Apple ganha $1 bilião no processo Apple/Samsung americano

Status
Fechado a novas mensagens.
So ajuda a provar a incompetencia do Juiz, porque nota-se logo a copia do Galaxy Tab pelo botao que têm na frente e o tamanho do ecra que é igual right? :-D Enfim, se um juiz nao sabe distinguir aparelhos que têm de igual as formas para mim o caso perdeu logo toda a credibilidade... que ja nao tinha muita.

O Galaxy Tab 10.1 realmente esta muito identico ao iPad, apesar de nota-se logo as diferenças na camara e nao ter o botao, agora nao digam que o Tab é copia do iPad... entao o Tab tem camara atras coisas que o iPad 1 nao tem, têm ecra de 7 polegadas, nao têm qualquer botao na frente, nao tem a traseira arredonda. A unica coisa que é igual é que é... rectangular com os lados todos com a mesma dimensao. Nem o Look & Feel pega.

Apesar de tudo, concordo com a decisao do S1, nao percebo porque o Ace nao esta envolvido (nota-se a intensao da Apple...), apesar de o Feel do S1 nada ter haver com o 3GS.

Contudo, nao deixa de ser um caso lamentavel ja que a Apple quer a força toda proibir a venda tudo o que seja remotamente semelhante com o iPhone, se isto nao é proibir a concorrencia...

O juiz ou os advogados nenhum distingue devido á forma e distancia, não é por ter aparecido um antes que o outro que não existe forma de os destinguir ao perto.
Ao longe ou a certa distancia podem ser parecidos mas de perto sabe-se qual é qual.
 
Contudo, nao deixa de ser um caso lamentavel ja que a Apple quer a força toda proibir a venda tudo o que seja remotamente semelhante com o iPhone, se isto nao é proibir a concorrencia...
Se isso fosse verdade, a Samsung não era a unica acusada de violar as patentes de design. Os restantes player apenas são acusados de violar as utility patents, e o Galaxy Nexus e o SIII não têm qualquer processo em tribunal por parecença.
 
Eu vejo, mas lá está é subjectivo. Uma coisa que temos de reconhecer é que a Apple faz produtos tremendamente intuitivos. O Slide to Unlock nunca sido usado em touch screens (comercialmente disponíveis, sim eu sei há uma coisa qualquer obscura como prior art), e a partir do momento em que foi usado parece a única forma concebivel de se desbloquear um telemóvel. O Tap to Zoom pode parece intuitivo hoje, e algo que banal, mas revolucionou a navegação web quando apareceu o iPhone e não vejo uma razão credível para não ter sido implementado no Windows CE/Mobile (a não ser claro, o facto de não ser obvio).

A razão é que no tempo do Windows CE/Mobile usavam-se écrans resistivos e não multitouch, com interação através de stylus. A partir do momento que passas para écrans capacitativos e multitouch acho que é bastante óbvio o tap/pinch to zoom. Com uma stylus não é tão óbvio o tap to zoom, e não sendo multitouch é impossivel o pinch to zoom. Estas patentes resultam de formas óbvias de usar uma tecnologia nova. E como disse não sei como é que o surface da MS não é considerado prior art (foi lançado/demonstrado no verão de 2007 se não estou em erro).


A parte interessante é que muitas das patentes da Motorola e Samsung também podem ser consideradas triviais, o problema é que lidam com tecnologia wireless que é essencialmente chinês para o publico em geral, e nem se percebe o quão pouco trazem para a mesa. Não nos esqueçamos que a primeira vitima desta guerra foi a Apple com um injunction na Alemanha, por causa do countdown timer da Motorola. Algo banal, mas faz parte do standard, e mereceu a injunction.

Eu percebo relativamente bem as patentes da Samsung/Motorola/Nokia de que falas. E sim, algumas não trazem grande coisa para a mesa (embora outras sejam realmente inovadoras), mas sendo consideradas no standard têm de ser implementadas assim. E para isso é que existe o licenciamento FRAND.

E também acho algo descabido processarem a Apple por causa dessas patentes, mas é importante perceber o contexto em que tal se insere:
1. São patentes essenciais para a implementação de telemóveis, logo têm obrigatoriamente de ser licenciadas, de acordo com um rate acordado entre as partes;
2. Caso não haja acordo, compete ao tribunal decidir o rate a que essas patentes serão licenciadas;
3. A Apple necessariamente tem de licenciar essas patentes, mas como não licencia as suas patentes, as restantes empresas (que implementam Android) bateram o pé nas SEP, e exigiram rates que podem ser considerados abusivos;

Ou seja, a Samsung/Motorola tentam usar patentes essenciais ao standard para obrigar a Apple a licenciar a suas patentes, o que é algo duvidoso do ponto de vista ético, mas por outro lado compreensivel. Era prática comum na industria existirem acordos de cross-licensing entre elas (viviam todas em paz), até que chega a Apple ao mercado e apresenta um produto muito bem sucedido (que consegue implementar em parte devido às patentes das outras empresas que são obrigadas a licenciá-las), mas não licencia as suas. Isto cria um desconforto na industria e cada um usa as armas que tem: a Apple as suas patentes que para mim não deveriam ter sido atribuidas, e os restantes players patentes SEP que não deviam ser usadas desta forma.

Mas isto resolve-se facilmente: vai-se a tribunal e este decide o rate que a Apple tem de pagar. Não se podem fazer injunctions a produtos com base em patentes SEP, logo a Apple nunca está em risco de não vender os seus produtos. Os restantes players estão em risco de não venderem os seus produtos porque utilizam o tap/pinch to zoom.

É a meu ver uma reação errada, mas é uma resposta a um comportamento que esses players consideram injusto (e isto é subjectivo obviamente).


Visto a essa luz, a contribuição da Apple com o Tap to Zoom e o Pinch to Zoom (que mais uma vez, é obvio à posteriori como quase tudo o que vem da Apple) é bastante superior ao countdown timer da Motorola.

Como disse, acho que são óbvias, sendo da Apple ou de qualquer outro. Também acho que a tão falada patente da google sobre o notification center é relativamente óbvia, mas certamente menos do que as que discutimos aqui. Mas concordo que essa patente deve valer pouco, porque terá que ter especificidades, para as quais será muito fácil dar a volta: duvido muito que a patente cubra o comportamente de "um menu que sai do topo do telefone com informações", mas ainda não a vi.

A seguir vem a questão filosófica. Uma empresa deve ou não poder proteger estas inovações com um monopólio temporário. É uma questão de ideologia essencialmente e como tal subjectivo. Pessoalmente acho que o mais razoável era reduzir o tempo de vida destas patentes para no máximo 8 anos.


Estás a colocar a questão em termos muito abstractos e de muito alto nível. Eu não questiono o sistema de patentes no geral. Eu questiono o genero de patentes que falámos aqui, que passam por inovação, mas que eu acho que são apenas ideias, e são "óbvias para alguém versado na arte". E repara que isso são duas condições para algo não poder ser considerado uma patente.

O problema é que grande parte das patentes de software acaba por bater nestes dois pontos: ou são apenas ideias, ou são "óbvias para alguém versado na arte". E acho que antes de se formar uma opinião sobre este assunto se devia fazer uma reflexão sobre os seus possíveis impactos. Ajuda igualmente ter uma perspectiva histórica e pensar se, por exemplo em 1970 isto ou aquilo fosse patenteado como é que estavámos hoje em dia. Eu acho que bem pior, e nessa altura é que foram inventadas coisas realmente inovadoras.
 
Se isso fosse verdade, a Samsung não era a unica acusada de violar as patentes de design. Os restantes player apenas são acusados de violar as utility patents, e o Galaxy Nexus e o SIII não têm qualquer processo em tribunal por parecença.

O ponto é que a Apple tenta impedir a venda de produtos concorrentes com base em patentes, sejam de design ou não. Consegui-o no caso da HTC com base em patentes utility, e também o conseguiu para o Galaxy nexus com base na patente que indiquei num post anterior.
 
http://live.theverge.com/apple-vs-samsung-apple-closing-argument/

Aqui estão os argumentos finais e as suas refutações. O theverge nos seus podcasts tiveram um advogado a fazer a análise ao julgamento "on-the-go". Quem está interessado em saber mais, este site fez vários artigos.

A partir das 4:34:02 PM PDT são as refutações. A Apple esteve exemplar aqui. É uma leitura interessante, até merece um fan-movie!

"We've going to have them to protect our investment in innovations."
"Because if we don't, we won't have people like Apple spending five years in a room coming up with a phone that revolutionizes the world."
"They copied our product, but what they're saying to you is we don't want to pay."
Lee walks up to Samsung's chart showing it's broad lineup of products. "If Samsung had all of this, as they just told you, why was there a crisis in design? Why was there a difference between heaven and earth?" He's referencing an internal Samsung memo comparing the iPhone to its existing products.
It took Apple five years to create the iPhone. "Samsung took three months to copy it. That's truth, and that's simple, clear, and undisputed."
(etc...)
 
Última edição:
http://live.theverge.com/apple-vs-samsung-apple-closing-argument/

Aqui estão os argumentos finais e as suas refutações. O theverge nos seus podcasts tiveram um advogado a fazer a análise ao julgamento "on-the-go". Quem está interessado em saber mais, este site fez vários artigos.

A partir das 4:34:02 PM PDT são as refutações. A Apple esteve exemplar aqui. É uma leitura interessante, até merece um fan-movie!

"We've going to have them to protect our investment in innovations."
"Because if we don't, we won't have people like Apple spending five years in a room coming up with a phone that revolutionizes the world."
"They copied our product, but what they're saying to you is we don't want to pay."
Lee walks up to Samsung's chart showing it's broad lineup of products. "If Samsung had all of this, as they just told you, why was there a crisis in design? Why was there a difference between heaven and earth?" He's referencing an internal Samsung memo comparing the iPhone to its existing products.
It took Apple five years to create the iPhone. "Samsung took three months to copy it. That's truth, and that's simple, clear, and undisputed."
(etc...)

Cumps

Esse excerto até a mim me doeu, imagino aos advogados pagos a peso de ouro pela Samsung... :-D
 
(nos restantes pontos estamos de acordo, ou não vale a pena grande discussão. Este para mim é o essencial, pelas implicações que pode ter).


2. Identificar links em texto http://www.google.com/patents?id=aFEWAAAAEBAJ&printsec=abstract#v=onepage&q&f=false

A primeira foi utilizada pela Apple como base para a injuction relativamente ao Galaxy Nexus. Basicamente diz respeito a permitir a procura em várias bases de dados a partir de um unico local, que o Android faz com a procura (procurar na web, aplicações, contactos, etc.). Mais uma vez não entendo como é que isto é patenteável. Eu já implementei isto em projectos e esqueci-me de pagar royalties à Apple. Aliás, não podia pagar royalties, porque a Apple não licencia esta patente - a solução é não implementar o que tem impacto.

A segunda é a base para várias injuctions à HTC, e basicamente diz respeito a identificar links em texto, como por exemplo eu escrever http://www.apple.com, e isso ser transformado num link. Sobre esta acho que, por exemplo, todo o html infringe... e desconfio que nos anos 80 existe prior-art (mailto:...).

.

Sem ter 100% de certeza o 1º computador a identificar, contactos,links,telefones,etc foi um Mac!
 
A razão é que no tempo do Windows CE/Mobile usavam-se écrans resistivos e não multitouch, com interação através de stylus.
O Tap to Zoom não precisa de multitouch.

E também acho algo descabido processarem a Apple por causa dessas patentes, mas é importante perceber o contexto em que tal se insere:
1. São patentes essenciais para a implementação de telemóveis, logo têm obrigatoriamente de ser licenciadas, de acordo com um rate acordado entre as partes;
No entanto não vejo ninguém a queixar-se da Motorola exigir 2,25% do valor de uma X360 ou do Windows 7, por uma patente que pertence ao H.264.

Ou seja, a Samsung/Motorola tentam usar patentes essenciais ao standard para obrigar a Apple a licenciar a suas patentes, o que é algo duvidoso do ponto de vista ético
Até podia ser verdade não fosse o facto da Motorola ter processado a Microsoft também. Portanto não, o argumento de ser só por causa da Apple não funciona.

mas por outro lado compreensivel. Era prática comum na industria existirem acordos de cross-licensing entre elas (viviam todas em paz), até que chega a Apple ao mercado e apresenta um produto muito bem sucedido (que consegue implementar em parte devido às patentes das outras empresas que são obrigadas a licenciá-las), mas não licencia as suas.
A Microsoft licencia as suas e está com problemas na mesma com a Motorola.

Como disse, acho que são óbvias, sendo da Apple ou de qualquer outro. Também acho que a tão falada patente da google sobre o notification center é relativamente óbvia, mas certamente menos do que as que discutimos aqui. Mas concordo que essa patente deve valer pouco, porque terá que ter especificidades, para as quais será muito fácil dar a volta: duvido muito que a patente cubra o comportamente de "um menu que sai do topo do telefone com informações", mas ainda não a vi.
A patente não cobre a implementação da Apple, basta ler a patente.


Estás a colocar a questão em termos muito abstractos e de muito alto nível. Eu não questiono o sistema de patentes no geral. Eu questiono o genero de patentes que falámos aqui, que passam por inovação, mas que eu acho que são apenas ideias, e são "óbvias para alguém versado na arte". E repara que isso são duas condições para algo não poder ser considerado uma patente.

O problema é que grande parte das patentes de software acaba por bater nestes dois pontos: ou são apenas ideias, ou são "óbvias para alguém versado na arte". E acho que antes de se formar uma opinião sobre este assunto se devia fazer uma reflexão sobre os seus possíveis impactos. Ajuda igualmente ter uma perspectiva histórica e pensar se, por exemplo em 1970 isto ou aquilo fosse patenteado como é que estavámos hoje em dia. Eu acho que bem pior, e nessa altura é que foram inventadas coisas realmente inovadoras.
O "óbvias para alguém versado na arte" é subjectivo portanto é escusado estarmos a tentar convencer o outro que temos razão. Cada um tem a sua visão.

Fcirne disse:
Sem ter 100% de certeza o 1º computador a identificar, contactos,links,telefones,etc foi um Mac!

As pessoas esquecem-se que algumas patentes são do tempo do Mac. A busca universal vem do Spotlight, não do iOS.
 
Última edição:
O juiz ou os advogados nenhum distingue devido á forma e distancia, não é por ter aparecido um antes que o outro que não existe forma de os destinguir ao perto.
Ao longe ou a certa distancia podem ser parecidos mas de perto sabe-se qual é qual.

O problema é os juizes e tambem o juri que nao tem muito conhecimento para estar a lidar com um processo destes, porque um Galaxy Tab distingui-se a legas ja que é um aparelho com 7 polegadas, mais que nao seja pelo tamanho da para distinguir. Ja o 10.1 acredito que seja mais dificil, mesmo assim mostraram os aparelhos a que distancia? Mesmo a uns metros consideraveis, quem conheça os aparelhos ou os tenha usado sabe distinguir minimamente, mais que nao seja pelo 10.1 nao ter qualquer botao na frente e isso nota-se.

Se isso fosse verdade, a Samsung não era a unica acusada de violar as patentes de design. Os restantes player apenas são acusados de violar as utility patents, e o Galaxy Nexus e o SIII não têm qualquer processo em tribunal por parecença.

Quando falo em iPhone inclui o OS e tudo mais.
 
O Tap to Zoom não precisa de multitouch.

Este comentário é escusado porque não tem nada a ver com o que eu disse. Constatas um facto, que não é relaccionado com o que escrevi, e dado que é um facto fica-se com a ideia que tens razão sobre toda a discussão. É uma forma fácil de virar a discussão, mas eu não caio nela.

Se estiveres interessado, reli o que disse no post anterior a esse sobre o tap to zoom, e sobre a tua objecção (nenhuma empresa ter patenteado isso). Se não tiveres pachorra, o resumo executivo é (intencionalmente provocador): porque nenhuma empresa é tão oportunista quanto a Apple. Se isso te choca, substitui "oportunista" por "metódica no aproveitamento de vantagens competitivas ao nível judicial". O resultado é o mesmo.


No entanto não vejo ninguém a queixar-se da Motorola exigir 2,25% do valor de uma X360 ou do Windows 7, por uma patente que pertence ao H.264.

A Microsoft queixa-se e foi para tribunal, como deve ser. Esses que decidam, mas ficava algo chocado se fosse um juri a decidir este tipo de matérias.

Até podia ser verdade não fosse o facto da Motorola ter processado a Microsoft também. Portanto não, o argumento de ser só por causa da Apple não funciona.

A Microsoft licencia as suas e está com problemas na mesma com a Motorola.

Processos sempre houve e sempre haverá. Mas o que não se via era uma guerra global entre a Nokia, a Samsung, a Motorola, a SE, etc. Agora vê-se claramente uma guerra entre a Apple e fabricantes Android. A MS (e companhia - Nokia) está nas sidelines a torcer pela Apple, como é normal.

Não podes é negar que a Apple entrou no mercado, usou as patentes de outras empresas (como deveria ser) e instituiu a politica de não licenciar as suas. Isto não tem nada de ilegal, nem sequer é condenável porque é uma decisão de negócio válida, mas justifica o facto de estar a ser atacada pelas outras com base em patentes SEP.

O "óbvias para alguém versado na arte" é subjectivo portanto é escusado estarmos a tentar convencer o outro que temos razão. Cada um tem a sua visão.

Mas vale a pena fazer um exercicio de análise centrado sobre os seguintes pontos:
1. As patentes que a Apple apresentou até agora são o que esta considera inovação? É esta a inovação que o seu marketing tanto apregoa? Podes considerar que não são óbvias, mas achas que são coisas incrivelmente relevantes que fazem avançar a passos de gigante o mundo tecnológico?

2. Já pensas-te nas implicações que a possibilidade de se patentear este tipo de coisas pode ter? Pode-se patentear a busca em várias bases de dados a partir de um unico sitio? Eu já implementei isto em projectos (e já agora, foi antes da patente ser filled) e nem sequer me passou pela cabeça que isto podia ser uma funcionalidade exclusiva de uma empresa via sistema de patentes.


As pessoas esquecem-se que algumas patentes são do tempo do Mac. A busca universal vem do Spotlight, não do iOS.

Não é a altura em que a patente foi proposta ou aprovada que está em causa. Procurar em vários sitios a partir de uma interface unica é...
 
Tenho estado superficialmente a par do assunto mas, tecnicamente, percebo 1/10 :rolleyes:

Como explicar que em 2010 a Google (criador do OS Android) enviou um email para os altos executivos da Samsung avisando que os aparelhos estavam a ser demasiado parecidos com os da Apple. Executivos estes que, segundo testemunhos de trabalhadores envolvidos no desenvolvimeno dos aparelhos Samsung, ignoraram tal informação não avisando os seus empregados.

É ilegal ou legal o que este documento interno da Samsung demonstra? Estou a tentar fugir do problema de que se é uma patente básica/funcional ou não, e sim o que é, legalmente, copiar.
http://d35lb3dl296zwu.cloudfront.net/uploads/photo/image/7482/samsung_v_apple_131_gallery_post.jpeg
 
Última edição:
Tenho estado superficialmente a par do assunto mas, tecnicamente, percebo 1/10 :rolleyes:

Como explicar que em 2010 a Google (criador do OS Android) enviou um email para os altos executivos da Samsung avisando que os aparelhos estavam a ser demasiado parecidos com os da Apple. Executivos estes que, segundo testemunhos de trabalhadores envolvidos no desenvolvimeno dos aparelhos Samsung, ignoraram tal informação não avisando os seus empregados.

É ilegal ou legal o que este documento interno da Samsung demonstra? Estou a tentar fugir do problema de que se é uma patente básica/funcional ou não, e sim o que é, legalmente, copiar.
http://d35lb3dl296zwu.cloudfront.net/uploads/photo/image/7482/samsung_v_apple_131_gallery_post.jpeg

Tens duas questões diferentes no teu post:
1ª A preocupação da google relativamente à parecença do galaxy tab com o ipad, a meu ver era legitima, e a Samsung devia ter actuado sobre ela. Se por um lado acho que não é legitimo a Apple ter design patents tão genéricas que cubram "rectangulos com cantos arredondados", também é verdade que, devido ao seu sucesso, isso passou a ser uma imagem muito forte da marca, e a Samsung devia ter diferenciado um pouco mais o seu design.

2ª Esse documento é um documento da Samsung de análise da concorrência, e nunca percebi o porquê do alarido à volta dele. É algo que se faz normalmente: analisa-se a concorrência e identifica-se pontos de melhoria nos próprios produtos - todos fazem isso.
O ponto que talvez estejas a tocar é outra design patent da Apple que diz respeito à configuração do home screen: uma grid de icons, com icons quadrados com cantos arredondados, coloridos e com uma barra na parte inferior. O juri decidiu que esta patente era válida e que não era infringida pela Apple.





Acho que vale a pena ler este editorial do engadget:
http://www.engadget.com/2012/08/25/editorial-engadget-on-the-apple-vs-samsung-ruling/

Surpreendentemente acho que concordo com tudo o que dizem...
 
Última edição pelo moderador:
Não foi neste caso que em tribunal agarraram num iPad e num Samsug TAB e perguntaram ao advogado da Samsung qual era qual a uma certa distância e ele não sabia? :-D

Se colocassem ao longe diversos monitores LCD's de diversas marcas dificilmente apareceria alguém que conseguisse destingir todos eles.

Se o individuo que inventou o volante e pedais nos carros se lembrasse de dizer que aquilo marcava a experiência de utilização do seu veículo os restantes fabricantes estavam bem tramados pois tinham que inventar uma forma de conduzir sem volante e pedais.

Não estou a dizer que a cópia deve ser permitida, mas diariamente vejo tantos produtos de diversos tipos tão semelhantes entre si (até o Chipicau e o Bolycao, ou o Tulicreme e a Nutella) que se todas as empresas começassem a fazer o mesmo não havia sistema judicial que resistisse e tínhamos monopólios em quase todos os mercados.

A Apple tem toda a razão do seu lado, mas vejo tantos produtos semelhantes entre si que se fosse aqui a escrever uma lista deles nunca mais terminava.

Já agora, como se consegue provar que se X não tivesse comprado Y, teria comprado Z? Vejo muitas vezes esta lógica na pirataria, mas conheço pessoalmente mais casos em que sem a cópia o consumidor nunca compraria o original do que o contrário.
 
Última edição:
O que eu escrevi:

A razão é que no tempo do Windows CE/Mobile usavam-se écrans resistivos e não multitouch, com interação através de stylus. A partir do momento que passas para écrans capacitativos e multitouch acho que é bastante óbvio o tap/pinch to zoom. Com uma stylus não é tão óbvio o tap to zoom, e não sendo multitouch é impossivel o pinch to zoom. Estas patentes resultam de formas óbvias de usar uma tecnologia nova. E como disse não sei como é que o surface da MS não é considerado prior art (foi lançado/demonstrado no verão de 2007 se não estou em erro).

Acho que deixei bastante claro que:
1. o relevante para o tap to zoom é o facto de serem écrans resistivos usados com uma stylus (as duas coisas juntas), que fazem com que esse gesto não me pareca o mais óbvio. Num écran capacitativo usado com os dedos é óbvio.
2. o relevante para o pinch to zoom é o multitouch. Multitouch obviamente que não tem nada a ver com o tap to zoom.
 
Na minha opinião este processo não faz grande sentido, sim tem parecenças sim mas está longe de se puder confundir um com o outro..
Como um dos autores do artigo diz , imagem de apps quadadradas é o que não falta desde em telemoveis que me lembro ..
e quanto aos cantos arredondados, a parte de cima do meu LG ku990i é mais parecida com o iphone que o galaxy S3..

quando se fala em copia é coisas destas http://www.engadget.com/2012/03/02/kirf-macbook-air-is-the-prettiest-netbook-weve-seen-today/,
que se me perguntassem diria com toda a certeza que se tratava de um mbair , é exactamente igual (so lhe falta mesmo o logo apple atraz)... Agora chamar copia so por ter elementos semelhantes mas em que se nota perfeitamente a diferença entre os produtos na minha opinião não faz qualquer sentido.

but hey , é so a minha opinião...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo