 opiniões, e mesmo que algumas sejam inválidas (de parte a parte), com um bocado de esforço acho que conseguiriamos ter uma discussão mais profunda do que os 9 jurados conseguiram.

Sobre o conteudo do processo:
Eu acho que o Galaxy S e o Ace (que não está no processo) colaram-se demasiado ao iphone. O Touchwiz também se colou demasiado (nas suas versões iniciais). Mas não me chocam, quero dizer, não acho que a Apple tenha perdido vendas por ai, ou que a Samsung tenha ganho por isso. Mas também não me choca dar uma palmada na mão da samsung por isso (se bem que 1B$ é uma grande palmada).

Agora, as patentes que a Apple apresenta é que me chocam. Chocam-me porque são óbvias e na sua maioria são coisas que não deviam ser patenteadas. Choca-me o sistema de patentes dos US, e choca-me a Apple jogar esse jogo agressivamente.

E sobre este ponto, não vale a pena estar a apresentar mais opiniões genéricas. Se alguém estiver interessado em discuti-lo acho que o relevante é analisar patente a patente.

PS. Não sei se repararam mas o juri considerou que o galaxy tab não infringet nenhuma das patentes, nem dilui o trade dress do ipad. O que a meu ver é algo inconsistente com o resto da decisão.


Aqui está um post com que posso concordar no geral.
 
Aqui discordo. Não são obvias. Houve muitos fabricantes que tiveram tempo mais que suficiente para introduzir estes features, e ninguém o fez. Player com muito mais tempo de mercado como a Microsoft, HTC, Motorola, Samsung, ninguém as introduziu. Acho que muitas pessoas não têm consciencia do impacto do tap to zoom na navegação web.

(nos restantes pontos estamos de acordo, ou não vale a pena grande discussão. Este para mim é o essencial, pelas implicações que pode ter).

Deixando as design patents de lado, neste julgamente a Apple apresentou 3 utility patents:
1. Bounceback: http://www.google.com/patents?id=n7WxAAAAEBAJ
2. Pinch to zoom: http://www.google.com/patents/about?id=2MbdAAAAEBAJ&dq=7,844,915
3. Tap to zoom: http://www.google.com/patents/US7864163

Relativamente ao bounceback, a minha opinião é que é algo trivial, e tenho sérias dúvidas que mereça ser patenteado, mas também não me faz muita comichão. É algo maioritariamente estético e não tem influência prática, tirando o efeito de ser giro. Dou de barato que só a Apple é que possa utilizar isso (mas isso não cobre alternativas a esse efeito, como por exemplo o que está presente no ICS).

As outras duas fazem-me muita confusão, porque são demasiado óbvias no contexto em que são aplicadas. Num écran capacitativo, com capacidade multitouch, estas são formas óbvias de fazer zoom e por isso não entendo como podem ser patenteadas (monopolizadas por uma empresa).

A questão de porque é que outro player não as patenteou primeiro a meu ver é totalmente acessória, e não passível de ser decidida com base em factos, mas a minha opinião é que é uma questão cultural e histórica: A Apple sentiu-se "roubada" pela Microsoft nos anos 80 (sem razão a meu ver, já que ambas copiaram o PARC - como side-note ver a resposta do bill gate aqui http://folklore.org/StoryView.py?pr...ll Gates&sortOrder=Sort by Date&detail=medium) e adquiriu uma cultura relativamente a patentes que normalmente está reservada para patent-trolls - patentear tudo que se lembrem, seja útil ou não, seja inovador ou não, seja óbvio ou não. A disfuncionalidade do patent office americano permitiu assim à Apple adquirir patentes óbvias (não só à apple como é óbvio, mas é esta que estamos a discutir aqui). Eu acho sinceramente que os restantes players não viam valor em patentes deste tipo - ou porque efectivamente acreditavam que eram triviais, ou porque acreditavam que, se fossem a tribunal por causa delas, seria relativamente fácil demonstrar a sua trivialidade.

Não foi isso que aconteceu neste caso, mas acho que se, por exemplo, o julgamento fosse directamente entre a Apple e a Google o resultado poderia ser outro (ou seja, como disse, acho que a Samsung estava em desvantagem neste processo por ter origens estrangeiras, sendo que considero isso totalmente normal e compreensivel dado o sistema judicial dos states).

O meu ponto é que são formas óbvias de executar determinada função, tendo em conta o hardware em que serão executadas, e como tal não deveriam ser patenteadas. Também não entendo como é que por ex. o surface da Microsoft (o original, a mesa grande) não serviu como prior-art - e o facto de a microsoft ter isso antes do iphone dá alguma validade à minha teoria.

Para além destas patentes, realço outras que a apple tem usado nesta guerra:
1. Procura em várias bases de dados http://patft.uspto.gov/netacgi/nph-Parser?Sect1=PTO1&Sect2=HITOFF&d=PALL&p=1&u=%2Fnetahtml%2FPTO%2Fsrchnum.htm&r=1&f=G&l=50&s1=8086604.PN.&OS=PN/8086604&RS=PN/8086604
2. Identificar links em texto http://www.google.com/patents?id=aFEWAAAAEBAJ&printsec=abstract#v=onepage&q&f=false

A primeira foi utilizada pela Apple como base para a injuction relativamente ao Galaxy Nexus. Basicamente diz respeito a permitir a procura em várias bases de dados a partir de um unico local, que o Android faz com a procura (procurar na web, aplicações, contactos, etc.). Mais uma vez não entendo como é que isto é patenteável. Eu já implementei isto em projectos e esqueci-me de pagar royalties à Apple. Aliás, não podia pagar royalties, porque a Apple não licencia esta patente - a solução é não implementar o que tem impacto.

A segunda é a base para várias injuctions à HTC, e basicamente diz respeito a identificar links em texto, como por exemplo eu escrever http://www.apple.com, e isso ser transformado num link. Sobre esta acho que, por exemplo, todo o html infringe... e desconfio que nos anos 80 existe prior-art (mailto:...).

No esquema global das coisas, eu olho para estas patentes e não vejo inovação. Não vejo o avançar da tecnologia que o marketing da Apple tanto apregoa. O que vejo é muito dinheiro e tempo gasto a pagar a advogados para fazerem o filling destas ideias - o tempo/esforço de engenheiros/designers para "inventar" este genero de patentes é minimo ou nulo, o tempo/esforço dos advogados é considerável. E faz-me confusão que esse dinheiro seja gasto nisso ao invés de inovação real.

Este genero de patentes (que na minha opinião são apenas ideias, logo não patenteáveis), ao serem atribuidas, tem impacto no resto da industria, porque conferem o monopólio da forma óbvia de implementar determinadas funcionalidades. E não se trata de uma questão de pagar à Apple - a Apple não quer licenciar este tipo de patentes, e dado que não são SEP não é obrigada a tal (mas quer que as restantes empresas licenciem as suas patentes SEP, o que acho bem, mas algo injusto).

No fundo é claro que a culpa é do sistema de patentes americano, mas isso não isenta a Apple de culpa, já que esta usa e abusa dessas ineficiências de uma forma que não vejo outras grandes empresas fazerem (só os patent-trolls o fazem).
 
Última edição:
As outras duas fazem-me muita confusão, porque são demasiado óbvias no contexto em que são aplicadas. Num écran capacitativo, com capacidade multitouch, estas são formas óbvias de fazer zoom e por isso não entendo como podem ser patenteadas (monopolizadas por uma empresa).
Infelizmente não há muito espaço para discussão porque é uma questão de opinião. Para mim não são obvias para ti são, é completamente subjectivo, e infelizmente não dá para argumentar. Tinha mais piada se desse para o fazer :).

No esquema global das coisas, eu olho para estas patentes e não vejo inovação.
Eu vejo, mas lá está é subjectivo. Uma coisa que temos de reconhecer é que a Apple faz produtos tremendamente intuitivos. O Slide to Unlock nunca sido usado em touch screens (comercialmente disponíveis, sim eu sei há uma coisa qualquer obscura como prior art), e a partir do momento em que foi usado parece a única forma concebivel de se desbloquear um telemóvel. O Tap to Zoom pode parece intuitivo hoje, e algo que banal, mas revolucionou a navegação web quando apareceu o iPhone e não vejo uma razão credível para não ter sido implementado no Windows CE/Mobile (a não ser claro, o facto de não ser obvio).

A parte interessante é que muitas das patentes da Motorola e Samsung também podem ser consideradas triviais, o problema é que lidam com tecnologia wireless que é essencialmente chinês para o publico em geral, e nem se percebe o quão pouco trazem para a mesa. Não nos esqueçamos que a primeira vitima desta guerra foi a Apple com um injunction na Alemanha, por causa do countdown timer da Motorola. Algo banal, mas faz parte do standard, e mereceu a injunction.

Visto a essa luz, a contribuição da Apple com o Tap to Zoom e o Pinch to Zoom (que mais uma vez, é obvio à posteriori como quase tudo o que vem da Apple) é bastante superior ao countdown timer da Motorola.

A seguir vem a questão filosófica. Uma empresa deve ou não poder proteger estas inovações com um monopólio temporário. É uma questão de ideologia essencialmente e como tal subjectivo. Pessoalmente acho que o mais razoável era reduzir o tempo de vida destas patentes para no máximo 8 anos.
 
Seria uma jogada de incompetente! Só ajudava a Apple a provar o seu ponto de vista! Que o galaxy tab é "copia" do ipad!

So ajuda a provar a incompetencia do Juiz, porque nota-se logo a copia do Galaxy Tab pelo botao que têm na frente e o tamanho do ecra que é igual right? :-D Enfim, se um juiz nao sabe distinguir aparelhos que têm de igual as formas para mim o caso perdeu logo toda a credibilidade... que ja nao tinha muita.

O Galaxy Tab 10.1 realmente esta muito identico ao iPad, apesar de nota-se logo as diferenças na camara e nao ter o botao, agora nao digam que o Tab é copia do iPad... entao o Tab tem camara atras coisas que o iPad 1 nao tem, têm ecra de 7 polegadas, nao têm qualquer botao na frente, nao tem a traseira arredonda. A unica coisa que é igual é que é... rectangular com os lados todos com a mesma dimensao. Nem o Look & Feel pega.

Apesar de tudo, concordo com a decisao do S1, nao percebo porque o Ace nao esta envolvido (nota-se a intensao da Apple...), apesar de o Feel do S1 nada ter haver com o 3GS.

Contudo, nao deixa de ser um caso lamentavel ja que a Apple quer a força toda proibir a venda tudo o que seja remotamente semelhante com o iPhone, se isto nao é proibir a concorrencia...
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo