Depende muito do panorama social e cultural de cada país e da sua população correspondente.
Portugal é um país com uma população muito receosa de novas tecnologias, e isto aplica-se a qualquer uma delas. O MBWay apenas ganhou fama e popularidade pois está associado a uma marca que todos conhecem de muitos anos, o nome "Multibanco".
Agora, quando se fala de uma empresa estrangeira, cuja posição em Portugal não é a mais marcada, de todo, tecnologias que envolvam pagamentos não conseguem, com a mesma facilidade, conquistar o público português, pois este também, por natureza, é um público que não gosta de mudança, gosta do confortável, da zona de conforto, não querendo evoluir e mudar pois acha que está ótimo e ideal com o que já tem, sem estar muito aberto a metamorfoses no seu quotidiano.
Isto tudo para dizer: Países com uma População maior, mais jovem, e culturalmente mais aberta a novas tecnologias e a mudança, acabam por gerar negócios e empresas que se adaptam a tais necessidades, que implica a implementação mais rápida e eficiente de novas tecnologias. No entanto, em países com populações mais pequenas e mais velhas, e culturalmente mais fechadas a mudanças, a implementação de novas tecnologias é um processo demorado.